Header

Para quando um upload de 100Mb?


Reputação 4
Boas gostaria de saber para quando é que a NOS vai oferecer um uploud de 100Mb nos planos de 100 e 200Mb?

É a única operadora que nos planos "fibra" tem 100Mbps/10Mbps e 200Mbps/20Mbps ao invés de 100Mbps/100Mbps e 200Mbps/100Mbps.

191 Comentários

Reputação 4

​Ficam todos informados que os clientes foram enganados em 2018 com a promessa que no decorrer de 2018 o upload de 100Mb seria disponibilizado a todos os clientes na rede NOS e NÃO ACONTECEU!

@Carolina V.

  1. Até final de 2018 a velocidade de 100Mbps no upload estará disponível em toda a rede NOS, podendo implicar upgrades às vossas instalações atuais. Estejam atentos às novidades.
  2. Reforçamos que estará disponível em toda a rede NOS. Fique atento às novidades.

No ano seguinte (2019) a promessa voltou a ser prometida para o primeiro semestre do corrente ano, e NÃO ACONTECEU.

  1. Até 31 de Março de 2019 a velocidade de 100Mbps no upload estará disponível em toda a rede NOS, podendo implicar upgrades às vossas instalações atuais. Estejam atentos às novidades."
  2. A adesão aos pacotes com 100Mbps de upload estão sujeitas a validação técnica.

Como os moderadores não poderiam mentir mais, a resposta passou a ser:

@Tiago C.

  1. A atualização das velocidades de upload, para toda a rede NOS, está a ser trabalhada, pelo que contamos que fique disponível durante o ano de 2019. Fique atento.

Concluindo, o ano de 2019 está prestes a terminar e aumento de 100Mb de upload? NADA!!! Portanto preparem-se porque a NOS, colaboradores e moderadores deste fórum vão continuar a mentir, até porque para o ano já sabem qual vai ser a resposta, concerteza:

  1. Até 31 de Março de 2020 a velocidade de 100Mbps no upload estará disponível em toda a rede NOS, podendo implicar upgrades às vossas instalações atuais. Estejam atentos às novidades 

Só lembrar aos responsáveis por esta empresa que têm 20 dias para não faltarem ao que escreveram durante estes 2 ANOS… se não são capazes de colocar os 100Mbps de uploud em toda a rede pelo menos tenham a humildade de o assumir e não andem a tentar enganar os vossos fieis clientes.

Reputação 3
aqui em matosinhos continua 200/20. mas ja deve haver no continente gente com os 50 upload

Está quase! Mais 15 DIAS e TODA A REDE terá 100 de UPLOAD!!! :D

Sim a nós é muito boa a cumprir prazos.
Reputação 3
"Olá a todos,

Até 31 de Março de 2019 a velocidade de 100Mbps no upload estará disponível em toda a rede NOS, podendo implicar upgrades às vossas instalações atuais. Estejam atentos às novidades." :)
Brevemente no fórum
Reputação 7
Crachá

Não quero parecer alarmista mas estamos a 60 dias do final ano e a 2ª previsão do final 2019 começa aparecer apertada.

 

Não há relatos de nenhuma zona do continente que esteja a correr algum teste como na Madeira,.

NOS andou investir em docsis 3.1 para download apenas ? Não quero parecer profeta da desgraça, mas o vosso plano 70% da vossa rede ser FTTH em 2022, devia ter sido a 1ª aposta desde sempre, uma rede docsis tem imensos problemas de manutenção, e acho que o estado em que ela estava tem sido o problema para as mexidas no upload.

 

@Jose Correia , foi à conclusão que eu cheguei… andamos todos iludidos com o DOCSIS 3.1 (para quem não percebe nada, é irrelevante o que a NOS andou a fazer, mas para os consumidores que se mantiveram fieis À NOS a aguardar uma “revolução” tecnológica apenas para aguentar a rede mais uns anos “equiparada” À VERDADEIRA FIBRA… a conclusão é inevitável!!!)

