Header
Respondido

Dúvidas canais RF


Tenho estado a ler que o sinal de TV é injectado na instalação que já temos.

Agora a minha questão é "como é feita essa injecção"?

Como vivo ao pé da fronteira, tenho TDT Espanhola, sendo que além de ver os canais espanhóis nacionais e regionais, também vejo os locais aqui da minha zona.

A instalação começa com uma antena DAT Boss e depois um amplificador para melhorar o sinal, sendo posteriormente disrtibuído pelas diversas divisões.

Sendo assim, e com amplificador pelo meio, de que forma o sinal irá ser injectado na rede coaxial?

Também questiono, porque como a rede já é velha e tem cabos velhos, irei fazer uma nova instalação antes de virem cá colocar a fibra, sendo que ao instalá-la, gostaria de deixar já tudo preparado e devidamente adequado para quando cá viessem fazer a instalação.

Obrigado desde já.
icon

Melhor resposta por dxnog 2 April 2019, 17:58

Ver pergunta inicial

7 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Caso tenhas fibra não é preciso antena, o sinal vem pelo próprio cabo.
Antena para a TDT espanhola...
Reputação 2
Antena para a TDT espanhola...

Boa tarde MikeA,
Eu também resido perto de zona Espanhola e, mesmo não tendo a antena Espanhola, sei que há vizinhos que se queixam que os canais fazem interferência.
Em relação à tua primeira questão, deves ter uma caixa de derivação de cabos coaxial em casa, certo? Nessa caixa, há um Input (cabo que vem do exterior) e vários output's, normalmente com splitters para sair um para cada divisão da casa. O cabo coaxial que vai sair do router, terá que ir a essa caixa como input. O problema é que vais ter dois input's e terás que por um splitter. Aqui é que poderás ter problemas com as duas frequências. Porque são ambas digitais, da NOS e da TDT Espanhola.
E sim, aconselho vivamente a mudar a cabelagem toda, uma vez que referes que é antiga e tens possibilidade de o fazer.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
Olá.

Obrigado pela resposta.

A intenção é mudar já para cabos novos e fazer outra ligação (externamente).

A velha foi feita (internamente) com a construção da casa que já tem quase 30 anos.

As frequências, caso sejam estas anunciadas no pdf do "plano de frequências digitais", elas são distintas às da TDT espanhola.

Aliás, foi essa uma das razões que me levou a considerar escolher a NOS, visto que também tenho oferta de outros operadores.

Por acaso não tinha pensado nisso dos dois inputs, mas suponho que um misturador seja suficiente.

A NOS, segundo essa lista, utiliza as frequências 296MHz-466MHz.

Em caso de não conseguir misturar a TDT com a NOS na mesma instalação, como último recurso, sempre haveria a solução de utilizar a instalação nova para a TDT e a velha para a NOS, de maneira independente.

Agora o ideal, seria ter tudo no mesmo "cabo".
Reputação 2
MikeA,
As frequências que referes são as analógicas, as digitais são outras.
Pois...o ideal seria tudo no mesmo cabo.

Sempre podes experimentar, o pior que te pode acontecer, dependendo do local da tal caixa de derivação, é ter que mudar de input quando quiseres mudar da NOS para a TDT, mas será que isso é funcional?

Aqui tens as frequências de canais digitais
http://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Documents/canais-sem-box.pdf

Cumprimentos
Sim, o pdf a que eu me referia era a esse mesmo.
Reputação 7
Crachá +4
Acho que deve ser feita uma instalação em separado com cabos diferentes.
Ter os dois sistemas no mesmo cabo, vai causar interferências na receção dos canais de ambos.

Comentário