Header

NOS 400Mb + Router 5.0 (Giga Router)


Reputação 5
Crachá
Para quem pensa fazer upgrade para os novos pacotes de 400Mb ou de 1Gbps da NOS, ficam informados do seguinte. Eu atualizei o meu pacote de 200Mb / 20Mb, para o 400Mb / 100Mb, instalaram-me o Router 5.0 (Giga Router), no entanto para quem julga ou pensa que vai passar a ter 100Mb de Upload, desengane-se, a NOS continua a enganar os seus clientes. Eu cliente à 20 anos, moro no centro de Lisboa, ao pé do Centro Comercial do Amoreiras, e após realizarem-me a instalação, fui informado que não posso ter mais de 20Mb de Upload, pois apenas os clientes com Fibra FTTH (com instalação até dentro de casa), é que é possível aumentar o upload. Portanto para que ninguém mais saia enganado e julguem que a NOS vai aumentar o upload para 100Mb com os novos pacotes, desengane-se porque vai continuar a ter os 20Mb de Upload. Deixo aqui um teste de velocidade onde comprova o que eu digo. Em nota, alerto também que a velocidade de 400Mb é muito instável, pois por vezes quando faço um novo teste, tanto por cabo RJ45 como por Wi-Fi a velocidade chega a marcar 100Mb de download e outras vezes um pouco menos. Sendo que o Ping muitas das vezes é de 15ms, quando com o pacote de 200Mb em qualquer hora do dia era sempre de 8ms. É triste que a NOS proceda desta forma ainda pra mais com clientes com 20anos em residencial e 23 anos como cliente empresarial, mas visto que ainda estou dentro dos 14 dias de resolução, já solicitei que repusessem o pacote anterior e não me resta outra hipótese se não sair e mudar de operadora. A NOS não quer dar um melhor serviço aos seus clientes.


84 Comentários

Reputação 5
Crachá
O problema @Jose Correia é a falta de respeito para com clientes com mais de 20 anos, que pagam a tempo e horas, esperam da operadora mais respeito e até hoje ZERO de consideração. Acho que hoje em dia os clientes que deixam as dividas em atraso durante vários dias e andam as operadoras atrás dos clientes para saber quando é que eles pagam, é que são clientes espertos. De que me adiantou até hoje ser um exemplo? Se depois a operadora não tem o mínimo de respeito para comigo! Eu acho que a NOS atualmente está um caos pois ninguém se entende dentro da operadora, um assistente diz-me uma coisa, se falamos com outros assistente, já me diz uma informação contrária ou bem diferente. Assistência técnica vai de mal a pior, pois para eles nunca à problemas de sinal. Depois o cliente liga para o suporte técnico, estamos com o sinal fraco ou com velocidades lentas, eles parece que emitem mais sinal a um gajo só para depois nos dizerem faça lá um teste de velocidade na página da NOS. Fazemos o teste e já temos o sinal dentro das velocidades contratadas. Desligamos a chamada e já volta tudo ao mesmo. Isto é uma palhaçada!
Reputação 7
Crachá +2



Mas @Tiago Ferreira , se estava numa ZONA HFC, continua numa zona HFC!!! Não há milagres!!!

Os NOVOS pacotes NOS são uma FALÁCIA!!!!

Deviam ser proibidos pela ANACOM, pelo simples facto de ser totalmente IRREAL e anedótico um pacote GIGA ter 20Mbits de upload!!! Só com o USO do DOWNLOAD, a largura de banda de upload fica ESTRANGULADA!!!! quem percebe de redes sabe do que falo.

Jamais iria para um pacote com download superior a 100Mbits, ninguém precisa disso!
Reputação 5
Crachá

Finalmente a NOS surpreendeu-me hoje dia 26-08-2020. Upload de 100Mb em Lisboa 😉

 

Reputação 7
Crachá +2

Não sei @marcolopes, eu só passei para 100Mb ontem. Por isso na minha área de cliente ainda menciona que tenho 500 Mbps / 20 Mbps, mas temos que ver as coisas pelo lado positivo, se antes a NOS dizia que não ia mais apostar na tecnologia HFC, pelos vistos voltou atrás e está a conseguir resolver o problema para todos os clientes em HFC, o que já é um sinal muito positivo.

