Header

O novo router Wi-Fi 4.0, está quase a sair para os clientes.


  • Anonymous
  • 0 comentários
O novo router Wi-Fi 4.0, está quase a sair para os clientes, já vem mencionado na página de equipamentos da NOS:
http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab2

89 Comentários

Reputação 1
penso para que a NOS satisfazer novos e atuais clientes deveria de mudar para o novo HUB 4.0 para atuais clientes e instalá-lo para novos.
se não o fizer corre o risco de os perder para outras operadoras.
Reputação 6
Crachá +1
Caros,

Fui piloto do HUB 4.0 e desisti ao fim de quase 3 meses. Apenas posso dizer que sou da equipa residente de Alfa e Beta Testers da Microsoft US à 20 anos e fiquei chocado com a forma como são geridos os projectos piloto na NOS. Basta dizer que a linha tel. dedicada para os pilotos ninguém atende e era remetido para o atendimento geral dos Clientes da NOS. Os emails sem qualquer feedback, etc.
Ficamos com a nítida sensação que não estamos ali a fazer nada, a reportar situações de testes de horas que disponibilizamos por carolice.
Só no mesmo dia em que após formalizar a desistência do projecto piloto, é que tiveram a hombridade de me telefonar a dar respostas a questões e problemas colocados e reportados, isto após estar mais de um mês de espera das referidas respostas/esclarecimentos e algumas respostas nunca chegaram.
Sem ferir a confidencialidade porque está explicito no manual já disponível, o acesso às configurações do HUB 3.0 é directo por IP interno 192.168.., no HUB 4.0 o acesso é remoto por DNS obviamente via browser. Sem net não há acesso às configs para gerir a rede doméstica caso a tenham. aliás o Cliente nunca acede verdadeiramente à mascara original do router, mas sim a frontend criado para o efeito. Sim, tem algumas funcionalidades engraçadas para gerir a rede doméstica.
Quanto à norma AC do WiFi, vejamos a sua "eficácia". Quem é que tem ou vai ter na NOS largura de banda para a utilizar acima dos 600 Mbps?!
Será na expectativa da milagreira versão 2017 do DOCSIS 3.1 Full Duplex que promete 10Gbps FD?
Será apenas para um nicho de mercado que tem FTTH caso tenha tenha mesmo 1 Gbps?
Não há cogitação ou projecto nem vontade no imediato para expandir o FTTH às demais zonas cobertas por coaxial.
Os testes realizados por mim ao WiFi banda 5Ghz supostamente norma ac, e respectivos resultados permanecem confidencias, mas posso partilhar que cada vez gosto mais do meu router Netgear WNDR 3700 com 8 anos, com banda 5 Ghz mas sem norma AC. Em nenhum momento pondero sair do modo bridge, só mesmo por brincadeira o faria!

802.11a – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão de dados até 54 Mbps;
802.11g – Banda dos 2,4GHz e permite taxas de transmissão de dados até 54 Mbps;
802.11n – Bandas dos 2,4GHz e 5 GHz e permite taxas de transmissão entre os 300/600 Mbps
802.11ac wave 1 (não IEEE) – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 1,3 Gbps
802.11ac wave 2 (não IEEE) – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 3,47 Gbps
802.11ac – Banda dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 6,9 Gbps


Este resumo das bandas WiFi é generalista, porque muito mais fica por dizer, cada uma das gamas tem especificidades de recursos de transmissão ao nível de canais de stream que podem variar, assim como, de faixas de especificas Hz dedicadas ao alto desempenho. Neste capitulo e para uso doméstico a norma AC é para inglês ver, e o resultado prático é dizer "a minha a maior que a tua".

Por ultimo, uma bicada que já vai sendo hábito, relativamente à minha reclamação de Maio, ontem a equipa especializada ligou-me às 19H30 (previsto para as 09H30 10 hrs depois) e espante-se não era possível realizar o teste de velocidade na pagina da NOS para constatarem o estado miserável da minha net após das 17H, porque existia um problema. Coincidência das coincidências 10 minutos depois de desligar, eu já conseguia fazer e tentei retomar o processo e já não era possível. Muito bom!
Entretanto vão-me dizendo que é umconstrangimento esporádico ter 7 Mg de downstream e 30% ou mais de Lost Packcets diáriamente entre as 17H/02H, porque há um grande fluxo de acessos. Daa!?

Cpts.
Reputação 7
Crachá +1
É preciso cuidado e verificar se o novo router nao vem com algum software para espiolhar informaçao aos clientes sem o seu consentimento, porque já se viu que a NOS nao tem pudores para fazer isso:(.eles so espionam os forums 😛
Reputação 7
Crachá +1
Está la no manual :
"O router Wi-Fi 4.0 poderá ser instalado em situações em que exista uma tomada
DOCSIS ou tomada de fibra e neste caso será necessário o equipamento ONT (
Optical
Network Terminal
) que será entregue e instalado pelo técnico da NOS.