 

O upgrade da rede HFC para DOCSIS 3.1 teve o único objectivo de aumentar as velocidades de DOWNLOAD para que a NOS pudesse fazer uma oferta comercial ao nível da concorrência… a questão é que, a OFERTA da NOS com o ROUTER 5 (comercializado especificamente para lidar com o DOCSIS 3.1) é de 1Gbit/20Mbits… e a da concorrência é de 1Gbit/200Mbits!!!!!!!!!!!! O FOSSO aumenta cada vez mais!

Já era hora de separar o CABO da FIBRA e separar os preços. 

O cliente depois decidia entre o que tem, aquilo que quer. 

O upload é uma velocidade vergonhosa 😔, é os clientes cabo começam a ficar cansados de pagar igual ao da fibra e ter o upload menor 10 vezes. 

Reputação 5
Crachá

Ficam todos informados que os clientes foram enganados em 2018 com a promessa que no decorrer de 2018 o upload de 100Mb seria disponibilizado a todos os clientes na rede NOS e NÃO ACONTECEU!

@Carolina V.

  1. Até final de 2018 a velocidade de 100Mbps no upload estará disponível em toda a rede NOS, podendo implicar upgrades às vossas instalações atuais. Estejam atentos às novidades.
  2. Reforçamos que estará disponível em toda a rede NOS. Fique atento às novidades.

No ano seguinte (2019) a promessa voltou a ser prometida para o primeiro semestre do corrente ano, e NÃO ACONTECEU.

  1. Até 31 de Março de 2019 a velocidade de 100Mbps no upload estará disponível em toda a rede NOS, podendo implicar upgrades às vossas instalações atuais. Estejam atentos às novidades."
  2. A adesão aos pacotes com 100Mbps de upload estão sujeitas a validação técnica.

Como os moderadores não poderiam mentir mais, a resposta passou a ser:

@Tiago C.

  1. A atualização das velocidades de upload, para toda a rede NOS, está a ser trabalhada, pelo que contamos que fique disponível durante o ano de 2019. Fique atento.

Concluindo, o ano de 2019 está prestes a terminar e aumento de 100Mb de upload? NADA!!! Portanto preparem-se porque a NOS, colaboradores e moderadores deste fórum vão continuar a mentir, até porque para o ano já sabem qual vai ser a resposta, concerteza:

  1. Até 31 de Março de 2020 a velocidade de 100Mbps no upload estará disponível em toda a rede NOS, podendo implicar upgrades às vossas instalações atuais. Estejam atentos às novidades LOOOOOOOOOOOOOL

@marcolopes o que achas? Tens dúvidas que será assim? Eu não tenho dúvidas nenhumas!

100 Mbps de upload era um exclusivo da rede fibra da NOS, para pacotes 100/200/400/500/1000 Mbps de download.

 

Entretanto houve a promessa de que toda a rede, incluindo a rede HFC, ficaria em 100 Mbps de upload. Para aceder a essas velocidades a NOS garantia em 2018 que isso podia implicar upgrade às instalações atuais dos clientes. Promessa aqui:

 

E assim fez. A NOS lançou routers DOCSIS 3.1 que permitem essas velocidades (giga routers) e garantiu que todos os clientes 500 Mbps eram instalados com esses giga routers.

Assim foi possível para esses clientes atribuir 100 Mbps de upload.

 

Nos demais clientes HFC (200 e 100 Mbps) convivem routers DOCSIS 3.0 e DOCSIS 3.1. E assim só foi possível disponibilizar 20 Mbps para esses. Tecnicamente é possível disponibilizar 100 Mbps em DOCSIS 3.0, mas a rede da NOS não foi preparada para tal, nem sei se estará preparada para ter tantos clientes com 100 Mbps de upload.

