Header
Pergunta

Problemas com o router


Reputação 1
Criei tópico porque tenho duas questões quanto ao Router

A primeira tem a ver com a segurança da rede Wi-Fi. Recentemente adquiri um novo portátil e ao ligar à rede Wi-Fi o Windows 10 aviso de que a rede utiliza um padrão de segurança mais antigo. Isto é algo com que me devo preocupar?

A outra questão tem a ver com o funcionamento do Wi-Fi, dado que tenho contratado Internet de 200 Mbps, mas o portátil por Wi-Fi recebe um média de apenas 3 a 6 Mbps. Troquei de router recentemente (não sei dizer com precisão mas não deverá ter sido há mais de 2 anos), por isso não vejo razão para a cobertura ser tão fraca, a não ser a fraca qualidade do equipamento. Existe uma melhor opção em termos de router da NOS?

12 Comentários

Reputação 7
Crachá +5
Criei tópico porque tenho duas questões quanto ao Router

A primeira tem a ver com a segurança da rede Wi-Fi. Recentemente adquiri um novo portátil e ao ligar à rede Wi-Fi o Windows 10 aviso de que a rede utiliza um padrão de segurança mais antigo. Isto é algo com que me devo preocupar?

A outra questão tem a ver com o funcionamento do Wi-Fi, dado que tenho contratado Internet de 200 Mbps, mas o portátil por Wi-Fi recebe um média de apenas 3 a 6 Mbps. Troquei de router recentemente (não sei dizer com precisão mas não deverá ter sido há mais de 2 anos), por isso não vejo razão para a cobertura ser tão fraca, a não ser a fraca qualidade do equipamento. Existe uma melhor opção em termos de router da NOS?

Boa tarde, o aviso pode ignorar, para que não volte a aparecer clique com o botao direito e ponha o visto em não voltar a mostrar. Quanto ao wifi veja algumas dicas aqui: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Vieira_14 🙂 ,

Olá @Jose Rodrigues 🙂 ,

@Vieira_14 , o @Jose Rodrigues deu uma ótima sugestão 😊! Sugerimos que faça um teste de velocidade através de cabo para verificar se as velocidades se mantêm, por favor.

Ficamos a aguardar o seu feedback.
Reputação 1

Criei tópico porque tenho duas questões quanto ao Router

A primeira tem a ver com a segurança da rede Wi-Fi. Recentemente adquiri um novo portátil e ao ligar à rede Wi-Fi o Windows 10 aviso de que a rede utiliza um padrão de segurança mais antigo. Isto é algo com que me devo preocupar?

A outra questão tem a ver com o funcionamento do Wi-Fi, dado que tenho contratado Internet de 200 Mbps, mas o portátil por Wi-Fi recebe um média de apenas 3 a 6 Mbps. Troquei de router recentemente (não sei dizer com precisão mas não deverá ter sido há mais de 2 anos), por isso não vejo razão para a cobertura ser tão fraca, a não ser a fraca qualidade do equipamento. Existe uma melhor opção em termos de router da NOS?
Boa tarde, o aviso pode ignorar, para que não volte a aparecer clique com o botao direito e ponha o visto em não voltar a mostrar. Quanto ao wifi veja algumas dicas aqui: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618

Quero desde já agradecer a rápida resposta.
Li as dicas do tópico que colocou e mudei o router de sítio e reiniciei-o e já consigo velocidades de net na ordem dos 20-25 Mbps. Possivelmente seria a localização do router que estava a causar mais problemas.
Não sei se são possíveis maiores velocidade de Wi-Fi pois não conheço as limitações do equipamento.
Obrigado pela ajuda.
Reputação 7
Crachá +6
@Vieira_14 ,

A que se distância se encontra o equipamento em que está a realizar o teste do Router?
Reputação 1
Bem-vindo ao Fórum NOS @Vieira_14 🙂 ,

Olá @Jose Rodrigues 🙂 ,

@Vieira_14 , o @Jose Rodrigues deu uma ótima sugestão 😊! Sugerimos que faça um teste de velocidade através de cabo para verificar se as velocidades se mantêm, por favor.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Para além do Wi-Fi também pelo menos um equipamento ligado por cabo e dessa forma a velocidade aproxima-se da contratada, não havendo problema nessa área. A cobertura de Wi-Fi é que estava mais fraca. Segui os conselhos do @Jose Rodrigues , alterei a localização do router e reiniciei-o e já consigo velocidades na ordem dos 20-25 Mbps. Agora é uma questão de ir verificando se a velocidade se mantém nesta ordem ou se vai caindo.
Aproveito esta oportunidade para questionar se estas velocidades estão dentro do normal, por outras palavras, qual a limitação do equipamento em termos de velocidade do Wi-Fi.
Reputação 1
@Vieira_14 ,

A que se distância se encontra o equipamento em que está a realizar o teste do Router?

À volta de 3 metros, mais ou menos.
Reputação 7
Crachá +6
@Vieira_14 ,

Agradecemos o seu feedback 🙂 !
Já testou através de cabo? Quais as velocidades que obtém?
Reputação 1
@Vieira_14 ,

Agradecemos o seu feedback 🙂 !
Já testou através de cabo? Quais as velocidades que obtém?

Por cabo tenho velocidades de cerca de 195 Mbps
Reputação 7
Crachá +6
@Vieira_14 ,

Obrigada pela informação 🙂 .
Ao que tudo indica o serviço estará a funcionar corretamente 🙌🏼! No entanto, veja tudo o que precisa de saber sobre a sua internet aqui.

Obrigada
Reputação 7
Crachá +5
@Vieira_14 Se tem WiFi na casa toda, não se preocupe com a velocidade, é porque é boa.
Reputação 1
@Vieira_14 Se tem WiFi na casa toda, não se preocupe com a velocidade, é porque é boa.
Sim tenho WiFi na casa toda, com a normal perda de velocidade devido aos obstáculos. Como não percebo muito do assunto perguntei apenas para ter a certeza que o equipamento estava a funcionar normalmente.
Obrigado pela ajuda.
Reputação 7
Crachá +5

@Vieira_14 Se tem WiFi na casa toda, não se preocupe com a velocidade, é porque é boa.Sim tenho WiFi na casa toda, com a normal perda de velocidade devido aos obstáculos. Como não percebo muito do assunto perguntei apenas para ter a certeza que o equipamento estava a funcionar normalmente.
Obrigado pela ajuda.

Isso é que é importante, ter WiFi na casa toda, 195 de internet é muito bom. Cumprimentos e parabéns.

Comentário