Header
Pergunta

Televisão avariada pela box?


Olá participantes do fórum.

Estou com um problema e gostava de saber se mais alguém passou pelo mesmo e me sabe dizer como proceder.

Possuo uma televisão LG com alguns anos que começou a apresentar uns riscos na imagem, com o tempo (cerca de 1 mês) passou de uns riscos a manchas até que agora não apresenta imagem. Por a televisão já ter alguns anos, vá, assumi que fosse uma avaria "normal" do aparelho.

Troquei então por outra televisão, também LG, mas bem mais recente que possuía noutra divisão.
Ora, esta logo começou a apresentar riscos na imagem. Mau... Aqui há gato...

A única coisa comum às duas televisões é a box da Zon.
Uma pesquisa rápida na internet apresenta alguns resultados de pessoas a queixarem-se do mesmo e a culparem a saída HDMI da box e uma alegada corrente de terra elevada.

Alguém aqui sofreu do mesmo?
Alguém aqui tem sugestões sobre como proceder?

Entretanto a box desliga-se sozinha, encrava ou não liga excepto quando lhe retiro a alimentação e lá volta ao normal. Isto, quase diariamente.

Agradeço a atenção.

7 Comentários

Nunca experimentei tal situaçao.

A minha sugestao é que comece por executar todos os despistes ao seu alcance.
Por exemplo:
O televisor apresenta os mesmos sintomas (sem imagem) quando selecionada outra entrada ou sintonizador? E os menus? Como se comportam as outras saidas da box (se as tiver)?

Confirmada a avaria, aconselho que na medida do possivel obtenha um relatorio de entidade credenciada onde conste claramente (nao as possiveis) as causas da mesma. Esta parte do relatorio (as causas, e nao as possiveis causas) é muito imortante e geralmente dificil de obter porque as marcas nao se querem comprometer. Tem de existir certezas quanto a avaria ser provoca por funcionamento deficiente da box, ainda que para tal tenham que avaliar tambem a box, diretamente ou atraves de representante qualificado e independente do operador.

Comunique a ocorrencia por escrito ao operador, fazendo referencia ao relatorio tecnico da avaria e juntando toda a informaçao adicional que julgue util, como a identificaçao (marca, modelo, n° de serie) dos equipamentos (TV e box). Guarde comprovativos de receçao pelo operador.

Se nao responderem satisfatoriamente em prazo rasuavel, volte a carga transformando a participaçao em reclamaçao com prazo para resposta.

Nunca entregue a box em causa a nenhum representante do operador (excepto para verificaçao do seu estado, na sua presença) pois a mesma pode constituir prova do sucedido. Geralmente pedem para submeter a box a auditoria. Se nao lhe indicarem uma entidade independente para o fazer, desconfie!

A certa altura do processo vai o mesmo ser entregue a seguradora do operador. Lide com estes da mesma forma. Guarde comprovativos de todas as comunicaçoes.

Ultrapassados os limites do razoavel sem uma resposta favoravel, recorra a mediação e arbitragem de conflitos de consumo (CNIACC).

Se entretanto em qualquer ponto do processo, conseguir obter do operador ou seguradora, uma ordem de reparaçao, exija a mesma por escrito e com assunção clara e inequivoca dos custos resultantes da mesma.

Boa sorte.
Reputação 7
Crachá +1
@Miguel Sousa alguma vez solicitaste assistência técnica?
Olá C24XXXX201 e juli89.

Agradeço as repostas e lamento o atraso no feedback, mas estive a aguardar algumas respostas.

Então é assim, o máximo que o pessoal da TV vai dizer é que algum equipamento ligado ao porto HDMI danificou a placa mãe. E mesmo assim, parece que é difícil de comprovar qual o porto que causou o estrago. Segundo me foi dito, nunca podem dizer que foi a box, já que eu podia lá ter um qualquer outro equipamento. De facto, para mim faz sentido.

O que deveria ser feito, seria uma peritagem à BOX para verificar se a saída de HDMI cumpre com as especificações definidas pela industria. Para isso seria necessário um laboratório credenciado.
Dizem-me que o custo da peritagem estaria a meu cargo, só no caso de se confirmar a minha suspeita, então aí sim poderia solicitar o reembolso das despesas.

Faz sentido?

Respondendo à questão do contacto com a operadora, ainda não entrei em contacto. Apesar de a BOX apresentar sinais de estar com problemas ainda vai funcionando e queria saber exactamente como expor o caso e como proceder em seguida antes de falar com eles.
Sim faz sentido. Encaixa no que referi anteriormente...
"Tem de existir certezas quanto a avaria ser provoca por funcionamento deficiente da box, ainda que para tal tenham que avaliar tambem a box, diretamente ou atraves de representante qualificado e independente do operador.

Agora repare...
A box com o s/n xxxxx foi-lhe entregue pelo operador para poder usufruir de um serviço contratado...
A box funciona ligada a um televisor...
O cliente tem um televisor com a entrada HDMI avariada...
A box com o s/n xxxxx apresenta deficiencias na saida HDMI...

Ate aqui nao existem certezas nenhumas...

Ligou-se a box com o s/n xxxxx, na presença de tecnicos qualificados, a outro televisor, tendo tambem este ficado com a entrada HDMI avarida...

Bom... Poderao sempre dizer que o cliente viciou a box com a intençao de tirar proveito... :@:@:@

Tente entrar em contato com outros clientes lesados (deste e outors operadores) para em conjunto demonstrarem um determinado padrao quer no funcionamento dos equipamentos quer no comportamento dos operadores.
Olá,

Quero agradecer as respostas.
Vou entrar de férias e pensar um pouco mais no assunto. Todavia parece-me que é um caso perdido.
Entrarei em contacto com a operadora para tentar no mínimo substituir a box.
Depois verei o que me dizem.

Mais uma vez agradeço a atenção.

Cumprimentos e um bom fim-de-semana.
Olá boa tarde Miguel, como é que ficou a sua situação?
A mim já me aconteceu o mesmo com a minha televisão nova da LG por duas vezes consecutivas, tinha outra LG noutra divisão que também avariou. Tive 4 anos sem o serviço da NOS a mesma nunca avariou, agora ao final de menos de 7 meses de contrato a televisão avariou novamente com o que o Miguel descreve, tanto a box como a televisão não reagem.
Obrigada,
Fábio Catarino
Olá Fábio,

Fiquei com a televisão avariada e não pensei mais nisso.

No teu caso se ambos os equipamentos avariaram poderá ter sido algo diferente.
Se tiveres seguro que cubra riscos elétricos podes tentar por aí.

Boa sorte e cumprimentos,
Miguel

Comentário