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GIGA router: USB não está disponivel?


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Boas, 

 

Fiquei surpreendido pelo facto de a porta USB não estar disponível  neste router. E como não averiguei, agora que tenho router deixei 

 

Há alguma forma de eu activar a porta usb? 

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Melhor resposta por Tiago C. 20 December 2019, 11:29

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87 Comentários

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Boas, 

 

Fiquei surpreendido pelo facto de a porta USB não estar disponível  neste router. E como não averiguei, agora que tenho router deixei 

 

Há alguma forma de eu activar a porta usb? 

 

… agora que tem router, deixou………….????????

 

Não há forma de activar a porta USB. A porta USB no ROUTER 4 e 5 não tem qualquer utilidade prática para o utilizador (presumo que deva dar para ligar uma ventoinha!)

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 Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia

Porque a mesma não funciona, quero saber como vão resolver a situação?????

senão terei que partir por via judicial  

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“... O Fórum é um meio de partilha de conhecimentos e entreajuda, queremos ajudar os nossos clientes mas também garantir que a informação do desenvolvimento das ações nos tópicos esteja sempre atualizada e acessível para a comunidade.” - Tiago C. - Gestor da comunidade - 11 Setembro 2019

Factos, são factos!

Se começasse a replicar este comentário por todos os tópicos em que após contacto por mensagem privada com a moderação ficamos sem saber genericamente como é que as dificuldades foram ultrapassadas, não faria eu outra coisa.

 

A atitude dos moderadores é boa, em geral. A tentam ajudar. Mas sim, falta, como já disse muitas vezes, um ESCLARECIMENTO sobre as situações, porque ocorrem e como foram resolvidas.

 

Então a nível de problemas de equipamento ou questões mais “sensíveis” a NOS nada admite nem passa informação para fora! Têm de ser os utilizadores a chegar Às suas conclusões, Às suas custas, e partilhar a mesma no fórum.

 

UMA COISA é CERTA e tenho a dizer: NUNCA vi censura neste fórum… e é das coisas mais positivas.

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Viva, acabei de contratar o serviço de tv e net c/500mb fixa , já com o NOVO ROUTER. Depois de ter saído da Vodafone e ter colocado dois pré-requisitos: porta usb e velocidade estável por trabalhar sobre a net, na altura foi-me indicada como sendo a solução ideal. Contratei e ao receber o equipamento tentei ligar o  disco, e qual o meu espanto quando percebi que a porta usb nem está ativada. Alertei e reportei este facto dentro dos 15 dias de teste e foi-me pedido para falar com vários departamentos, técnicos , comerciais , comerciais , técnicos e por fim  rescisões de contratos

Não só falamos para o boneco, como se percebe que os departamentos são ilhas isoladas e NÃO  HÁ quem gira os assuntos garantindo que têm um principio e um fim. Assim, ao final de 2 meses de reportar o assunto nas apps da NOS, telefone ,etc .

 

Tinha em mente mudar para uma solução que me ajudasse e a verdade é que tenho dedicado os meus dias a falar com a NOS. Como se não bastasse reportei tudo na app da NOS e disseram-me que ao reportar era como se  o tempo parasse. Hoje ao falar com o departamento de cancelamento disse-me o contrário e disse que para cancelar este serviço que não me serve teria que indemnizar em 21 meses á NOS. E perguntaram-me se EU É QUE QUERIA CANCELAR O CONTRATO!!!

Enfim, estou cansado da NOS e só tenho este serviço contratado há 2 meses porque vou sendo empurrado no tempo. Gostava de perceber se existe alguma solução para os meus pré-requisitos uma vez que estou a trabalhar em casa de familiares e caso não exista, o que deverei de fazer.

 

Obrigado

 

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Soluçao NAS não é certamente. Mas para uzo domestico, basta que disponibilize o mesmo que os Router Wi-Fi que nao sendo nenhuma soluçao NAS era suficiente para utilização doméstica. Basta que cumpra o que é divulgado no Guia de Instalação Rápida:

"Principais características:
...
-Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia

...."

Bastava que fosse um produto acabado!

Os consumidores podem ser "pilotos"... por opção!

 

Disse o mesmo em privado ao moderador…  Não é nada justo que os clientes sejam “cobaias” de um produto em fase de “ajustes” (ainda).

