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Router Wifi - wireless isolation


Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
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Melhor resposta por Mário P. 23 January 2019, 13:57

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47 Comentários

Reputação 2

Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
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@marcolopes agora imagina qual é a minha frustração...

 

A minha pergunta é: isto acontece em TODOS os ROUTER 5 ou depende do firmware?

É algo que a NOS vai rever?

Se sim, quando?

(afinal são 3 perguntas)

Caro @Mário P.  consegue responder? É que tenho de decidir se aceito ou não o UPGRADE para um ROUTER 5, e por mal que esteja, prefiro ter acesso aos recursos da rede :\ :\ É muito importante esta questão!

Sendo o firmware comum a todos os equipamentos esta situação é transversal a todos os GIGAROUTER.

Mandaram um técnico a minha casa trocar o Gigarouter (por outro igual), escusado será dizer que o problema mantém-se. Andam a brincar com isto...

Aos meses que esta situação acontece NÃO SE PERCEBE O PORQUÊ DE NÃO ESTAR JÁ RESOLVIDA.

OS ENGENHEIROS E PROGRAMADORES DA NOS MORRERAM???

PAZ ÀS SUAS ALMAS

É altura de contratar novas pessoas para ocupar os “lugares vazios”.

Com a desculpa de estar a pensar na sua segurança, o operador deixa os clientes impedidos de fazerem uso da SUA rede PRIVADA como desejam e deveria ser normal por estes dias…

Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.

 

A/C dos Moderadores:

Esta é a resposta oficial da NOS ao conjunto de dificuldades similares que têm vindo a ser reportadas pelos utilizadores? Ou foi apenas uma distração do Moderador @Mário P. ?

Reputação 7
Crachá +2

Estou com este problema desde que me instalaram o gigarouter (Wireless AP ISOLATION)

Alguém sabe como se pode resolver o problema?

Simplesmente os equipamentos deixaram de responder.…

não consigo imprimir na impressora, não consigo usar a smart tv a partir do telemóvel, não consigo usar a câmara e a tomada inteligente… apenas os dispositivos ligados por cabo comunicam entre si. 

Agradeço ajuda de alguém que já tenha tido o mesmo problema. 

 

Wireless AP ISOLATION faz sentido na REDE GUEST… seria um problema grave na rede “interna”… :\

Cada vez fico mais baralhado com o Router 5…

Não pode ser possível que esse equipamento esteja em clientes com esse tipo de “problemas”...

Reputação 7
Crachá +2

Com a desculpa de estar a pensar na sua segurança, o operador deixa os clientes impedidos de fazerem uso da SUA rede PRIVADA como desejam e deveria ser normal por estes dias…

Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.

 

A/C dos Moderadores:

Esta é a resposta oficial da NOS ao conjunto de dificuldades similares que têm vindo a ser reportadas pelos utilizadores? Ou foi apenas uma distração do Moderador @Mário P. ?

 

Tinha piada!!!!!!

Então não é normal um device ligado ao WiFi aceder a DADOS que estão na rede local?

Se há algo que eu faço constantemente é TV WiFi → Router → PC CABO → DISCO LOCAL (USB). O PC corre um DLNA SERVER, e a TV acede aos recursos...

Se os elementos da rede WiFi estivessem isolados da rede Ethernet, para que me servia a rede??? Tinha de ligar tudo por cabo? :\ Se isto é verdade no ROUTER 5, tenho de pensar duas vezes antes de aceitar uma substituição do Router 4...

Já existe uma rede GUEST para ISOLAR os convidados… tudo o que estiver ligado às redes “internas” tem de comunicar!!!

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Crachá +2

Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

 

Aqui ficam os dados do ROUTER

 

Reputação 4
Crachá

Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

 

Aqui ficam os dados do ROUTER

 

youtube screen mirror

e consegues enviar videos do youtube para o youtube da smart tv? eu deixei de ter a opção. 

Eu depois de algumas tentativas para me resolverem os problemas da net, finalmente meteram aqui em casa o 5.0, que durante 1 semana que teve cá em casa, não houve problema algum, mas deixei de poder fazer isso. 

No entanto continuo a conseguir enviar ficheiros para a impressora que recebe só através da rede e que esta ligada ao 5.0

Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

...

Olá @Ana P. .

Ja todos percebemos que a funcionalidade foi ocultada das interfaces disponibilizadas para configuração do equipamento. Esta e outras também bem evidentes...

Nunca nenhum moderador veio (neste e outros tópicos de temas semelhantes) informar que estas funcionalidades existem e podem ser usadas para ajudar clientes mais exigentes nas suas necessidades especiais.

Neste caso, foi necessária a insistência pessoal do @marcolopes por outras vias para a informação aqui chegar.

E vir nesta altura com esta frase é algo que me parece de muito mau gosto...

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 Alguém ja testou esta questão com o NOVO FIRMWARE (actualização de hoje, dia 6 de Janeiro)?

Continuo a não conseguir efectuar streaming entre devices WiFi...

Reputação 7
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Tens de ser tu a fazer o registo.

