Header

Facturação e inacessibilidade parcial ao uso da Box HD


Reputação 2
  • Megabyte
  • 10 comentários
Deparei-me hoje 2017-05-16 com a dificuldade de não poder ver os canais que normalmente vejo através da box NOS, - “Ver de início”, - “Visualizar programas anteriores”, - Gravar e sem poder Alterar o Perfil com o Log In NOS, os canais são: - “SYGY”,- SYGY HD - “FOX MOVIES” e - “FOX MOVIES HD”. Possivelmente haverá outros!?.
Mensagem: desligue a Box e volte a ligar, ou ligue 16990
Liguei para o 16990, verificaram as condições do serviço, pediram-me para repetir a descrição acima: Ligar e Desligar a Box e tudo estava bem excepto “facturas em atraso”!?
Ligaram para o departamento de facturas e lá informaram-me:
A de Abril de 2017 que normalmente pago durante o mês de Maio, mês seguinte há facturação, como qualquer empresa de serviços: Água, Electricidade, Gás e todas as outras empresas de serviços.
Mas deparo-me ainda com outra situação caricata e fico estupefacto; Não devo só a factura de Abril que normalmente pago entre os dias 21 a 25 do mês seguinte que é quando recebo, que neste caso será paga em Maio 21 a 25 de Maio de 2017; Mas devo já a factura de Maio de 2017 desde o dia 15, “ontem”, reparem o mês ainda está a meio e já tenho a dívida indevida.
Disseram-me que o sistema é assim, e por este motivo tenho alguns serviços bloqueados, e só serão desbloqueados quando o pagamento de Abril for pago e o adiantado de Maio que são neste caso, duas facturas a de Abril e Maio que ainda estamos a meio com o valor de 52.49€ + 52.49€ =104.98€.
Chamo a isto coagir, tentativa de estorção, cobrança indevida, e mau serviço.
Deduzo, concluo e passo a compreender que esta empresa necessita de dinheiro avançado de seus clientes e usa meios indevidos de coacção para pagar os serviços que presta e os salários de seus funcionários para sua sustentabilidade.
E é de lamentar também que a nossa lei a Portuguesa permita que haja empresas de serviços a trabalhar com, e em estas situações, em prejuízo da defesa dos consumidores.

10 Comentários

Reputação 5
Crachá
Tens que ver o teu período de faturação, pq há clientes que tem períodos de faturação imagina 15 abril a 15 de maio, sendo o pagamento dessa fatura no incio do m~es de maio. Se não pagas na data limite pode ocorrer alguns barramentos. Mas repara se não pagas essa que vence no inicio do mes de maio, estás a falhar o pagamento do periodo do m~es de abril, atenção a isso.

Cada empresa tem as suas regras... confirma só os periodos de pagamento e as datas de pagamento, tb podem ter sofrido alguma alteração nesta última fatura.
Reputação 2
Não me dizes nada, mas tudo bem, já pareces um funcionário da NOS.
Mas aproveito para informar que após uma longa conversa de 53” minutos, com o 16990 com os departamentos de facturação e serviços técnicos empurrando uns para os outros para que me dessem uma explicação e resolução da situação, por fim o departamento de facturação só me sabe dizer que o sistema é assim “pague as duas facturas para ser reposto”.
Tinha apresentado o caso há DECO PROTESTE no Início desta semana enviando cópia dos documentos emitidos péla NOS; e agradeço a atenção da DECO PROTESTE pois hoje de manhã recebo uma chamada da NOS Porto, a dizer que tinham sido contactados péla DECO e que a situação estava reposta e que me iriam dar um crédito de 7€ e alguns cêntimos na facturação de Junho pois a de Maio já tinha sido emitida.
Agradeço desde já hás duas empresas NOS e DECO pêlo consenso final.
JFS,
ainda bem que tem a situaçao resolvida (por hora...), mas permita-me o seguinte comentario:
...
E é de lamentar também que a nossa lei a Portuguesa permita que haja empresas de serviços a trabalhar com, e em estas situações, em prejuízo da defesa dos consumidores.