 

Certo… mas enquanto a NOS não OFICIALIZAR o aumento com o cliente, e actualizar os valores pelo menos na ÁREA de cliente, tudo isto não passam de TESTES, que podem ser REVERTIDOS a qualquer momento.

Reputação 7
Crachá +4

Aqui desde hoje passei a ter 100 de upload, tinha 20, tenho 500/100 agora

Reputação 5
Crachá

Caro Mário,

Posso solicitar uma atualização deste post? 

Devido á presente situação do Covid e á constante necessidade de video calls, estou a ponderar uma solução que me ofereça uma maior largura de banda de upload.

Com os melhores cumprimentos.

Pedro Miguel F. Morlim

 

@Pedro Morlimo aumento do Upload para 100Mb em HFC não vai acontecer. A NOS não vai mais apostar nessa tecnologia, infelizmente! Agora só iremos ter aumentos de upload em FTTH e para isso é preciso a NOS mudar toda a sua rede NOS de norte a sul do país para FTTH o que vai levar ainda uns bons anos. Esta é a verdade e não adianta um moderador te vir iludir, porque estas são as últimas informações internas da empresa.

Reputação 5
Crachá
Confirmem, SEMPRE, quando fazem novo contrato para saber exatamente o que ficou registado no sistema como velocidade de upload.

Fiz pedido para 400/100, em HFC (cabo. fui muito claro nisto), 2/3 comerciais aceitaram (fiz 2 tentativas, fracassadas) e quando recebi o formulário de adesão vi que só estava escrita a velocidade de download e telefonei para confirmar o serviço contratado, em termos de upload. E lá estava 400/20, mesmo tendo pedido e pedido para confirmar que era 100Mbps de upload!

Como acho que tenho no prédio também fibra da NOS talvez possa ter sido essa a confusão.

Foi preciso no próprio dia da instalação (antes da hora) reconfirmar com o departamento técnico se era afinal possivel ou não em HFC a velocidade de 100 de upload para, finalmente, serem clarissimos: no seu prédio não tem 100Mbps por cabo (hfc).

Voilà, CONFIRMEM sempre antes de confirmarem online o novo contrato. Telefonem e peçam para conformar os dados que estão no "sistema".

Se isto é feito com propósito ou não, já não o posso afirmar. Mas que estão a enganar o cliente, estão!
Reputação 3
TAmbém a mim venderam esse pacote só quando chegaram e istalaram o novo router vi que tinha 400 download e 20 que já tinha de upload ou seja só passei de 200 para 400 download porque os 20 de upload já os tinha.... Disseram que mais, só com fibra e que tinha sdo engano do vendedor...
Reputação 5
Crachá
TAmbém a mim venderam esse pacote só quando chegaram e istalaram o novo router vi que tinha 400 download e 20 que já tinha de upload ou seja só passei de 200 para 400 download porque os 20 de upload já os tinha.... Disseram que mais, só com fibra e que tinha sdo engano do vendedor...
Faz como eu, mandei reverter o pacote e quem fica a perder são eles se ninguém aderir aos novos pacotes eles têm que se mexer e melhorar as infra-estruturas das centrais. Só assim eles abrem a pestana.
Reputação 5
Crachá
@Pedro Rios

O problema é não ter cablagem para Ethernet em casa, nem será fazível nos próximos tempos, se é que será no futuro. Neste momento, uso PLC para ligar alguns equipamentos (nomeadamente PC’s). Deixo o Wi-Fi só para quem não pode ter cabo agarrado.