Sem duvida que é para ambos.
Abraço
Reputação 7
Crachá +1
Esta Nos é cada tiro no pé...nem precisa de concorrentes para ajudar...incrivel!!!!!
Reputação 7
Crachá +1
Existem pilotos a testar em DOCSIS sim...mas agora depende da "politica" da NOS em fornecer primeiro aos FTTH e depois aos HFC.Mas penso que é uma questão de tempo e estará disponível nos dois serviços, poderás é ter aderir a outro pacote.
É preciso cuidado e verificar se o novo router nao vem com algum software para espiolhar informaçao aos clientes sem o seu consentimento, porque já se viu que a NOS nao tem pudores para fazer isso:(.
Reputação 5
Crachá
Ja esta a ser instalado em ftth
Resolvido:

Consegui finalmente falar com alguém que me resolveu o problema que basicamente era aquilo que o juli89 deu a entender.
A impossibilidade configuração do serviço, era devido a um registo de serviço que estava invisível para mim na área de clientes e dizia respeito a um contrato que tive em tempos com a NOS.
Assim, tentava entrar na página de configuração do router, mas como a associação era feito com outro serviço que já não tenho, dava erro...
Tiveram de apagar esse registo no sistema informático deles e sem que eu visse qualquer alteração na minha página de cliente, começou a funcionar.

Ainda não testei nada mas aquilo que eu preciso parece estar tudo lá.
Reputação 7
Crachá +1
Hugo96 , eu já tenho o novo router. Foi a NOS que me propos e também não queria instalar, mas como eu não pedi debati-me que foram eles que ofereceram.
Tive de escrever para o provedor para conseguir resolver o problema que desde Janeiro não estavam a resolver nada.
Atendimento péssimo. Mas a Vodafone não é melhor...

E notas-te alguma diferença na internet? Eu trabalho desde casa e a minha internet esta tão lenta que no Speedtest da logo erro.
o router 4.0 ou qualquer outro não resolve problemas de congestionamento de uma zona, Se for esse o problema, não vale a pena tentar conseguir o 4.0, o 4.0 tem melhor velocidade em wifi mas isso se tiver boas velocidades também por cabo ethernet, caso contrario, esqueça .
Reputação 7
Crachá +1
Hugo96 , eu já tenho o novo router. Foi a NOS que me propos e também não queria instalar, mas como eu não pedi debati-me que foram eles que ofereceram.
Tive de escrever para o provedor para conseguir resolver o problema que desde Janeiro não estavam a resolver nada.
Atendimento péssimo. Mas a Vodafone não é melhor...

E notas-te alguma diferença na internet? Eu trabalho desde casa e a minha internet esta tão lenta que no Speedtest da logo erro.
o router 4.0 ou qualquer outro não resolve problemas de congestionamento de uma zona, Se for esse o problema, não vale a pena tentar conseguir o 4.0, o 4.0 tem melhor velocidade em wifi mas isso se tiver boas velocidades também por cabo ethernet, caso contrario, esqueça .

Eu sei, por cabo apanho 120mbs download e 12 de upload, mas por wifi é horrivel em todos os dispositivos mesmo perto do equipamento, só apanha ~40Mbs e nem sempre...
nesse caso vale a pena tentar conseguir o router 4.0. veja o meu exemplo.



em wifi ele brilha.
Reputação 7
Crachá +1
Hugo96 , eu já tenho o novo router. Foi a NOS que me propos e também não queria instalar, mas como eu não pedi debati-me que foram eles que ofereceram.
Tive de escrever para o provedor para conseguir resolver o problema que desde Janeiro não estavam a resolver nada.
Atendimento péssimo. Mas a Vodafone não é melhor...

E notas-te alguma diferença na internet? Eu trabalho desde casa e a minha internet esta tão lenta que no Speedtest da logo erro.
o router 4.0 ou qualquer outro não resolve problemas de congestionamento de uma zona, Se for esse o problema, não vale a pena tentar conseguir o 4.0, o 4.0 tem melhor velocidade em wifi mas isso se tiver boas velocidades também por cabo ethernet, caso contrario, esqueça .

Eu sei, por cabo apanho 120mbs download e 12 de upload, mas por wifi é horrivel em todos os dispositivos mesmo perto do equipamento, só apanha ~40Mbs e nem sempre...
nesse caso vale a pena tentar conseguir o router 4.0. veja o meu exemplo.



em wifi ele brilha.

Acabaram me de ligar do 16100 para trocar o router depois de terem transferido a chamada voltaram a dizer que não instalavam em HFC...
mas instalam sim, o q ue não quiseram dizer é que não querem instalar com pacote internet 120 Mbps. dão preferência aos 200 Mbps.

