Header
Pergunta

Internet lenta


Boa noite

 

É a segunda vez em dois dias que fico com velocidades de internet miseráveis. Aconteceu ontem de manhã e agora à noite. Fazendo alguns testes verifiquei tanto ontem como hoje que chego a não ter nem 1Mb de velocidade. As páginas demoram imenso a carregar. E como estou em teletrabalho é complicado trabalhar assim. Já reeniciei o router e troquei o cabo de porta mas não melhorou em nada. É verdade que foram situações pontuais mas gostava de saber se é problema aqui na zona ou se é a NOS a reduzir velocidades de internet. É que ter contratados 100/10 MB e não ter nem 1Mb de velocidade é complicado.

Se alguém me puder esclarecer agradeço.

Cumprimentos


41 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Não. 😒 

para sobrecarga de utilização. 

A NOS podia aproveitar a situação para suspender o pagamento de dividendos este ano aos accionistas e investir esses milhões nas infraestruturas

Não. 😒 

para sobrecarga de utilização. 

Reputação 6
Crachá +1

Boas

O feedback ainda é o mesmo. As velocidades continuam baixas em muitos momentos do dia e à noite pioram. Ontem voltei a ter velocidades de nem 3Mb e neste momento estão nos 7Mb. Tenho de dar razão ao @Jose Rodrigues , só pode ser de estar muita gente a usar o serviço (embora aqui na minha zona não haja assim tanta população) e a NOS tem de melhorar a infraestrutura. Não é com pequenas configurações no router que resolvem o problema…

Cumprimentos


Com o que indica, esqueça. Não vai haver resets e reconfigurações de router que sejam suficientes para resolver esse problema.

E por mais que ligue, espero que não caia nessa de ligar para a PC Clinic a pagar lool, isso não vai ter solução.

 

A unica forma de ter internet decente é mudar de serviço. Abandonar a NOS e mudar para um serviço de fibra optica, preferencialmente Vodafone mas neste caso o MEO também desenrasca porque não estamos a falar de net móvel.

 

 

Em relação ou outro user @Vera Passos lamento mas Internet Móvel da NOS nem vale a pena a chatisse porque isso não vai desenvolver seja wifi seja cabo seja por obra do espírito santo.

Internet Móvel apenas a Vodafone tem o melhor serviço Nacional. Não é propaganda, é a realidade, e pode perder uns minutos neste fórum a espreitar as reclamações de Internet da NOS, seja fixa por coaxial seja móvel, as reclamações são sempre mas sempre as mesmas. não há milagres numa operadora que estagnou completamente e apenas gasta dinheiro em marketing.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Vera Passos.

As ligações são feitas por cabo de rede?

O pacote que tenho é satélite. 
e nem com o cabo nem por wi fi funciona correctamente. 

@Jose RodriguesSim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Atendendo à situação, nenhuma ideia, parece-me que o seu Router não apresenta problema nenhum , está são como um pêro. 


Pois, também acho que o problema não será do router. Mas como explicar as velocidades tão baixas? Será só mesmo sobrecarga das redes? E se for porque só está a acontecer nestes últimos dias?

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesSim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Atendendo à situação, nenhuma ideia, parece-me que o seu Router não apresenta problema nenhum , está são como um pêro. 


Pois, também acho que o problema não será do router. Mas como explicar as velocidades tão baixas? Será só mesmo sobrecarga das redes? E se for porque só está a acontecer nestes últimos dias?

Quanto mais afluência houver menores serão as velocidades, é o que há, a NOS tem que investir na modernização.

Reputação 7
Crachá +2

Tem que tentar o 16990. Pode ser problema de zona, pode ser problema na ligação até ao seu router apenas, anomalia no seu equipamento, como pode ser anomalia no router.

Do seu lado recomendo reset de fábrica.

@Jose RodriguesSim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps

Atendendo à situação, nenhuma ideia, parece-me que o seu Router não apresenta problema nenhum , está são como um pêro. 


Pois, também acho que o problema não será do router. Mas como explicar as velocidades tão baixas? Será só mesmo sobrecarga das redes? E se for porque só está a acontecer nestes últimos dias?

Quanto mais afluência houver menores serão as velocidades, é o que há, a NOS tem que investir na modernização.


Isso é verdade.

Bem, de qualquer das formas obrigado pela ajuda. Vou ver se nos próximos dias isto melhora.

Cumprimentos

@DanielS já percebi que não é a mudar alguma coisa no router que isto melhora, sou da NOS há muitos anos e nunca tive problemas, e agora nada foi alterado no router para passar a ter estas velocidades.

Quanto a mudar da NOS para por exemplo a Vodafone, mesmo sendo fibra a sério, quem me garante que não possa ter na mesma problemas de velocidades?

Cumps

Reputação 6
Crachá +1

A Vodafone apenas fornece o serviço por fibra. 

Sim,eu sei. A NOS é que chama de fibra rural, mas é cabo coaxial.

Mas quem me garante que na Vodafone não há quebras ou, em situações como a que estamos a viver, velocidades mais baixas?

Reputação 6
Crachá +1

Porque a Vodafone não tem esse tipo de instalação com coaxial. 
 

Bem, ou não me sabe responder ou eu não me estou a fazer entender…

Eu sei que a Vodafone não tem instalação em coaxial, só fibra. Mas a fibra, ou neste caso, a Vodafone, garante-me sempre os 100Mb (ou a velocidade contratada) mesmo em situações de muito uso da rede? Eu vou ter, imaginemos, 100Mb de velocidade 365 dias por ano, 24h por dia (tirando algum problema técnico)?

Guimas, obrigado desde já pela ajuda.

