Header

NOS 400Mb + Router 5.0 (Giga Router)


Reputação 6
Crachá
Para quem pensa fazer upgrade para os novos pacotes de 400Mb ou de 1Gbps da NOS, ficam informados do seguinte. Eu atualizei o meu pacote de 200Mb / 20Mb, para o 400Mb / 100Mb, instalaram-me o Router 5.0 (Giga Router), no entanto para quem julga ou pensa que vai passar a ter 100Mb de Upload, desengane-se, a NOS continua a enganar os seus clientes. Eu cliente à 20 anos, moro no centro de Lisboa, ao pé do Centro Comercial do Amoreiras, e após realizarem-me a instalação, fui informado que não posso ter mais de 20Mb de Upload, pois apenas os clientes com Fibra FTTH (com instalação até dentro de casa), é que é possível aumentar o upload. Portanto para que ninguém mais saia enganado e julguem que a NOS vai aumentar o upload para 100Mb com os novos pacotes, desengane-se porque vai continuar a ter os 20Mb de Upload. Deixo aqui um teste de velocidade onde comprova o que eu digo. Em nota, alerto também que a velocidade de 400Mb é muito instável, pois por vezes quando faço um novo teste, tanto por cabo RJ45 como por Wi-Fi a velocidade chega a marcar 100Mb de download e outras vezes um pouco menos. Sendo que o Ping muitas das vezes é de 15ms, quando com o pacote de 200Mb em qualquer hora do dia era sempre de 8ms. É triste que a NOS proceda desta forma ainda pra mais com clientes com 20anos em residencial e 23 anos como cliente empresarial, mas visto que ainda estou dentro dos 14 dias de resolução, já solicitei que repusessem o pacote anterior e não me resta outra hipótese se não sair e mudar de operadora. A NOS não quer dar um melhor serviço aos seus clientes.


84 Comentários

Reputação 5
Crachá
@Pedro Rios

O problema é não ter cablagem para Ethernet em casa, nem será fazível nos próximos tempos, se é que será no futuro. Neste momento, uso PLC para ligar alguns equipamentos (nomeadamente PC’s). Deixo o Wi-Fi só para quem não pode ter cabo agarrado.

Com as boxes (tenho 2 e gostaria de continuar com 2) estas irão competir pela largura de banda de acesso à internet que teria de fazer pela rede interna (plcs, Wi-Fi (?)). Coisa que não acontece com o cabo. As boxes estão ligadas ao cabo coaxial que já tenho distribuído pelas várias divisões da casa. Além disso não faço ideia de qual será o comportamento das boxes/plcs se as interligar, assim como dos switches/hubs que tenho. Haverá muito tráfego de pacotes em broadcast, unicast, multicast,.., que possam dificultar a vida aos PLCs e outros? Muitas dúvidas, poucas certezas. E Nem será fácil, em casa, separar o tráfego para boxes e para o resto, se for preciso. Não, não me parece que a distribuição da rede interna da casa seja mais simples.
Reputação 7
Crachá
Pois é @CAT, eu realmente não previa ligações mais elaboradas 😂.
No meu caso co. O era tudo exterior (por calha) foi só abrir e substituir, ligações simples às boxes e ao PC fixo, o resto era wireless.
Situações mais complexas de facto pode revelar se um problema. Sendo as boxes da concorrência por IPTV, sempre será necessário o Ethernet, se bem que acho que já têm alternativa com boxes Wi-Fi (carece de pesquisa), já ouvi falar de qualquer coisa desse género nas boxes deles. Mas claro, vai sempre tirar alguma largura no Wi-Fi.
Mas também me parece que NOS não irá conseguir satisfazer no que toca à Internet em HFC, pelo que a transição mais cedo ou mais tarde terá de ser feita, a não ser que mantenha tudo tal como está 😔.
Reputação 6
Crachá
A solução para quem tem várias divisões é usar powerlines e na outra extremidade da casa poder usar cabo Ethernet ou Wi-Fi e na MEO e na Vodafone as boxes pode ser por Wi-Fi é só uma questão de as solicitar no ato do contrato. A distribuição do sinal por powerlines não ficará estrangulada, visto que o sinal vem por cabo Ethernet do router para a powerline e na outra extremidade da casa onde ligará o outro aparelho powerline à corrente elétrica de casa, tudo passará pelo circuito interno de eletricidade, logo não há interferências. No entanto é como eu digo, as powelines é uma despesa acrescida para o cliente, que as operadoras não asseguram e que terá que ser suportada pelo cliente.
Reputação 5
Crachá
Eu já tenho powerline. É assim que já espalho a rede para as várias divisões onde tenho equipamentos. A dúvida é se os powerlines não se baralham com as boxes, que aquilo faz trafego infernal ou vice versa (as boxes poderem ter alguma coisa que não funciona bem por terem plcs pelo meio).

