Header
Respondido

Router Wifi - wireless isolation


Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
FB
icon

Melhor resposta por Mário P. 23 January 2019, 13:57

Ver pergunta inicial

47 Comentários

Con o router ASUS nao consigo confirmar se existe limita ao porque ele não tem portas LAN gigabit. Tem 10/100 Mbps nas portas LAN.

Mas testei com o meu portátil ligado ao router 5.0v1 através da porta LAN 4 em modo bridge, e consegui velocidade máxima contratada 500 download e máximo de upload.

 

Se há limitação de velocidade deve ser ao ligar um roteador mas como disse o meu da ASUS de gama de entrada já é limitado por si, portanto não confirmei. Mas conhecendo essa questão desisti da ideia de comprar um router melhor para ligar só dá operadora.

 

Reputação 7
Crachá +2

No meu caso a NOS não aceitou trocar o meu router para  a versão 2. Propos trocar para o router 4.0. out seja, um downgrade que nao aceitei.

O que fiz foi pegar num router ASUS que tinha cá em casa e ligar a porta LAN 4 do router 5.0 da NOS em modo bridge.

Funciona muito bem (na minha opinião) pois o router da NOS continua a funcionar tanto o WiFi como as restantes portas LAN. Testei velocidade de internet e não notei redução.

Neste momento uso o WiFi 2.4 Ghz do router ASUS para ter todos os dispositivos Smart home (Lâmpadas, câmara de segurança, termostatos, etc) e media (TV, Vox android, disco de rede, etc) ligados entre si. E a banda 5 Ghz do router 5.0 da NOS uso para os PCs, smartphones terem conexões rápidas a internet. 

Desliguei as restantes bandas WiFi para diminuir a radiação e consumos de energia cá em casa.

É uma solução imperfeita porque obriga a trocar de rede WiFi cada vez que desejo enviar um vídeo do smartphone para a TV (por exemplo). Para já resolve o problema. Só não desliguei totalmente o WiFi do router da NOS porque a sua cobertura que tem em 5 Ghz é muito melhor que o ASUS (modelo de entrada).

 

Pena é a NOS não ter um router isento de problemas. Qualquer um deles tem algo que não satisfaz totalmente as necessidades dos clientes.

 

Imperfeita e introduz OUTRA limitação do ROUTER 5 v1: a VELOCIDADE em MODO BRIDGE!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-limitado-em-modo-bridge-13150

 

Portanto, o cliente está “sempre” tramado…

No meu caso a NOS não aceitou trocar o meu router para  a versão 2. Propos trocar para o router 4.0. out seja, um downgrade que nao aceitei.

 

O que fiz foi pegar num router ASUS que tinha cá em casa e ligar a porta LAN 4 do router 5.0 da NOS em modo bridge.

 

Funciona muito bem (na minha opinião) pois o router da NOS continua a funcionar tanto o WiFi como as restantes portas LAN. Testei velocidade de internet e não notei redução.

 

Neste momento uso o WiFi 2.4 Ghz do router ASUS para ter todos os dispositivos Smart home (Lâmpadas, câmara de segurança, termostatos, etc) e media (TV, Vox android, disco de rede, etc) ligados entre si. E a banda 5 Ghz do router 5.0 da NOS uso para os PCs, smartphones terem conexões rápidas a internet. 

Desliguei as restantes bandas WiFi para diminuir a radiação e consumos de energia cá em casa.

 

É uma solução imperfeita porque obriga a trocar de rede WiFi cada vez que desejo enviar um vídeo do smartphone para a TV (por exemplo). Para já resolve o problema. Só não desliguei totalmente o WiFi do router da NOS porque a sua cobertura que tem em 5 Ghz é muito melhor que o ASUS (modelo de entrada).

 

Pena é a NOS não ter um router isento de problemas. Qualquer um deles tem algo que não satisfaz totalmente as necessidades dos clientes.