Isto para não falar de funcionalidades que se perderam desde o Router WiFi (nenhum dos 3 mais recentes routers da NOS implementa a NOS WiFi - que partilha a rede com a FONERA - sim, os utilizadores NOS continuam a ter acesso À rede mundial, mas até quando? E os clientes que viajam para cá encontram cada vez menos equipamentos a PARTILHAR a net… é no que dá ter equipamento atrás de equipamento no mercado)

 

É uma pena que a NOS tenha seguido os passos dos outros operadores… Eu não teria feito essa opção. Optaria por um BOM ROUTER e um PONTO de ACESSO anexo (até com um design em que ambas as caixas pudessem acoplar, e com o ponto de acesso a alimentar-se do router). Quando viessem novidades em termos de WiFi seria substituir o ponto de acesso e não ter de procurar novo hardware que consiga ser bom em tudo, e cumprir com todos os requisitos que se exigem hoje em dia (bom router e bom ponto de acesso! ainda por cima com produtos para FIBRA e CABO!!!!!)

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @Severino Pereira Lopes Rosa.

A porta USB ainda não têm as funcionalidades de partilha/acesso remoto disponíveis.

Obrigado. 

Ainda? Então isto é uma espécie de “early access” .  

Existe alguma data? Alguma previsão? 

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Boas, 

 

Fiquei surpreendido pelo facto de a porta USB não estar disponível  neste router. E como não averiguei, agora que tenho router deixei 

 

Há alguma forma de eu activar a porta usb? 

Hoje, dia 14/08/2020, sete meses após ter sido colocado o 1.º post (segundo se lê), verifiquei que a porta USB 3.0 existente no router wi-fi 5.0 (o tal giga-router!!), continua sem utilidade. O mais engraçado é que no manual é dito que essa porta serve para ligar pen, impressora, disco portátil, etc… Fiz a actualização do router 4.0 para o 5.0, com base na propaganda do wi-fi ser 10x superior ao anterior. Claro que a realidade está longe de se verificar (excepto se estiver mesmo em frente ao router). Como precisei de ligar um disco portátil à porta USB do router para poder transmitir um filme para a TV que tenho noutra divisão, fiquei surpreendido por não funcionar. 

Também acho muita desfaçatez da NOS, estar tanto tempo para resolver o assunto que, pelo que tenho lido, estarão a trabalhar na activação dessa porta!… O pior é que ao mudar de router, acrescentaram-me o período de fidelização…

 

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @Severino Pereira Lopes Rosa.

A porta USB ainda não têm as funcionalidades de partilha/acesso remoto disponíveis.

Obrigado. 

Ainda? Então isto é uma espécie de “early access” .  

Existe alguma data? Alguma previsão? 

 

Tendo em conta que os Router WiFi e Power Router (Router 4) estão no mercado há uma série de anos e nunca tiveram essa funcionalidade implementada (nem mesmo a NOS WiFi!!!), não espere que o Router 5, que tem tantos ajustes pela frente ainda, venha a ter qualquer funcionalidade implementada na porta USB...

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Boas, 

 

Fiquei surpreendido pelo facto de a porta USB não estar disponível  neste router. E como não averiguei, agora que tenho router deixei 

 

Há alguma forma de eu activar a porta usb? 

E já agora quando é que vai ter,? posso rescindir o meu contrato por venda fraudulenta até porque no mesmo diz que funciona e no manual igual.

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Olá @Joao silva,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Enviado. 


Obrigado a ambos, a situação foi efectivamente resolvida. Por vezes são tantas pessoas que se torna difícil encontrar as pessoas certas para cada caso. A este site e todos os participantes um muito obrigado pela vossa ajuda e que tornou uma situação que cheguei a pensar ser uma missão impossível. Mais um fã a vos seguir. Obrigado  

Nunca me referi a censura e também já escrevi, algures neste fórum, que nesse aspecto está a anos luz de alguma concorrência que bem conheço.

Aliás, se alguma censure existe, é da parte dos utilizadores que após ultrapassadas as dificuldades nada mais partilham com a comunidade, não sei se em alguns casos por sentirem que poderão estar a ser ingratos para com quem lhes resolveu o problema….

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Hoje, dia 14/08/2020, sete meses após ter sido colocado o 1.º post (segundo se lê), verifiquei que a porta USB 3.0 existente no router wi-fi 5.0 (o tal giga-router!!), continua sem utilidade. O mais engraçado é que no manual é dito que essa porta serve para ligar pen, impressora, disco portátil, etc… Fiz a actualização do router 4.0 para o 5.0, com base na propaganda do wi-fi ser 10x superior ao anterior. Claro que a realidade está longe de se verificar (excepto se estiver mesmo em frente ao router). Como precisei de ligar um disco portátil à porta USB do router para poder transmitir um filme para a TV que tenho noutra divisão, fiquei surpreendido por não funcionar. 