 

Os técnicos que vêm aqui a casa explicaram-me que a ideia é ir passando a rede paulatinamente para fibra FTTH ao longo dos próximos anos. Em fibra todos os clientes têm 100 Mbps de upload. Essa mesma informação está aqui:

 

 

Sugestão à NOS: Para cumprir a promessa feita aqui em 2018, todos os clientes com Giga router deviam ter acesso aos 100 Mbps de upload.

Estranhamente, a minha passou de 120/10 para 120/100 hoje. Devem estar a atualizar as velocidades, eventualmente a fazer testes em vários pontos.
Reputação 6
Crachá +1
Estamos perto do final do ano e gostaria de saber se ainda vou ter a sorte de ter o uploud nos 100Mbps como a menina Carolina escreveu.
Não se esqueça de vir cá dar o feedback dia 02 de janeiro de 2019 😃
Boas gostaria de saber para quando é que a NOS vai oferecer um uploud de 100Mb nos planos de 100 e 200Mb?
É a única operadora que nos planos "fibra" tem 100Mbps/10Mbps e 200Mbps/20Mbps ao invés de 100Mbps/100Mbps e 200Mbps/100Mbps.
Reputação 4
o melhor seria estarmos em 2019 e o bot ainda a dizer que é ate ao fim do ano 2018 os 100 de up :D:cool:
Reputação 4
Para quem esperou até agora também não são mais 13 dias... 😂 que vai fazer a diferença.
Enfim mais uma vez a NOS a enganar os seus clientes.
Reputação 5
Crachá
É incrível a NOS nunca ter em foco os seus clientes, e desde à muitos anos que a NOS viveu do seu monopólio desde que lançou a NETcabo onde não havia concorrência e achou que a fibra nunca iria criar grandes estragos na empresa, e hoje a empresa tenta a todo o custo através de promessas e mais promessas de que vamos ter um melhor serviço, mas o que é certo é que na NOS tudo funciona cada vez pior e as novidades deixaram de fazer parte do foco da empresa, onde a empresa é forçada apenas atualizar os seus serviços devido à pressão da concorrência. Upload 100Mb e ipv6, são serviços que não existem de forma genérica para todos os clientes, já que o ipv6 nem previsões existem. É lamentável a forma como a empresa lida com os seus clientes e eu que sou cliente desde 1997 vejo que não me resta outra solução se não começar a por os olhos em cima de quem realmente investe nas infraestruturas da empresa e quem realmente apresenta melhores serviços e deixar de acreditar numa empresa que parou no tempo e que acha que ainda vivemos no tempo da NETcabo com 1mb de donwload e 512kpbs de Upload.
Reputação 7
Crachá +2
Ainda acreditavam que iam ter mais velocidade?!!
Nem na net fixa nem na rede móvel. A atualização tanto de um como de outro são uma autentica trapalhada,

A promessa serve apenas para garantir que continuem na rede a pagar as faturas.
Não mudem não...


Serviu para deixar de acreditar completamente em qualquer coisa que seja dita pelos moderadores deste fórum...
Reputação 4
Estamos perto do final do ano e gostaria de saber se ainda vou ter a sorte de ter o uploud nos 100Mbps como a menina Carolina escreveu.
Não se esqueça de vir cá dar o feedback dia 02 de janeiro de 2019 :D


Hoje é dia 2 :D

A mim, deram-me a tanga que no pacote 1 GB o máximo de upstream é 20Mbs que não dá para migrar para 100Mbs... parece que o site refere 100Mbs no pacote 1 GB, pelos vistos vou ter de mudar de operador...


https://en.wikipedia.org/wiki/DOCSIS

Pelo que vejo a NOS não actualiza o DOCSIS, mesmo para quem não tem fibra, ainda devem estar na versão 2.0 que diz ser o máximo de 30 Mbit/s de upstream, mas ao mesmo tempo diz 40 Mbit/s de downstream... é claramente mandar areia para os olhos dos clientes...
Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @marcolopes

Não nos revemos no género de prática que descreve e, por isso, queremos melhor compreender o que se passa. Confirme, por favor, se não tem que ver com os comentários deste artigo.