Reputação 7
Crachá +2

Estou com o mesmo problema, instalaram agora o router 5.0 V1 e desde aí que não consigo colocar os dispositivos a funcionar na mesma rede Wi-Fi

Antes usava o YouTube na smart TV ou as colunas por Wi-Fi e não consigo sincronizar os aparelhos estando na mesma rede Wi-Fi

Algum moderador pode dar, ou tem, previsão de quando possa este bug estar ultrapassado?

Obrigado

 

Infelizmente a NOS não diz nada sobre o assunto… nem justifica a impossibilidade dos devices comunicarem entre si na REDE WiFi (excepto com uma desculpa sem nexo, que está seleccionada como “melhor resposta”)

 

Dito isto, o meu conselho é: expor esta limitação do ROUTER 5 v1 à provedoria e pedir a troca para o ROUTER 5 v2 (que não sofre desta limitação)

Reputação 3

Estou com o mesmo problema, instalaram agora o router 5.0 V1 e desde aí que não consigo colocar os dispositivos a funcionar na mesma rede Wi-Fi

 

Antes usava o YouTube na smart TV ou as colunas por Wi-Fi e não consigo sincronizar os aparelhos estando na mesma rede Wi-Fi

 

Algum moderador pode dar, ou tem, previsão de quando possa este bug estar ultrapassado?

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Liguei para a NOS. Não trocam o router se não fizer um novo contrato com aumento na mensalidade.

Recusei, pois o problema do router 5.0 v1 nao era expectável tendo em consideração que o router 4.0 permitia ligar colunas de som SONOS e ligar dispositivos wifi entre si.

Após a minha recusa, sugeriram que liga-se para una linha de apoio externo paga ao minuto.

Sendo esta a solução que me apresentaram, penso que não resta outra opção senão pedir a reversão ou rescisão do contrato ao abrigo do período legal

 

 

Enviaram-no para a PCMEDIC (que nada resolve!) como é costume! Isso para mim é quase CRIME e publicidade gratuita a uma empresa de serviços (que neste caso nada resolve, pois o problema é do EQUIPAMENTO da NOS!)

 

REVERTA o contrato antes que seja tarde. Se tiver problemas, exponha o caso à PROVEDORIA NOS.

Liguei para a NOS. Não trocam o router se não fizer um novo contrato com aumento na mensalidade.

Recusei, pois o problema do router 5.0 v1 nao era expectável tendo em consideração que o router 4.0 permitia ligar colunas de som SONOS e ligar dispositivos wifi entre si.

Após a minha recusa, sugeriram que liga-se para una linha de apoio externo paga ao minuto.

Sendo esta a solução que me apresentaram, penso que não resta outra opção senão pedir a reversão ou rescisão do contrato ao abrigo do período legal

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa Noite

Passei do router 4.0 para o GigaRouter 5.0 (askey, forma de cilindro).

Com a mudança perdi o seguinte:

- coluna SONOS não consegue fazer o setup na nova rede Wi-fi 

- o meu telemóvel já não consegue mandar videos de Youtube e Netflix para uma TV Oled LG na mesma rede WiFi. Também não funciona mesmo ligada por ethernet 

Com o antigo router funcionava tudo em ligação na mesma rede WiFi.

A mudança foi feita na sexta-feira. A minha questão é, há uma solução para este GigaRouter 5.0 ou peço já a revogação do novo contrato ao abrigo do período de experiência?

Uma nota: este router melhorou a cobertura WiFi cá em casa, pelo menos na banda de 5 GHz, acho que consegue maior força de sinal. Contudo, os problemas que referi e por aquilo que li neste e noutros tópicos, parece que não há grande solução senão reverter o contrato mandando colocar o router antigo ou fazer bridge para um router wifi d routes marca e por nossa conta.

Aguardo feedback, nomeadamente dos moderadores do fórum.

 

Cumprimentos

 

Moderadores??? :grinning: Com o devido respeito pelos moderadores, que são muito prestáveis a esclarecer dúvidas gerais, perguntas técnicas sobre BUGS e funcionalidades com falhas nos ROUTERS NOS ficam sempre por responder. A NOS basicamente não diz nada sobre os problemas, se vão ser resolvidos, se FORAM resolvidos, não explica o que os upgrades de firmware introduziram, NADA!