O que fez para evitar este tipo de mas praticas?
A DECO ajudou? Muito bem! Ser socio da-lhe esse previlegio.
E que mais fez? Comunicou 'a entidade supervisora?
Nao basta lamentar as leis e a falta de fiscalizaçao, temos que contribuir com algo mais.
Ah.. e tal... o meu problema ta resolvido... Muito bem!

Tens que ver o teu período de faturação, pq há clientes que tem períodos de faturação imagina 15 abril a 15 de maio, sendo o pagamento dessa fatura no incio do m~es de maio. Se não pagas na data limite pode ocorrer alguns barramentos. Mas repara se não pagas essa que vence no inicio do mes de maio, estás a falhar o pagamento do periodo do m~es de abril, atenção a isso.

Cada empresa tem as suas regras... confirma só os periodos de pagamento e as datas de pagamento, tb podem ter sofrido alguma alteração nesta última fatura.


Com o devido respeito...
Quer aproveitar e corrigir / melhorar o seu comentario?
Nomeadamente apresentando referencias contratuais para o que afirma.
Se nao o fizer, garanto-lhe que a sua credibilidade enquanto participante neste forum ficara irremediavelmente comprometida, pelo menos no que me diz respeito.
Reputação 2
O que é que entende por melhorar o meu comentário? Se não tem nada que seja elucidativo e que já se saiba em relação há questão, não comente.
Limitei-me a narrar o acontecido e a solução que acabei por encontrar, não é para isso que serve o Fórum? Apresentar questões e soluções para situações idênticas que possam acontecer a outros utentes e consumidores do serviço?
Fique bem, e bom fim de semana
A parte do "melhorar o comentário" era para outro utilizador.
Nao esta' visivel para si a citaçao do comentario de Bond Girl ?
Relaxe e um bom fim de semana tambem para si.
Reputação 2
Sim está, tudo bem:D e um bom fim de semana também para todos os participantes neste fórum
Reputação 5
Crachá +1
Olá JFS, espero que esteja tudo bem.

Não consegui ler o que por aqui se escreveu sem deixar a minha opinião e um possível esclarecimento.
É algo recorrente em empresas grandes como a NOS (e restantes operadoras concorrentes) existirem problemas no que diz respeito à faturação. São milhões de faturas emitidas por mês, por rotina informática, e este tipo de erros pode acontecer.

Por norma geral, como a Bond Girl disse, é-lhe atribuído um dia de faturação "limite", e funciona tudo nesse dia como o início do novo mês. Pode ser a 5, 13 ou a 30 de cada mês. O que acontece é que se nessa rotina for detectada uma lacuna no pagamento, os serviços são cortados automaticamente, sem qualquer mão humana pelo meio. Umas justas, outras injustas.

Compreendo que muitos clientes fiquem incomodados com este tipo de situações, mas é preciso saber pesar cada caso e colocá-lo na perspectiva de empresas como a NOS, que mexem diariamente com milhares de clientes mais e/ou menos honestos. E todos têm de ser tratados com respeito, mas com normas restritivas para todos de forma igual. Quem é honesto acaba por ficar a perder, obviamente.


Com isto, quero dizer que: Não sou ninguém para defender a NOS, mas até ao dia de hoje não tenho qualquer tipo de reclamação quanto à postura da empresa no que diz respeito a faturação e direitos do consumidor. Já recebi 3 faturas duplicadas, já recebi contas de 500€, já recebi faturas que não são minhas. São coisas que acontecem a todos, e basta manter a calma e explicar detalhadamente cada caso aos funcionários da NOS. Ninguém vai roubar ninguém. Por vezes a solução não é a mais conveniente, tendo os clientes de entrar com dinheiro "à frente" como foi o seu caso, mas acabou por ser justo e ficou tudo resolvido. E melhor, sempre souberam reconhecer o erro e pedir desculpa, isso para mim basta-me.

O que é preciso é calma, estas coisas acontecem e cá estamos todos para tentar ajudar da melhor forma que sabemos!

