Header

Wifi lenta - Saiba mais


Reputação 1
Olá,

Estou a iniciar esta discussão para poder esclarecer a minha frustração que tenho tido com a minha Wifi nos últimos meses. Tenho certeza que, pelo menos, 90% dos utilizadores da NOS sofrem com este problema, mas foram convencidos pela equipa de suporte da NOS que o problema é um "non-issue", fazendo-nos acreditar que o motivo da lentidão da Wifi em nossa casa é simplesmente pelas seguintes razões:

- O modem/router está muito longe do device conectado.
- O device conectado tem limitações de velocidade da net.
- Há muitos devices conectados ao router/modem
entre outros

Acredite, a maioria das pessoas que ligaram para a NOS com problemas de conexão lenta com a internet sem fios é simplesmente pelo fato que o modem que a NOS oferece para os seus clientes tem um range ridiculamente baixo, e não só. Eu tenho um pacote de net de 120mb download e 8 de upload. Sim, eu sei que não é possível chegar nessas velocidades a usar a net Wifi, mas pelo menos 35% dessa velocidade deveria ser facilmente possível de ser atingida.
Atualmente, se eu colocar o meu iPhone 6 ou Macbook Pro (mid 2015) ao lado do modem, consigo em volta velocidades entre 50 e 70 mb/segundos. Entretanto, se eu der entre 5 a 7 passos para longe do modem, a velocidade da net cai drasticamente para 3mb/s e 5mb/s.

Da última vez que liguei para a NOS a reclamar dessa situação, mudaram-me o canal do router e a net não voltou a ter graves problemas de lentidão por alguns dias, mas após 3-4 dias, o problema voltou a acontecer muito "visivelmente".

Por isso, venho, através deste tópico, pedir sugestões/ajuda para meus caros colegas e/ou de algum funcionário da NOS para que resolva este problema de uma vez por todas. Não quero ter que comprar um router em outra loja para poder usufruir do produto/serviço de qualidade pelo qual me foi "vendido" e que pago todos os meses sem qualquer atraso/lentidão.

Você atualmente sofre com problemas de lentidão com a Wifi de sua casa?


59 Comentários

Reputação 6
Crachá

Olá, o seu Router é um 3.0 (hub), portanto?

@mc.lourenco Boa noite, a rede WiFi não é garantida pela Operadora, há vários fatores que podem influenciar que o sinal  seja deficiente, reiniciar o router com alguma assiduidade pode ajudar, veja os conselhos dados neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618 se nada resultar, ligue 16990 apoio tecnico chamada gratuita da rede NOS para que um técnico possa proceder a alguns despistes ao router. Ou,  em alternativa, envie por MENSAGEM PRIVADA o seu numero de cliente NOS ou NIF à moderação do Fórum para que possam dar a sua ajuda, envie os seus dados para aqui: @Fórum 

 

Isso era, se o meu router suportasse 5GHz

 

cmpts

Bem-vindo ao Fórum NOS @mc.lourenco

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga qual o Router que tem, por favor. 

Obrigado

Boa tarde,

CVE30360_V3_ZON_SIP

 

cmpts

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @mc.lourenco

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga qual o Router que tem, por favor. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

@mc.lourenco Boa noite, a rede WiFi não é garantida pela Operadora, há vários fatores que podem influenciar que o sinal  seja deficiente, reiniciar o router com alguma assiduidade pode ajudar, veja os conselhos dados neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618 se nada resultar, ligue 16990 apoio tecnico chamada gratuita da rede NOS para que um técnico possa proceder a alguns despistes ao router. Ou,  em alternativa, envie por MENSAGEM PRIVADA o seu numero de cliente NOS ou NIF à moderação do Fórum para que possam dar a sua ajuda, envie os seus dados para aqui: @Fórum 

Boa noite,

Sofro do mesmo problema.

Em agosto (após alguns meses de trer acabado a fidelização)  fiz um upgrade ao meu pacote para os 200megas e de facto com o cabo nota-se bem a diferença, mas o wi-fi se não ficou pior, melhor não ficou! Volta e meia toda a gente fica sem wi-fi, etc. Pois, com os dados nos telemoveis, quase nem se dá por isso...

Não consigo perceber, como andam a oferecer routers de nova geração a novos clientes, e os clientes de há mais de 20 anos só se lembram deles quando está perto de terminar a fidelização!

Eu pago todos os meses perto de 100€!