A questão é que isto não acontece sempre. Por exemplo,para já, agora de manhã, está a funcionar normalmente. Por isso não deverá ser problema na ligação nem no router. A única coisa que fiz foi deixar router e box desligados durante a noite.

Reputação 6
Crachá +1

Exactamente. 100Mbps basta fazer o teste de velocidade por cabo Ethernet para confirmar. 

Está certo, já percebi.

Responda-me só uma coisa… O que faz no fórum da NOS a falar mal da empresa? Para estar aqui deduzo que seja cliente NOS. Então porque é que só neste tópico, está a aconselhar dois utilizadores a mudar de operadora dizendo que a net da NOS não vale nada!?

Reputação 6
Crachá +1

Sou cliente da NOS é MEO. 
Ja fui cliente Vodafone no móvel mas fui atrás do preço e agora arrependo-me porque estou sempre a perder chamadas no MEO por falha de rede. 
 

Sempre fui cliente Optimus no móvel. Não posso ser no fixo porque apenas tenho cobertura do MEO. 
 

É curioso estar quase sempre a criticar porque irrita uma empresa que se diz tao inovadora gasta milhões em marketing de cosmética e depois temos dezenas e dezenas de clientes a reclamar seja nas redes sociais seja no nosso grupo de conhecidos ou amigos e até temos testes efectuados pela ANACOM Que o comprovam. 
Uma empresa que tem um trabalho gráfico tao aprumado e que diz que só contratara os melhores das universidades XPTO depois passa horas com o pessoal em reuniões de power point onde tudo é um paraíso e depois na prática é uma casa a arder. 
Conheço que já la tenha trabalhado e confirma perfeitamente esta situação. 
 

O que se pretende é que os clientes deixem de reclamar, mudem de operador para que esta empresa acorde de vez e mude a sua forma de atuar no mercado. 
Invista na rede porque sem serviço não vale a pena pagar. 
Só que as pessoas vão atrás do factor preço. E depois no momento da desistência para aí oferecem uns canais e umas banda larga que em certas zonas não serve para nada e o pessoal continua com o serviço e continua a reclamar. 
 

Não tolero que um cliente pague um serviço e depois andam uns papagaios a pregar mentiras de que a modernização está a decorrer que vamos analisar que já reportamos etc etc etc. 

Reputação 7
Crachá +5

@Costa97  Isso é o que eu faço todos os dias,  há muitos anos, de noite desligo tudo da corrente.

@Jose Rodrigues Só uma questão se me souber responder. A minha instalação é HFC (cabo coaxial). Se a instalação fosse em fibra (FTTH) esta situação seria igual ou não aconteceria?

E já agora, sabe-me dizer se a NOS faz instalações de fibra (mesmo fibra)? É que eles chamam ao cabo coaxial “fibra rural” :sweat_smile:  mas isto não é o mesmo que fibra como da Vodafone ou Meo.

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesSó uma questão se me souber responder. A minha instalação é HFC (cabo coaxial). Se a instalação fosse em fibra (FTTH) esta situação seria igual ou não aconteceria?

E já agora, sabe-me dizer se a NOS faz instalações de fibra (mesmo fibra)? É que eles chamam ao cabo coaxial “fibra rural” :sweat_smile:  mas isto não é o mesmo que fibra como da Vodafone ou Meo.

Cumprimentos


A NOS está a implementar a rede ftth em todo  país. Está mais atrasada que os outros operadores, mas vai fazendo o seu caminho, o cabo de fibra ótica é muito melhor que o coaxial, porém, numa situação de emergência como esta em que estão milhões de pessoas em casa a usar a internet….......há dias atrás um utilizador comentava aqui no Fórum  que há uns meses atrás baixava um jogo em uma hora e que agora demora 10 horas,  imagine a quantidade de gigabytes que terá esse e os outros jogos que estão baixando a toda a hora. Há que ter calma, tempos melhores virão.

@Jose Rodrigues Pois,acredito. Eu felizmente nunca precisei. Sou cliente NOS há muitos anos e raramente desligo o router. Aliás, não me posso queixar do serviço porque nunca tive problemas de maior. Daí estar a estranhar esta situação agora. E não acredito que seja agora desta situação de estar muita gente em casa porque já passou quase 1 mês e só tive problemas esta semana…

Vamos ver, a verdade é que hoje não notei quebras, pode ser que o ter desligado o router durante a noite tenha resolvido.

Reputação 7
Crachá +5

@Jose RodriguesPois,acredito. Eu felizmente nunca precisei. Sou cliente NOS há muitos anos e raramente desligo o router. Aliás, não me posso queixar do serviço porque nunca tive problemas de maior. Daí estar a estranhar esta situação agora. E não acredito que seja agora desta situação de estar muita gente em casa porque já passou quase 1 mês e só tive problemas esta semana…

Vamos ver, a verdade é que hoje não notei quebras, pode ser que o ter desligado o router durante a noite tenha resolvido.

Boa noite, reiniciar os equipamentos é fundamental para um bom desempenho, eu tenho aquelas fichas com um botão e de noite desligo e de manhã ligo. Não custa nada, poupo no consumo e poupo os equipamentos. Cumprimentos.

Boas

O feedback ainda é o mesmo. As velocidades continuam baixas em muitos momentos do dia e à noite pioram. Ontem voltei a ter velocidades de nem 3Mb e neste momento estão nos 7Mb. Tenho de dar razão ao @Jose Rodrigues , só pode ser de estar muita gente a usar o serviço (embora aqui na minha zona não haja assim tanta população) e a NOS tem de melhorar a infraestrutura. Não é com pequenas configurações no router que resolvem o problema…

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Vera Passos,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Comentário