Header
Destaque F.A.Q.

Tarifários NOS IoT - Perguntas mais frequentes


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

 

Está com dificuldades na utilização do cartão NOS IoT? Ou ficou com dúvidas sobre o tarifário do seu cartão?
Consulte as perguntas mais frequentes! 
:sunglasses:

Neste tópico, respondemos a algumas das questões que poderá ter sobre o seu cartão NOS IoT.

 

  1. O que é a Narrow Band IoT (NB-IoT)?

O NB-IoT (Narrow Band Internet of Things ) é uma tecnologia de conectividade que permite obter um elevado número de ligações a dispositivos e sensores, sem interferências e com maior cobertura. Esta tecnologia permite, ainda, uma otimização do consumo da bateria dos dispositivos, podendo em alguns casos garantir vários meses sem necessidade de recarga.

 

 

  1. Posso usar um cartão NOS IoT num smartphone ou hotspot?

Não. O cartão SIM incluído destina-se unicamente a ser utilizado em alarmes, localizadores ou smartwatchs, não podendo ser utilizado em telemóveis, hotspots, tablets, computadores ou dispositivos similares. No caso de utilização indevida do serviço, a NOS reserva-se o direito de aplicar restrições à sua utilização, efetuar o desligamento ou retirar de serviço o respetivo cartão SIM.

 

  1. Qual a dotação do cartão NOS IoT?

Os cartões/tarifários IoT não têm dotação, ao invés utilizam uma APN (Access Point Name) específica para uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT.

 

  1. Porque o cartão NOS IoT não têm dotação?

Para utilizar a infraestrutura NB-IoT e para permitir aos clientes uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT. Caso contrário a sua oferta funcionaria como um cartão SIM “normal”.

 

  1. Ao adquirir um conjunto de cartão e localizador GPS posso adicionar um 2º cartão IoT à minha conta?

Pode, mas só deve fazê-lo após o consumo das 3 mensalidades disponibilizadas em saldo no momento de aquisição do conjunto localizador GPS e cartão com tarifário pré-pago. Após os 3 meses, pode adicionar como 2º cartão na matriz de Pick&Mix dos pacotes 4P.

 

  1. Qual o benefício em integrar os cartões IoT no pacote 4P Pick&Mix?

Caso o cartão IoT seja o 2º cartão, dobra a dotação do 1º cartão do pacote 4P.

 

  1. Qual é o alcance do localizador GPS?

O alcance é ilimitado em todo o território nacional e no Espaço Económico Europeu (União Europeia + Lichtenstein, Noruega e Islândia). 

 

  1. Qual o benefício do cartão NOS IoT em relação a um cartão de voz pré-pago (exemplo o “Livre”)?

Os cartões IoT permitem navegar na infraestrutura NB-IoT da NOS permitindo melhor autonomia, precisão e alcance. Têm o PIN desabilitado por defeito (não tem de colocar previamente num smartphone), estão configurados com uma APN específica para uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT, e não tem qualquer custo adicional para além do valor da mensalidade.

 

  1. Posso colocar o cartão NOS IoT na mesma fatura que o pacote de serviços fixo ou móvel?

Apenas é possível quando o cartão NOS IoT é integrado no pacote 4P da matriz Pick&Mix.

 

  1. O cartão NOS IoT para smartwatch pode ter o mesmo número de telefone que o meu smartphone?

Não. No entanto terá acesso à internet para poder utilizar apps de streaming de música quando por exemplo vai fazer desporto, receber as suas comunicações por webmessaging (whatsapp, Messenger, etc.) caso o seu smartwatch seja compatível e poderá receber as chamadas do seu smartphone, para isso deverá colocar o reencaminhamento das suas chamadas do seu número principal para o do seu smartwatch.

 

  1. Não sou cliente NOS, posso adquirir estes cartões e localizadores GPS?

Sim, não é obrigatório ser cliente NOS para adquirir qualquer cartão ou equipamento da categoria IoT.

 

Conheça mais sobre o IoT da NOS aqui.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão partilhe connosco. Vamos ajudá-lo! 


19 Comentários

“Os cartões/tarifários IoT não têm dotação, como os cartões convencionais, ao invés utilizam uma APN (Access Point Name) específica para uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT. Dessa forma, os cartões/tarifários IoT não possibilitam o envio/receção de sms nem chamadas.”

 

Parece-me que isto desafia o propósito do uso deste cartões em alarmes.

Reputação 7
Crachá +1

Como desafia?  o serviço chama-se iot (internet of things) e nao smsot… acho que a frase que utilizaste como quote descreve tudo… 

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Daniel Bernardo

Estamos aqui para ajudar. 

Deste modo, por favor, detalhe-nos a sua questão. 

A APN é configurada em cada cartão para o propósito de cada tarifário NOS IoT. 
Obrigado 

Adicionei uns cartões IoT à minha conta NOS na App, mas não consigo gerir o serviço nem se quer consultar o histórico de carregamentos.

Após conversa com o vosso colaborador, o mesmo disse para adicionar os cartões à conta através da do site Nós.pt/área de cliente.