Sim, eu sei que de agosto até agora, já passou algum tempo, mas como até não sou de reclamar… Mas hoje decidi fazê-lo.

Cmpts

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Alberto Monteiro

Lamentamos a situação que nos descreve. 

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, por favor. 

Obrigado

Bom dia,

Também estou a passar por esta desagradável experiência, de não ter o WiFi com a mesma potência que tinha há alguns meses atrás.

Já foi mudado o canal remotamente pelos técnicos da NOS, mas é uma questão de dias. 

A “desculpa” de quem nos atende, é que agora posso ter mais equipamentos a utilizar o sinal e a solução que me deram era adquirir um “power Wi-Fi”, com um custo adicional de 3 € por mês. Claro ! Eu não acredito em coincidências, mas este produto veio mesmo na altura certa, quando muitos clientes da NOS  estão com o mesmo problema. 

Como tenho fidelização por mais 20 meses, claro que pouco ou nada posso fazer, mas acreditem...que quando acabar a fidelização, não me venham com chamadas minuto a minuto a oferecer produtos ou equipamentos por ser um cliente Xpto, porque se calhar na altura é tarde.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jurga

Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Reputação 2

Olá @Jurga e @Michel Oliveria

Lamentamos o que nos contam e os transtornos causados. :sweat:
A aquisição de um Router diferente daquele que tem actualmente, está sujeito a condições contratuais. Deste modo, podemos endereçar os vossos pedidos para que seja contactada e informada das mesmas. 

Ficamos a aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Por mim até pode ser... ainda estou próximo do início do contrato!

Por outro lado, faz dois dias que não tenho NET ou TV em casa... Estão a resolver o problema. Já começo a pensar em retirar-me.

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

@Michel Oliveria

Para que nos seja possível ajudar da melhor forma, pedimos que nos envie uma mensagem com os seus dados. :blush:

Obrigada 

Reputação 1

Olá @Jurga e @Michel Oliveria

Lamentamos o que nos contam e os transtornos causados. :sweat:
A aquisição de um Router diferente daquele que tem actualmente, está sujeito a condições contratuais. Deste modo, podemos endereçar os vossos pedidos para que seja contactada e informada das mesmas. 

Ficamos a aguardar o vosso feedback. 

Obrigada


Se for para renovar por +2 anos fidelização, não quero NÃO!!!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jurga e @Michel Oliveria

Lamentamos o que nos contam e os transtornos causados. :sweat:
A aquisição de um Router diferente daquele que tem actualmente, está sujeito a condições contratuais. Deste modo, podemos endereçar os vossos pedidos para que seja contactada e informada das mesmas. 

Ficamos a aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Reputação 1

Boas!

Sinto-me mal servido de WiFi. Distando alguns metros do router e a queda é brusca. Além do mais tenho alguns cortes no fornecimento de dados.

Numa visita de uma equipa para realização de manutenção correctiva, simplesmente me disseram que por poucos meses (quiçá semanas) não tive sorte... Teria feito contato algumas semanas mais tarde e teria o router 5.0 em vez do 4.0 (foi, pelo menos, assim que identificaram os dispositivos). Segundo eles o 5.0 tem um alcance bastante melhor e melhor estabilidade.

Já agora pergunto: é possível uma substituição de equipamento?

 

Com os melhores cumprimentos,

JM Vale


Aqui em casa foi o mesmo cenário.
Se conseguir trocar o router, me conta como fez a magia :-) .

Reputação 2

Boas!

Sinto-me mal servido de WiFi. Distando alguns metros do router e a queda é brusca. Além do mais tenho alguns cortes no fornecimento de dados.

Numa visita de uma equipa para realização de manutenção correctiva, simplesmente me disseram que por poucos meses (quiçá semanas) não tive sorte... Teria feito contato algumas semanas mais tarde e teria o router 5.0 em vez do 4.0 (foi, pelo menos, assim que identificaram os dispositivos). Segundo eles o 5.0 tem um alcance bastante melhor e melhor estabilidade.

Já agora pergunto: é possível uma substituição de equipamento?