 

Respondendo concretamente à pergunta “há uma solução para este GigaRouter 5.0 v1” NÃO! Tive o router 5 v1 durante 8 meses e esses problemas sempre estiveram presentes, SÃO DO CONHECIMENTO DA NOS, nunca foram resolvidos e não vão ser resolvidos no Router 5v1 (porque digo isto? porque foi lançado um outro ROUTER chamado ROUTER 5 v2 da HITRON que resolve estes problemashttps://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340

 

Porque que razão a NOS não resolve a questão do WiFi ISOLATION no ROUTER 5 v1?? NINGUÉM SABE!!! (esqueça a resposta que aqui foi marcada como MELHOR RESPOSTA, é um ABSURDO COMPLETO, uma vez que a funcionalidade está activa em todos os outros ROUTERS)

 

Tenho neste momento ROUTER 5 v2 e não posso afirmar que resolve todos os problemas de incompatibilidade de DEVICES WiFi (Smart Devices) mas pelo menos a questão do WIFI ISOLATION está resolvido, o que permite aos devices WiFi comunicar entre eles (a questão do Player do youtube volta a funcionar como nos routers anteriores) https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=122808#post122808

 

Vou ficar com o ROUTER 5 v2? Estou a ponderar, pois a gestão de tráfego é miserável, e o router simplesmente não consegue acompanhar, soluçando, e até fazendo REBOOTS diários para limpar recursos.

 

SOLUÇÃO que eu aconselho? Peça UPGRADE (que será um DOWNGRADE no que toca à capacidade de gestão de TRÁFEGO) para o Router 5 v2. Regredir para o ROUTER 4 não o aconselho, pois em gestão de tráfego é um falhanço total… Se o ROUTER 5 v2 tem problemas na gestão dos recursos, o ROUTER 4 simplesmente CONGELA durante segundos a minutos...

Boa Noite

Passei do router 4.0 para o GigaRouter 5.0 (askey, forma de cilindro).

Com a mudança perdi o seguinte:

- coluna SONOS não consegue fazer o setup na nova rede Wi-fi 

- o meu telemóvel já não consegue mandar videos de Youtube e Netflix para uma TV Oled LG na mesma rede WiFi. Também não funciona mesmo ligada por ethernet 

Com o antigo router funcionava tudo em ligação na mesma rede WiFi.

A mudança foi feita na sexta-feira. A minha questão é, há uma solução para este GigaRouter 5.0 ou peço já a revogação do novo contrato ao abrigo do período de experiência?

Uma nota: este router melhorou a cobertura WiFi cá em casa, pelo menos na banda de 5 GHz, acho que consegue maior força de sinal. Contudo, os problemas que referi e por aquilo que li neste e noutros tópicos, parece que não há grande solução senão reverter o contrato mandando colocar o router antigo ou fazer bridge para um router wifi d routes marca e por nossa conta.

Aguardo feedback, nomeadamente dos moderadores do fórum.

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +2

Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

 

Aqui ficam os dados do ROUTER

 

youtube screen mirror

e consegues enviar videos do youtube para o youtube da smart tv? eu deixei de ter a opção. 

Eu depois de algumas tentativas para me resolverem os problemas da net, finalmente meteram aqui em casa o 5.0, que durante 1 semana que teve cá em casa, não houve problema algum, mas deixei de poder fazer isso. 

No entanto continuo a conseguir enviar ficheiros para a impressora que recebe só através da rede e que esta ligada ao 5.0

 

Um UPDATE para dizer que o ROUTER 5 v2 TEM esta funcionalidade activa!!