Quando a situação ficar resolvida, conta-nos como foi 🙂
As rotinas informaticas corrigem-se quando algo esta mal ou nao foi previsto nas mesmas.
O que nao deve acontecer (e infelizmente sao casos recurrentes como todos podemos comprovar pelos relatos neste e outros "foruns") e' os clientes serem sistematicamente desrespeitados pelo operador quer por suspensoes indevidas dos serviços contratados quer por mensagens "automaticas" sem qualquer tipo de supervisao.
Acha "normal", estando previsto o pagamento de fatura por debito direto para o dia 01 de Maio e nao tendo o mesmo sido processado na data prevista por ser feriado nacional, que o cliente seja bombardeado por mensagens automaticas com aviso de suspensao de serviços???

Os problemas com faturaçao nao sao exclusivo deste operador, mas tal nao desculpa este ou qualquer outro pois sao pagos entre outras coisas para terem um comportamento profissional tambem na area de faturaçao.

Quanto a "clientes mais e/ou menos honestos" aconselho a ler o codigo de conduta.
Reputação 2
Olá JFS, espero que esteja tudo bem.

Não consegui ler o que por aqui se escreveu sem deixar a minha opinião e um possível esclarecimento.
É algo recorrente em empresas grandes como a NOS (e restantes operadoras concorrentes) existirem problemas no que diz respeito à faturação. São milhões de faturas emitidas por mês, por rotina informática, e este tipo de erros pode acontecer.

Por norma geral, como a Bond Girl disse, é-lhe atribuído um dia de faturação "limite", e funciona tudo nesse dia como o início do novo mês. Pode ser a 5, 13 ou a 30 de cada mês. O que acontece é que se nessa rotina for detectada uma lacuna no pagamento, os serviços são cortados automaticamente, sem qualquer mão humana pelo meio. Umas justas, outras injustas.

Compreendo que muitos clientes fiquem incomodados com este tipo de situações, mas é preciso saber pesar cada caso e colocá-lo na perspectiva de empresas como a NOS, que mexem diariamente com milhares de clientes mais e/ou menos honestos. E todos têm de ser tratados com respeito, mas com normas restritivas para todos de forma igual. Quem é honesto acaba por ficar a perder, obviamente.


Com isto, quero dizer que: Não sou ninguém para defender a NOS, mas até ao dia de hoje não tenho qualquer tipo de reclamação quanto à postura da empresa no que diz respeito a faturação e direitos do consumidor. Já recebi 3 faturas duplicadas, já recebi contas de 500€, já recebi faturas que não são minhas. São coisas que acontecem a todos, e basta manter a calma e explicar detalhadamente cada caso aos funcionários da NOS. Ninguém vai roubar ninguém. Por vezes a solução não é a mais conveniente, tendo os clientes de entrar com dinheiro "à frente" como foi o seu caso, mas acabou por ser justo e ficou tudo resolvido. E melhor, sempre souberam reconhecer o erro e pedir desculpa, isso para mim basta-me.

O que é preciso é calma, estas coisas acontecem e cá estamos todos para tentar ajudar da melhor forma que sabemos!

Quando a situação ficar resolvida, conta-nos como foi :)
Reputação 2
Olá Martinho espero que tudo bem, por aqui também.
Eu não tenho tido qualquer tipo de reclamação em relação há NOS e seus serviços exceptuando esta situação. A conclusão de todo este processo acabou em bem, foi considerada a reclamação, embora a minha tentativa tenha sido frustrada depois de quase uma hora de diálogo com os departamentos técnico e de facturação.
Apresentei o caso há Deco e a Deco fez chegar logo de imediato há NOS a minha exposição, e logo de imediato também a NOS Porto entra em contacto comigo a dizer que a situação estava reposta e que me iriam fazer um crédito de 7€ e alguns cêntimos na próxima factura; a de Junho de 2017 porque a de Maio já tinha saído, pêlo tempo em que os serviços estiveram inacessíveis
Estou grato péla a atenção da NOS e o pedido de desculpa, ter sido considerado o problema e o solucionado, e há Deco péla ajuda e sua rápida intervenção em relação a este assunto.

Comentário