Header

Velocidade DNS


Reputação 3
Crachá
Olá a todos.

Tenho um equipamento da SAMKnows (www.samknows.com) ligado no router a monitorizar a ligação.
Já antes tinha com o antigo ISP (MEO ADSL).

Hoje tenho contratados os 200/20 e comparando com as medições antigas do ADSL da MEO noto que as variações entre medições são muito maiores na NOS que na MEO.
Enquanto na MEO coisa andava ali consistentemente perto do máximo, na NOS tenho variações muito grandes.
É certo que o mínimo que tive de download até agora, foi de 74,58Mps, muito superiore ao minimo de 12,14Mbps da MEO mas a variação... Acho que devia ser mais consistente.

Outra coisa que noto é a velocidade do DNS!
A velocidade do DNS do MEO é muito melhor que o da NOS, tendo em conta que nos dois casos o router é usado como servidor DNS local chego à conclusão que o router da MEO bate aos pontos o router da NOS.
Enquanto que na MEO e para o pior caso consegui 42,48ms de tempo de resposta, na NOS o melhor tempo de resposta do DNS foi de 46,41ms! Só atingindo uma vez desde que tenho NOS que agora está estabilizado entre os 60ms e os 70ms.
Tal é a diferença que decidi transformar o meu Pi em servidor DNS para ver se as coisas melhoravam!

Mais alguém tem dados para comparar?

Obrigado.


10 Comentários

Reputação 5
Crachá +1
Olá João!

Não sei se sabes, mas podes ligar-te a DNS especificos para melhores velocidades.
Para jogar PS com menos ping possível eu faço uma análise de DNS de rede e escolho os dois melhores, aplico-os como primário e secundário e navego a velocidades BEM MELHORES e desentupidas.

Consegues verificar isso sacando este programa.
Outra coisa que podes tentar é reduzir o teu Packet Loss a partir da janela de comandos do Windows. Basta procurares no Google por "DMZ Value" ou algo assim que encontras.

PS - Outros que te podes ligar são aos da Google. Pessoalmente não obtive melhores resultados, mas há quem diga que a net melhorou 500%. Penso que um é 8.8.8.8 e outro 6.6.6.6. Mas basta procurares por "DNS Google" que encontras vários tutoriais atualizados :)

Espero ter ajudado,
Qualquer dúvida não hesites!
Reputação 3
Crachá
Obrigado Martinho.

Trabalho em TI e posso dizer que sei mudar o servidor de DNS sem problemas. :)
Também conheço e uso esse programa de benchmark de DNS.
Desde que descobri que o router da NOS é mais fraquito para DNS, uso um servidor local como forwarder para os servidores do OPENDNS e deixo as máquinas fazerem os pedidos ao servidor local.
O OPENDNS para mim tem uma vantagem em relação à Google, consigo bloquear o acesso a domínios de uma forma simples.

Pessoalmente e em oposição à mudança do DNS de uma máquina local directamente para um servidor externo, prefiro fazê-lo mudando o DNS da máquina local para um servidor/router local que faça cache dos pedidos e que nos pedidos seguintes vai aumentar a velocidade de resposta em relação a um servidor externo à LAN.

O servidores da Google são o 8.8.8.8 e o 8.8.4.4 e nem precisas de configurar o secundário na máquina porque muito raramente o primeiro vai abaixo. :)

Penso é que a NOS podia actualizar o router actual à semelhança dos outros ISP's porque além de jogos que não é muito a minha praia, a velocidade dos pedidos DNS também influi na vulgar e prosaica navegação em sites web.
Basta ver as diferenças de velocidade de carregamento de sites que tenho desde que mudei de ADSL para fibra/coaxial que antes era "mais rápida".



Junto o gráfico.
Reputação 5
Crachá +1


Penso é que a NOS podia actualizar o router actual à semelhança dos outros ISP's porque além de jogos que não é muito a minha praia, a velocidade dos pedidos DNS também influi na vulgar e prosaica navegação em sites web.

Junto o gráfico.