Com as boxes (tenho 2 e gostaria de continuar com 2) estas irão competir pela largura de banda de acesso à internet que teria de fazer pela rede interna (plcs, Wi-Fi (?)). Coisa que não acontece com o cabo. As boxes estão ligadas ao cabo coaxial que já tenho distribuído pelas várias divisões da casa. Além disso não faço ideia de qual será o comportamento das boxes/plcs se as interligar, assim como dos switches/hubs que tenho. Haverá muito tráfego de pacotes em broadcast, unicast, multicast,.., que possam dificultar a vida aos PLCs e outros? Muitas dúvidas, poucas certezas. E Nem será fácil, em casa, separar o tráfego para boxes e para o resto, se for preciso. Não, não me parece que a distribuição da rede interna da casa seja mais simples.
Reputação 4
Crachá
vá lá pessoal não é preciso se chatearem, e os moderadores informam do que podem.

como o @Mário P. informou a NOS está proceder upgrade, pena que essa informação não seja dada quando cliente adere, ou técnico vai fazer instalação, instalam o serviço ; boa tarde e até amanhã, depois cliente é que ainda tem perder tempo a ligar e solicitar retorno situação anterior, maioria nem dá conta.

esta postura que acho mal por parte da NOS
Reputação 5
Crachá

De nada. Só me esqueci de colocar no meu post que tenho HFC, daí eu referir que a NOS me surpreendeu.

 

Era isso que ia perguntar…  Obrigado pela partilha.

 

Mas agora algo muito importante… o AUMENTO de UPLOAD é OFICIAL???

 

Quero dizer… está devidamente DOCUMENTADO na ÁREA de CLIENTE, pelo menos???

 

É que, até estar documentado, não passam de TESTES… apenas isso.

 

 

Olá @marcolopes agora é mesmo oficial. Na área de cliente já consta os 500Mbps / 100Mbps onde antes constava os 500Mbps / 20Mbps.

Espero que consigas em breve hajam novidades para os restantes pacotes.

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde, vou colocar a minha experiência, penso que estou numa zona HFC negociei o contrato de 100/10, para 500/20 com Giga Router, e a velocidade que aparece é a indicada na imagem.

 

Reputação 5
Crachá
Interessante!

A NOS andou a mexer (? Ou bug?) no tarifário NOS 3 que “disponibiliza” velocidades de 100 Mbps no upload!

E está, parece-me, com asneira: tem um preço de 38,99 (que está riscado) e depois tem o preço em destaque (não riscado) de 48,49 (no que antes estava como 36,99, acho). Isto é gaffe, certo? É o tarifário NOS 3 com box UMA e com 400 Mbps de download (e os tais “100Mbps” de upload).

Já sabem, cuidado com este tarifário! 🤐
Reputação 7
Crachá +2

Sim o preço é o normal, em relação ao router, como só o tenho desde segunda feira ainda não deu para testar muito. Por WIFI só tenho a impressora HP ligada e sem problemas.

Tenho um ASUS Media Player  HDP-R1 ligado por cabo de rede com pastas e disco externo partilhados  no PC, bastou ligar o cabo de rede ao router não precisei de configurar nada.

Já vi também que todos os programas que necessitem portas TCP/UDP ele configura automáticamente, como no 4.0.

Vamos testando.

 

Já está muito bem testado! Por mim e muitos outros clientes. Tive-o 8 meses e desisti (passei para o ROUTER 5 v2) devido aos problemas (não de estabilidade) mas de funcionalidade, que a NOS não resolveu (nem irá resolver, daí existir um OUTRO modelo)

 

Está tudo no tópico que já tinha indicado, e também aqui: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340

E aqui: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/routerv5-askey-1-1-9-prod-19675

Reputação 7
Crachá +1

O router é o cilindrico.

Moro num edifício, tem fibra otica MEO e Vodafone. Mas penso que da NOS seja somente cabo coaxial.

 

O cilíndrico é o ROUTER 5 v1 para HFC (CABO) como tal, sim… CABO!

Mais uma vez se prova que a NOS está a efectuar “testes” de aumento de velocidade de UPLOAD nos pacotes mais caros… os pacotes de 100 e 200 vão, com certeza, ficar estagnados!

Agora, num edifício com VODAFONE, fico perplexo com a escolha da NOS! :D

Estava quase a apostar que os upgrades à instalação serão a obrigatória introdução dum router DOCSIS 3.1 e consequente alteração do pacote contratado, mesmo que possibilitem não se subir de velocidade - o que provavelmente até será compensador em caso de fidelização renovada - mais que certo...

Reputação 3

Confirmo que na minha FIS vinha 500/20 e na gestão de clientes online também apesar de neste momento ter upload a 100mbps.

 

Espero que seja para ficar e não sejam apenas “testes”.