Estou e tentar adicionar os mesmos, no entanto aparece uma mensagem a dizer o seguinte:

Está a tentar registar um cartão NOS IoT já associado.

Terá de remover essa associação do outro registo primeiro.

Tentei remover o cartão na App e não consigo.

Remete-me pra o Fórum NOS para ligar ou desligar o serviço.

 

Qual a solução para resolver esta questão?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PSDNeves,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número do IoT que refere.

Obrigado

Boa tarde. Adquiri um cartao IoT que durante uns dias trabalhou bem. Enviava as respectivas sms para o meu telemóvel.  De repente deixou de enviar. Só através da App do localizador consigo saber detalhes. 

Como resolvo esta situação???? Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @luis silvaaa,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

Os cartões/tarifários IoT não têm dotação de minutos/ sms, ao invés utilizam uma APN (Access Point Name) específica para uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Adquiri um Pacote NOS IoT gps tracker para crianças, com o objectivo de o utilizar fora de Portugal, incluindo UK.

de acordo com as indicações on-line, o produto deve funcionar no EEE.

para todos os efeitos das políticas de Roaming, o UK continua a ser tratado como fazendo parte daquela zona, sem alteração (aliás, numa das listas do site da Nos com indicação dos países EEE consta o UK).

No entanto, chegado ao UK constato que não funciona. Neste sentido, preciso de resolução deste problema.

obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @RuiMPS,

Agradecemos a sua mensagem e alerta. Vamos ajudar.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Os localizadores  iot têm um alcance ilimitado na União Europeia + Lichtenstein, Noruega e Islândia. 

Por favor, detalhe-nos onde encontrou a informação de que os mesmos são conectáveis no Reino Unido.

Obrigado

Comprei 1 smartwatch p criança e adquiri 1.cartao sim NOS IoT tb p o mesmo

 

Na embalagem do cartao apenas vem 1 carao eSIM

A ideia era colocar 1 cartão no smartwatch sem necessitar de telemóvel 

Este cartão dá p isso?

É q o relógio mal liga pede cartão e sem ele não funciona

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Susana Pedro Ribeiro, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 
Sim, o cartão NOS IoT Smartwatch permite a utilização sem depender de um smartphone. 

O NOS IoT Smartwarch tem um cartão eSIM dedicado a smartwaches para que não dependa do smartphone para não estarem ligados.

Obrigado

Boa tarde, adquiri um cartão IOT , chegou-me a casa um cartão Kanguru XL não me cobraram nada, foi-me entregue sem custos …. pretendo colocar o cartão numa central de Alarme com o intuito de a central enviar sms ou dados quando activada. 

 

Questão - Basta só carregar o cartão com saldo ? Mas como seleciono o tarifário para alrmes ?

 cumprimentos 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @topesousa, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Pedimos desculpa pelo sucedido. Queremos ajudar.

Para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cartão e o número de série do mesmo para o perfil @Fórum

Vamos verificar a possibilidade de atribuir o tarifário ao cartão que recebeu.

Obrigado

Boa tarde @topesousa, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Pedimos desculpa pelo sucedido. Queremos ajudar.

Para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cartão e o número de série do mesmo para o perfil @Fórum

Vamos verificar a possibilidade de atribuir o tarifário ao cartão que recebeu.

Obrigado

Boa noite desde ja grato pela ajuda, ja envie mensagem em privado para o perfil @Fórum , como solicitado.

 

Fico a aguardar novidades

 

Cumprimentos

Antonio Sousa

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @topesousa

Confiramos a recepção da sua mensagem e vamos responder à mesma o mais breve possível. 
Muito obrigado pela cooperação. 

Bom dia,

 

Tenho o meu cartão IOT no meu dispositivo de localização GPS.

Por questões de segurança, este dispositivo envia um SMS sempre que existe movimento do objecto (após algum tempo de inatividade).

Esta manhã recebi uma notificação indicando que o IOT estava desactivado por ter um consumo de SMS fora dos parâmetros aceitáveis. Solicito contacto para resolução da situação com urgência.

 

Obrigado.
Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @claudia_fonseca, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização. 

Os tarifários NOS IoT não têm dotação de minutos e sms, para utilizar a infraestrutura NB-IoT e para permitir aos clientes uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT. Caso contrário a sua oferta funcionaria como um cartão SIM “normal”. Assim, e caso haja utilização excessiva no envio deste género de comunicações, é feito o barramento. 
Mas vamos ajudá-la. Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de NOS IoT para o perfil @Fórum
Obrigado

Bom dia,

Venho por este meio confirmar que o meio recomendado de desativação de um cartão IoT continua a ser deixar que fique sem saldo e que não é, portanto, necessário contactar o apoio a cliente para o mesmo ser apropriadamente desativado.

 

Obrigado desde já

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @mais7464,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. 

Alertamos para o facto de que qualquer produto ou serviço contratado, em fatura, está ainda associado a um ciclo de faturação  e possível período permanência que, sendo desconsiderados poderão resultar na suspensão dos restantes serviços em fatura ou custos acrescidos.

Recomendamos assim, que sempre que se pretenda cancelar um serviço, contacte-nos através de um dos meios disponíveis. 

Estamos sempre disponíveis para ajudar, aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Comentário