Também acho muita desfaçatez da NOS, estar tanto tempo para resolver o assunto que, pelo que tenho lido, estarão a trabalhar na activação dessa porta!… O pior é que ao mudar de router, acrescentaram-me o período de fidelização…

 

Esqueça a porta USB! Pode estar no MANUAL e na publicidade, mas NÃO serve nem vai servir para nada no que toca o utilizador final (e duvido que sirva para algo no que toca à parte técnica!)

 

O mesmo aconteceu com o NOS WiFi (os ROUTERS deixaram de fazer parte da REDE internacional FONERA, e como tal, foi o princípio do fim da partilha de INTERNET - que a bem dizer já quase ninguém precisa, mas ainda assim, era uma mais valia)

 

Para além disso existem muitas outras LIMITAÇÕES e falhas nas funcionalidades do Router 5 v1, daí o lançamento da versão 2.

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@Joao silva Boa noite, é como diz, embora o manual faça referência à porta USB, ela não está ativa. Principais características:
- Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
- 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
- 2 entradas telefónicas
- Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
- Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS
- Botão para emparelhar Wi-Fi
- Botão de reset
- Indicador luminoso de estado.

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@Jose Rodrigues Viva, o que faço neste momento? tenho que cumprir a promessa dos dois anos ou não havendo solução posso sair sem qualquer custo. Obrigado

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@Jose Rodrigues Viva, o que faço neste momento? tenho que cumprir a promessa dos dois anos ou não havendo solução posso sair sem qualquer custo. Obrigado

Depois de ter saído da Vodafone e ter colocado dois pré-requisitos: porta usb e velocidade estável por trabalhar sobre a net, na altura foi-me indicada como sendo a solução ideal.  É um argumento forte, que poderá jogar a seu favor, envie o seu numero de cliente NOS por mensagem privada à moderação do Fórum @Ana P. e aguarde ser contactado.


Obrigado José Rodrigues, já enviei. Obrigado

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Viva, acabei de contratar o serviço de tv e net c/500mb fixa , já com o NOVO ROUTER. Depois de ter saído da Vodafone e ter colocado dois pré-requisitos: porta usb e velocidade estável por trabalhar sobre a net, na altura foi-me indicada como sendo a solução ideal. Contratei e ao receber o equipamento tentei ligar o  disco, e qual o meu espanto quando percebi que a porta usb nem está ativada. Alertei e reportei este facto dentro dos 15 dias de teste e foi-me pedido para falar com vários departamentos, técnicos , comerciais , comerciais , técnicos e por fim  rescisões de contratos

Não só falamos para o boneco, como se percebe que os departamentos são ilhas isoladas e NÃO  HÁ quem gira os assuntos garantindo que têm um principio e um fim. Assim, ao final de 2 meses de reportar o assunto nas apps da NOS, telefone ,etc .

 

Tinha em mente mudar para uma solução que me ajudasse e a verdade é que tenho dedicado os meus dias a falar com a NOS. Como se não bastasse reportei tudo na app da NOS e disseram-me que ao reportar era como se  o tempo parasse. Hoje ao falar com o departamento de cancelamento disse-me o contrário e disse que para cancelar este serviço que não me serve teria que indemnizar em 21 meses á NOS. E perguntaram-me se EU É QUE QUERIA CANCELAR O CONTRATO!!!

Enfim, estou cansado da NOS e só tenho este serviço contratado há 2 meses porque vou sendo empurrado no tempo. Gostava de perceber se existe alguma solução para os meus pré-requisitos uma vez que estou a trabalhar em casa de familiares e caso não exista, o que deverei de fazer.

 

Obrigado

 

 

Saiu da Vodafone para aderir à NOS PORQUÊ???

 

Os routers da NOS são piores! A velocidade da NET é deplorável (em HFC que é grande parte da REDE)…

 

A NOS promete tudo! Agora tem uma batalha pela frente para poder rescindir, porque o contrato está feito, e terá de provar que as condições que exigiu como imprescindíveis não podem ser cumpridas por parte da NOS!