Adicionalmente, e para esclarecer, cabe à moderação a organização do Fórum NOS e a sua informação, pelo que, conforme os termos e condições do Fórum NOS e as suas boas práticas, podemos realizar as alterações que melhor convir à organização sem comprometer a informação deixada, seja ela positiva ou negativa para uma consulta de todos. 

Quanto a esta temática, verificamos que, de facto, há diversos artigos que, oportunamente, serão avaliados quanto à necessidade de alocação como:

Sabemos, também, que existem assuntos que podem ser mais sensíveis, no entanto, em qualquer situação, pedimos que, por favor,  mantenham a cordialidade e que respeitem as Boas Práticas que caracterizam o Fórum NOS.

Muito obrigado

 

Reputação 4
Olá @RicardojrSantos,

Estamos a trabalhar nesse tema, esperamos ter novidades até ao final do ano.

Essa resposta é a mesma que deram não ano passado. A diferença está que no ano passado tinham dito "até ao final de 2018", agora dizem "até ao final do ano".

Mas qual ano?

Novidade vão ter vocês quando perderem mais um cliente.
Reputação 7
Crachá +2

Não quero parecer alarmista mas estamos a 60 dias do final ano e a 2ª previsão do final 2019 começa aparecer apertada.

 

Não há relatos de nenhuma zona do continente que esteja a correr algum teste como na Madeira,.

NOS andou investir em docsis 3.1 para download apenas ? Não quero parecer profeta da desgraça, mas o vosso plano 70% da vossa rede ser FTTH em 2022, devia ter sido a 1ª aposta desde sempre, uma rede docsis tem imensos problemas de manutenção, e acho que o estado em que ela estava tem sido o problema para as mexidas no upload.

 

@Jose Correia , foi à conclusão que eu cheguei… andamos todos iludidos com o DOCSIS 3.1 (para quem não percebe nada, é irrelevante o que a NOS andou a fazer, mas para os consumidores que se mantiveram fieis À NOS a aguardar uma “revolução” tecnológica apenas para aguentar a rede mais uns anos “equiparada” À VERDADEIRA FIBRA… a conclusão é inevitável!!!)

 

O upgrade da rede HFC para DOCSIS 3.1 teve o único objectivo de aumentar as velocidades de DOWNLOAD para que a NOS pudesse fazer uma oferta comercial ao nível da concorrência… a questão é que, a OFERTA da NOS com o ROUTER 5 (comercializado especificamente para lidar com o DOCSIS 3.1) é de 1Gbit/20Mbits… e a da concorrência é de 1Gbit/200Mbits!!!!!!!!!!!! O FOSSO aumenta cada vez mais!

Reputação 4
Crachá

@IgorPestana

desconhecia essa realidade do FTTH na Madeira, mas os clientes HFC da Madeira tem upload já melhorado, nada oficial

100/50, 200/100, 500/100 e 1G/100. Estes valores do upload não são fixos e tem variações ao longo do dia, por isso que continuam ser testes e nada oficializado

 

Os clientes FTTH continente tem 100, o pacote giga tem 200.

 

@marcolopes duvido que seja o que esse técnico referiu, pelo que sei a redução dos canais analógicos , com abertura do RF está toda concluída e espectro livre, caso não fosse dessa forma a NOS não conseguia estar há 1 ano a comercializar pacotes 3.1 com 400/500 e giga.

 

O problema do upload é o estado que a rede está, e é isso que tem levado aos atrasos

Reputação 7
Crachá +2
Eu não me posso queixar muito, pois os valores do que está estipulado no meu pacote as velocidades estão a ser cumpridas, a única coisa que não me agrada é mesmo o ping que oscila muito entre os 9ms e os 20ms, o que na minha opinião é bastante elevado.

 

 

os 500 não me dizem nada… é uma velocidade para inglês ver… NINGUÉM utiliza essa largura de banda… É o mesmo que ter um carro que dá 500 à hora… pode dar jeito? pode… quando o condutor estiver num DESERTO plano… ou numa pista de competição com uma longa, longa recta… portanto… virtualmente NUNCA!

