Header

Investir no DOCSIS 3.1+FTTH


  • Anonymous
  • 0 comentários
Os lucros fabulosos que a NOS teve em 2016, sao um bom sinal para começar a investir no DOCSIS 3.1+FTTH, se quiser continuar a manter a excelente quota e ganhos em todas as áreas.
Já nao há desculpa para nao investir em mais qualidade.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr...ilhoes-de-euros?ref=Telecomunicações_Destaque

Lucro de 90,4 milhões de euros; dividendo de 0,20€ por título aos acionistas
Detalhe: http://www.nos.pt/institucional/Documents/Noticias e Comunicados/NOS FY16 PORTUGUES.pdf
M€ - milhões de euros

Receitas (telecomunicações): 894,4 M€ clientes particulares, 414,5 M€ clientes empresariais, 53,7 M€ venda de equipamentos, 79,8 M€ outros
Receitas (audiovisuais e cinemas): 131,8 M€
Custos: 457,8 M€ diretos da prestação de serviços, 93,1 M€ com pessoal, 104,6 M€ comerciais (marketing, comissões, etc.), 362 M€ outros (incluindo aqui resultados negativos de outros negócios)
Impostos, juros, amortizações e depreciações: 466,3 M€

42 Comentários

A NOS ganhou quota com as mexidas na PT, desculpem, MEO e os restos do grupo, Aka, Pharol...e nas grandes empresas...e é isso que traz grandes lucros.
Mas toda a gente sabe que numa era tecnológica, parar é morrer.
Não é preciso ser sempre o mais inovador em termos de último grito de tecnologia, mas tem que se acompanhar, pois diferenças muito grandes tornam-se demasiado visíveis e penalizadoras.

Quem gere a NOS sabe muito bem que já não é nada cedo para investir fortemente em FTTH ou DOCSIS 3.1 (e melhorar net e televisão), e que se não o fizer rapidamente vao ter sérios problemas...
Agora vamos ver se dão ao pedal
Reputação 3
Crachá
Concordo plenamente.

Abc
Reputação 4
Crachá +1
Podem começar por investir num HUB como deve ser! Penso que mais uma semana e vou exigir um terceiro equipamento.
Existem rumores, e devo insistir novamente na palavra rumores, de que está para sair um novo router já com norma AC.

Segundo os mesmos rumores, só em meados de Março é que começam os agendamentos das instalações piloto, os contactos já começaram, e não revelam especificações técnicas.

O novo router é indispensável para se poder usufruir de mais velocidades de net. Se ele já está para chegar , as restantes alterações vêm a seguir.

Com DOCSIS 3.1 conseguem dar na boa 1Gbps simétricos

Resumindo e concluindo, a ser verdade estes rumores, significa que a NOS já está a dar bom uso aos lucros que teve, e lá para meio deste ano teremos boas novidades.
Reputação 4
Crachá +1
Ok... pode ser desta tenha mais sorte!!!
Vamos lá a ver se para avançarem com docsis 3.1 e dar mais largura de banda, não terao que reduzir os canais analógicos para libertarem portadoras.

Este é um efeito colateral que poderá acontecer.
Reputação 5
Crachá +1
A NOS tem obrigatoriamente que investir rapidamente em passar toda a sua infra-estrutura para FTTH, ou, na pior das hipóteses, para Docsis 3.1. A rede actual está no limite e está na altura de aproveitar os lucros que tiveram para investir na rede de modo a conseguirem comercializar velocidades (especialmente de uplaod) ao nível da concorrência....
Aproveitem também para investir na rede móvel que não anda nada famosa e é, neste momento, a mais fraca das 3 operadoras
Espero é que não começem só agora a investir no DOCSIS 3.1.
A tecnologia deles já está um bocado atrás, tanto que quando foi aquelas campanhas de ofercer o doubro da velociadade a concorrencia já ofercia 400 mb e nos so conseguia 200 mb
Parece que já existe alguma luz ao fundo do tunel, e que a NOS, depois da meta das receitas, se vai virar para a meta da renovaçao tecnológica.
Destaco esta parte da entrevista ao Presidente da NOS:

"Anteciparam em dois anos as metas de quota de receitas de 30% e de 500 mil casas ligadas. Quais são as novas metas?