Sendo assim já não te sei ajudar... Eu uso o B310 da NOS e estou satisfeito ;)
Boa sorte com isso. Qualquer coisa, liga ao Suporte Técnico da NOS. Pode ser que te ajudem.
Reputação 5
Crachá +1
O mal não esta no Router mas sim nas linhas da Nos.... Eu troquei do router Nos para um asus e o resultado é muito parecido. Logo não acho que a culpa seja do equipamento mas do Própria net da Nos.
Reputação 3
Crachá
Ate pode ser que tenha alguma influencia mas o facto e que desde que troquei o DNS das maquinas da minha LAN (mantendo o router da NOS) que os tempos medios passaram de 60ms para 40ms.
Os graficos nao mentem.
Apesar de nao chegar a velocidade que tinha com o touter da MEO (20ms), e uma melhoria.

Reputação 5
Crachá +1
João já ouviste falar no WTFAST????
Reputação 3
Crachá
João já ouviste falar no WTFAST????
Nunca tinha ouvido falar (não costumo jogar).
O meu filho é que devia de gostar disso! Está-me sempre a chatear o juízo quando a net se "passa".
E isso é coisa para funcionar? Pelo que estive a ler é uma VPN para gamers...
Alguém tem dados disso na prática?

Estar a pagar para uma coisa que supostamente a NOS me devia vender no pacote normal é que não me agrada.

Prefiro as alternativas grátis ou mudar de ISP.
Reputação 5
Crachá +1
Eu meti 1 mes. Tenho melhorias de 10% mas sem picos de lag o que já é bom só por si. Mas o que vou fazer vai ser comprar Asus Tri-Band Wireless RT-AC3200 e pedir a meo para por adsl12 megas e juntar as duas linhas numa graças ao router asus. Fica um pouco mais caro mas vai resolver qualquer problema com ping ou velocidade demasiado baixa a noite.

Olá a todos.

Tenho um equipamento da SAMKnows (www.samknows.com) ligado no router a monitorizar a ligação.
Já antes tinha com o antigo ISP (MEO ADSL).

Hoje tenho contratados os 200/20 e comparando com as medições antigas do ADSL da MEO noto que as variações entre medições são muito maiores na NOS que na MEO.
Enquanto na MEO coisa andava ali consistentemente perto do máximo, na NOS tenho variações muito grandes.
É certo que o mínimo que tive de download até agora, foi de 74,58Mps, muito superiore ao minimo de 12,14Mbps da MEO mas a variação... Acho que devia ser mais consistente.

Outra coisa que noto é a velocidade do DNS!
A velocidade do DNS do MEO é muito melhor que o da NOS, tendo em conta que nos dois casos o router é usado como servidor DNS local chego à conclusão que o router da MEO bate aos pontos o router da NOS.
Enquanto que na MEO e para o pior caso consegui 42,48ms de tempo de resposta, na NOS o melhor tempo de resposta do DNS foi de 46,41ms! Só atingindo uma vez desde que tenho NOS que agora está estabilizado entre os 60ms e os 70ms.
Tal é a diferença que decidi transformar o meu Pi em servidor DNS para ver se as coisas melhoravam!

Mais alguém tem dados para comparar?

Obrigado.

0b850c9a-0f98-4805-a33a-e2c54a2e9376.jpg

 

Vc não pode comparar isso assim, a resolução DNS é variável consoante muitos fatores o que pode dizer é que vc obtinha mais com o operador X, imagine o seguinte, se vc estiver a 5km do ISP num Operador e a 10km no outro lógico que uma resolução DNS têm diferenças, agora imagine isso com muitos mais factores juntos, lógico que ainda é mais variável e depois ainda existe a velocidade de processamento de servidores em hardware. Como sabe existem máquinas com maior hardware que outras por isso tudo irá variar o que não pode acontecer é ter resolução DNS a velocidade zero, em teoria vc deverá usar o servidor DNS do seu Operador mas sabe que vc pode configurar qualquer um outro que queira de outra entidade que seja público ou privado nos seus equipamentos? Imagine isto, imagine que têm um amigo que corre um servidor DNS com Bind instalado, sabia que vc pode pôr o IP do servidor DNS primário e secundário e usá-lo se este estiver devidamente configurado e público? Vc sabia que inclusivé pode usar vários servidores DNS para resolução vou apenas dar um exemplo, imagine vc têm dois computadores, vc pode colocar neles no PC 1- DNS da Cloudfare e no PC 2- DNS da OpenDNS e no seu router ter DNS da NOS, no entanto apenas normalmente existe um primário e secundário em todos estes.