A NOS não chegou a dizer claramente porque razão esta funcionalidade NÃO está activa no ROUTER 5 v1. É uma confusão geral

 

A propósito do ROUTER 5 v2, não é um mar de rosas… resolve esta falha mas a nível de capacidade de resposta, está muito aquém do ROUTER 5 v1: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=122249#post122249

Reputação 7
Crachá +2

Recentemente testei uma BOX ANDROID Xiaomi (ligara por WiFi 5Ghz) e efectivamente a mesma foi detectada através do TELEMÓVEL. Consegui fazer “play” na BOX através da APP do Youtube… algo que não consigo fazer com na TV (e conseguia com o Router 4)

 

Portanto… alguns devices são identificados e outros não…

Reputação 7
Crachá +2

 Alguém ja testou esta questão com o NOVO FIRMWARE (actualização de hoje, dia 6 de Janeiro)?

Continuo a não conseguir efectuar streaming entre devices WiFi...

Reputação 7
Crachá +2

Isto é estranho… 

Telemóvel ligado na rede WiFi 5Ghz → faz PING sem perda de pacotes a uma camara ligada na rede WiFi 2.4Ghz…

Telemóvel faz PING com 50% de perda de pacotes a uma TV ligada na rede WiFi 5Ghz

Telemóvel NÃO detecta a TV para efectuar PLAY de videos (ex: YouTube) - esta funcionalidade estava disponível com o ROUTER 4!

No entanto, entre a rede ETHERNET e a TV não há problemas… a TV acede a um PC na rede, e o PC acede à TV…

Reputação 4
Crachá

Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

@Ana P. 

e existe alguma possibilidade de os técnicos do apoio ao cliente desactivarem essa “funcionalidade”?

Ou se num “futuro muito próximo” com uma actualização na minhanet/App NOS NET se possa desactivar isso, como acontece em qualquer router que se compre no mercado?

Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

...

Olá @Ana P. .

Ja todos percebemos que a funcionalidade foi ocultada das interfaces disponibilizadas para configuração do equipamento. Esta e outras também bem evidentes...

Nunca nenhum moderador veio (neste e outros tópicos de temas semelhantes) informar que estas funcionalidades existem e podem ser usadas para ajudar clientes mais exigentes nas suas necessidades especiais.

Neste caso, foi necessária a insistência pessoal do @marcolopes por outras vias para a informação aqui chegar.

E vir nesta altura com esta frase é algo que me parece de muito mau gosto...

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

Quanto à falta de acesso a equipamentos ligados à mesma rede interna, verifique os seguintes campos: 

  • têm o nome da rede wi-fi visitantes igual à rede principal? 
  • está a tentar comunicar entre equipamentos ligados na mesma rede cabo vs cabo, wi-fi vs wi-fi ou cabo vs wi-fi? 

Sugerimos ainda que coloque passwords diferenciadas em ambas as bandas e teste novamente. 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

 

Eu não tenho problemas em comunicar entre redes… apenas dei o feedback porque há quem esteja a ter esse problema.

 

No entanto tenho o problema reportado pelo utilizador @Goncalo Dias . O YouTube deixou de identificar aparelhos na rede com capacidade para efectuar streaming (apenas de WiFi para WiFi). Da rede CABO para WiFi (windows 10 para TV) consigo fazer streaming.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

Quanto à falta de acesso a equipamentos ligados à mesma rede interna, verifique os seguintes campos: 

  • têm o nome da rede wi-fi visitantes igual à rede principal? 
  • está a tentar comunicar entre equipamentos ligados na mesma rede cabo vs cabo, wi-fi vs wi-fi ou cabo vs wi-fi? 

Sugerimos ainda que coloque passwords diferenciadas em ambas as bandas e teste novamente. 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Agora a CAMERA passou para a banda dos 5Ghz… quando na verdade, tal é IMPOSSÍVEL, pois apenas suporta a banda dos 2.4Ghz!

 

Reputação 7
Crachá +2

MAPA de rede errado… a TV está ligada à rede 5Ghz… aparece ligada à rede 2.4

 

Reputação 7
Crachá +2
youtube screen mirror

e consegues enviar videos do youtube para o youtube da smart tv? eu deixei de ter a opção. 

