Header
Respondido

Software UMA: lista canais favoritos


Reputação 4
O software da UMA não permite a criação de uma lista de canais favoritos nem a filtragem dos canais HD e/ou subscritos. Além disso, a descrição dos filmes está truncada e não é dada a informação que se obtém através da IRIS, como por exemplo o nome do realizador e classificação no IMDB. Atendendo a que já tenho a UMA desde junho, para quando uma versão à altura da box UMA?
icon

Melhor resposta por KME 29 August 2017, 01:45

Ver pergunta inicial

140 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
Versao foi instalada esta noite 2-1-2000
Reputação 4
Versao foi instalada esta noite 2-1-2000
Obrigado pela informação.
Aqui por Vila do Conde ainda não há essa versão. A que existe é a 2-1-1130
Reputação 4
Entretanto...
Adquiri a UMA em junho de 2016, portanto há 2 anos e 2 meses e continuo sem lista de canais favoritos. Inacreditável!
Reputação 7
Crachá +1
Versao foi instalada esta noite 2-1-2000
Obrigado pela informação.
Aqui por Vila do Conde ainda não há essa versão. A que existe é a 2-1-1130


A actualizacao e feita por zonas...eu sou de Almada...vai chegar brevemente a tua zona de certeza.
Abraço
Reputação 4
Versao foi instalada esta noite 2-1-2000
Obrigado pela informação.
Aqui por Vila do Conde ainda não há essa versão. A que existe é a 2-1-1130


A actualizacao e feita por zonas...eu sou de Almada...vai chegar brevemente a tua zona de certeza.
Abraço

Esperemos que sim pois já tenho a cabeça feita num oito por ser obrigado a decorar as posições dos canais preferidos, como 25,74, 143, etc. 😉
Reputação 7
Crachá +5
Olá a todos,

A nova versão da box UMA está a ser disponibilizada gradualmente aos clientes. Em breve, todos terão acesso. 🙂
Reputação 1
Bom, parece que finalmente lá temos uma lista de favoritos na UMA.
Digo "uma lista" e não a possibilidade de criar várias (pelo menos 2 ou 3), como eu tinha na IRIS. É portanto uma solução "coxa" na minha opinião, mas espero que seja aperfeiçoada no futuro e que inclua também a possibilidade de listar a ordem dos canais ao nosso gosto. Tal como está, só criando vários perfis, um por cada lista de favoritos que quisermos criar, o que não faz sentido nenhum e nem é nada prático.


