Header
Respondido

Pingar router router wi-fi V5 modelo V1.0 do exterior


Não consigo pingar o endereço público do meu router a partir do exterior. A PC MEDIC disse-me que era a NOS que resolvia esse assunto. A NOS disse-me que era a PC MEDIC.

 

Alguém me pode ajudar?

Obrigado

icon

Melhor resposta por Inês B. 18 November 2020, 20:21

Ver pergunta inicial

14 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, não consegue aceder à página interna do router ? 

Consigo aceder à página de gestão do router.

Olá @RuiCh, não sei qual o seu OS ou como está a fazer ping mas sugiro que use o site da speedtest via este link. Por favor informe se funcionou. Obrigado 

Olá

O meu OS é o windows 10. Já usei o site que assinalou 8 ms no ping, 408 no download e 108 no upload.

Não sei o que este site faz para testar o ping mas o que sei é que ao comando ping 95.94.27.199  o meu router não responde.

Não tenho qualquer problema com a internet.

O meu problema é o seguinte:

Tenho em casa uma LAN cujo router é o wi-fi V5 modelo V1.0 da NOS. A internet funciona, os emails vão e vêm e não me apercebo de nenhum problema.
No entanto necessito que o meu portátil funcione como servidor de uma aplicação com uma hardlock key numa das portas usb para que os clientes na internet possam correr software cliente.
Nos clientes é necessário identificar na aplicação cliente o ip do servidor e a porta. Quando os clientes estão na minha LAN configuro-os com o ip servidor igual ao endereço na LAN do meu portátil e com a porta aconselhada pelo fabricante do software. Assim, tudo funciona bem.
Mas se os clientes estiverem fora da minha LAN tentei configurar uma port fowarding no router indicando o ip local do portátil, o protocolo UDP e a referida porta. E, nos clientes configurei o ip servidor igual ao endereço público do meu router e a mesma porta. Assim, nada funciona.

A empresa do software cliente e servidor dizem que a solução clientes na net e servidor numa LAN é comum e que basta o port fowarding. Acharam estranho não conseguirem pingar o meu router. 

Assim, quero começar por garantir que o router responde ao ping.

Obrigado

Experimentou colocar no DMZ e fazer ping? Existem uma série de politicas “especiais” das NOS no router que aparentemente ninguém conhece mas limitam ligações a consolas de jogos e também se fala de traffic shaping. É que parece estar a fazer tudo corretamente porque abre as portas na firewall.  

Olá @Jorge C 

Coloquei o meu computador na DMZ e não houve resposta ao ping.

Mas antes de tudo gostaria de começar por saber como posso pôr o router a responder aos pings pelo exterior. Gostaria que ping 94.95.27.199 obtivesse resposta tal como tem resposta ping 94.95.31.254 que é o default gateway do router.

Obrigado

Também não consigo fazer ping ao seu ip e muito menos ao meu. A informação da NOS é “em situações técnicas individuais precisamos mesmo que nos liguem para que sejam feitos os despistes necessários e para que possam ser acompanhados por uma equipa especializada.” Suponho que depois enviam para uma empresa externa que apresenta custos ao utilizador final. Gostaria de saber como resolveu. Abraço 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @RuiCh,

Para podermos ver como ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Cara Inês

Confirme-me só se recebeu a minha mensagem privada. Fiquei com dúvidas.

Cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @RuiCh
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 
Sim, recebemos a sua mensagem e vamos responder à mesma o mais breve possível. 

Obrigado

Boa noite

A NOS não me resolveu nada.

Continuo sem saber porque razão o meu router não responde aos pings do exterior da minha LAN e também não alteram essa situação.

Acho que está na altura de mudar de operadora.

Obrigado a quem me tentou ajudar

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RuiCh
Lamentamos o transtorno causado. 

Já respondemos à sua mensagem privada. 
Obrigado

Reputação 1

Não consigo pingar o endereço público do meu router a partir do exterior. A PC MEDIC disse-me que era a NOS que resolvia esse assunto. A NOS disse-me que era a PC MEDIC.

 

Alguém me pode ajudar?

Obrigado

Na minha humilde opinião de leigo, utilizar equipamentos de operador para funcionalidade avançada, não é boa ideia. A melhor solução é arranjar um router que te dê controle sobre a funcionalidade pretendida, exemplo firewall, e colocá-lo em modo de bridge.

 

DMZ se calhar nao é boa ideia porque faz forward de todas as portas e o problema que tens aparenta ser uma firewall as dar drop aos pacotes ICMP.

O ideal para esse tipo de utilização seria alugar um vps na OVH, Amazon, scaleway, etc... Pelo menos ficas com IP fixo e não vais ter problemas. Se houver uma troca de lease e te for atribuído um IP diferente o teu sistema deixa de funcionar e vai tentar comunicar com outro cliente ao qual foi atribuído o teu IP. 

Muito obrigado. Vou estudar essa hipótese.

 

Comentário