Header
Respondido

Box UMA "Bloqueia"


Bom dia. A box associada ao meu serviço (UMA) tem tido um desempenho instável, uma vez que, desde o dia da instalação (18-09-2019), já ´´bloqueou´´ por várias vezes, não aparecendo qualquer imagem na TV. A situação prende-se com o facto da mesma deixar de responder ao comando (embora o led azul da box ´´pisque´´ quando qualquer tecla do comando é premida). Quando isto acontece é necessário desligar a box da tomada e voltar a ligar. Depois de reiniciar a box funciona normalmente. Agradeço ajuda na resolução deste problema. Obrigado. Vítor Santos
icon

Melhor resposta por Tiago C. 1 October 2019, 14:06

Ver pergunta inicial

27 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @VMMS.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Estou exatamente com o mesmo problema, desde o dia em que me instalaram a box Uma, dia 22 de Fevereiro 2020, que todos os dias é necessário retirar o cabo de alimentação, para que a box funcione, e muitas das vezes só à segunda ou terceira vez é que está volta a funcionar. No dia seguinte a mesma situação, já troquei a box, continua tudo na mesma. 

Reputação 7
Crachá +5

Estou exatamente com o mesmo problema, desde o dia em que me instalaram a box Uma, dia 22 de Fevereiro 2020, que todos os dias é necessário retirar o cabo de alimentação, para que a box funcione, e muitas das vezes só à segunda ou terceira vez é que está volta a funcionar. No dia seguinte a mesma situação, já troquei a box, continua tudo na mesma. 

Faça o que o moderador @Tiago C. aconselhou ao outro utilizador, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS a um moderador para que sejam analisados os problemas que reporta.

 

Reputação 7
Crachá +2

O que acontece antes de desligar da corrente?

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Antunes Rui.

O @Jose Rodrigues deu uma boa sugestão.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Boa tarde. 
Desliguei da corrente e voltei a ligar a minha box UMA e, ela está a reiniciar há mais de 15 minutos. Isto é normal?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde. 
Desliguei da corrente e voltei a ligar a minha box UMA e, ela está a reiniciar há mais de 15 minutos. Isto é normal?

Não. Neste momento já está em funcionamento ? Pode ter-se tratado de a box ter estado a atualizar, uma vez que está a ser disponibilizada uma actualização da UMA

Reputação 7
Crachá +6

Olá @MANUEL S. BENTO e @Jose Rodrigues

@MANUEL S. BENTO, a dificuldade que nos identificou ainda se mantém? 

Olá @MANUEL S. BENTO e @Jose Rodrigues

@MANUEL S. BENTO, a dificuldade que nos identificou ainda se mantém? 

Boa noite. 

Não, já está tudo normalizado.

Boa noite, eu também estou com um problema igual. Recebi ontem a box e bloqueia sendo que na minha televisão aparece a indicação de sem sinal. De cada vez que isso acontece tenho de desligar o cabo de corrente da box e voltar a ligar para funcionar. Isto acontece cada vez que desligo a televisão  de apesar da luz azul estar ligada e usando o comando a luz pisca mas a imagem não aparece. Qual poderá ser o problema?

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, eu também estou com um problema igual. Recebi ontem a box e bloqueia sendo que na minha televisão aparece a indicação de sem sinal. De cada vez que isso acontece tenho de desligar o cabo de corrente da box e voltar a ligar para funcionar. Isto acontece cada vez que desligo a televisão  de apesar da luz azul estar ligada e usando o comando a luz pisca mas a imagem não aparece. Qual poderá ser o problema?

Desligue e volte a ligar o cabo HDMI para experimentar não garanto que resolva, se se mantiver o problema ligue o 16990 apoio tecnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS e exponha o problema a um técnico. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Cristina Cunha e @Jose Rodrigues

@Cristina Cunha, quando verifica as ligações retira o cabo de sinal (branco)?
Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Reputação 5
Crachá

As minhas box UMA começaram a exibir este mesmo comportamento de ficarem bloqueadas, nas últimas semanas bloquearam as 2, em alturas diferentes, não emitindo qualquer sinal para a TV.

 

Para que não questionem/respondam como já foi mencionado atrás deixo os seguintes esclarecimentos.

  • não é problema de cabo HDMI pois testei mais do que um.
  • nem de portas HDMI pois também testei em mais de 1 porta,
  • a situação aconteceu em mais do que uma televisão de marcas diferentes.
  • os sinais das boxes estão normais (após o reiniciar da box, com valores de SNR na ordem dos 39 e potência de sinal entre os 7-10dBmv)

 

Tendo o serviço há relativamente pouco tempo, pois vim de um serviço IRIS, não estava à espera de ter equipamentos a bloquearem ao fim de 4 meses após a instalação.

Ter de reiniciar a box e esperar por vários minutos é algo que derrota completamente o objectivo de deixar as boxes em standby.


Pelos sintomas que as boxes apresentam só posso presumir tratar-se de algum bug de software pelo que gostaria de saber se já existe algum report do mesmo e em caso afirmativo se a solução estará para breve.