 

Já os 20 de UPLOAD deixam qualquer cliente da NOS contente!!!! mas apenas aqueles que não sabem que a Vodafone e a MEO dão 100 a toda a gente, e até dentro da NOS existem clientes com 100 em certas zonas a pagar o mesmo!

 

A questão aqui é… porque é que a NOS não dá esses 20 a TODOS os utilizadores… :nerd:

Reputação 4
Eu não me posso queixar muito, pois os valores do que está estipulado no meu pacote as velocidades estão a ser cumpridas, a única coisa que não me agrada é mesmo o ping que oscila muito entre os 9ms e os 20ms, o que na minha opinião é bastante elevado.

 

 

os 500 não me dizem nada… é uma velocidade para inglês ver… NINGUÉM utiliza essa largura de banda… É o mesmo que ter um carro que dá 500 à hora… pode dar jeito? pode… quando o condutor estiver num DESERTO plano… ou numa pista de competição com uma longa, longa recta… portanto… virtualmente NUNCA!

 

Já os 20 de UPLOAD deixam qualquer cliente da NOS contente!!!! mas apenas aqueles que não sabem que a Vodafone e a MEO dão 100 a toda a gente, e até dentro da NOS existem clientes com 100 em certas zonas a pagar o mesmo!

 

A questão aqui é… porque é que a NOS não dá esses 20 a TODOS os utilizadores… :nerd:

 

#anosnãodá! :laughing:

Só vai dar quando a Anacom se chegar à frente com multas avultadas… Mas como nós sabemos a Anacom é tipo a ENSE (Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis), fazem nas costas dos tugas acordos de cavalheiros e quem aguenta é o Zé Povinho.

Eu estou muito em breve a deixar de ser cliente NOS.

Não investe na fibra porque é caro, não investe no DOCSIS (https://www.cablelabs.com/technologies/docsis-4-0-technology) porque não lhes apetece, ou não lhes convem, enfim…


 

Reputação 5
Crachá

Vocês já repararam que a NOS aboliu a informação de Upload 100Mb em todos os pacotes exceto o pacote apenas de Net 1Gbps.

Estranho mas se realmente não fornece upload de 100Mb a ninguém mais vale estar assim.

Reputação 7
Crachá +1

Vocês já repararam que a NOS aboliu a informação de Upload 100Mb em todos os pacotes exceto o pacote apenas de Net 1Gbps.

Estranho mas se realmente não fornece upload de 100Mb a ninguém mais vale estar assim.

Diria que se enganaram nesse ao tentar corrigir a confusão que causam com o anúncio de upload superior a 20Mbps que na maioria das instalações ainda não é possível por ser em HFC. Esse também deveria estar como os outros porque só na Madeira conseguirão cumprir…

Mas o mais razoável seria distinguir as instalações entre cabo - HFC - e FTTH - fibra ótica - não manter a fibra NOS que já conhecemos mas ainda vai iludindo alguns…

 

Se conseguem para o satélite - ou até para o futuro 5G… - era só mais um separador, mas a “confusão” parece ser vantajosa...

Reputação 5
Crachá

Na minha opinião, se conseguiram aumentar o upload em HFC para 100Mb na região autónoma da madeira, porque razão no continente não aumentaram gradualmente o upload.

É isto que me faz muita confusão!

Reputação 7
Crachá +1

Na minha opinião, se conseguiram aumentar o upload em HFC para 100Mb na região autónoma da madeira, porque razão no continente não aumentaram gradualmente o upload.

É isto que me faz muita confusão!


Não tenho mandato para explicar o inexplicável, mas o que consta, sem confirmação oficial, é que na Madeira foi feito o teste - como parece que é habitual - mas quando tentaram no continente correu tão mal que parece terem desistido e apostado na migração antecipada (em relação ao anteriormente planeado, mas provavelmente não em relação aos prazos que nunca são cumpridos...) para FTTH usando a partilha com a Vodafone.