Outro problema é onde pode entrar a fibra. Não posso andar a furar paredes. Pode entrar pelo pior sítio possível, longe de tudo o que precisa de internet e onde posso ter uma ligação com pior qualidade, pelos plcs. Com o cabo pude escolher o local onde punha o Router, o mais próximo do local mais importante é com maiores necessidades de velocidade.

Esta dificuldade é igual para todos os operadores com fibra. Eventualmente com boxes Wi-Fi, talvez minimize estes constrangimentos (na rede fixa) mas não sei até que ponto serão viáveis, principalmente porque os dois locais onde quero ter box são bem distantes um do outro.

E, obviamente, conseguir ter informação dos operadores para verificar se alguns dos cenários são possíveis e compatíveis não é fácil.

Muito provavelmente, para mal dos meus pecados e benefício dos da NOS, vou ter que me resignar por mais algum tempo até conseguir ter a certeza das coisas.
Reputação 6
Crachá
As boxes por Wi-Fi se receberem um bom sinal através da powerline não terás problemas, porque o circuito passa todo pela rede elétrica da tua casa e não haverá problemas com a passagem de cabos. No entanto mesmo que queiras usar cabo Ethernet também é possível. Na outra extremidade da casa onde vais ligar o recetor da powerline que trabalha em conjunto com a que está ligada ao pé do router e onde fazes a injeção do sinal, podes ligar o recetor ao pé da tomada elétrica onde ligas a box e ligas a box por Ethernet ao recetor em vês de ser por Wi-Fi.
Reputação 7
Crachá +2
Um dia as casas vão ter fibra pré-instalada! :D
E as unidades de AR condicionado terão um local RESERVADO para instalação nos telhados (e não nas fachadas, a fazer poluição visual e SONORA, incomodando os vizinhos!)
E serão casas inteligentes, com pré-instalação de tomadas e interruptores com ligação a uma unidade central de gestão...
Entretanto vamos adaptando, cortando e colando... basta ver quão frágil é o nosso sistema de comunicações, com um RAMAL de cabos a passar por todas as fachadas dos centros das cidades... a fazer ziguezague por cima ou por baixo das varandas... mais um cabo aqui de um operador, mais uma caixa ali de outro operador... é tudo muito arcaico!
É caricato ver o quanto evoluímos, e no entanto o quão atrasados e mal organizados estamos em tantas áreas, nomeadamente as da construção de habitações... onde no ano 2019 ainda não existem pré-instalações de tubagens para passar cabos de rede e outros que possam vir a ser necessários!...
Reputação 5
Crachá
Interessante!

A NOS andou a mexer (? Ou bug?) no tarifário NOS 3 que “disponibiliza” velocidades de 100 Mbps no upload!

E está, parece-me, com asneira: tem um preço de 38,99 (que está riscado) e depois tem o preço em destaque (não riscado) de 48,49 (no que antes estava como 36,99, acho). Isto é gaffe, certo? É o tarifário NOS 3 com box UMA e com 400 Mbps de download (e os tais “100Mbps” de upload).