Boa Noite

Passei do router 4.0 para o GigaRouter 5.0 (askey, forma de cilindro).

Com a mudança perdi o seguinte:

- coluna SONOS não consegue fazer o setup na nova rede Wi-fi 

- o meu telemóvel já não consegue mandar videos de Youtube e Netflix para uma TV Oled LG na mesma rede WiFi. Também não funciona mesmo ligada por ethernet 

Com o antigo router funcionava tudo em ligação na mesma rede WiFi.

A mudança foi feita na sexta-feira. A minha questão é, há uma solução para este GigaRouter 5.0 ou peço já a revogação do novo contrato ao abrigo do período de experiência?

Uma nota: este router melhorou a cobertura WiFi cá em casa, pelo menos na banda de 5 GHz, acho que consegue maior força de sinal. Contudo, os problemas que referi e por aquilo que li neste e noutros tópicos, parece que não há grande solução senão reverter o contrato mandando colocar o router antigo ou fazer bridge para um router wifi d routes marca e por nossa conta.

Aguardo feedback, nomeadamente dos moderadores do fórum.

 

Cumprimentos

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Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
FB

 

Não percebi… está a dizer que nesse router (modelo anterior ao 4, certo? Router WiFi) a rede WiFi está isolada da rede Ethernet?

Isso não faz sentido algum!!!

Eu já tive o router 3, tenho familiares que têm o Router WiFi, eu tenho agora Router 4 e sempre acedi aos recursos de REDE através da WiFI! Mau era!!!!!!

Aliás, acabei de responder a isso mesmo neste tópicohttps://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ligacao-entre-redes-wifi-e-ethernet-14408#post76247

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Recentemente testei uma BOX ANDROID Xiaomi (ligara por WiFi 5Ghz) e efectivamente a mesma foi detectada através do TELEMÓVEL. Consegui fazer “play” na BOX através da APP do Youtube… algo que não consigo fazer com na TV (e conseguia com o Router 4)

 

Portanto… alguns devices são identificados e outros não…

Reputação 7
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Boa Noite

Passei do router 4.0 para o GigaRouter 5.0 (askey, forma de cilindro).

Com a mudança perdi o seguinte:

- coluna SONOS não consegue fazer o setup na nova rede Wi-fi 

- o meu telemóvel já não consegue mandar videos de Youtube e Netflix para uma TV Oled LG na mesma rede WiFi. Também não funciona mesmo ligada por ethernet 

Com o antigo router funcionava tudo em ligação na mesma rede WiFi.

A mudança foi feita na sexta-feira. A minha questão é, há uma solução para este GigaRouter 5.0 ou peço já a revogação do novo contrato ao abrigo do período de experiência?

Uma nota: este router melhorou a cobertura WiFi cá em casa, pelo menos na banda de 5 GHz, acho que consegue maior força de sinal. Contudo, os problemas que referi e por aquilo que li neste e noutros tópicos, parece que não há grande solução senão reverter o contrato mandando colocar o router antigo ou fazer bridge para um router wifi d routes marca e por nossa conta.

Aguardo feedback, nomeadamente dos moderadores do fórum.

 

Cumprimentos

 

Moderadores??? :grinning: Com o devido respeito pelos moderadores, que são muito prestáveis a esclarecer dúvidas gerais, perguntas técnicas sobre BUGS e funcionalidades com falhas nos ROUTERS NOS ficam sempre por responder. A NOS basicamente não diz nada sobre os problemas, se vão ser resolvidos, se FORAM resolvidos, não explica o que os upgrades de firmware introduziram, NADA!

 

Respondendo concretamente à pergunta “há uma solução para este GigaRouter 5.0 v1” NÃO! Tive o router 5 v1 durante 8 meses e esses problemas sempre estiveram presentes, SÃO DO CONHECIMENTO DA NOS, nunca foram resolvidos e não vão ser resolvidos no Router 5v1 (porque digo isto? porque foi lançado um outro ROUTER chamado ROUTER 5 v2 da HITRON que resolve estes problemashttps://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340

 

Porque que razão a NOS não resolve a questão do WiFi ISOLATION no ROUTER 5 v1?? NINGUÉM SABE!!! (esqueça a resposta que aqui foi marcada como MELHOR RESPOSTA, é um ABSURDO COMPLETO, uma vez que a funcionalidade está activa em todos os outros ROUTERS)

 

Tenho neste momento ROUTER 5 v2 e não posso afirmar que resolve todos os problemas de incompatibilidade de DEVICES WiFi (Smart Devices) mas pelo menos a questão do WIFI ISOLATION está resolvido, o que permite aos devices WiFi comunicar entre eles (a questão do Player do youtube volta a funcionar como nos routers anteriores) https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=122808#post122808

 

Vou ficar com o ROUTER 5 v2? Estou a ponderar, pois a gestão de tráfego é miserável, e o router simplesmente não consegue acompanhar, soluçando, e até fazendo REBOOTS diários para limpar recursos.