A grande aposta da empresa para os próximos 3/5 anos já não é tanto o crescimento. Estivemos muito focados no crescimento, tivemos um crescimento muito significativo, agora queremos estar mais concentrados, na melhoria da experiência dos clientes e não tanto no aumento do número de clientes.
(...)
Temos o compromisso de continuar a investir nas infraestruturas tecnológicas para melhorar os serviços que prestamos aos clientes do que propriamente crescer o número de clientes. Do ponto de vista tecnológico, e do investimento na inovação, não vamos reduzir investimento.
(...)
Os investimentos são o que acharmos que fazem sentido, para assegurar a única coisa que gera valor a longo prazo: clientes satisfeitos.
(...)
O nosso espaço não termina nos 3,7 milhões, há as redes comuns financiadas por dinheiros públicos para servir zonas mais remotas – no caso da DST já estamos a fazer ofertas e no caso da Fibroglobal temos a certeza de que também o iremos fazer. Estamos a falar de mais cerca de 500 mil casas."

https://www.dinheirovivo.pt/empresa...entacao-dos-governos-para-encher-o-mealheiro/ https://www.dinheirovivo.pt/empresa...ltimos-3-anos-e-o-melhor-indicador-de-futuro/

(leiam a entrevista completa, que até é interessante)

Está bem dito e pela primeira vez vejo alguma visão de futuro aqui.
Por um motivo qualquer, os links nao estao correctos, aqui vao os novos links:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/clientes-a-crescer-25-nos-ultimos-3-anos-e-o-melhor-indicador-de-futuro/

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/miguel-almeida-5g-existe-uma-tentacao-dos-governos-para-encher-o-mealheiro/
Finalmente já há luz ao fundo do tunel, esta semana começaram a aumentar a velocidade da rede.
Eu tinha 120/8 Mbps e mudaram para 130/10 Mbps, as modificações já estao no router (ver imagens)

Dá a sensaçao que estao a aumentar devagar, testando a rede para ver se aguenta. Ao contrário de no passado em que aumentavam bruscamente a velocidade sem verificar se as infraestruturas aguentavam.

Também ouvi dizer que já começaram a instalar equipamentos de ultima geraçao, com vista a suportar DOCSIS 3.1, e que permitirá maiores velocidades.

Parece que finalmente a NOS está a entrar no bom caminho.

Reputação 5
Crachá +1
Finalmente já há luz ao fundo do tunel, esta semana começaram a aumentar a velocidade da rede.
Eu tinha 120/8 Mbps e mudaram para 130/10 Mbps, as modificações já estao no router (ver imagens)

Dá a sensaçao que estao a aumentar devagar, testando a rede para ver se aguenta. Ao contrário de no passado em que aumentavam bruscamente a velocidade sem verificar se as infraestruturas aguentavam.

Também ouvi dizer que já começaram a instalar equipamentos de ultima geraçao, com vista a suportar DOCSIS 3.1, e que permitirá maiores velocidades.

Parece que finalmente a NOS está a entrar no bom caminho.





Fico a espera que o serviço melhore no kanguru porque o devo manter por algum tempo porque é a forma mais fiável que consigo para aceder a internet
Reputação 2
Parece que estão a aumentar as velocidades mas o upload continua uma miséria.
Reputação 5
Crachá +1
Finalmente já há luz ao fundo do tunel, esta semana começaram a aumentar a velocidade da rede.
Eu tinha 120/8 Mbps e mudaram para 130/10 Mbps, as modificações já estao no router (ver imagens)

Dá a sensaçao que estao a aumentar devagar, testando a rede para ver se aguenta. Ao contrário de no passado em que aumentavam bruscamente a velocidade sem verificar se as infraestruturas aguentavam.

