Header
Pergunta

Router 5.0 wi-fi


Boas tardes. 

Ontem foi alterado o meu router de 4.0 para o 5.0.

A velocidade de internet foi também actualizada de 200Mb para 500Mb.

Se ligar o PC tenho de facto os 500Mb de download.

No entanto desde a alteração do router, não consigo velocidades de wi-fi superiores a 60Mb. 

O normal é 19Mb e esporadicamente lá consigo 60Mb. 

Alguém me sabe dizer se é normal?

( Comportamento igual em 2.4 ou 5 GHz)

E já agora, quais as velocidades do router em modo bridge?

 

Obrigado


46 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes

Desde já, agradecemos o seu feedback. Vamos verificar a situação que nos indica. Assim que tivermos novidades partilharemos por esta via. 

Muito Obrigada 

 

Voltou a acontecer. Sempre que reinicio o router (por vezes acontece por uma falha de energia ou porque o funcionamento é errático) o CANAL AUTO do WiFi 5Ghz perde-se!

 

Lá tenho de ir à configuração VIA WEB, aplicar o CANAL AUTO e só depois os meus smart devices conseguem ligar...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @marcolopes

Desde já, agradecemos o seu feedback. Vamos verificar a situação que nos indica. Assim que tivermos novidades partilharemos por esta via. 

Muito Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Sempre que o ROUTER 5 faz um reset remoto, PERDE O CANAL AUTO da rede WiFi 5Ghz.

 

Exmos moderadores, p.f. passem esta info à equipa de desenvolvimento.

 

Estou um pouco farto de ter problemas na rede, e ter de andar a verificar se o CANAL passou para MANUAL…

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ANDRE TEIXEIRA e @marcolopes

@ANDRE TEIXEIRA, para que nos seja possível ajudá-lo, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia, tenho o Router 5.0 (Cilindro), desde final de Janeiro 2020 e deixem-me que vos diga que é raro ter os 500Mb (foi o serviço que aderi), a média são 250Mb, no entanto, desde que tenho o Router que deixei de poder usar o Softphone MicroSIP (uma das ferramentas que uso no meu trabalho), ou seja, a extensão que tenho configurada não regista. Quando tinha o Router 4.0 não tinha problema nenhum, inclusive tinha o serviço de 200Mb, e tanto em Rede como por Wifi tinha os 200Mb (testado em PC e Smarthphone). Alguém que me pode ajudar? Obrigado

 

O router 5 tem graves problemas com dispositivos VOIP: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/troquei-para-router-5-e-fiquei-sem-o-voip-alguem-sabe-corrigir-14759

 

Se o serviço é essencial, exija uma troca (modelo) de router, ou peça reembolso à NOS. Apresente reclamação formal, tanto via livro de reclamações online, como através da PROVEDORIA: https://provedor.nos.pt/provedoria/

Bom dia, tenho o Router 5.0 (Cilindro), desde final de Janeiro 2020 e deixem-me que vos diga que é raro ter os 500Mb (foi o serviço que aderi), a média são 250Mb, no entanto, desde que tenho o Router que deixei de poder usar o Softphone MicroSIP (uma das ferramentas que uso no meu trabalho), ou seja, a extensão que tenho configurada não regista. Quando tinha o Router 4.0 não tinha problema nenhum, inclusive tinha o serviço de 200Mb, e tanto em Rede como por Wifi tinha os 200Mb (testado em PC e Smarthphone). Alguém que me pode ajudar? Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Hoje não consegui fazer streaming da TV através de WiFi 5Ghz, ligado ao Router 5.

Mais uma vez, após verificação, a rede 5Ghz passou de um canal AUTO para MANUAL, o que já aconteceu no passado me causou constrangimentos.

Efectuado uma configuração via Interface WEB, e passando o canal para auto, e mesmo depois de um REINICIAR do router por software, não resolveu os problemas de qualidade de ligação.

Desligando da corrente, o ROUTER VOLTOU A PERDER A CONFIGURAÇÃO AUTO da rede 5Ghz!!!!

Alteradas as configurações novamente para AUTO, finalmente a qualidade de ligação em 5Ghz ficou restablecida…

Enfim…

Reputação 7
Crachá +2

Relativamente ao wifi sempre foi os 10%, mas realmente é pouco. É so se afastar do router e já baixa dos 10% hehe.

Reputação 7
Crachá +2

Olá, @HugoT, as velocidades que tinha abaixo da média eram por wi-fi correto? Sejamos realistas, a NOS garante a velocidade máxima contratada por cabo.

 

Evidentemente!!!!

Mas daí a dizer que o “requisito”??? da velocidade WiFi é 10% da velocidade NET contratada, vou ali e já venho! Enfim…

Eu, com uma ligação WiFi 5Ghz, e uma NET de 100Mbits, estaria dentro dos “parâmetros” se a minha ligação WiFi debitasse 10Mbits!!!!!!! Haja paciência para ler estas coisas...