 

Com os melhores cumprimentos,

JM Vale

O melhor de tudo é que (antes da pandemia) telefonaram da NOS a perguntar se eu estava satisfeito; respondi que a internet wifi era má, que eu verdadeiramente não queria saber da TV -- que me arranjassem um pacote mais barato, com menos TV, e net ao nível contratado; acto contínuo, tentaram vender - não melhor internet mais barata - mas mais canais de TV; e informaram que o meu router era antigo, mas sem qualquer oferta de subsitituição por um aparelho decente; eu respondi que eu ainda poderia considerar o serviço proposto, mas que enviassem os papéis por correio electrónico para eu ler e enviar assinados; recusaram-se - era daquelas campanhas em que uma pessoa tem de de dizer que “sim” antes de poder ler o contrato -- a condição sine qua non era mesmo que o cliente não lesse o contrato! Estamos nas mãos de incompetentes e intrujões.

Reputação 1

Boa tarde,

a minha internet wireless tem oscilações de velocidade constantemente desde o dia do inicio do meu contrato com a NOS em março de 2018.

Depois de dezenas de ligações ao longo de vários meses para a linha de apoio técnico da NOS, vários supostas alterações "técnicas" que repunham a velocidade da internet por um par de dias, e até à visita de um técnico da NOS e consequente troca de router, eis que no dia 21 de Dezembro de 2018 às 15h48 falo ao telefone com uma operadora que me diz que esta oscilação se deve a um problema de distribuição de rede na zona onde vivo, Lisboa - Campo de Ourique, que a NOS tem conhecimento desta situação, que existem vários outros casos como o meu nesta zona, mas que não teem previsão de resolução para o problema.

Visto que é um problema com quase um ano e ainda não existir previsão de concerto, calculo que nada estão a fazer para o resolver.

O que devo fazer nesta situação?

Visto ser um problema de zona, se mudar de operadora terei os mesmos problemas?

Consigo cancelar e pedir reembolso pelos meses de mau fornecimento de serviços?

att

Olá hen. Algum desenvolvimento neste assunto? Também estou em Campo de Ourique, e a minha net sempre esteve horrível (antes da pandemia, apesar de configurações de canais, etc). O problema não é de certeza dos meus aparelhos pessoais porque aguentam perfeitamente com velocidades razoáveis, isto é bairro, ou predial, ou do router. Seja como for, pago por performance, ou que me digam que não dá, e estou farto que só me digam para ligar e desligar o router. 120Mbps contratados, médias 10Mbps, pico quanto muito 20Mbps… já basta. Obrigado, abraço.


Estou nessa mesma situação:

estou farto que só me digam para ligar e desligar o router. 120Mbps contratados, médias 10Mbps, pico quanto muito 20Mbps… já basta

 

Lamentável essa limitação na qualidade do wifi deste router.

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Antonio Costa Amaral

Vamos ajudá-lo! As dificuldades que identifica nas velocidades são através de acesso por cabo de rede ou Wi-fi? 
Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Boa tarde,

a minha internet wireless tem oscilações de velocidade constantemente desde o dia do inicio do meu contrato com a NOS em março de 2018.

Depois de dezenas de ligações ao longo de vários meses para a linha de apoio técnico da NOS, vários supostas alterações "técnicas" que repunham a velocidade da internet por um par de dias, e até à visita de um técnico da NOS e consequente troca de router, eis que no dia 21 de Dezembro de 2018 às 15h48 falo ao telefone com uma operadora que me diz que esta oscilação se deve a um problema de distribuição de rede na zona onde vivo, Lisboa - Campo de Ourique, que a NOS tem conhecimento desta situação, que existem vários outros casos como o meu nesta zona, mas que não teem previsão de resolução para o problema.

Visto que é um problema com quase um ano e ainda não existir previsão de concerto, calculo que nada estão a fazer para o resolver.

O que devo fazer nesta situação?

Visto ser um problema de zona, se mudar de operadora terei os mesmos problemas?

Consigo cancelar e pedir reembolso pelos meses de mau fornecimento de serviços?

att

Olá hen. Algum desenvolvimento neste assunto? Também estou em Campo de Ourique, e a minha net sempre esteve horrível (antes da pandemia, apesar de configurações de canais, etc). O problema não é de certeza dos meus aparelhos pessoais porque aguentam perfeitamente com velocidades razoáveis, isto é bairro, ou predial, ou do router. Seja como for, pago por performance, ou que me digam que não dá, e estou farto que só me digam para ligar e desligar o router. 120Mbps contratados, médias 10Mbps, pico quanto muito 20Mbps… já basta. Obrigado, abraço.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Fernando Matos Ferreira.

