Header
Pergunta

Troca reiterada da box.


Nos últimos 18 meses troquei a box 5 vezes, com a consequente  deslocação até um escritório credenciado para a troca, além dos inconvenientes, tanto na falta do serviço como na solução do problema. No serviço técnico me comunicaram que vai continuar a acontecer quando a box não consiga fazer a atualização. Eles só me oferecem como solução mudar para um pacote com box UMA, mas não quero pagar mais do que pago atualmente que é 29,39. O período de fidelização termina em julho de 2020, posso rescindir antes da data, tendo como argumento os problemas apresentados?


25 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@Francisco Font Bell  Nesse caso a box que tem instalada é a IRIS. Qual é o problema que acontece com a sua BOX ?  Que afinal não poderá ser da BOX se já foi trocada 5 vezes. 

Como procedeu à troca de Box? Em loja? Ou teve intervenções técnicas no local?

O que dizem os relatórios dessas eventuais intervenções?

Não chega os serviços técnicos afirmarem (de boca) que vai sempre acontecer. É necessario um relatório que ateste quais os problemas encontrados nos serviços e os motivos porque são os mesmos insolucionáveis.

Comece por apresentar o caso à Provedoria NOS.

É uma box IRIS, quando avaria na tv aparece a mensagem “sem sinal”. Todas as trocas foram em loja após o protocolo de confirmação/revisão feito pelo telefone, tenho todos os emails de confirmação das trocas. A conclusão de que o problema está na box não é minha, é dos serviços técnicos, eu tinha pedido a revisão da instalação nas  trocas anteriores, mas não a faziam, após a última troca liguei para o 16990 e a Sra. que me atendeu nos serviços técnicos, muito educada e prestativa, disse que o problema ia aparecer de novo quando a box precisasse de atualizar o firmware, não existe relatório técnico, terei que pedir.

Ela tentou obter um modo de trocar para um pacote UMA e manter o mesmo valor, mas ficava 4 euros mais caro , também dava os tv cines pelos dois anos, não conforme ofereceu transferir a ligação para a área comercial com o intuito de que eles conseguissem manter o valor perto ou similar ao atual, mas surpreendentemente a valor oferecido ficava 8 euros mais caro e nada ofereciam como complemento.

Conselho de amigo: independentemente das ofertas NÃO aceite trocar para a UMA sem que sejam previamente avaliadas as condições da instalação.

Faça o que escrevi no comentário anterior e solicite uma vistoria à instalaçao e às condições do serviço atual, argumentando com a insatisfação pelo histórico de falhas do mesmo.Junte os comprovativos de que disponha.

Reputação 7
Crachá +2

Existem 2 mensagens “ sem sinal”.

1º: “ Sem sinal “: a box está desligada, a fonte da TV está incorreta ou o cabo hdmi/scart não está a funcionar.

2º  “ Sem sinal. verifique se o cabo está bem ligado id 843 “. Problema de sinal derivado do cabo branco(antena/rf/coaxial) que está na box.

 

Convém perceber o que está a acontecer. Porque não me parece que em nenhuma destas 2 situações seja problema da box.

Reputação 7
Crachá +5

@Francisco Font Bell Bom dia, por mensagem privada envie o seu numero de cliente NOS à moderação do Fórum @Tiago C. para que seja possível o moderador poder intervir nessa caricata situação da troca reiterada da BOX Iris. É necessária a deslocação de uma equipa tecnica para detetar a deficiência existente na sua instalação. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Francisco Font Bell,

Lamentamos a situação que nos conta. :pensive:

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

O “Sem sinal” é da box mesmo, já disse que todas as vezes segui o protocolo da NOS, além de que sempre confiro antes de ligar, troco os portos, tiro a alimentação e confiro tudo mais duma vez porque não quero acabar por ter que ir dum extremo ao outro da cidade pela box! Não é a minha área, mas sou eng. electroenergético e vejo o mínimo na lógica da transmissão de sinais dum ponto a outro, seja qual que for o tipo, não vou dizer que não tenho sinal, tendo a box desligada! Nem vejo que seja uma situação caricata, e se for corresponderia o rótulo aos serviços da NOS, outro adjetivo poderia aplicar: injustificável, negligente,… mas não caricato.

