Destaque

Wi-Fi - Dicas & Conselhos


Reputação 7
Crachá +6


Wi-Fi - Dicas & Conselhos

Depois de lhe dizermos o que é o Wi-Fi e de falarmos sobre as normas e bandas queremos dar-lhe algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi. E temos dicas até para os utilizadores mais experientes!

Se se considera um utilizador regular, deixamos oito dicas para melhorar o sinal e a cobertura Wi-Fi.
  • Coloque o router no melhor lugar possível - escolha um sitio alto e sem obstáculos. O ideal é pedir aos técnicos que deixem o equipamento no local mais central da casa e numa posição alta, para garantir a melhor cobertura de sinal. Evite esconder o router atrás de móveis, televisões ou aquários.
  • Há fatores que limitam a cobertura e qualidade do Wi-Fi - telefones sem fios e micro-ondas estão entre os equipamentos que mais causam interferência numa rede Wi-Fi. Paredes grossas, azulejos e espelhos também interferem com o sinal.
  • Aumente a segurança da rede - mantenha a palavra passe que vem configurada, ou altere para uma que cumpra todos os requisitos de segurança, para evitar que outras pessoas utilizem a sua rede. Se alterar o padrão de segurança, escolha a opção WPA2 ou WPA. No endereço MAC da placa de rede, pode também limitar o número de ligações ao router.
  • Verifique os acessos à rede - se muitos dispositivos utilizarem a rede, é possível que um deles consuma grande parte da largura de banda disponível. Torrents, jogos online ou streaming de vídeo estão entre os acessos que consomem grande parte da largura de banda. Para saber quem está ligado à sua rede, pode utilizar o Advanced IP Scanner.
  • Reinicie regularmente o router - tal como o PC, é recomendável reiniciar regularmente o router para que este esteja sempre atualizado e com o melhor desempenho
  • Utilize equipamentos de reforço - para estender o sinal de sua casa, pode utilizar repartidores, extensores ou powerlines que, dependendo do que precisa, vão emitir ou reproduzir o sinal Wi-Fi. A NOS disponibiliza o Wi-Fi Extender. Para saber mais sobre o equipamento, clique aqui.
  • Existem limitações da rede Wi-Fi - sabendo como funciona o Wi-Fi, sabe que há limitações à velocidade de navegação. Se precisar de uma ligação com condições ideais de velocidade, pode ligar o seu equipamento direto ao router por cabo de rede.
  • Mantenha os equipamentos "limpos" - às vezes, a culpa da velocidade lenta não é da rede, mas do dispositivo utilizado. Se utilizar um computador, veja se tem malware, utilizando por exemplo o Malwarebytes. Num telemóvel android, procure por apps que consumam memória RAM.


Se se considera um utilizador experiente, talvez já conheça estas dicas. Mas como o conhecimento nunca é demais, leia as nossas sugestões.
  • Procure um canal de transmissão livre - utilize um programa como o Wi-Fi Analyser para analisar o sinal de Wi-Fi e perceber quais os canais livres, podendo depois configurar no router a utilização dessa frequência. Contudo se reiniciar regularmente o router, este fará automaticamente esta pesquisa.
  • Configure as bandas do router - se tiver um equipamento que emita nas duas frequências (2.4GHz e 5GHz), mude o nome das redes para saber sempre a qual se está a ligar. Assim, se estiver perto ligue-se à rede de 5Ghz, estando mais longe, escolha a rede 2.4GHz.
  • Não utilize truques caseiros - alguns tutoriais sugerem que utilize formas de bolos ou latas de batatas fritas para aumentar o sinal de rede. São soluções que não são eficientes.
  • Torne o browser mais leve - é normal que ao longo do tempo adicione extensões ao seu browser. Contudo, a certa altura estas ferramentas serão o problema e não uma solução. Veja regularmente se ainda utiliza os add-ons e remova o que não utiliza.