... uma por cada perfil utilizador, logo tantas quantas quiseres :D

Armindo Mateus, será que não leu a última parte da minha frase? Na IRIS cada (perfil de) utilizador poderia criar várias listas de canais ( normalmente por temática) o que faz todo o sentido, e não o mesmo utilizador estar a criar vários "utilizadores" para si próprio.Só a trabalheira que dá de cada vez que quiser ver um canal que está na lista do "outro" utilizador.
Enfim, porque não reconhecer aquilo que é óbvio: a UMA (ao ser lançada assim há 2 anos) nem evoluiu nem ficou na mesma em relação à IRIS, pelo contrário, andou para trás, quero dizer neste aspecto dos favoritos. Mas enfim, do mal o menos, antes a possibilidade de ter uma lista de favoritos do que não ter nenhuma.
Saudações.
Reputação 1
Queria aqui referir alguns aspectos, que a NOS deveria melhorar, e que deixo à consideração dos moderadores:
1 - Apoio ao cliente: por vezes fico com a sensação de que as pessoas do atendimento ou os moderadores não estão devidamente formados/informados, deixando os clientes tb desinformados. Dou o exemplo desta última actualização da Box UMA. No forum li em vários posts a indicação de forçar a actualização no botão traseiro da Box (que resultou, pelo menos no meu caso), mas no atendimento telefónico (16990) disseram-me que não adiantava nada, pois quando houvesse actualização ela seria feita automaticamente (falso, como se viu, e que só atrasou).
2 - Versão de software instalada: além do número da versão deveria ficar a data da versão.
3 - Filmes/ Séries: não é o tema deste tópico mas aproveito para dizer que deveria constar do genérico o seguinte: Realizador / Actor(es) principais/ano de realização (nem sempre vêm todos estes elementos).
4 - Gravação automática: para quando a gravação automática de alguns canais que estão um pouco fora do "mainstream", os quais terão eventualmente menos público, mas que são muito relevantes do ponto de vista cultural? Exemplos: Canal Arte/ Mezzo/ Mezzo Live HD, apenas para citar três.
Recordo que a NOS andou no sentido contrário, recentemente, ao retirar o canal Brava da grelha.
Obrigado.
Reputação 7
Crachá +1
Queria aqui referir alguns aspectos, que a NOS deveria melhorar, e que deixo à consideração dos moderadores:
1 - Apoio ao cliente: por vezes fico com a sensação de que as pessoas do atendimento ou os moderadores não estão devidamente formados/informados, deixando os clientes tb desinformados. Dou o exemplo desta última actualização da Box UMA. No forum li em vários posts a indicação de forçar a actualização no botão traseiro da Box (que resultou, pelo menos no meu caso), mas no atendimento telefónico (16990) disseram-me que não adiantava nada, pois quando houvesse actualização ela seria feita automaticamente (falso, como se viu, e que só atrasou).
2 - Versão de software instalada: além do número da versão deveria ficar a data da versão.
3 - Filmes/ Séries: não é o tema deste tópico mas aproveito para dizer que deveria constar do genérico o seguinte: Realizador / Actor(es) principais/ano de realização (nem sempre vêm todos estes elementos).
4 - Gravação automática: para quando a gravação automática de alguns canais que estão um pouco fora do "mainstream", os quais terão eventualmente menos público, mas que são muito relevantes do ponto de vista cultural? Exemplos: Canal Arte/ Mezzo/ Mezzo Live HD, apenas para citar três.
Recordo que a NOS andou no sentido contrário, recentemente, ao retirar o canal Brava da grelha.
Obrigado.

Existe programas que não consigo ver por motivos de horário e por não ser possível gravar, desde o tempo da box PRE Iris, como gosto de ver programas de informática e automóveis, um programa é o Click no canal BBC World News #206 (não da so programas de noticias) e o programa Drive it! no canal DW #233. No caso do Click ainda me consegui desenrascar gravar esse programa num gravador DVD com sintonizador analógico no dvdrw, pelo menos até esse canal desaparecer na gralha analógica em junho 2017. Entretanto e à quase 1 ano a NOS tem o canal TPA #191 com gravação e sem EPG, acho que não é preciso explicar a limitação de um canal com gravação e sem EPG... um total desperdício de recursos onde podia ser aproveitado para um canal que se da o trabalho de fornecer a programação ao operador, que não é o TPA.
Reputação 4
IMPORTANTE, CAROS USERS!
O Harley_78 tem razão! É preciso forçar a reinicialização da Box UMA no orifício traseiro onde diz "reset" (carregar durante alguns segundos com a box ligada). Fiz, finalmente, isso há pouco e a nova versão foi instalada! Finalmente é possível criar uma lista de favoritos por perfil!
Portanto, caros USERS, reiniciem a box caso contrário talvez a atualização não seja efetuada automaticamente.
Região: Vila do Conde.
Cumprimentos
Reputação 1
Não sei se já alguém aqui levantou este problema, mas acabei de descobrir que há mais um pequeno senão com a tão esperada Lista de Favoritos da UMA:
Desligas a Box da corrente e Lista de Favoritos...foi ao ar!!! Tens de voltar a fazer tudo do princípio.
Explicação do atendimento (16990): Esta Box não pode ser desligada da corrente pois ao ligar novamente volta a fazer as configurações de base.
Se não me enganei, pelas medições e cálculos rápidos que fiz, se a box estiver sempre ligada em stand-by durante um ano, consome à volta de 100€ em energia eléctrica, isto (além de nos entrar no bolso) num tempo em que a toda a hora assistimos, e muito bem, a campanhas de "poupança de energia".
Enfim, se se mantiver esta filosofia pela NOS, já tomei a minha decisão para o futuro...
Reputação 4
Não sei se já alguém aqui levantou este problema, mas acabei de descobrir que há mais um pequeno senão com a tão esperada Lista de Favoritos da UMA:
Desligas a Box da corrente e Lista de Favoritos...foi ao ar!!! Tens de voltar a fazer tudo do princípio.
Explicação do atendimento (16990): Esta Box não pode ser desligada da corrente pois ao ligar novamente volta a fazer as configurações de base.
Se não me enganei, pelas medições e cálculos rápidos que fiz, se a box estiver sempre ligada em stand-by durante um ano, consome à volta de 100€ em energia eléctrica, isto (além de nos entrar no bolso) num tempo em que a toda a hora assistimos, e muito bem, a campanhas de "poupança de energia".
Enfim, se se mantiver esta filosofia pela NOS, já tomei a minha decisão para o futuro...