Após o pedido de contacto por inbox me ligaram da NOS no dia 12 de dezembro, o funcionário disse que eu tinha três semanas de serviço ininterrompido e tudo estava bem, ou seja, não adiantou explicar nada.

Ontem, como era de previsível, a box deixou de funcionar novamente, hoje ligue para rescindir o contrato, 30 minutos em muita conversa pra lá e pra cá que resultou em nada, afastando a pressão de que teria que pagar o restante do contrato ao que respondi que não cumprindo a NOS com as suas responsabilidades no contrato não estou eu obrigado a honrar a minha. C24XXXX201, finalmente aceitaram mandar uma equipa técnica para avaliar as condições da instalação e emitir relatório técnico, virão amanhã de manhã. Terei três dias sem box, logo se vê.

Os restantes serviços (caso existam) funcionam normalmente? TV sem box, Internet, Telefone?

Caso consiga verificar os niveis de sinal das varias portadoras (usando as funcionalidades dos televisores e do router) registe os valores antes e apos a intervençao tecnica e compare com as conclusoes do relatorio.

Caso sejam conhecidos problemas com as atualizaçoes de firmware, tal como referiram os serviços do operador, que nao afetem a generalidade dos utilizadores desse modelo de equipamento, as dificuldades podem ter origem em erros introduzidos pela deficiente qualidade do sinal no momento das atualizaçoes.

@Francisco Font Bell , fique atento e se possivel acompanhe a visita tecnica.

@Francisco Font Bell

O técnico chegou hoje junto comigo ao apto. após uma ligação, não tinha lido a sua opinião. O técnico disse que não faz auditorias nem revisão da instalação, nem tem nada a ver com o problema apresentado, só manutenção, ou seja, fui enganado ao telefone hoje de manhã.  Sim, tudo funciona de maravilha, excetuando a tv da box quando esta avaria.

Mas o pior vem agora, estive todo o tempo ao lado do técnico: desta vez a box, que aparentava estar ok (hora, zapping, ligar/desligar) avariou e também avariou o porto HDMI 1 de entrada da tv. O técnico achou que eu era otário mesmo, começou por trocar a box e trocar para o porto HDMI 2, ligou, todo ok, disse que o problema era da TV que o porto tinha deixado de funcionar, mas como eu confiro os dois portos sempre, lhe pedi para repor a box inicial e conferir no HDMI 2, lógico que não funcionava, recolocou a nova box também no HDMI 1 e não funcionava, o discurso mudou, disse que um surto de sobretensão no apartamento teria avariado o porto HDM1, passei-me! A sobretensão avaria as fontes de alimentação, varistores, etc, mas a qualidade do sinal da box que sai para a tv é responsabilidade da NOS, não é da EDP.

O relatório não existe, o técnico não escreve relatórios, só se limitar à substituição/reparação, me ofereceu um espaço onde eu podia escrever só umas poucas palavras no seu Tablet:  “Mediante a assistência técnica constatou-se que a anomalia detectada foi causada pela box em utilização, afectando/queimando a saida HDMI de entrada da tv”

Não pode se dizer que o valor do sinal do cabo alterou-se por uma sobretensão nas tomadas da casa, agora vão vir “inspetores” para medir a tensão e fazer um relatório, mais papo furado, num dia diferente do dia em que avariou a box. Eu não moro no inicio duma rede de distribuição com equipamento de alta tensão por perto, nem transformadores de distribuição, nem numa área isolada, a qualidade da tensão está dentro do admissível, possíveis alterações nunca danificaram equipamentos na casa, se ocorresse queimariam a alimentação da box que vem fora do equipamento ou a alimentação das tv. Estão se borrifando para o problema real, agora o problema é meu!

Sera bom que os "inspetores" avaliem também que tensões estão presentes no cabo coaxial que chega à instalação particular, das quais esta deveria estar isolada, nomeadamente das tensões de alimentação dos amplificadores de linha da rede de distribuiçao da NOS.

Exponha toda a informação (incluindo o histórico de avarias/substituições de box) à Provedoria NOS.

Junte um pedido de responsabilização pela reparação do televisor. É natural que a prova seja trabalhosa e quase sempre muito dificil de se conseguir para a generalidade dos clientes, mas sendo um consumidor ligado á área de energia estará em melhores condições para rebater a argumentação de defesa do operador.