 

Agora um facto é verdade como refere, existe muito servidor DNS por aí mal optimizado, isso sim.

Olá a todos.

Tenho um equipamento da SAMKnows (www.samknows.com) ligado no router a monitorizar a ligação.
Já antes tinha com o antigo ISP (MEO ADSL).

Hoje tenho contratados os 200/20 e comparando com as medições antigas do ADSL da MEO noto que as variações entre medições são muito maiores na NOS que na MEO.
Enquanto na MEO coisa andava ali consistentemente perto do máximo, na NOS tenho variações muito grandes.
É certo que o mínimo que tive de download até agora, foi de 74,58Mps, muito superiore ao minimo de 12,14Mbps da MEO mas a variação... Acho que devia ser mais consistente.

Outra coisa que noto é a velocidade do DNS!
A velocidade do DNS do MEO é muito melhor que o da NOS, tendo em conta que nos dois casos o router é usado como servidor DNS local chego à conclusão que o router da MEO bate aos pontos o router da NOS.
Enquanto que na MEO e para o pior caso consegui 42,48ms de tempo de resposta, na NOS o melhor tempo de resposta do DNS foi de 46,41ms! Só atingindo uma vez desde que tenho NOS que agora está estabilizado entre os 60ms e os 70ms.
Tal é a diferença que decidi transformar o meu Pi em servidor DNS para ver se as coisas melhoravam!

Mais alguém tem dados para comparar?

Obrigado.

0b850c9a-0f98-4805-a33a-e2c54a2e9376.jpg

 

Vc não pode comparar isso assim, a resolução DNS é variável consoante muitos fatores o que pode dizer é que vc obtinha mais com o operador X, imagine o seguinte, se vc estiver a 5km do ISP num Operador e a 10km no outro lógico que uma resolução DNS têm diferenças, agora imagine isso com muitos mais factores juntos, lógico que ainda é mais variável e depois ainda existe a velocidade de processamento de servidores em hardware. Como sabe existem máquinas com maior hardware que outras por isso tudo irá variar o que não pode acontecer é ter resolução DNS a velocidade zero, em teoria vc deverá usar o servidor DNS do seu Operador mas sabe que vc pode configurar qualquer um outro que queira de outra entidade que seja público ou privado nos seus equipamentos? Imagine isto, imagine que têm um amigo que corre um servidor DNS com Bind instalado, sabia que vc pode pôr o IP do servidor DNS primário e secundário e usá-lo se este estiver devidamente configurado e público? Vc sabia que inclusivé pode usar vários servidores DNS para resolução vou apenas dar um exemplo, imagine vc têm dois computadores, vc pode colocar neles no PC 1- DNS da Cloudfare e no PC 2- DNS da OpenDNS e no seu router ter DNS da NOS, no entanto apenas normalmente existe um primário e secundário em todos estes.

 

Agora um facto é verdade como refere, existe muito servidor DNS por aí mal optimizado, isso sim.

 

Já agora dois dos DNS mais rápidos são da Cloudfare e OpenDNS, mas se vc tiver a resolver de um servidor em lisboa e têm o DNS da Vodafone e as máquinas estão todas em lisboa, lógico que muito certamente o DNS da vodafone resolve provavelmente mais rápido que o da google, cloudfare, opendns, acontece é que estas empresas têm muito poder de processamento e muita máquina espalhada pelo mundo por isso é testar e ver o que lhe rende melhor, agora existem DNS configurados em equipamento de rede e em clientes(PC)

 

Um DNS de um ISP têm um cenário bem diferente de um DNS de um root server,  DNS num Pi, etc… No entanto é tudo DNS, resolvers…

 

Não se esqueça do número de pedidos que um ISP têm em DNS de todos equipamentos a ele ligados.

Lógico que se vc usa o hardware de poder de processamento de uma Google que responde mais rápido porque é enormemente maior em máquinas na generalidade dos casos têm respostas mais rápidas e a resolver melhor que um pequeno ISP com milhentos pedidos dos seus clientes. Se vc configurar o seu DNS a máquina está só a resolver os seus pedidos e atirá-los para fora.

 

Comentário