Header
Respondido

Excesso de potencia no sinal


Boa noite, coloquei uma televisão para arranjar, e depois do reparo não dura mais do que 2 horas, segundo a reparadora a placa de energia danifica-se.

Como ocorreu o mesmo já 2 vezes questionei o motivo e avançaram com a possibilidade de ser excesso de sinal. Não daria muito crédito a esta explicação, caso a empresa não tivesse acertado na minha fornecedora de serviço... a NOS.

Aguardo a opinião de entendidos e pessoas a quem algo parecido possa ter acontecido.

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 30 October 2019, 13:22

Ver pergunta inicial

7 Comentários

Talvez seja apenas desconhecimento dos termos técnicos adequados, mas "placa de energia" não combina com "excesso de sinal" enquanto causa e efeito.

O televisao tinha uma box ligada na porta HDMI?

Talvez seja apenas desconhecimento dos termos técnicos adequados, mas "placa de energia" não combina com "excesso de sinal" enquanto causa e efeito.

O televisao tinha uma box ligada na porta HDMI?

Bom dia obrigado pela resposta.

Realmente esta não é a minha àrea, e como disse só dei alguma credibilidade por terem “ acertado” que sou NOS. A TV estava a ser utilizada sem box, ou seja estava a ser usado um cabo normal (julgo que será coaxial o termo correto).

No registo da reparação é mencionado MAINBOARD

Pressupondo ser um serviço com suporte HFC, é possivel que o cabo coaxial que chega a casa esteja sob influência de sinais ou tensões estranhas ao serviço. Também pode acontecer na instalação particular (no interior de casa) embora seja mais comum acontecer no exterior. Nos cabos de cobre podem ser induzidas tensoes a partir de fontes de grandes potencias como por exemplo quando ocorrem relâmpagos ou cabos de alta tensao próximos. 

A rede de distribuição dos operadores deve estar protegida contra este tipo de situaçoes. A distribuição com cablagem por via aérea em zonas rurais está mais sugeita do que as distribuições em condutas subterrâneas.

Assegure-se nao ser uma anomalia da instalaçao individual e comunique as situaçoes ocorridas com o televiror, para que o operador, no mínimo, verifique e assegure que pode continuar a usar o serviço sem risco de voltar a acontecer uma terceira vez.

 

Pressupondo ser um serviço com suporte HFC, é possivel que o cabo coaxial que chega a casa esteja sob influência de sinais ou tensões estranhas ao serviço. Também pode acontecer na instalação particular (no interior de casa) embora seja mais comum acontecer no exterior. Nos cabos de cobre podem ser induzidas tensoes a partir de fontes de grandes potencias como por exemplo quando ocorrem relâmpagos ou cabos de alta tensao próximos. 

A rede de distribuição dos operadores deve estar protegida contra este tipo de situaçoes. A distribuição com cablagem por via aérea em zonas rurais está mais sugeita do que as distribuições em condutas subterrâneas.

Assegure-se nao ser uma anomalia da instalaçao individual e comunique as situaçoes ocorridas com o televiror, para que o operador, no mínimo, verifique e assegure que pode continuar a usar o serviço sem risco de voltar a acontecer uma terceira vez.

Obrigado pelo tempo dispendido! atentciosamente Ricardo Amaral

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RICARDOAMARAL,

Para podermos analisar a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite, coloquei uma televisão para arranjar, e depois do reparo não dura mais do que 2 horas, segundo a reparadora a placa de energia danifica-se.

Como ocorreu o mesmo já 2 vezes questionei o motivo e avançaram com a possibilidade de ser excesso de sinal. Não daria muito crédito a esta explicação, caso a empresa não tivesse acertado na minha fornecedora de serviço... a NOS.

Aguardo a opinião de entendidos e pessoas a quem algo parecido possa ter acontecido.

 

A sua zona não tem picos de energia? Eu não costumo ter, ainda assim uso um “estabilizador” de corrente no equipamento da SALA.

De qualquer forma, os equipamentos eléctricos estão preparados para bastante tolerância a nível de alimentação eléctrica, o que não podem ter é protecção se essa sobretensão entrar pelo cabo de SINAL (responsabilidade da NOS, nesse caso!)

Caro @marcolopes , obrigado pela resposta.

Efectivamente nesse ponto também eu tenho uma UPS com estabilização de corrente na minha TV e computador (fixo) da sala. Ainda assim não a ouvi trabalhar até ao dia de hoje senão quando preciso de deitar o quadro geral abaixo.

Contudo não me parece normal que uma mainboard substituída dure apenas umas horas. Estou na casa desde março e não tive problemas até setembro.

 

Atentamente Ricardo Amaral

Comentário