Header
Pergunta

Limite de tráfego internet fixa 4G?


Boa noite.
Acabei de ligar para linha de apoio da NOS para saber porque tinha a internet tão lenta. Descobri... ou melhor, confirmei, que era traffic shapping.
Ora , a NOS faz traffic shapping quando o cliente usa "demasiado" a internet, ou seja, mete um limite de tráfego a partir do qual a velocidade baixa.
No entanto, o cliente não sabe que limite é esse, pelo menos no caso do 4G.
Como pode então o cliente gerir a utilização da internet? Se o cliente não sabe qual o limite, como pode saber se está a fazer uma utilização responsável (seja lá o que isso for)?
É possível saber qual o limite de tráfego, para a internet fixa 4G, a partir do qual estou sujeito a traffic shapping?
No apoio ao cliente disseram-me que, por ser 4G, é impossível dizer porque varia consoante a zona. Pois bem, é na zona de Alenquer.

Já agora, mais dois reparos:
1.
Publicitam os pacotes de internet como tendo um determinada velocidade, com tráfego ilimitado, mas isso não corresponde à realidade. Afinal, não tenho tráfego ilimitado à velocidade referida. Afinal, a partir de um certo tráfego tenho velocidade reduzida.
Em que ficamos? É ilimitado àquela velocidade, ou não?
Se sim, então não façam traffic shapping.
Se não, então indiquem o limite. E não façam publicidade como ilimitado.

2.
Percebo (ou não...), até certo ponto, que façam traffic shapping. Não percebo que seja para uma velocidade DUZENTAS VEZES INFERIOR ao contratado. Não acham um bocado exagerado eu ter uma velocidade contratada de 40mb, e com o traffic shapping ficar só com 200kb??

Resumindo:
- Como posso saber o limite de tráfego para internet fixa 4G antes de ser implementado o traffic shapping, para a zona de Alenquer?
- Afinal o tráfego é ilimitado para a velocidade publicitada, ou não?
- Porquê uma redução para 0.5% da velocidade contratada?

Obrigado.

11 Comentários

1) Nao existe um valor fixo. Depende da necessidade de limitar a utilizaçao por forma a distribuir a capacidade da rede pelo n° de utilizadores em cada momento.
2) O trafego é ilimitado. Obviamente que reduzindo-se a velocidade, demorara mais tempo a atingir um determinado valor de trafego.
3) Porque a capacidade da rede, distribuida pelo numero de utilizadores num determinado momento, nao permite mais do que isso.

Reclame, nos locais e pelas vias certas, da pouca capacidade da rede para satisfazer minimamente as necessidades do numero de clientes, sobretudo em horas de maior procura.
1) Nao existe um valor fixo. Depende da necessidade de limitar a utilizaçao por forma a distribuir a capacidade da rede pelo n° de utilizadores em cada momento.
2) O trafego é ilimitado. Obviamente que reduzindo-se a velocidade, demorara mais tempo a atingir um determinado valor de trafego.
3) Porque a capacidade da rede, distribuida pelo numero de utilizadores num determinado momento, nao permite mais do que isso.

Reclame, nos locais e pelas vias certas, da pouca capacidade da rede para satisfazer minimamente as necessidades do numero de clientes, sobretudo em horas de maior procura.


3- Falso. Liguei-me à internet pelo telemóvel, também por 4G, e tinha velocidades de 40Mbps.
O suporte usado foi em ambos os casos uma ligaçao 4G. Quem lhe garante ser exatamente a mesma rede?
Ja agora, desculpe a minha ignorancia, mas para que melhor se perceba, é possivel usar o SIM de uma internet fixa num telemovel?
Reputação 2
O meu problema é igual ao reportado: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/4g-40mb-fixo-traffic-shaping-5614/index1.html#post28013

1) Nao existe um valor fixo. Depende da necessidade de limitar a utilizaçao por forma a distribuir a capacidade da rede pelo n° de utilizadores em cada momento.
2) O trafego é ilimitado. Obviamente que reduzindo-se a velocidade, demorara mais tempo a atingir um determinado valor de trafego.
3) Porque a capacidade da rede, distribuida pelo numero de utilizadores num determinado momento, nao permite mais do que isso.

Reclame, nos locais e pelas vias certas, da pouca capacidade da rede para satisfazer minimamente as necessidades do numero de clientes, sobretudo em horas de maior procura.


3- Falso. Liguei-me à internet pelo telemóvel, também por 4G, e tinha velocidades de 40Mbps.
O suporte usado foi em ambos os casos uma ligaçao 4G. Quem lhe garante ser exatamente a mesma rede?
Já agora, desculpe a minha ignorância, mas para que melhor se perceba, é possível usar o SIM de uma Internet fixa num telemóvel?