Se no upload andam a prometer há anos e afinal nem dizem nada, espero que nesta migração sejam mais transparentes, mas tenho as minhas dúvidas...

Reputação 7
Crachá +2

Na minha opinião, se conseguiram aumentar o upload em HFC para 100Mb na região autónoma da madeira, porque razão no continente não aumentaram gradualmente o upload.

É isto que me faz muita confusão!

 

Tem a ver com a complexidade da rede instalada… qualidade do sinal… pelo que sei, tentaram, mas não conseguiram… ou o “investimento” seria demasiado elevado!

 

Compensa mais gastar milhões em PUBLICIDADE que até mete dó (sinceramente, chateia!!!!!!!!!) e PATROCINAR O FUTEBOL!!! As pessoas COMEM com os olhos e ouvidos, aparentemente!

 

E aparentemente, nem a AUTORIDADE para a CONCORRÊNCIA considera que a NOS está a cometer qualquer ILEGALIDADE nas práticas comerciais de DISCRIMINAÇÃO de velocidades, tecnologias, bem como PUBLICIDADE ENGANOSA sobre a utilização da designação “REDE FIBRA”!

 

Eis a resposta desta organização à minha ultima reclamação!

“Resposta a exposição apresentada junto da Autoridade da Concorrência

A Autoridade da Concorrência (AdC ou Autoridade) regista com interesse a receção da V. comunicação, uma vez que permite melhor aferir as dificuldades dos agentes económicos e, consequentemente, melhor conhecer os mercados e os seus intervenientes.

Nos termos dos seus Estatutos, constantes do Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, a Autoridade tem por missão assegurar a aplicação das regras de promoção e defesa da concorrência nos setores privado, público, cooperativo e social, no respeito pelo princípio da economia de mercado e de livre concorrência, tendo em vista o funcionamento eficiente dos mercados, a afetação ótima dos recursos e os interesses dos consumidores. Para tal, a AdC acompanha de perto os diversos setores de atividade económica, com o propósito de garantir a existência de uma concorrência não falseada entre os vários agentes, em benefício do consumidor.

No desempenho das suas atribuições, a Autoridade dispõe de poderes sancionatórios, de supervisão e de regulamentação, incumbindo-lhe, no exercício concreto dos seus poderes sancionatórios, identificar e investigar as práticas suscetíveis de infringir a legislação de concorrência nacional (em particular, os artigos 9.º, 11.º e 12.º da Lei n.º 19/2012, de 8 de maio) e europeia (em particular, os artigos 101.º e 102.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia), proceder à instrução e decidir sobre os respetivos processos.

Atento o que acaba de referir-se e tendo os factos descritos por V. Exa. merecido a nossa melhor atenção, da análise da informação apresentada constatou-se não estarem em causa comportamentos suscetíveis de impedir, falsear ou restringir a concorrência no mercado nos termos previstos na legislação da concorrência acima referenciada. Em consequência, não se encontram reunidas as condições para a AdC intervir relativamente à factualidade exposta.

Sem prejuízo, os factos descritos poderão integrar as competências e as atribuições de outras entidades públicas. Para aferir desse eventual enquadramento, sugere-se a consulta do Portal de Denúncias da AdC na Internet em http://extranet.concorrencia.pt/denuncias/. Poderá igualmente contactar a AdC através da Linha de Apoio ao Denunciante pelo número 21 790 20 88.

Informa-se, por último, que esta Autoridade continua a seguir de perto os diversos setores e mercados, não excluindo a possibilidade de intervenção sempre e na medida em que detete a existência de práticas restritivas da concorrência perpetradas por agentes económicos.

Com os melhores cumprimentos,

Departamento de Práticas Restritivas”

 

A NOS tem tudo controlado!!!!!

 

CABE aos CONSUMIDORES abrirem os olhos...

Comentário