Reputação 3

Confirmo que na minha FIS vinha 500/20 e na gestão de clientes online também apesar de neste momento ter upload a 100mbps.

 

Espero que seja para ficar e não sejam apenas “testes”.

 

100? HFC ou FIBRA?

 

HFC

Distrito de Braga.

Reputação 3

tens PM.

 

Pelo que percebi, acho que os 100mbps de upload só estão em testes nos pacotes 500mbps e com os novos Gigarouters.

 

Há zonas de Guimarães já com FTTH e outras de HFC já com upload de 100. 

Reputação 3

Aqui desde hoje passei a ter 100 de upload, tinha 20, tenho 500/100 agora

Pois, pelo que tenho vindo a ler, está a acontecer praticamente com quase todos os pacotes 500 e cuja rede já tenha sido intervencionada.

Se é para manter ou uma questão de testes ainda estamos para ver. Penso que a ser viável será para manter mas tudo é possível.

Concordo que todos os tarifários 120 podiam levar um upgrade para 20, mas eu já no tarifário anterior tinha 120/20… acho que tudo depende do que foi contratualizado na altura e da boa vontade da NOS de oferecer o upgrade a todos os clientes.

Reputação 7
Crachá +2

Assim sendo, e tendo em conta que a NOS NUNCA actualizou a velocidade de 10 para 20 Mbits nos pacotes 100 megas, não acredito que o faça em situação alguma.

Nunca atualizou?

Os pacotes em FTTH são iguais aos de Cabo. Conheço um cliente que tem um pacote igual ao meu com 100 Mbps de download e mesmo preço ao cêntimo, mas já tem há muitos anos o upload a 100.

 

Não é uma opção. Havendo 100 Mbps de upload na rede, a NOS tem de os disponibilizar aos atuais clientes de 100 ou 200.

 

Então sigamos a sua lógica (e a minha!!!)

 

Se a NOS, na parte (ínfima!) de rede FIBRA, oferece 100 de UPLOAD (pelo menos) em TODOS os pacotes (tal como a concorrência) e na rede CABO oferece 20 em alguns pacotes (200, 500, 1000) e 10 no pacote de 100, e se os pacotes FIBRA e CABO têm os mesmos preços (aliás, a NOS nem os distingue!!!!), diga-me porque razão a NOS não oferece 20 MBITS de UPLOAD a todos os clientes CABO??

 

Fiz-me entender? Eu pago o mesmo por um pacote 100/10 do que um cliente FIBRA paga por um pacote 100/100!!

Se a NOS oferece (leia-se, consegue fornecer) 20Mbits na rede CABO, não acha que os clientes com 10 Mbits de upload estão a ser discriminados? Eu acho!!!

 

Faça um UPGRADE para 200/20 (pode dizer você)… Então eu terei de me fidelizar 2 anos em troca de 10 Mbits de UPLOAD?? Era o que faltava! A NOS está em FALTA para comigo, apelida uma rede de FIBRA quando NÃO É, discrimina os clientes nos pacotes de 100Mbits, e eu é que tenho ceder?

 

E já agora não esquecer que a concorrência ofereceu já muitas vezes, PELO MESMO PREÇO, pacotes 200/200!!! E actualmente oferece pacotes 1000/200!!! E a NOS? Está “agora” a dar os PRIMEIROS passos nas velocidades de 500/100 e 1000/100!!! (ainda nada é falado sobre o pacote 200, e muito menos o de 100 - e o que é falado são relatos de clientes, que mostram as velocidades de teste, que NÃO SÃO VELOCIDADES CONTRATUAIS e como tal, não se pode dizer que seja algo definitivo). Acho que não preciso de dizer mais nada.