Box número 7 já foi a vida, menos de 24 horas, desta vez provocou vários sons na tv...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Francisco Font Bell  e @C24XXXX201

@Francisco Font Bell, lamentamos todo o transtorno causado 😞 .

Queremos mesmo ajudá-lo. Pedimos que nos confirme o seu contacto e o melhor horário para falarmos consigo, por mensagem privada, por favor. 

Obrigada  

Finalmente fizeram ontem a real auditoria da NOS, duas pessoas, por estar eu ocupado com a minha filha só reparei após eles terem ido embora que colocaram um isolador de linha Tratec TRIS-102A antes do primeiro splitter, e não me falaram nem escreveram nada dele na folha que assinei. Agora não sei se elem terão esse elemento em conta no relatório nem como o referirão dado que lhes garante o total isolamento da rede contra fugas dos amplificadores e dos surtos ou descargas atmosféricas que perturbem a rede, assim qualquer ocorrência podem imputar ao cliente (pelo menos acham eles).

Antes tinha tido a visita dum técnico da NOS em janeiro que também tinha feito as mesmas medições além de trazer um provador de ligações nas tomadas UNI-T UT07B-EU que verifica a existência do cabo de terra, assim como a correta instalação deste, a correta instalação da fase e a correta instalação do neutro nas tomadas do apartamento para este fim utilizadas, e provoca uma fuga para conferir o normal funcionamento do diferencial, só não fez fotos.

Após a primeira visita em janeiro fiz a minha valoração técnica e entregue numa loja da NOS, anexa à péssima avaliação técnica do representante da LG no Porto que fez como Pôncio Pilatos e cinicamente disse o problema era entre eu e a operadora, mas levou o dinheiro pelas migas escritas no papel na visita, logo escrevo para a sua empresa. A Nos teve a coragem de me pedir que anexara fotos que comprovarem que o dano foi provocado pela BOX/serviço da NOS e não o inverso. Do ponto de vista da Física é impossível ter um registo visual da direção e sentido do transitório que causou os danos a partir duma câmara comum, muito menos que mostrem um fenómeno transitório “após” a sua ocorrência. Eu lhes pedi fotos similares, como prova de que não me pedem o impossível e de que agem de boa fé  para conferir a existência das mesmas dado que ainda não tenho a capacidade de olhar para a foto duma descarga elétrica (quando é visível) e saber de onde partiu.

A NOS está a deixar de lado que a própria estrutura da box, ao ser plástica pode acumular carga eletrostática e o cabo HDMI é suscetível de se converter no único condutor destas porque a box não fica ligada à terra através do cabo de alimentação próprio nem é solidamente aterrada no lugar, assim as fugas de corrente não podem ser derivadas a terra e detetada pelo diferencial.

Fazer a despistagem (exclusão) de responsabilidades perante avarias apoiados na presença do cabo de terra é no mínimo uma forma groseira de ir contra o consumidor, máxime quando a ficha de alimentação da box não traz cabo de terra que a possa proteger de sobretensões que circulem na rede e das correntes de fuga resultantes das descargas eletrostáticas potencialmente geradas no plástico das que são construídas (correntes resultantes dum campo elétrico induzido por um campo magnético ou vice-versa), ou de perturbações de outra origem como a presença de tensões resultantes na falha do isolamento nos amplificadores das ondas portadoras de radiofrequência que chaga pela rede híbrida até a box. Consultei a operadora que gere a parte técnica no mercado de eletricidade EDP Distribuição e confirmou que os valores de tensão estavam segundo a norma NP EN 50160 para condições de funcionamento normal onde se admitem variações de até  ±10% da tensão nominal.

 Agora aguardo o próximo round.

Imagino que nao sera tarefa facil lidar com todos os aspectos deste problema mas ha um a que deveria dedicar especial atençao e "forçar" que os serviços tecnicos do operador o assumam explicitamente: a colocaçao do isolador na entrada da instalaçao particular.

Que suspeitas levaram a sua colocaçao e porque que nao o fizeram antes?

Porque que nao ficou registada no respetivo relatorio de intervençao a sua instalaçao?