 

Já agora, não pediu velocidade garantida 100/100? É que se estiver numa zona HFC só tem 10% do UPLOAD!!!!

 

LIVRO de RECLAMAÇÕES (https://www.livroreclamacoes.pt/inicio) e exposição à PROVEDORIA (https://provedor.nos.pt/provedoria/) mas já, sem perder mais tempo!!!

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Boa tarde 

 

Contratei um serviço Nos, com router UMA para 500 mb, no entanto não consigo partilhar a impressora, usb nao funciona.

Já têm soluçao para o USb? É que pelos comentários, estas situações já surgem á mais de 2 anos.

 

Fico aguardar resposta

 

Não houve, não há e atrevo-me a dizer que NÃO vai haver.

Quanto a mim, esta é uma funcionalidade que não interessa implementar pelas razões já apontadas.

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Olá @Joao silva,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Enviado. 

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@marcolopes  Não terminei, faltava acrescentar que era uma funcionalidade que  utilizava na minha rede para usufruir do NOS media share. 

Sim, mas uma ventoinha não substitui  a anterior solução NAS disponibilizada pela NOS.

 

Qual era o Router que permitia uma solução NAS ligada na porta USB? Até mesmo o “ZON HUB” mal dava para ter uma impressora ligada, que fará um disco :\ O acesso era lento, falhava… ter um disco ligado era quase impossível…

Soluçao NAS não é certamente. Mas para uzo domestico, basta que disponibilize o mesmo que os Router Wi-Fi que nao sendo nenhuma soluçao NAS era suficiente para utilização doméstica. Basta que cumpra o que é divulgado no Guia de Instalação Rápida:

"Principais características:
...
-Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia

...."

Bastava que fosse um produto acabado!

Os consumidores podem ser "pilotos"... por opção!

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@marcolopes  Não terminei, faltava acrescentar que era uma funcionalidade que  utilizava na minha rede para usufruir do NOS media share. 

Sim, mas uma ventoinha não substitui  a anterior solução NAS disponibilizada pela NOS.

 

Qual era o Router que permitia uma solução NAS ligada na porta USB? Até mesmo o “ZON HUB” mal dava para ter uma impressora ligada, que fará um disco :\ O acesso era lento, falhava… ter um disco ligado era quase impossível…

Era o Zon Hub. Só tinha dificuldade em reproduzir conteúdos em 4K. 
 

 

Comigo tinha dificuldade em reproduzir seja o que fosse :\ Aquilo nem USB 2.0 era, salvo erro (USB 1.0 parece-me). Tinha uma ventoinha lá ligada…

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Olá @Joao silva e @Jose Rodrigues

@Joao silva, desde já, lamentamos todo o transtorno causado :sweat:

Vamos ajudá-lo! Agradecemos a sua mensagem. Iremos responder-lhe com a máxima brevidade. 

Obrigada 


Viva Ana,  Não dei por me contactar, será preciso eu facultar algum elemento? há algo que eu possa fazer para apressar esta situação? É que com este jogo do “empata” já me passaram quase 3 meses.

Se entretanto me contactou agradeço que me diga por onde porque posso não ter dado por isso.

Grato

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 Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia

Porque a mesma não funciona, quero saber como vão resolver a situação?????

senão terei que partir por via judicial  

 

Não conte com isso! Os novos routers estão a ser disponibilizados há ANOS, e a funcionalidade nunca foi implementada.

 

O que eu acho estranho é a NOS continuar a colocar na literatura (mesmo dos NOVOS modelos!!!) essa mesma informação!!! https://forum.nos.pt/novidades-16/conheca-os-giga-routers-18880

 

Principais funcionalidades:

Oculte o conteúdo

  • Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

 

Principais características:

Oculte o conteúdo

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão para ligar/desligar rede Wi-Fi
  • Botão de reset
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Olá @Joao silva,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Enviado. 


Obrigado a ambos, a situação foi efectivamente resolvida. Por vezes são tantas pessoas que se torna difícil encontrar as pessoas certas para cada caso. A este site e todos os participantes um muito obrigado pela vossa ajuda e que tornou uma situação que cheguei a pensar ser uma missão impossível. Mais um fã a vos seguir. Obrigado  

 

Rescisão do contrato? Mudança de operador?

Para não perder de vista a concorrência, @marcolopes . Depois compensam com canais extras e vouchers disto e daquilo… 

Afinal a não implementação da porta USB não é para segurança dos clientes?:thinking::wink:

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