Header
Pergunta

Flutuação constante de sinal em Powe Wifi XL


Reputação 1

Bom dia.

Aderi recentemente (duas semanas) ao serviço Power Wfi XL, e estou com problema para o qual peço apoio da comunidade. 

A rede funciona (faço todos os testes na app, e mesmo no netmede da ANACOM), mas tem flutuações extraordinárias, sem motivo aparente. 

Tenho 4 PODS, um junto ao Router (cujo wifi está desligado), e outros três espalhados pela casa. Junto ao POD “central”, o ligado ao router, chego a ter velocidades acima de 390Mbps, mas rapidamente e sem ligação de outros aparelhos, ou sem que sequer mude de posição, baixa a velocidade para 100Mbps. Isto em download. Curiosamente em Upload, mantém-se estável, mais ou menos nos 100Mbps.

Mas o problema é na parte mais afastada da casa, ou seja nos 3º e 4º pods, onde pese embora muitas vezes a app dê a indicação de sinal excelente, a velocidade flutua entre 70 Mbps e 1Mbps (mesmo a esta velocidade a app indica excelente), sendo que o mais normal é andar pelos 10 Mbps (isto tudo em download, e sem que exista a ligação de mais aparelhos). Ora, 1 Mbps, é muito pouco atendendo a que se trata de Teletrabalho, e com contínua necessidade de utilização para videochamadas. Consigo ter mais velocidade, utilizando o telemóvel como hotspot, do que com o próprio wifi.

Já tentei alterar a disposição dos pods, fiz vários testes, mas independentemente do sítio, a flutuação de rede mantém-se. 

Os pods, tirando as obstruções físicas da casa (paredes) estão desobstruídos, tendo eu tentado colocá-los de forma o mais “conectável” possível.

Alguma sugestão?


30 Comentários

Reputação 1

Update ao último comentário.

A minha experiência com o serviço Power Wifi XL está a ser, no mínimo, e para evitar termos ofensivos, lastimável.

Tenho uma velocidade contratada de 500Mbps, e neste momento estou a trabalhar com 1,6Mbps. Mal consigo publicar este post.

Ontem passei perto de 2 horas ao telefone com a NOS, uma com os serviços técnicos, e outra à espera que me atendessem para reclamar acerca do assunto.

Não obstante a simpatia de quem prestou o atendimento nos serviços técnicos, notei claramente que não conseguem fazer nada relativamente a este serviço (desligar e voltar a ligar à corrente, nem sempre é solução, até porque acredito que os próprios clientes por sua iniciativa o farão), e nota-se também um hábito (preocupante) de tentar resolver problemas deste serviço, sem sucesso.

Depois de várias tentativas, de liga e desliga, e de ao telefone com o apoio técnico, a velocidade do wifi, junto do pod ligado por cabo ao router, oscilar entre 246Mbps, e 45 Mbps, em questão de minutos, foi decidido enviar um técnico para vir verificar se o problema seria do router.

Na mesma medida, e por, apesar da casa não ser tão grande assim, vão enviar-me mais um pod, para tentar que a velocidade na parte mais afastada da casa não seja tão baixa (recordo que varia, desde ontem e dos testes todos, entre 20Mbps e 1Mbps - nunca passou dos 70Mbps, mas agora não chega lá perto). Naturalmente, esse pod enviado, será para pagar mensalmente, o que não aceito, nem acho que faça sentido - daí ontem ter estado uma hora a aguardar para falar com alguém que resolvesse esta parte do assunto.

Voltando às questões técnicas, veio o técnico, testou e verificou a flutuação, fez reset e testes ao router.

Conclusão, o router não tem problema nenhum, está ok, todos os problemas e o próprio técnico não os conseguiu identificar, são dos plumes. Tendo o técnico sido o mais profissional possível, notei claramente que situações como a minha são correntes. A eficácia do serviço é péssima. 

Solução: Ir a uma loja trocar os atuais 4 plumes, por outros, porque eventualmente algum deles estará mal configurado, e/ou avariado. 

Depois logo se vê.

Atendendo à situação, ao que já havia sido reportado, às dificuldades que o apoio técnico teve aquando do contacto que fiz com eles, a visita do técnico, no mínimo deveria ter sido preparada de forma a que, aqui chegado, em caso de problema dos aparelhos, deveria estar apto a substituir de imediato os mesmos. Não me parece boa política deixar o cliente com o problema pendente de solução.

 

Estou cada vez mais desagradado com o serviço. Esta situação para além do tempo que já me fez perder, várias horas, continua a ser um entrave, tenho muitas dificuldades em fazer uma simples videochamada de trabalho.

Fica a minha experiência para outros incautos que estejam a pensar nesta solução, a estudem bem, antes de optar por ela, e negociarem pacotes de fidelização. Testem primeiro.

 

O técnico falou-me noutra solução que seria preferível e mais fiável, também fornecida pela NOS, o sistema DECO da TPLink. Não encontro informação sobre isso. Ainda há?

Reputação 7
Crachá +2

Update ao último comentário.

A minha experiência com o serviço Power Wifi XL está a ser, no mínimo, e para evitar termos ofensivos, lastimável.

