Header
Respondido

Melhorar qualidade wifi


Boa noite. A internet por wifi tem perdido imensa qualildade. Os equipamentos demoram imenso tempo a aceder aos sites, apesar de sinal ser máximo.
Na consola, na qualidade de rede wireless, tem a indicação de que a qualidade do sinal é má. A pedir para selecionar o melhor canal e atualizar, a página faz refresh mas fica na mesma sempre em canais de má qualidade.
Como posso melhorar a qualidade do sinal?
icon

Melhor resposta por Fellix 30 December 2016, 12:01

Ver pergunta inicial

14 Comentários

Reputação 2
Crachá
Viva,

Em vez de colocar a selecção automática do canal, poderá sempre fazê-lo manualmente. Ele assim vai assumir esse canal em específico. Faça a pesquisa do canal menos congestionado e depois escolha você nas definições do Wi-Fi.
Tenho o mesmo problema relativamente à qualidade do wifi. No meu caso, basta ter uma parede no meio e estar a 3m do hub. Em tempos estava ok mas de repente perdeu bastante a qualidade/distância.
😛 eventualmente após algum update de firmware ou reset ao hub....
Reputação 2
Crachá
Tenho o mesmo problema relativamente à qualidade do wifi. No meu caso, basta ter uma parede no meio e estar a 3m do hub. Em tempos estava ok mas de repente perdeu bastante a qualidade/distância.
😛 eventualmente após algum update de firmware ou reset ao hub....


Então é ver se ele não mudou automáticamente para um outro canal ou se alguem entretanto adicionou um router wifi que está também a usar o mesmo canal.

Eu tive problemas semelhantes quando passei a usar um monitor de tv wifi para monitorizar o quarto da criança durante a noite. Só depois fez-se luz 🙂
Boa dica. vou verificar a situação 😉 obg
PS: queixei-me sobre esta situação e a resolução piorou a coisa 😛
Quando seleciono manualmente um canal com qualidade alta, a fazer refresh, ele volta a ficar com um de qualidade má.
Ja fiz o factory reset do router (através da tecla lateral) e o problema mantém-se.
Quando seleciono manualmente um canal com qualidade alta, a fazer refresh, ele volta a ficar com um de qualidade má.

Clicou em Aplicar após ter seleccionado manualmente o canal?
Reputação 3
compre um repetidor. são uns 20 euros e podem safar-lhe a situação.
Reputação 3
Crachá
Ja fiz o factory reset do router (através da tecla lateral) e o problema mantém-se.

Atenção que a cada reset do equipamento em desligando o equipamento da corrente mais do que alguns segundos ele perde o canal e volta a colocar em modo automático.

Abc
Reputação 2
De facto é uma coisa estranha, subitamente vários hub que uso (casa do sogro, irmã, na minha própria casa, etc.) começaram todos a funcionar pior. Ligação aos dispositivos mais lenta ou mesmo impossível (só resolvida com off/on), resposta aos pedidos muito mais lenta (por uns segundo não há resposta), etc.

É estranho porque esta súbita instabilidade afetou todos os hubs de forma muito coerente e independente da localização geográfica da instalação dos mesmo (centro de Lisboa, costa de Caparica, Cascais, amadora, etc.).
Reputação 4
Eu se estiver ligado por cabo de rede tenho 125Mb/8Mb, mas o wireless é demasiado fraco pois com o router mesmo a 50 centímetros só consigo 50Mb/8Mb com uma placa com a norma N.

Acham isso normal?

Para não falar de um PC que tenho e está a cerca de 5 metros com uma parede a interferir e só consigo ter entre 12/16MB como é possível ter velocidades tão baixas tão perto. Se tivesse 50 ou 60Mb até que aceitava agora a 5 metros do router e ter cerca 10 a 15% da velocidade contratada.

Só posso pensar que o router é de qualidade duvidosa.
Reputação 3
Crachá
Há muitas coisas que pode interferir com a ligação wireless, mas existem alguns comportamentos que podemos testar para tentar minimizar as quebras em wireless, nomeadamente:

1- Colocar o Router a mais de 1m de altura e não se encontrar fechado ou por trás de movel
2- Evitar obstáculos - Paredes de muita espessura
3- Alterar o Canal, por vezes os Routers com selecção automática colocam o equipamento num canal especifico e até serem reiniciados não alteram como tal o canal escolhido pode ter ficado congestionado.
4- Interferências, por vezes os equipamentos eléctricos provocam perturbações no sinal os mais conhecidos Micro-ondas, colunas sem fios e etc...

Estás são só algumas das sugestões (e as mais simples) que podem ajudar a melhorar o desempenho do Wi-Fi e não custam nada tentar.

Experimenta as que te forem possível para ser mais fácil perceber.

Abc
Reputação 4
Boas Mariano! Obrigado por teres participado com a tua opinião.

Ponto 1: O router está a 2 metros de altura

Ponto 2: Está numa divisão central da casa e por isso tem paredes interiores que como se sabe são finas.

Ponto 3: O router está num canal que pela pesquisa feita dentro do router tem um sinal excelente pois não tem mais nenhum nesse canal.

Ponto 4: Não tem qualquer equipamento que possa efectuar interferências.

O que eu posso dizer é que a qualidade do equipamento é que é duvidosa.
Tenho o mesmo problema. Internet no máximo. E tenho várias quebras demora a aceder.mas este problema nunca me foi resolvido a quase 2 anos..não tinha este problema na concorrencia e vou tornar a mudar de operadora pois nunca quiseram saber...

Comentário