Lamentamos a situação que nos conta. :pensive:

Para conseguirmos analisar o assunto, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

@Guimas a pessoa que me atendeu não podia dizer mais… compreendo… mas quando se faz a chamada escolhe-se especificamente apoio/avaria internet… ora se a pessoa que está nesta linha especificamente detalhada para este tipo de problemas não me puder dizer mais do que aquilo… então andamos a brincar com o consumidor mais uma vez… é o mesmo que ir ao talho e a resposta é “pois...mas realmente sobre carne eu não lhe sei dizer mais...”. A NOS simplesmente não se preocupa com o consumidor, apenas lhe dá atenção na altura da fidelização… após isso é tratado como um dado adquirido. Mas creio que foi a última vez que houve uma renovação com eles...tudo tem um limite.

Reputação 7
Crachá +2

A minha experiência com o ROUTER 4 (2 anos) e com o ROUTER 5 (um mês) dizem que para que a LIGAÇÃO WiFi não seja problemática (para não dizer pior) OS CANAIS na configuração WiFi DEVEM ESTAR EM AUTO!!!!!!

 

Quando os canais estão em AUTO, o router faz a gestão automática do melhor canal… SEM isto, irão sofrer na pele o que eu sofri algumas vezes… LENTIDÃO, falhas, e afins…

Reputação 7
Crachá +2

Em testes de wifi e se realmente deu abaixo de 20 é enviado técnico, não percebi o procedimento. Mas se está para ser contactado normalmente acontece em ½ dias. A pessoa que o atendeu, não poderia dizer mt mais, não é do ambito dele.

Boa noite a todos, venho por este meio dizer que a NOS tem o PIOR ATENDIMENTO TELEFÓNICO de todos os operadores. Liguei ontem para a linha de avarias de INTERNET indicando que estava a sentir muita lentidão no sinal wifi do router. Fiz testes de velocidade com o técnico ao telefone e indiquei os resultados. De 200Mb contratados, tinha 35/40Mb. O mesmo informou que ia fazer reboot ao router remotamente. Fez, pediu para testar de novo, mas agora no site da NOS para testes de velocidade. PIOR! Passou de 35/40Mb para 19Mb. Informou que iria abrir caso na linha com mais competências, mas como já eram 21h17 (sim é esta precisão), que só hoje me ligariam. Pedi para ser então no intervalo entre as 19h, porque eu também trabalho, e as 21h17. Como até às 20h30 ainda não tinha sido contactado, voltei a ligar. Atenderam, tentaram mais uma resolução, que não disseram qual, e os resultados foram os mesmos, voltaram a indicar que o horário da chamada era até às 21h17 e para aguardar que me iriam ligar de certeza. Até agora já tinha falado com 2 técnicos, feitos testes com ambos e apresentando os resultados. Aguardei. Às 21h35 ainda ninguém me tinha contactado, voltei a ligar. 3º técnico. Expliquei tudo de novo, este não fez testes, apenas disse "Ah a linha já fechou, agora só amanhã", informei que era falta de respeito e indiquei novamente os resultados que tinha, ao que recebo como resposta "Ah a NOS só garante 10% da velocidade contratada por wifi", além de falta de respeito, matemática também não é o forte deles, pois 10% de 200Mb são 20Mb, a velocidade máxima que a NOS garante por wifi, após eu ter informado que tinha entre 35/40Mb, ao lado do router. Quando o confrontei com isso, claro que não tive resposta. Só me disse que como tinham feito reforço na equipa técnica para seguir o caso, o tema passava para o dia seguinte, espantem-se agora, até às 21h17!! Maravilhoso. Perguntei se amanhã poderia acontecer o mesmo e passar para o dia seguinte e a resposta foi "Sim". O QUE É ISTO? Se acharem que estou a mentir é os solicitar o NIF associado à conta e ouvir a chamada, ficou gravada. Onde também reforço que à terceira falha da parte da NOS, eu teria o direito de cancelar o contrato sem ser prejudicado, a resposta foi apenas "Compreendo". É simplesmente inacreditável como vocês instituição gozam com o consumidor. Se quiserem tenho mais casos de mau serviço comercial da vossa parte, do tipo, esconder valores, durante o contacto, que serão cobrados mais tarde, mas isso fica para outro post! Obrigado e falaremos mais tarde dessa rescisão de contrato.

Reputação 7
Crachá +2
Por cabo também tens velocidades lentas? Tens um tópico que pode ajudar a melhorar o wi-fi, espreita isto.

Comentário