Caro Harley_78:

Tem toda a razão. Acontece isso mesmo, infelizmente.
Cumprimentos.
Reputação 7
Crachá +4
Apesar de ter forçado a atualização para o ultimo update com a lista de favoritos a box está sempre a voltar para o anterior software, pelo que penso que será devido a ainda não estar disponível em definitivo na minha zona.
Alguem da zona da zona da grande Lisboa já tem este update em definitivo? Ou Será algum problema com a box?
Reputação 4
Apesar de ter forçado a atualização para o ultimo update com a lista de favoritos a box está sempre a voltar para o anterior software, pelo que penso que será devido a ainda não estar disponível em definitivo na minha zona.
Alguem da zona da zona da grande Lisboa já tem este update em definitivo? Ou Será algum problema com a box?


Caro dxnog, o mesmo acontece comigo. Forçando a atualização é instalada a última versão, mas volta para a anterior passado um dia ou dois (região: Vila do Conde). A explicação que deu deve estar correta, ou seja, a nova versão não deve ainda estar aprontada definitivamente em algumas áreas.
Cumprimentos.
Reputação 7
Crachá +4
Apesar de ter forçado a atualização para o ultimo update com a lista de favoritos a box está sempre a voltar para o anterior software, pelo que penso que será devido a ainda não estar disponível em definitivo na minha zona.
Alguem da zona da zona da grande Lisboa já tem este update em definitivo? Ou Será algum problema com a box?


Caro dxnog, o mesmo acontece comigo. Forçando a atualização é instalada a última versão, mas volta para a anterior passado um dia ou dois (região: Vila do Conde). A explicação que deu deve estar correta, ou seja, a nova versão não deve ainda estar aprontada definitivamente em algumas áreas.
Cumprimentos.


Obrigado pela resposta, pois deve ser essa a explicação.
Eu estou na zona da grande Lisboa/Estoril.
Já desisti de forçar a atualização, pois logo no dia a seguir de madrugada volta à antiga.
Reputação 4
Caro dxnog e restantes utilizadores:

Informo que aqui (Vila do Conde) já existe a nova versão estável do software, a partir de ontem. Finalmente, após dois anos 2 anos e 3 meses, lá conseguimos uma lista de favoritos! Ordenar os canais é que continua a não ser possível.
Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +4
Caro dxnog e restantes utilizadores:

Informo que aqui (Vila do Conde) já existe a nova versão estável do software, a partir de ontem. Finalmente, após dois anos 2 anos e 3 meses, lá conseguimos uma lista de favoritos! Ordenar os canais é que continua a não ser possível.
Cumprimentos


Aqui continua a mesma, a minha zona deve ser mesmo a ultima... 😢
Reputação 4
Caro dxnog e restantes utilizadores:

Informo que aqui (Vila do Conde) já existe a nova versão estável do software, a partir de ontem. Finalmente, após dois anos 2 anos e 3 meses, lá conseguimos uma lista de favoritos! Ordenar os canais é que continua a não ser possível.
Cumprimentos


Aqui continua a mesma, a minha zona deve ser mesmo a ultima... ;(
Reputação 4
Caro dxnog:

Recebi um sms e um email com a indicação de que o novo software se encontrava disponível. Portanto, aí deverá acontecer o mesmo.
Reputação 7
Crachá +4
Caro dxnog:

Recebi um sms e um email com a indicação de que o novo software se encontrava disponível. Portanto, aí deverá acontecer o mesmo.