Caso cessem os problemas verificados ao longo de meses, que conclusao se podera extrair da colocaçao do isolador? E nessa altura que evidencias existirao da sua colocaçao? Fotos tiradas pelo consumidor serao suficientes?

Muito obrigado, vou ligar para a NOS agora e pedir esclarecimento das observações que você fez, pelo menos fica registado que tomei conhecimento da alteração atempadamente e que não se justifica a omissão informativa dos funcionários.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Francisco Font Bell,

Lamentamos todo o transtorno causado. 

Pedimos que aguarde um contacto da nossa parte com a máxima brevidade. 

Obrigada 

Os utilizadores que tenham serviços com suporte HFC (Hybrid Fiber Coax), especialmente aqueles cujas instalações estejam ligadas à cablagem aérea do operador e que se queiram prevenir contra os efeitos das sobre-tensões na rede coaxial devem verificar a existência de um isolador à entrada da instalação particular. Caso não exista devem solicitar ao operador a sua instalação.

Já agora acrescentar que o referido isolador deve ficar ligado à terra da instalação elétrica que deve existir nos ATI (Armário de Telecomunicações Individual) das instalações ITED.

@Francisco Font Bell , na sua instalação o isolador ficou ligado à terra?

Tratec Tris 102A Isolator

 

Não está ligado à terra, isso chamou-me a atenção porque nos quadros elétricos os DPS ficam ligados à terra, o aparelho está dentro de casa, no quadro geral da NOS fora de casa não existe nenhum aterramento, o que é normal nos quadros antigos, tampouco tem DPS similar ao colocado em casa. Eu achei que o DPS colocado seria tipo varistor e que abria pela sobretensão, procurei informação e as poucas instalações que vi estavam sem ligação a terra por isso achei que estava certo, mas já vejo que nem isso. Mais uma vez obrigado.

 

Este tipo de dispositivo tem como principal objetivo eliminar os efeitos do Ground Loop (diferença de potencial entre dois pontos de um mesmo circuito que deveriam estar ambos ao mesmo potencial de referência - terra) nos circuitos CATV.

Talvez atue também como um DSP class III, não estou certo disso.

Em qualquer dos casos é essencial efetuar à sua ligação à terra (referência elétrica).

Você, se não é, deveria ser consultor da NOS, as suas opiniões tem maior contributo para as soluções do que aquelas que só aparecem para mitigar a problemática do consumidor, mas que nada resolvem. A operadora só perde se não o faz!!! Obrigado pelas orientações e pertinentes observações, como bem disse: “mesmo que fosse um DPS classe III deve estar aterrado”.

Achei que o assunto já estava arrumado após ligação da NOS, mas estava enganado, é que a NOS engana e você vai na conversa! Ontem vejo o representante do grupo Fidelidade para fazer a real peritagem, era um perito da empresa GER, que ainda deve localizar e fazer a perícia da última box Iris que tive em casa. Com relação ao isolador se negaram a me mandar o relatório da colocação do mesmo e vir fazer a correta ligação dele a terra.

Basculhando vi que este tipo de ocorrência são muito comuns: https://forum.zwame.pt/threads/saida-hdmi-box-queima-me-as-tvs.1028158/

É o modus operandi da empresa: tudo fazer para cansar o cliente e livrar-se das responsabilidades.

Longe de ser consultor da NOS ou de quem quer que seja. Tenho é sido incomodativo e isso começa a notar-se cada vez mais: ja apagam comentarios sem informar o seu autor das razões que os levaram a tal. É que nem perguntando...Nao tarda e tambem neste aspecto estarao pior que a concorrencia.

So mesmo nao existindo alterntiva.…

@Francisco Font Bell , ainda acredita que alguem vai localizar a box? Se ate para obter um simples relatorio de intervençao tecnica é necessario recorrer a procuradoria condigna…

Nao deixe de fazer valer os seus direitos... ate se cansar. Boa sorte.

O apoio ao cliente da NOS ligou há pouco, a asseguradora negou o pedido, devo aguardar pela resposta da asseguradora, já pedi cancelar o serviço da NOS na área do cliente com ajuda a pessoa que em atendeu. Agora terei que brigar no tribunal com a operadora.

Comentário