Já sabem, cuidado com este tarifário! 🤐
Reputação 7
Crachá +2
Interessante!

A NOS andou a mexer (? Ou bug?) no tarifário NOS 3 que “disponibiliza” velocidades de 100 Mbps no upload!

E está, parece-me, com asneira: tem um preço de 38,99 (que está riscado) e depois tem o preço em destaque (não riscado) de 48,49 (no que antes estava como 36,99, acho). Isto é gaffe, certo? É o tarifário NOS 3 com box UMA e com 400 Mbps de download (e os tais “100Mbps” de upload).

Já sabem, cuidado com este tarifário! 🤐


100Mbits de UPLOAD para 10% da rede... 😃
Reputação 7
Crachá +6
Olá @CAT,

Agradecemos o seu alerta. O valor já se encontra corrigido.
Reputação 1

Olá a todos, 😀

 @marcolopes@Tiago Ferreira , de facto, a atualização das velocidades de upload, para toda a rede NOS, está ainda a ser trabalhada.

Assim, que existam novidades iremos divulgar aqui, no Fórum, como nos restantes meios.

Qualquer questão e/ou sugestão não hesitem.

Muito Obrigado.

Caro Mário,

Posso solicitar uma atualização deste post? 

Devido á presente situação do Covid e á constante necessidade de video calls, estou a ponderar uma solução que me ofereça uma maior largura de banda de upload.

Com os melhores cumprimentos.

Pedro Miguel F. Morlim

 

Reputação 6
Crachá

Caro Mário,

Posso solicitar uma atualização deste post? 

Devido á presente situação do Covid e á constante necessidade de video calls, estou a ponderar uma solução que me ofereça uma maior largura de banda de upload.

Com os melhores cumprimentos.

Pedro Miguel F. Morlim

 

@Pedro Morlimo aumento do Upload para 100Mb em HFC não vai acontecer. A NOS não vai mais apostar nessa tecnologia, infelizmente! Agora só iremos ter aumentos de upload em FTTH e para isso é preciso a NOS mudar toda a sua rede NOS de norte a sul do país para FTTH o que vai levar ainda uns bons anos. Esta é a verdade e não adianta um moderador te vir iludir, porque estas são as últimas informações internas da empresa.

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos, 😀

 @marcolopes@Tiago Ferreira , de facto, a atualização das velocidades de upload, para toda a rede NOS, está ainda a ser trabalhada.

Assim, que existam novidades iremos divulgar aqui, no Fórum, como nos restantes meios.

Qualquer questão e/ou sugestão não hesitem.

Muito Obrigado.

Caro Mário,

Posso solicitar uma atualização deste post? 

Devido á presente situação do Covid e á constante necessidade de video calls, estou a ponderar uma solução que me ofereça uma maior largura de banda de upload.

Com os melhores cumprimentos.

Pedro Miguel F. Morlim

 

 

UPLOAD??? :joy::joy::rofl::rofl::rofl:

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/fibra-otica-da-nos-6515/index2.html

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/existem-pacotes-de-100mb-de-upload-14200

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/para-quando-um-upload-de-100mb-7341

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/upload-tarifario-1gbps-11683/index2.html

 

 

Reputação 6
Crachá

Finalmente a NOS surpreendeu-me hoje dia 26-08-2020. Upload de 100Mb em Lisboa 😉

 

Reputação 1

Boas Tiago,

 

Grato pela partilha, espero que em breve chegue a todos, em Carnaxide confirmo que continuo com 500/20.

Reputação 6
Crachá

Boas Tiago,

 

Grato pela partilha, espero que em breve chegue a todos, em Carnaxide confirmo que continuo com 500/20.


De nada. Só me esqueci de colocar no meu post que tenho HFC, daí eu referir que a NOS me surpreendeu.

Reputação 7
Crachá +2

De nada. Só me esqueci de colocar no meu post que tenho HFC, daí eu referir que a NOS me surpreendeu.

 

Era isso que ia perguntar…  Obrigado pela partilha.