O telemóvel é da NOS também, deduzo que seja a mesma rede, ou têm antenas 4G para internet fixa e outras para o telemóvel?
Quanto ao SIM, não sei, nunca experimentei...
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @PCanas.

Lamentamos a situação que nos conta. 😞 Como se trata de uma questão técnica, para nos ser possível ajudá-lo, sugerimos que, quando sentir mais limitações nos serviços de internet, nos ligue, de maneira a poder ser acompanhado por uma equipa especializada.
Olá, @PCanas.

Lamentamos a situação que nos conta. 😞 Como se trata de uma questão técnica, para nos ser possível ajudá-lo, sugerimos que, quando sentir mais limitações nos serviços de internet, nos ligue, de maneira a poder ser acompanhado por uma equipa especializada.


Bom, vou ter que ligar todos os dias... só resta saber se basta uma vez por dia.
Depois do recente escândalo da Vodafone (imposição de limite de tráfego na Internet fixa 4G), adquiri 100 Mbps Internet Fixa para poder navegar na internet em paz com a minha família (4 pessoas) e estamos constantemente a ser bombardeados com traffic shaping, disparado por um algoritmo que actua de maneira desconhecida. O mais engraçado é que durante o período de teste não houve nenhum problema, mal acabou apareceu o limite de velocidade. Ficámos chocados com tal grau de desonestidade...

Esta semana temos estado com 5 dias seguidos (até hoje) de traffic shaping a 8 Mbps download (imagem em anexo). Isto parece-me longe de ser legal.

Aproveito para dizer que tenho Mestrado em Engenharia Informática (estou actualmente em PhD) e acho vergonhosas as desculpas da NOS e dos seus representantes dado o meu nível de conhecimentos, i.e., ah e tal o router ou a wireless. Fiz as medições em anexo com um desktop Intel Xeon ligado directamente ao router por cabo Categoria 6, sem mais nenhum computador na rede. Isto não é problema nosso, é vosso. Durante demasiado tempo.

Vejam na imagem em anexo 1 Mbps direitinho no Youtube. Mais horizontal só com uma régua.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @jcfgonc, bem-vindo ao Fórum NOS.

Queremos ajudá-lo. No entanto, como se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Tenho o Kanguru XL, que supostamente tem tráfego ilimitado (na loja disseram-me que a partir dos 350GB era limitada a 128kbps, o que é mentira) e é a mesma porcaria. Não limitam no primeiro mês e depois vão limitando cada vez mais, até não se conseguir ver um video no YouTube a 144p (talvez os 350GB sejam por ano).
O 4G da Nos é uma fraude. @jcfgonc
@C24XXXX201
@JLR
@PCanas
Não reclamem aqui, isto não faz nada. Eu fiz 3 reclamações no livroreclamacoes.pt e agora estou a mandar mails diretamente para info@anacom.pt
Não me digam para ligar para a nos. Eu não vou gastar dinheiro e tempo inutilmente.
Boa noite.
Acabei de ligar para linha de apoio da NOS para saber porque tinha a internet tão lenta. Descobri... ou melhor, confirmei, que era traffic shapping.
Ora , a NOS faz traffic shapping quando o cliente usa "demasiado" a internet, ou seja, mete um limite de tráfego a partir do qual a velocidade baixa.
No entanto, o cliente não sabe que limite é esse, pelo menos no caso do 4G.
Como pode então o cliente gerir a utilização da internet? Se o cliente não sabe qual o limite, como pode saber se está a fazer uma utilização responsável (seja lá o que isso for)?
É possível saber qual o limite de tráfego, para a internet fixa 4G, a partir do qual estou sujeito a traffic shapping?
No apoio ao cliente disseram-me que, por ser 4G, é impossível dizer porque varia consoante a zona. Pois bem, é na zona de Alenquer.

Já agora, mais dois reparos:
1.
Publicitam os pacotes de internet como tendo um determinada velocidade, com tráfego ilimitado, mas isso não corresponde à realidade. Afinal, não tenho tráfego ilimitado à velocidade referida. Afinal, a partir de um certo tráfego tenho velocidade reduzida.
Em que ficamos? É ilimitado àquela velocidade, ou não?
Se sim, então não façam traffic shapping.
Se não, então indiquem o limite. E não façam publicidade como ilimitado.

2.
Percebo (ou não...), até certo ponto, que façam traffic shapping. Não percebo que seja para uma velocidade DUZENTAS VEZES INFERIOR ao contratado. Não acham um bocado exagerado eu ter uma velocidade contratada de 40mb, e com o traffic shapping ficar só com 200kb??

Resumindo:
- Como posso saber o limite de tráfego para internet fixa 4G antes de ser implementado o traffic shapping, para a zona de Alenquer?
- Afinal o tráfego é ilimitado para a velocidade publicitada, ou não?
- Porquê uma redução para 0.5% da velocidade contratada?

Obrigado.

Comigo acontece o mesmo. Zona 3240

Comentário