Também ouvi dizer que já começaram a instalar equipamentos de ultima geraçao, com vista a suportar DOCSIS 3.1, e que permitirá maiores velocidades.

Parece que finalmente a NOS está a entrar no bom caminho.





Fico a espera que o serviço melhore no kanguru porque o devo manter por algum tempo porque é a forma mais fiável que consigo para aceder a internet



Este aumento de velocidade aplica-se ao Kanguru?
Nao faço ideia, ainda está tudo muito em segredo. Só resta esperar.
Reputação 5
Crachá +1
Qualquer coisa que dê para jogar PS com menos de 20ms de Ping é bem vinda, custe o que custar.
Reputação 7
Crachá +1
Ficaria muito satisfeito que seja realidade mas tenho a informar que já há dois anos tinha registado no router o download de 130Mbps . Pelo que verifiquei mantenho essa mesma informação assim como o upload "tradicional" de 8Mbps ou seja tenho mantido o "binómio" 130/8 Mbps já há alguns tempo.
No referente às notícias sobre o investimento no DOCSIS 3.1 já não são novidade e constam dos planos da empresa - penso que nos relatórios de contas - pelo menos desde o ano passado. Esperemos que venham rapidamente para o terreno de preferência sem percalços...
A maneira para se conseguir 130/10 Mbps, terá de passar por reinicializar o router, seja desligando da corrente ou fazendo o reset.

Se por acaso nao conseguir é sinal que ainda nao chega a todo o lado.
Reputação 7
Crachá +1
A maneira para se conseguir 130/10 Mbps, terá de passar por reinicializar o router, seja desligando da corrente ou fazendo o reset.

Se por acaso nao conseguir é sinal que ainda nao chega a todo o lado.


Obrigado pelo conselho mas penso que se trata de valores normalizados na minha zona - confirmei que são os mesmos de há dois anos e só não digo mais pois não encontrei dados do primeiro ano na NOS. Tem sido constantes, embora desde que decidi colocar um router em bridge deixei de ter acesso direto às páginas do ZonHUB. Sempre que tenho verificado as velocidades os resultados são similares e o upload não passa dos 8Mbps e picos. O último reset foi há 10 dias pelo que vou aguardar pela próxima quebra de corrente ou eventual problema para tirar a prova dos nove.
Reputação 7
Crachá +1
Ficaria muito satisfeito que seja realidade mas tenho a informar que já há dois anos tinha registado no router o download de 130Mbps . Pelo que verifiquei mantenho essa mesma informação assim como o upload "tradicional" de 8Mbps ou seja tenho mantido o "binómio" 130/8 Mbps já há alguns tempo.
No referente às notícias sobre o investimento no DOCSIS 3.1 já não são novidade e constam dos planos da empresa - penso que nos relatórios de contas - pelo menos desde o ano passado. Esperemos que venham rapidamente para o terreno de preferência sem percalços...


pág. 44 (43ss.) do Reatório e Contas http://media.nos.pt/RelatorioContas2015/ (versão Interativa)

Reputação 1
Olá a todos.

Fui contacto à dias pelo serviço de cliente o qual me pôs uma proposta interessante para me fidelizar à NOS durante os próximos tempos.

Depois de já ter falado com dezenas de comerciais, serviços técnicos, entre outros, o meu ponto fucral acenta sempre "dê-me NET a bombar" (seja ela fixa ou móvel).

Ora bem como tal como todos (ou quase) estou sujeito a uma implementação no mínimo "da idade das trevas" que é o GRANDE handycap dos 8Mbps de upload.

Trabalho muito com Clouds (um termo pomposo para algo que já existe à cerca de uma dezena ou mais de anos) e como é lógico 8Mbps, faz-me lembrar os tempos dos ADSL's da Telepac/Clix e afins.