Reputação 7
Crachá +5

@Ricardo Card Bom dia, Reiniciar a box desligando diretamente da corrente é fundamental para resolver vários problemas. Já fez uma reposição do parametros originais ?

 

Reputação 5
Crachá

@Jose Rodrigues reiniciar a box desligando-a da corrente é fundamental quando o software está mal elaborado ou tem bugs, pois existem diversos equipamentos informáticos que aguentam meses e até anos seguidos ligados sem bloquearem, basta para isso terem rotinas de manutenção incorporadas na sua programação, o que claramente não é o caso.

Quanto a repor os parâmetros originais será complicado pois ambas as boxes se encontram com esses parâmetros activos, sendo a única excepção a criação das contas de utilizador.

Como mencionei no post anterior o sintoma que descrevi é de uma mais que provável falha a nível de software que num determinado momento está a entrar em ciclo e a bloquear a box, daí que reiniciar a box retirando-lhe a alimentação seja fundamental como diz mas que não deverá, em momento algum, ser regra para um equipamento tão recente.

Reputação 7
Crachá +5

@Ricardo Card Verifique se a box tem a ultima atualização  https://forum.nos.pt/novidades-16/nova-atualizacao-uma-marco-2020-16178/index3.html#post99056

Reputação 5
Crachá

@Jose Rodrigues Actualmente estão na versão 3-2-1030, pelo que me é dado a perceber estarão actualizadas. Por falta de noção da altura em que a box foi actualizada é que a minha questão foi aqui colocada pois uma instabilidade nestes parâmetros e não existente desde o início do serviço só me pode levar a pensar que algo correu mal com o software na última actualização.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Ricardo Card.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 4

Pois, pelo que vejo isto só pode ser um problema das boxes, seja software ou hardware!

O meu caso é exactamente igual aos já relatados anteriormente: vim do serviço Iris para a UMA à espera de não ter problemas com a box, como me acontecia com a box Iris que estava sempre a bloquear, principalmente com as gravações.

Agora com a UMA é exactamente igual, ou pior!

Encrava nos piores momentos, seja em uso das gravações, seja após um certo tempo ligada em permanência, mesmo que tenha estado em stand-by!

Não se compreende como possam dizer que este serviço é tão bom, com tantos problemas!

 

E como alguém também referiu ao passar por canais fora do pacote encrava por muito tempo, demasiado para quem está a tentar fazer um simples zapping de canais!

E ter o PIP era fundamental!

Basta olharem em volta para verem o que a concorrência anda a fazer tanto ao nível das boxes como das Apps.

Não se entende porque nesta nova versão da App Comando deixou de existir o botão ON/OFF, que seria básico existir! Pois, assim não é um verdadeiro substituto do comando sendo necessário recorrer ao comando real para ligar o aparelho.

Também seria útil fazer como no comando da Iris, permitir usar apenas o comando da Box para comandar simultaneamente a TV.

Mas, isso já são outras águas, porque este comando da UMA actual não tem infravermelhos e funciona apenas por Bluetooth (embora no meu caso até servisse porque a minha TV tem AndroidTV e uma App de comando remoto que faz tudo igual ao comando por infravermelhos).

Desde que me instalaram a box UMA é raro o dia que a mesma não bloqueia ou não tenha que repor parâmetros da mesma ou desligar da tomada.

É inconcebível ter uma box que está sempre a dar problema. Ora não liga, ora não tem guia, não actualiza, entre outros problemas. A box mais básica não dava tantos problemas e além disso permitia ligar o sistema de som à mesma.

Pretendo enviar email para apoio ao cliente para reportar a situação e nem isso é fácil de encontrar no v/ site ou APP. 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

@Ângela Loureiro Boa tarde, remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à  moderação do Fórum @Mário P. ou @Ana P. com.a reclamação que pretende fazer relativamente ao comportamentos das box’s UMA. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ângela Loureiro e @Jose Rodrigues:slight_smile:

 

@Ângela Loureiro, queremos ajudá-la. Deste modo, pedimos que nos diga se nota algum padrão de acontecimento e, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte, conforme sugerido pelo @Jose Rodrigues, por favor. 

Ficamos a aguardar. 

Muito obrigado

Eu bem tento enviar email mas onde está o endereço ou formulário? É impossível de encontrar no vosso site ou APP.

Reputação 7
Crachá +2

Eu bem tento enviar email mas onde está o endereço ou formulário? É impossível de encontrar no vosso site ou APP.


Não há. Ligue 16990 e é marcado técnico.

Reputação 7
Crachá +5

Eu bem tento enviar email mas onde está o endereço ou formulário? É impossível de encontrar no vosso site ou APP.

Boa tarde, para enviar uma mensagem privada a um moderador, deve carregar na foto de um dos moderadores e selecionar a opção “Enviar Mensagem” . Se insiste em enviar um formulário de email, deve entrar na sua Área de Cliente e no separador  Contacte-nos escolha a opção que mais se coaduna com o que pretende reclamar. Ainda na Área de Cliente pode optar por enviar um PEDIDO. 

 

Comentário