 

Mas agora algo muito importante… o AUMENTO de UPLOAD é OFICIAL???

 

Quero dizer… está devidamente DOCUMENTADO na ÁREA de CLIENTE, pelo menos???

 

É que, até estar documentado, não passam de TESTES… apenas isso.

 

 

Reputação 6
Crachá

 

Era isso que ia perguntar…  Obrigado pela partilha.

 

Mas agora algo muito importante… o AUMENTO de UPLOAD é OFICIAL???

 

Quero dizer… está devidamente DOCUMENTADO na ÁREA de CLIENTE, pelo menos???

 

É que, até estar documentado, não passam de TESTES… apenas isso.

 

Não sei @marcolopes, eu só passei para 100Mb ontem. Por isso na minha área de cliente ainda menciona que tenho 500 Mbps / 20 Mbps, mas temos que ver as coisas pelo lado positivo, se antes a NOS dizia que não ia mais apostar na tecnologia HFC, pelos vistos voltou atrás e está a conseguir resolver o problema para todos os clientes em HFC, o que já é um sinal muito positivo.

 

Reputação 7
Crachá +2

Não sei @marcolopes, eu só passei para 100Mb ontem. Por isso na minha área de cliente ainda menciona que tenho 500 Mbps / 20 Mbps, mas temos que ver as coisas pelo lado positivo, se antes a NOS dizia que não ia mais apostar na tecnologia HFC, pelos vistos voltou atrás e está a conseguir resolver o problema para todos os clientes em HFC, o que já é um sinal muito positivo.

 

Certo… mas enquanto a NOS não OFICIALIZAR o aumento com o cliente, e actualizar os valores pelo menos na ÁREA de cliente, tudo isto não passam de TESTES, que podem ser REVERTIDOS a qualquer momento.

Reputação 3

Confirmo que na minha FIS vinha 500/20 e na gestão de clientes online também apesar de neste momento ter upload a 100mbps.

 

Espero que seja para ficar e não sejam apenas “testes”.

Reputação 7
Crachá +2

Confirmo que na minha FIS vinha 500/20 e na gestão de clientes online também apesar de neste momento ter upload a 100mbps.

 

Espero que seja para ficar e não sejam apenas “testes”.

 

100? HFC ou FIBRA?

Reputação 5
Crachá +1

Zona?

Confirmo que na minha FIS vinha 500/20 e na gestão de clientes online também apesar de neste momento ter upload a 100mbps.

 

Espero que seja para ficar e não sejam apenas “testes”.

 

Reputação 3

Confirmo que na minha FIS vinha 500/20 e na gestão de clientes online também apesar de neste momento ter upload a 100mbps.

 

Espero que seja para ficar e não sejam apenas “testes”.

 

100? HFC ou FIBRA?

 

HFC

Distrito de Braga.

Reputação 7
Crachá +2

HFC

Distrito de Braga.

 

Sou de Guimarães, estou numa zona sem qualquer tipo de congestionamento ou sobrecarga da rede, e até agora, zero.

Mas também duvido que a NOS vá fazer alguma coisa nos pacotes de 100Mbits… Se até nem uns míseros 20Mbits dão, não será agora que irão aumentar para 50 ou 100 de UPLOAD.

Reputação 3

tens PM.

 

Pelo que percebi, acho que os 100mbps de upload só estão em testes nos pacotes 500mbps e com os novos Gigarouters.

 

Há zonas de Guimarães já com FTTH e outras de HFC já com upload de 100. 

Reputação 7
Crachá +2

tens PM.

 

Pelo que percebi, acho que os 100mbps de upload só estão em testes nos pacotes 500mbps e com os novos Gigarouters.

 

Há zonas de Guimarães já com FTTH e outras de HFC já com upload de 100. 

 

Estão a atacar os casos mais “gritantes” (os pacotes megalómanos de 500 e 1000 Mbits).

 

Sinceramente, não conto com nada. Um dia destes mudo de casa e mudo também de operador.

Comentário