Reputação 6
Crachá

Olá, @HugoT, as velocidades que tinha abaixo da média eram por wi-fi correto? Sejamos realistas, a NOS garante a velocidade máxima contratada por cabo.

Reputação 7
Crachá +2

Sim…

Já esclareci com  a equipa técnica.

Se estiver nos 20 Mb de velocidade na rede 2.4Ghz de facto está abaixo da velocidade.

No entanto o requisito são 10% da velocidade da ligação, ou seja dos 500Mb de velocidade de download que tenho, a minha ligação 2.4Ghz deverá fornecer no minimo 50Mb.

Actualmente a ligação estava a 60Mb.

 

 

ESSA É BOA!!!!!!!!! Isso foi dito pelo apoio técnico da NOS??

Tinha piada!!!!!

Nem me apetecia comentar, mas não consigo deixar de o fazer: então imaginemos que temos uma ligação física, vá, de 100Mbits, o PROTOCOLO WiFi suporta 100Mbits REAIS (e não estou a falar de velocidades TEÓRICAS da treta, que depois no mundo real caem para 50% ou 25%), e neste cenário, o “requisito” (que palavra é esta?) são 10% da velocidade da ligação, ou seja… a ligação WiFi estaria DENTRO DOS PARÂMETROS se conseguisse 10Mbits de velocidade?????

 

Nunca vi tamanha parvoíce...

Sim…

Já esclareci com  a equipa técnica.

Se estiver nos 20 Mb de velocidade na rede 2.4Ghz de facto está abaixo da velocidade.

No entanto o requisito são 10% da velocidade da ligação, ou seja dos 500Mb de velocidade de download que tenho, a minha ligação 2.4Ghz deverá fornecer no minimo 50Mb.

Actualmente a ligação estava a 60Mb.

 

Reputação 7
Crachá +2

Abaixo de 45mbps na 2.4? Isso tá baixo a velocidade. É com os 500mb também?

Reputação 7
Crachá +2

Supostamente a alteração do Canal do WIFI pode melhorar a ligação sem fios.

 

SEMPRE em AUTO! É a minha dica… Com o Router 4 verificava que o CANAL alterava muito frequentemente, o que é um sinal que o sistema de optimização da wifi do Router estava a funcionar…

No Router 5 o problema é mesmo quando o AUTO não fixa.

Em 2.4 não consigo ter mais de 45Mbits (canal AUTO)

Reputação 6
Crachá +1

Supostamente a alteração do Canal do WIFI pode melhorar a ligação sem fios.

Boas tardes. 

Ontem foi alterado o meu router de 4.0 para o 5.0.

A velocidade de internet foi também actualizada de 200Mb para 500Mb.

Se ligar o PC tenho de facto os 500Mb de download.

No entanto desde a alteração do router, não consigo velocidades de wi-fi superiores a 60Mb. 

O normal é 19Mb e esporadicamente lá consigo 60Mb. 

Alguém me sabe dizer se é normal?

( Comportamento igual em 2.4 ou 5 GHz)

E já agora, quais as velocidades do router em modo bridge?

 

Obrigado

 

Também me aconteceu o mesmo diversas vezes… COLADO ao ROUTER, ligado na rede 5GHZ, tinha velocidades miseráveis…

 

Na verdade, pelo que pude apurar, o CANAL tem de estar em AUTO, caso contrário não irá estar optimizado.

 

O problema é que a configuração AUTO por diversas vezes “reverteu” para manual!

 

EM RESUMO: COLOQUE o CANAL em AUTO e faça testes novamente. TERÁ de ter pelo menos 90/100Mbits de Download. O UPLOAD, claro está, é normal que se fique pelos 20Mbits, pois é o que a NOS consegue fornecer na limitada rede CABO…

 

 

Olá Marcolopes.

Obrigado pela ajuda. 

Felizmente a rede 5Ghz já está normalizada ( a equipa técnica da NOS consegui-o normalizar as velocides nesta frequência) e neste momento estou com cerca de 400Mb na rede 5Ghz.

Não sabia desta opção mas se voltar a ter problemas é a primeira coisa que agora irei verificar.

 

Gostava só de conseguir ter velocidades superiores na frequência de 2.4Ghz que o normal sao 19/20Mb, tenho picos de 60Mb…. mas não é normal.

 

Reputação 7
Crachá +2

Boas tardes. 

Ontem foi alterado o meu router de 4.0 para o 5.0.

A velocidade de internet foi também actualizada de 200Mb para 500Mb.

Se ligar o PC tenho de facto os 500Mb de download.

No entanto desde a alteração do router, não consigo velocidades de wi-fi superiores a 60Mb. 

O normal é 19Mb e esporadicamente lá consigo 60Mb. 

Alguém me sabe dizer se é normal?

( Comportamento igual em 2.4 ou 5 GHz)

E já agora, quais as velocidades do router em modo bridge?