Realmente e olhando para a concorrência, nomeadamente a Meo, que me faz uma pacote com "milhares de canais de TV" (que nunca vou ver) mas com uma NET simétrica "fantástica" de 100/100 ou mesmo a Vodafone que me dá (aí não me importava de 2ver" a assimetria) de 200/100, pelos mesmo valores que na NOS, realmente fico a ponderar se ainda vou a tempo de cancelar os serviços e virar-me para a concorrência??? Realmente não se compreende que em 2017 e olhando para o vizinhos do lado a NOS ainda continue paranda no tempo das "heranças" da ZON/TV Cabo e fornecer tão pouco upload.

Nos tempos que correm e com tanta necessidade de envio (como de recepção) de informação, dados, etc não é realmente compreensível que anda estejam parados nos tempos primordios da história dos fornecedores de internet em serviços de FTTH, como se fosse dos primeiros "cobres" fornecidos em cabo coaxial.

Tudo hoje em dia assenta em NET, seja ou simples serviços da própria NOS, como o Telefone (VoIP), TV (streaming dos serviços de gravação, 7 dias, NPlay, VideoClube, etc), ou outros serviços como serviços de streaming NETFLIX, Amazon Prime (incluindo o próprio NPlay), Clouds, ou a informação descarregada é tão usada como a carregada (neste caso o upload ou upstreaming). Realmente não se compreende a situação dos, já famosos, 8Mbps de upload, numa NET que nos faz rapidamente esquecer todo o resto quando olhamos a concorrência...

Já sou cliente à cerca de 2 anos, anteriormente tinha Cabovisão (agora NOWO), mas já nessa altura, tinha 30/10 e onde os serviços já convergiam para 60/30 e 100/60 e por fim 100/100.

Não se compreende realmente este handycap no serviços de fornecimento de internet de FTTH dedicada, onde depois de ligar um TLM ao MEU router (em modo Bridge a 1Gb) a 866Mbps em Wi-Fi, obtenha "apenas" 120/8 às vezes a passar ligeiramente, mas sem grandes novidades nesse campo.

Imaginam o que é ter 4,5,6,7,8Gbs de informação para carregar para uma Cloud? é a noite toda e por vezes parte do dia também.

Não é minimamente admissível este situação numa infraestrutura tão moderna e actual fornecer este handycap de 8Mbps (ou mesmo 10 ou 20) a clientes usam serviços que cada vez mais são dependente sempre de algo tão simples e fulcral como:

* * * INTERNET * * *

Estou no periodo de carrência dos 14 dias do novo contracto, mas realmente estou mesmo a ponderar em resolver o contracto e passar para uma NET que me sirva a mim e aos meus interesses, porque isto dos 8Mbps, já teve o seu lugar na história, não é, nem deve de ser companheiro ou amigo de nós utilizadores que cada vez necessitamos de uma plataforma modelada às nossas necessidades e que passa por uma "simples paragem no tempo" de NOS e 8Mbps...

Obrigado e cmps a todos.

JJ
Reputação 5
Crachá +1
Olá a todos.

Fui contacto à dias pelo serviço de cliente o qual me pôs uma proposta interessante para me fidelizar à NOS durante os próximos tempos.

Depois de já ter falado com dezenas de comerciais, serviços técnicos, entre outros, o meu ponto fucral acenta sempre "dê-me NET a bombar" (seja ela fixa ou móvel).

Ora bem como tal como todos (ou quase) estou sujeito a uma implementação no mínimo "da idade das trevas" que é o GRANDE handycap dos 8Mbps de upload.

Trabalho muito com Clouds (um termo pomposo para algo que já existe à cerca de uma dezena ou mais de anos) e como é lógico 8Mbps, faz-me lembrar os tempos dos ADSL's da Telepac/Clix e afins.

Realmente e olhando para a concorrência, nomeadamente a Meo, que me faz uma pacote com "milhares de canais de TV" (que nunca vou ver) mas com uma NET simétrica "fantástica" de 100/100 ou mesmo a Vodafone que me dá (aí não me importava de 2ver" a assimetria) de 200/100, pelos mesmo valores que na NOS, realmente fico a ponderar se ainda vou a tempo de cancelar os serviços e virar-me para a concorrência??? Realmente não se compreende que em 2017 e olhando para o vizinhos do lado a NOS ainda continue paranda no tempo das "heranças" da ZON/TV Cabo e fornecer tão pouco upload.