O que achou dos nossos artigos? Partilhe as suas dicas e conselhos com a comunidade! 🆒

43 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Ele têm um tópico com dicas sobre o wifi, vê isto. Se não resultar, também podes optar pelo extender deles, espreita isto.
Bom dia mudei para UMA com promessa de melhoria serviço do no entanto desde então que estou constantemente sem wifi no meu movel já liguei duas vezes gastando dinheiro, no momento fica resolvido passado dois dias volta a não dar sendo assim quero cancelar serviço.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @catea aguiar.

Já experimentou seguir os despistes que sugerimos neste tópico?
A minha internet através da WiFi está muito lenta, não chega a 5 metros, e falha logo
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde, provavelmente está numa zona saturada, é possível que tenha necessidade de instalar um aparelho para reforçar o sinal, há vários modelos, deve ligar o 16990 assistência técnica, tecla 3 chamada gratuita da rede NOS e um técnico procederá a despistes e aconselhará a melhor alternativa.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Fernando Costa40.

Já experimentou as sugestões que damos neste tópico? A dificuldade mantem-se?
Boa noite não sei se alguém me sabe ajudar, eu tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb é normal haver uma diferença assim tão grande desde já o meu obrigado a tds
O meu hi-fi extender da nos, deixou de funcionar, tem as luzes todas a piscar...como posso configurar, uma vez que não deixam de piscar?
Agradeco ajuda.

Obrigado
Reputação 7
Crachá +4
Bem-vindo ao Fórum NOS @Vitor Marcelino 🙂

Para o podermos ajudar pedimos, por favor, que ligue o seu PC, tablet ou smartphone à rede Wi-Fi do extender, e escolha a sua rede emitida pelo nosso Router.

Em alternativa pode também utilizar o botão “Emparelhar Wi-Fi” (WPS), na base do extender.
Reputação 7
Crachá +2

Já agora, pode ser que no futuro todos os equipamentos possam ser actualizados com um novo firmware que suporte este tipo de solução: https://olhardigital.com.br/noticia/novo-software-promete-estender-sinal-wi-fi-em-mais-de-60-metros/92015

Eu fico sem internet várias vezes e então a noite ui …. volta MEO tas perdoada se fosse hoje jamais trocava ‘

 pago 100 e só tenho isto

para não dizer que só apanho rede wireless em alguns sítios da casa 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @maiamelo

Vamos ajudá-la! Qual é o seu Router? Ficamos aguardar o seu feedback. :blush:  

Obrigada

Fico a espera do técnico porque sempre que ligo eles modificam tudo…

infelizmente volta MEO tas perdoada

que vergonha de serviço

Reputação 7
Crachá +6

@maiamelo

Então já tem uma intervenção técnica agendada connosco? Para que nos seja possível verificar melhor a situação, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

sim está agendada  para segunda 

mas estamos na luta estou a cinco metros do Reuters e tenho de utilizar a internet móvel 

tristeza de serviço e vergonha 

só me apetece desistir da n☹️☹️☹️☹️

Estava a ver o raminhos no Instagram desisti porque ficava constantemente sem internet

so me apetece partir equipamento todo

so merda e ando eu a pagar para ser mal servido

Reputação 7
Crachá +6

Olá @maiamelo

Lamentamos o transtorno causado:disappointed_relieved:
Pedimos que aguarde pela intervenção técnica para que a possamos ajudar da melhor forma. 

Obrigada 

sim está agendada  para segunda 

mas estamos na luta estou a cinco metros do Reuters e tenho de utilizar a internet móvel 

tristeza de serviço e vergonha 

só me apetece desistir da n☹️☹️☹️☹️


Então??? Resolveram o problema?

 

Boa noite não sei se alguém me sabe ajudar, eu tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb é normal haver uma diferença assim tão grande desde já o meu obrigado a tds


Estou na mesma situação
tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb

Comentário