Eu depois de algumas tentativas para me resolverem os problemas da net, finalmente meteram aqui em casa o 5.0, que durante 1 semana que teve cá em casa, não houve problema algum, mas deixei de poder fazer isso. 

No entanto continuo a conseguir enviar ficheiros para a impressora que recebe só através da rede e que esta ligada ao 5.0

 

Não! Essa funcionalidade foi-se… e era algo que eu costumava fazer quando estava a ver um VIDEO no telemóvel…

Mas o TELEMÓVEL consegue “ver” a TV na rede...

Reputação 4
Crachá

Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

 

Aqui ficam os dados do ROUTER

 

youtube screen mirror

e consegues enviar videos do youtube para o youtube da smart tv? eu deixei de ter a opção. 

Eu depois de algumas tentativas para me resolverem os problemas da net, finalmente meteram aqui em casa o 5.0, que durante 1 semana que teve cá em casa, não houve problema algum, mas deixei de poder fazer isso. 

No entanto continuo a conseguir enviar ficheiros para a impressora que recebe só através da rede e que esta ligada ao 5.0

Desculpem o off-topic... E a porta USB? "Eles" tambem conseguem que funcione?

Reputação 7
Crachá +2

Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

 

Aqui ficam os dados do ROUTER

 

....

Perguntei “Então os clientes não conseguem encontrar a opção de configuração, e vão para o fórum reclamar??” Ao que me foi respondido que quanto mais não seja eles conseguiam configurar!!!

....

 

Bem me queria parecer... tudo uma questão de boa vontade para com clientes exigentes. Já o tinha sugetido num outro tópico…  sem sucesso porque pelos vistos o cliente teve de se desenrascar como pôde...

 

Funcionalidade de interesse para uma minoria de clientes. Daí não a terem inserido no layout dos novos equipamentos.

Duvido que alterem o layout a pedido, mas poderá tentar que excepcionalmente configurem com os dados que lhe interessam, mesmo sem que estes fiquem visíveis nas configurações.

Alternativa obvia será adquirir um router e passar a usar o do operador no modo bridge.

.

 

Reputação 7
Crachá +2

Sendo o firmware comum a todos os equipamentos esta situação é transversal a todos os GIGAROUTER.

Mandaram um técnico a minha casa trocar o Gigarouter (por outro igual), escusado será dizer que o problema mantém-se. Andam a brincar com isto...

Aos meses que esta situação acontece NÃO SE PERCEBE O PORQUÊ DE NÃO ESTAR JÁ RESOLVIDA.

OS ENGENHEIROS E PROGRAMADORES DA NOS MORRERAM???

PAZ ÀS SUAS ALMAS

É altura de contratar novas pessoas para ocupar os “lugares vazios”.

 

Eu vou ser a próxima COBAIA… vou-me arrepender, certo? :D

Quarta feira tenho cá um técnico com o ROUTER 5… mas vou testar o Wireless Isolation na HORA… ele não sai daqui sem que as redes comuniquem entre si…

Estive ao telefone com o departamento de apoio ao cliente que autorizou a instalação do ROUTER 5 (serviço IRIS 100 - não é normal, mas será para resolver os problemas do Router 4), e eu expliquei tudo o que se passa com o Router 5 (problemas de equipamentos a ligar ao WiFi, Wireless Isolation, etc), e o que me foi dito é que, no que toca ao WiFi apenas UM EQUIPAMENTO SAMSUNG revelou problemas na ligação, e quanto ao WIRELESS ISOLATION, EXISTE OPÇÃO PARA CONFIGURAR no INTERFACE do ROUTER através de https://aminhanet.nos.pt/!!!

Perguntei “Então os clientes não conseguem encontrar a opção de configuração, e vão para o fórum reclamar??” Ao que me foi respondido que quanto mais não seja eles conseguiam configurar!!!

Em que ficamos? Porquê tamanha confusão?

O Router 5 não me parece equipamento para “ficar”… foi a tal aposta para suportar velocidades de download megalómanas, e vai morrer por aí?

Esperemos por quarta!...

Comentário