 

Obrigado

 

Também me aconteceu o mesmo diversas vezes… COLADO ao ROUTER, ligado na rede 5GHZ, tinha velocidades miseráveis…

 

Na verdade, pelo que pude apurar, o CANAL tem de estar em AUTO, caso contrário não irá estar optimizado.

 

O problema é que a configuração AUTO por diversas vezes “reverteu” para manual!

 

EM RESUMO: COLOQUE o CANAL em AUTO e faça testes novamente. TERÁ de ter pelo menos 90/100Mbits de Download. O UPLOAD, claro está, é normal que se fique pelos 20Mbits, pois é o que a NOS consegue fornecer na limitada rede CABO…

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @HugoT,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Obrigado a todos pelas respostas. 

Sim estou a tentar junto ao router. 

Sim já reiniciei da corrente (mais de 3x na realidade).

Já falei com a equipa técnica que me mandou ligar para um número a cobrar..…

 

E em relação ao modo bridge?

 

PS: alguém disse que em wi-fi deveria ter velocidades superiores.... Isso é que não tem lógica.

Penso eu de que....

As velocidades próximas às que se contratam por Wi-Fi, só na rede 5GHZ. E com equipamento compatível com  a norma AC. Na frequência 2.4 GHZ  e como esta só tem a norma N, só conseguimos medir até 60megas. Esta frequência tem a vantagem de ter maior cobertura.

Ok.

Então e em relação ao modo Bridge. 

Conseguem garantir os 500Mb na porta 4 (usando o cabo de rede apropriado cat6)?

 

HugoT

Reputação 2

Obrigado a todos pelas respostas. 

Sim estou a tentar junto ao router. 

Sim já reiniciei da corrente (mais de 3x na realidade).

Já falei com a equipa técnica que me mandou ligar para um número a cobrar..…

 

E em relação ao modo bridge?

 

PS: alguém disse que em wi-fi deveria ter velocidades superiores.... Isso é que não tem lógica.

Penso eu de que....

As velocidades próximas às que se contratam por Wi-Fi, só na rede 5GHZ. E com equipamento compatível com  a norma AC. Na frequência 2.4 GHZ  e como esta só tem a norma N, só conseguimos medir até 60megas. Esta frequência tem a vantagem de ter maior cobertura.

Reputação 7
Crachá +1

Novo contacto com a NOS. 

Na rede 5 GHZ já tenho 426Mb de velocidade.

 

Na rede 2.4GHz não se conseguio mais que 30 Mb.

Pediram-me para aguardar um dia ou dois para ver se normaliza. 

Desta vez a técnica sempre foi mais competente que o técnico anterior.... 

 

Aguardemos por mais novidades...

É excelente ter essas velocidades na rede 5GHz, nunca apanhei tanto. 

Reputação 7
Crachá +1

Por amor de deus jose, ter 20mb por wifi qd se tem contratato 500? eu tenho contratado os 120 e tenho perto dos 40mb constantes.  O que ele precisa fazer é contactar o apoio técnico novamente, porque se o teste de velocidade der 20mb eles têm que enviar técnico a casa.

Nem mais! Têm que resolver o problema. 

Novo contacto com a NOS. 

Na rede 5 GHZ já tenho 426Mb de velocidade.

 

Na rede 2.4GHz não se conseguio mais que 30 Mb.

Pediram-me para aguardar um dia ou dois para ver se normaliza. 

Desta vez a técnica sempre foi mais competente que o técnico anterior.... 

 

Aguardemos por mais novidades...

Ah comentários que obviamente não merecem o tempo perdido. 

Creio que todos entendem que ter 500Mb contratados e não conseguir mais de 19/20 em wifi é um  Problema.

No entanto, já usei modo bridge com o router anterior. 

Tinha de facto uma quebra de velocidades muito grande, mas em compensação um enorme controlo sobre toda a minhas ligações ao router bem como uma estabilidade na ligação ao wifi do muito maior. 

São escolhas... Cada um faz as suas.

 

 

 

Embora saiba o que é (ja o utilizei quando fui cliente NOS com internet fixa), quais as vantagens e problemas que pode originar o modo Bridge, nao vou respoder simplesmente porque nao conheço na pratica o router em causa... e convido os demais utilizadores a pronunciarem-se apenas quando nao sejam sapateiros a tocar rabecão... Porem, se efetuarem pesquisa sobre o tema, verificarao com facilidade que as dificuldades com as velocidades no modo Bridge nao sao exclusivas deste ou aquele equipamento, deste ou aquele ISP (apesar de terem assumido as dificuldades do anterior modelo nesta materia). Podem ate constatar o mesmo tipo de dificuldades relatadas em diversos paises.

Depende tambem dos equipamentos que se ligam na porta Bridge, da forma como se ligam, etc e nao apenas do router do ISP.

Maravilhado com a qualidade de alguns comentarios... So podem ser resultado dos excessos da quadra...

Comentário