 

 

Reputação 5
Crachá
@CAT o problema é que comigo foi bem pior, eu como cliente com mais de 20 anos na NOS em que NUNCA falhei com um pagamento por débito direto em conta, acho vergonhoso o departamento de contratos me garantir e informar que iria ter 100Mb de upload com a troca do router para o Giga Router e quando chegou ao dia da instalação tive 400Mb / 20Mb de Upload. Liguei para a linha e dizem-me que não era possível aumentar o Upload. Então porque não me foi dito isso no ato da renegociação? E pior ainda quando solicitei a reversão do pacote para o que tinha de 200Mb, espetam-me com uma fidelização de 24 meses! Leram bem 24 meses por votar para o pacote que eu tinha que nem fifelização tinha. Tive que andar a chatear-me para me resolveram esta merda! Estou farto disto, cambada de gente incompetente e depois ainda querem que depois eu aqui seja educado? Esta gente não merece o meu respeito, quando a mim como cliente não me respeitam! Comportamento gera comportamento. Eu pago à mais de 270 meses as minhas faturas a tempo e horas, EXIJO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO!
Reputação 7
Crachá
@Tiago Ferreira ,

Devia ter confirmado as condições por telefone antes de avançar. Agora sei isso!
A questão que lhe coloco é porque aceitou que a instalação que lhe fizeram? Antes dos técnicos se irem embora, fizeram e fez testes para saber as velocidades com que estava no momento da instalação?

Penso que poderia cancelar a instalação no momento, não? Já que não era o que teria sido acertado!

Enfim, seja como for, a NOS não anda a tratar deste assunto como deveria, levando ao engano os clientes, o que é de todo incorreto.

Se lhe exigem refidelizacao para voltar ao que tinha, desde que só tenham passado 14 dias, também me parece idiotice e não sei se ilegal. Tipicamente, também confirmo, para ficar gravado, se não ficar satisfeito dentro dos 14 dias se posso ficar com o que tinha antes e nas mesmas condições.

Ainda não pôs a questão à provedoria do cliente ou pediu para participar no livro de reclamações e contactar a defesa do consumidor?

Dá sempre para reverter a situação.
Primeiro deve sempre confirmar se o que se vai assinar é lá está tudo descriminado como combinado. Depois, há o período de 14 dias para se reverter ao pacote anterior.
No caso de nova instalação, é preciso ver alguns pontos antes, nomeadamente se vem escrito uma coisa e depois foi alterado, ou se assinou por engano algo que não foi o falado anteriormente. Ambas dão para reverter, sendo via Provedor do cliente ou tribunal arbitral.

Precisam ficar atentos sempre.
Reputação 7
Crachá +2
TAmbém a mim venderam esse pacote só quando chegaram e istalaram o novo router vi que tinha 400 download e 20 que já tinha de upload ou seja só passei de 200 para 400 download porque os 20 de upload já os tinha.... Disseram que mais, só com fibra e que tinha sdo engano do vendedor...

E agora peça o DOWNGRADE para o pacote que tinha porque não está satisfeito com as condições TÉCNICAS ás quais a NOS diz que os pacotes estão sujeitos!!! Certo? Se aceitou a velocidade que o técnico disse que tinha, é uma coisa, se não, rescinda!!! Eu rescindia! Qual é a vantagem de passar de 100 para 400 ou até 1000? É uma completa FARSA!!!! Só a usar a largura de DOWNLOAD esgota o UPLOAD e estrangula a REDE!
Reputação 5
Crachá
@CAT o técnico que me veio fazer a instalação foi um chavalo que tirou-me a pinta de otário, mas só ele não sabia que estava a falar com um engenheiro informático. Eu disse-lhe que não ia assinar a ficha técnica e sabe o que ele me disse? Não assina? Não faz mal eu vou-me embora sem assinar na mesma e dou o meu trabalho por concluído. Portanto como vê não houve respeito
nenhum por mim. Eu claro que reclamei logo no primeiro dia da instalação, logo eu sei que tenho 14 de resolução, e reclamei dentro desse prazo e como é óbvio, eu sei os meios que tenho legais para recorrer e acabei por repor o meu serviço dentro da lei, mas acho que não houve respeito por mim. Confirmei na linha antes da instalação 3 vezes as condições do serviço e o acto da instalação após confrontar a questão do Upload levei com a resposta “não tenho nada haver com isso” e depois levei com a resposta que acima mencionei. Por isso não me peçam aqui para ter calma pois isto É VERGONHOSO! A minha sorte é que tenho aqui MEO Fibra e Vodafone Fibra e mais dia menos dia, tanto o contrato particular como o empresarial vai tudo andar e mando esta empresa passear!

Comentário