Perguntaram-me se queria por um pacote de 200mb mas que ficava com o mesmo router, como se aumentasse a velocidade do wifi enfim.
so le resta pedir cancelamento do serviço e aguardar novas propostas que vão surgir que inclui o router. Um pacote UMA com 200 megas, router 4.0 , 36,99 €
Reputação 7
Crachá +1
Hugo96 , eu já tenho o novo router. Foi a NOS que me propos e também não queria instalar, mas como eu não pedi debati-me que foram eles que ofereceram.
Tive de escrever para o provedor para conseguir resolver o problema que desde Janeiro não estavam a resolver nada.
Atendimento péssimo. Mas a Vodafone não é melhor...

E notas-te alguma diferença na internet? Eu trabalho desde casa e a minha internet esta tão lenta que no Speedtest da logo erro.
o router 4.0 ou qualquer outro não resolve problemas de congestionamento de uma zona, Se for esse o problema, não vale a pena tentar conseguir o 4.0, o 4.0 tem melhor velocidade em wifi mas isso se tiver boas velocidades também por cabo ethernet, caso contrario, esqueça .

Eu sei, por cabo apanho 120mbs download e 12 de upload, mas por wifi é horrivel em todos os dispositivos mesmo perto do equipamento, só apanha ~40Mbs e nem sempre...
nesse caso vale a pena tentar conseguir o router 4.0. veja o meu exemplo.



em wifi ele brilha.

Acabaram me de ligar do 16100 para trocar o router depois de terem transferido a chamada voltaram a dizer que não instalavam em HFC...
mas instalam sim, o q ue não quiseram dizer é que não querem instalar com pacote internet 120 Mbps. dão preferência aos 200 Mbps.

Perguntaram-me se queria por um pacote de 200mb mas que ficava com o mesmo router, como se aumentasse a velocidade do wifi enfim.
so le resta pedir cancelamento do serviço e aguardar novas propostas que vão surgir que inclui o router. Um pacote UMA com 200 megas, router 4.0 , 36,99 €

O problema é que tenho 4 telemóveis associados a conta, e eles não tem pacotes uma para clientes empresariais 😪
a UMA foi so um exemplo, também existe um pacote Iris a 32,99.
Reputação 3
Liguei para a área de cliente e disseram-me que não podia ter o router porque era só para clientes com FTTH... pelo que vi no manual no website da nos tem ligação DOCSIS mas enfim...
Reputação 1
A mim a NOS só me instalava se mudasse de pacote de 200mb para 1gb.
se não me mudarem, acabando o contrato mudo de operadora.
Reputação 7
Crachá +1
Mas ainda nao libertaram todas as portadoras...penso que só depois da "reorganizacao" dos canais digitais.Mas espero que seja rapido.
Sempre é uma meia-boa noticia, porque a norma AC é muito superior em velocidade ás anteriores.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Nuno Baptista, bem-vindo ao Fórum NOS. :)

A mudança de router para o Wi-Fi 4.0 depende de diversos fatores, sendo que na mesma localidade alguns clientes poderão já ter acesso e outros ainda não. Como se trata de uma questão específica, sugerimos que nos ligue, por favor.
Mesmo assim, pelo que eu li, este router promete muita coisa e é muito melhor que o actual.
@AMCMF, tenha em consideraçao o seguinte:
A nova norma AC que trabalha em 5Ghz, tem mais velocidade e qualidade de sinal, mas tem menos alcance que a norma N que trabalha em 2.4Ghz, tudo isto devido há dificuldade das frequencias altas ultrapassarem obstaculos.

Para saber mais, leia este artigo:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/80211ac-e-80211n-veja-diferencas-entre-padroes-da-performance-wi-fi.html
Reputação 1
Mesmo assim, pelo que eu li, este router promete muita coisa e é muito melhor que o actual.
Promessas promessas...
@Ricardo Santos tenta fazer "reset" no orificio que tem e depois diz se ja tens acesso á pagina .

Já tentei, não fez diferença...

Resposta da NOS, até agora : zero!
Obrigado pela dica já consegui aceder tinha a ver com o registo
Exatamente. Ganhei no WIFI que era o meu problema e aumeitei para 200mg.
Reputação 4
Crachá
sou piloto do 4. 0 e tive esse problema de acesso pagina configuração, já nao recordo mas estive umas 4 semanas aguardar resolução. Só ao fim de N contactos e me pediram meus dados acesso area cliente que conseguiram resolver. Julgo que pode ter haver com dezenas de pacotes diferentes existentes, muitos de retenção e sistema acesso 4.0 nao os reconhece.

fora isso o mesmo tem se comportado normalmente nas velocidades wifi, em 2.4 o tlm que tenho sincroniza a 150 o que representa 70-75Mb , PC com norma AC obtenho os 120Mb
Realmente...
Ainda estou para descobrir as hipotéticas vantagens (e para quem?) de se configurar um equipamento para acesso a internet atraves da propria ligaçao a internet que o equipamento deve assegurar...

Comentário