Espero que sim, obrigado pela resposta, ainda não recebi nenhum mail ou sms sobre esta atualização por isso resta-me aguardar que chegue depressa...
Reputação 4
Caro Harley_78:

Um dispositivo destes não pode ficar sem corrente elétrica, nem aqui nem em nenhum país, pois é um dispositivo ligado a uma rede de Internet. O máximo que é possível fazer é colocar em stand-by a box para que esta não se desconecte da rede e perca o IP, pelo que, uma vez que obedece às normas da UE em matéria de consumo energético, não terá mais do que 2 W de potência, ou seja, fazendo as contas corresponderá a um consumo mensal de 0,288 € = 28, 8 cêntimos, isto é, um consumo anual de 3,47 €.
Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +4
Caro Harley_78:

Um dispositivo destes não pode ficar sem corrente elétrica, nem aqui nem em nenhum país, pois é um dispositivo ligado a uma rede de Internet. O máximo que é possível fazer é colocar em stand-by a box para que esta não se desconecte da rede e perca o IP, pelo que, uma vez que obedece às normas da UE em matéria de consumo energético, não terá mais do que 2 W de potência, ou seja, fazendo as contas corresponderá a um consumo mensal de 0,288 € = 28, 8 cêntimos, isto é, um consumo anual de 3,47 €.
Cumprimentos


isso é verdade mas desligando a corrente elétrica não devia perder as configurações, neste caso da lista de favoritos só em caso de reposição dos parâmetros originais.

Eu por exemplo já tive de férias ausente 15 dias, e como sempre desligo o quadro, a box desliga também.
Quando voltei e liguei novamente a box manteve as configurações que tinha não apagou nada, por isso neste caso pode tratar-se de um bug.
Reputação 4
Caro Harley_78:

Bom, talvez fosse possível construir a box sem perder a configuração, mas um dispositivo destes só deve ser desligado em casos excecionais, como ida de férias. Como obedece às normas da UE, mesmo ligada não deve ter uma potência superior a 10 W já que não tem um disco rígido para ser alimentado. Assim, o custo anual nunca deverá passar os 15 € e nunca o valor que indicou. Um frigorífico de 200 L, classe A+++, consome anualmente cerca de 150 kWh, o que perfaz um montante de 30 € (a 0,20 € por kWh, mas nas horas de vazio é menos). Portanto, o valor que indicou está muito longe do real, sendo dez vezes menor.
Cumprimentos.
Reputação 7
Crachá +5
Caro Harley_78:

Um dispositivo destes não pode ficar sem corrente elétrica, nem aqui nem em nenhum país, pois é um dispositivo ligado a uma rede de Internet. O máximo que é possível fazer é colocar em stand-by a box para que esta não se desconecte da rede e perca o IP, pelo que, uma vez que obedece às normas da UE em matéria de consumo energético, não terá mais do que 2 W de potência, ou seja, fazendo as contas corresponderá a um consumo mensal de 0,288 € = 28, 8 cêntimos, isto é, um consumo anual de 3,47 €.
Cumprimentos


isso é verdade mas desligando a corrente elétrica não devia perder as configurações, neste caso da lista de favoritos só em caso de reposição dos parâmetros originais.

Eu por exemplo já tive de férias ausente 15 dias, e como sempre desligo o quadro, a box desliga também.
Quando voltei e liguei novamente a box manteve as configurações que tinha não apagou nada, por isso neste caso pode tratar-se de um bug.
Parece que a ultima atualização retificou essa deficiência, desligando da corrente já não perde a lista de favoritos.
Reputação 4
Caro José Rodrigues:

Nem sequer tinha experimentado, mas tem toda a razão. Desliguei agora a UMA e a lista de favoritos e todas as outras configurações mantiveram-se inalteradas.
Cumprimentos.

Comentário