 

SOLUÇÃO que eu aconselho? Peça UPGRADE (que será um DOWNGRADE no que toca à capacidade de gestão de TRÁFEGO) para o Router 5 v2. Regredir para o ROUTER 4 não o aconselho, pois em gestão de tráfego é um falhanço total… Se o ROUTER 5 v2 tem problemas na gestão dos recursos, o ROUTER 4 simplesmente CONGELA durante segundos a minutos...

Reputação 3

Estou com o mesmo problema, instalaram agora o router 5.0 V1 e desde aí que não consigo colocar os dispositivos a funcionar na mesma rede Wi-Fi

 

Antes usava o YouTube na smart TV ou as colunas por Wi-Fi e não consigo sincronizar os aparelhos estando na mesma rede Wi-Fi

 

Algum moderador pode dar, ou tem, previsão de quando possa este bug estar ultrapassado?

 

Obrigado

Reputação 2

Estou com este problema desde que me instalaram o gigarouter (Wireless AP ISOLATION)

Alguém sabe como se pode resolver o problema?

Simplesmente os equipamentos deixaram de responder.…

não consigo imprimir na impressora, não consigo usar a smart tv a partir do telemóvel, não consigo usar a câmara e a tomada inteligente… apenas os dispositivos ligados por cabo comunicam entre si. 

Agradeço ajuda de alguém que já tenha tido o mesmo problema. 

Reputação 2

Olá @pedrojflourenco,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Qual a solução que está a pensar propor?

Olá @pedrojflourenco,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Qual a solução que está a pensar propor?

CLIENT ISOLATION

Consiste regra geral em uma compensaçao atribuida ao cliente pelo seu silencio enquanto vao enganando mais uns quantos simplorios...

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@marcolopes agora imagina qual é a minha frustração...

Reputação 7
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youtube screen mirror

e consegues enviar videos do youtube para o youtube da smart tv? eu deixei de ter a opção. 

Eu depois de algumas tentativas para me resolverem os problemas da net, finalmente meteram aqui em casa o 5.0, que durante 1 semana que teve cá em casa, não houve problema algum, mas deixei de poder fazer isso. 

No entanto continuo a conseguir enviar ficheiros para a impressora que recebe só através da rede e que esta ligada ao 5.0

 

Não! Essa funcionalidade foi-se… e era algo que eu costumava fazer quando estava a ver um VIDEO no telemóvel…

Mas o TELEMÓVEL consegue “ver” a TV na rede...

Reputação 7
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@marcolopes agora imagina qual é a minha frustração...

 

A minha pergunta é: isto acontece em TODOS os ROUTER 5 ou depende do firmware?

É algo que a NOS vai rever?

Se sim, quando?

(afinal são 3 perguntas)

Caro @Mário P.  consegue responder? É que tenho de decidir se aceito ou não o UPGRADE para um ROUTER 5, e por mal que esteja, prefiro ter acesso aos recursos da rede :\ :\ É muito importante esta questão!

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MAPA de rede errado… a TV está ligada à rede 5Ghz… aparece ligada à rede 2.4

 

Reputação 7
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Agora a CAMERA passou para a banda dos 5Ghz… quando na verdade, tal é IMPOSSÍVEL, pois apenas suporta a banda dos 2.4Ghz!

 

Con o router ASUS nao consigo confirmar se existe limita ao porque ele não tem portas LAN gigabit. Tem 10/100 Mbps nas portas LAN.

Mas testei com o meu portátil ligado ao router 5.0v1 através da porta LAN 4 em modo bridge, e consegui velocidade máxima contratada 500 download e máximo de upload.

 

Se há limitação de velocidade deve ser ao ligar um roteador mas como disse o meu da ASUS de gama de entrada já é limitado por si, portanto não confirmei. Mas conhecendo essa questão desisti da ideia de comprar um router melhor para ligar só dá operadora.

 

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Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

Quanto à falta de acesso a equipamentos ligados à mesma rede interna, verifique os seguintes campos: 

  • têm o nome da rede wi-fi visitantes igual à rede principal? 
  • está a tentar comunicar entre equipamentos ligados na mesma rede cabo vs cabo, wi-fi vs wi-fi ou cabo vs wi-fi? 

Sugerimos ainda que coloque passwords diferenciadas em ambas as bandas e teste novamente. 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

 

Eu não tenho problemas em comunicar entre redes… apenas dei o feedback porque há quem esteja a ter esse problema.

 

No entanto tenho o problema reportado pelo utilizador @Goncalo Dias . O YouTube deixou de identificar aparelhos na rede com capacidade para efectuar streaming (apenas de WiFi para WiFi). Da rede CABO para WiFi (windows 10 para TV) consigo fazer streaming.

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Crachá

Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

@Ana P. 

e existe alguma possibilidade de os técnicos do apoio ao cliente desactivarem essa “funcionalidade”?

Ou se num “futuro muito próximo” com uma actualização na minhanet/App NOS NET se possa desactivar isso, como acontece em qualquer router que se compre no mercado?

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