Nos tempos que correm e com tanta necessidade de envio (como de recepção) de informação, dados, etc não é realmente compreensível que anda estejam parados nos tempos primordios da história dos fornecedores de internet em serviços de FTTH, como se fosse dos primeiros "cobres" fornecidos em cabo coaxial.

Tudo hoje em dia assenta em NET, seja ou simples serviços da própria NOS, como o Telefone (VoIP), TV (streaming dos serviços de gravação, 7 dias, NPlay, VideoClube, etc), ou outros serviços como serviços de streaming NETFLIX, Amazon Prime (incluindo o próprio NPlay), Clouds, ou a informação descarregada é tão usada como a carregada (neste caso o upload ou upstreaming). Realmente não se compreende a situação dos, já famosos, 8Mbps de upload, numa NET que nos faz rapidamente esquecer todo o resto quando olhamos a concorrência...

Já sou cliente à cerca de 2 anos, anteriormente tinha Cabovisão (agora NOWO), mas já nessa altura, tinha 30/10 e onde os serviços já convergiam para 60/30 e 100/60 e por fim 100/100.

Não se compreende realmente este handycap no serviços de fornecimento de internet de FTTH dedicada, onde depois de ligar um TLM ao MEU router (em modo Bridge a 1Gb) a 866Mbps em Wi-Fi, obtenha "apenas" 120/8 às vezes a passar ligeiramente, mas sem grandes novidades nesse campo.

Imaginam o que é ter 4,5,6,7,8Gbs de informação para carregar para uma Cloud? é a noite toda e por vezes parte do dia também.

Não é minimamente admissível este situação numa infraestrutura tão moderna e actual fornecer este handycap de 8Mbps (ou mesmo 10 ou 20) a clientes usam serviços que cada vez mais são dependente sempre de algo tão simples e fulcral como:

* * * INTERNET * * *

Estou no periodo de carrência dos 14 dias do novo contracto, mas realmente estou mesmo a ponderar em resolver o contracto e passar para uma NET que me sirva a mim e aos meus interesses, porque isto dos 8Mbps, já teve o seu lugar na história, não é, nem deve de ser companheiro ou amigo de nós utilizadores que cada vez necessitamos de uma plataforma modelada às nossas necessidades e que passa por uma "simples paragem no tempo" de NOS e 8Mbps...

Obrigado e cmps a todos.

JJ


Olá Jorge,

Não consegues aderir a um serviço com upload superior?
Já fui cliente NOS fibra (por exemplo) e tinha garantidamente bem mais upload que isso.

Não será antes uma limitação da tua zona de habitação?
Reputação 1


Olá Jorge,

Não consegues aderir a um serviço com upload superior?
Já fui cliente NOS fibra (por exemplo) e tinha garantidamente bem mais upload que isso.

Não será antes uma limitação da tua zona de habitação?


Olá Martinho.

Não é apenas isso, 120/8 no pacote Fibra IRIS, ou 200/20 no pacote Fibra UMA. Nos pacotes de cobre (antiga ZON e TV Cabo) fornecem apenas 130/8 ou 130/10 em alguns casos de circuitos hibridos.

O que é mesmo desadequado à realidade são mesmo os valores de Upload, não sendo sequer comparados à realidade dos outros operadores nacionais.

Cmps

JJ
Reputação 5
Crachá +1
Quando estes routers aparecem sobretudo no serviço Kanguru?
Reputação 5
Crachá +1
Quando estes routers aparecem sobretudo no serviço Kanguru?
Não fazem diferença. Comprei um asus e não faz diferença na velocidade, só na cobertura do Wifi. Pelo que tenho visto para alem da velocidade do Download ser baixa ou muito baixa agora tenho também tenho visto uma degradação da velocidade resposta "latência ou ping". E nem estamos em período de ferias.

Comentário