Tenho uma velocidade contratada de 500Mbps, e neste momento estou a trabalhar com 1,6Mbps. Mal consigo publicar este post.

Ontem passei perto de 2 horas ao telefone com a NOS, uma com os serviços técnicos, e outra à espera que me atendessem para reclamar acerca do assunto.

Não obstante a simpatia de quem prestou o atendimento nos serviços técnicos, notei claramente que não conseguem fazer nada relativamente a este serviço (desligar e voltar a ligar à corrente, nem sempre é solução, até porque acredito que os próprios clientes por sua iniciativa o farão), e nota-se também um hábito (preocupante) de tentar resolver problemas deste serviço, sem sucesso.

Depois de várias tentativas, de liga e desliga, e de ao telefone com o apoio técnico, a velocidade do wifi, junto do pod ligado por cabo ao router, oscilar entre 246Mbps, e 45 Mbps, em questão de minutos, foi decidido enviar um técnico para vir verificar se o problema seria do router.

Na mesma medida, e por, apesar da casa não ser tão grande assim, vão enviar-me mais um pod, para tentar que a velocidade na parte mais afastada da casa não seja tão baixa (recordo que varia, desde ontem e dos testes todos, entre 20Mbps e 1Mbps - nunca passou dos 70Mbps, mas agora não chega lá perto). Naturalmente, esse pod enviado, será para pagar mensalmente, o que não aceito, nem acho que faça sentido - daí ontem ter estado uma hora a aguardar para falar com alguém que resolvesse esta parte do assunto.

Voltando às questões técnicas, veio o técnico, testou e verificou a flutuação, fez reset e testes ao router.

Conclusão, o router não tem problema nenhum, está ok, todos os problemas e o próprio técnico não os conseguiu identificar, são dos plumes. Tendo o técnico sido o mais profissional possível, notei claramente que situações como a minha são correntes. A eficácia do serviço é péssima. 

Solução: Ir a uma loja trocar os atuais 4 plumes, por outros, porque eventualmente algum deles estará mal configurado, e/ou avariado. 

Depois logo se vê.

Atendendo à situação, ao que já havia sido reportado, às dificuldades que o apoio técnico teve aquando do contacto que fiz com eles, a visita do técnico, no mínimo deveria ter sido preparada de forma a que, aqui chegado, em caso de problema dos aparelhos, deveria estar apto a substituir de imediato os mesmos. Não me parece boa política deixar o cliente com o problema pendente de solução.

 

Estou cada vez mais desagradado com o serviço. Esta situação para além do tempo que já me fez perder, várias horas, continua a ser um entrave, tenho muitas dificuldades em fazer uma simples videochamada de trabalho.

Fica a minha experiência para outros incautos que estejam a pensar nesta solução, a estudem bem, antes de optar por ela, e negociarem pacotes de fidelização. Testem primeiro.

 

O técnico falou-me noutra solução que seria preferível e mais fiável, também fornecida pela NOS, o sistema DECO da TPLink. Não encontro informação sobre isso. Ainda há?


tplink deco já não há.

Eu tentaria desligar todos os pods e ver se a flutuação persiste.

Reputação 2

O router 5.0 versão V2 tem esse comportamento com os plumes. 

Reputação 1

Update ao último comentário.

A minha experiência com o serviço Power Wifi XL está a ser, no mínimo, e para evitar termos ofensivos, lastimável.

Tenho uma velocidade contratada de 500Mbps, e neste momento estou a trabalhar com 1,6Mbps. Mal consigo publicar este post.

Ontem passei perto de 2 horas ao telefone com a NOS, uma com os serviços técnicos, e outra à espera que me atendessem para reclamar acerca do assunto.

Não obstante a simpatia de quem prestou o atendimento nos serviços técnicos, notei claramente que não conseguem fazer nada relativamente a este serviço (desligar e voltar a ligar à corrente, nem sempre é solução, até porque acredito que os próprios clientes por sua iniciativa o farão), e nota-se também um hábito (preocupante) de tentar resolver problemas deste serviço, sem sucesso.

Depois de várias tentativas, de liga e desliga, e de ao telefone com o apoio técnico, a velocidade do wifi, junto do pod ligado por cabo ao router, oscilar entre 246Mbps, e 45 Mbps, em questão de minutos, foi decidido enviar um técnico para vir verificar se o problema seria do router.

Na mesma medida, e por, apesar da casa não ser tão grande assim, vão enviar-me mais um pod, para tentar que a velocidade na parte mais afastada da casa não seja tão baixa (recordo que varia, desde ontem e dos testes todos, entre 20Mbps e 1Mbps - nunca passou dos 70Mbps, mas agora não chega lá perto). Naturalmente, esse pod enviado, será para pagar mensalmente, o que não aceito, nem acho que faça sentido - daí ontem ter estado uma hora a aguardar para falar com alguém que resolvesse esta parte do assunto.

Voltando às questões técnicas, veio o técnico, testou e verificou a flutuação, fez reset e testes ao router.

Conclusão, o router não tem problema nenhum, está ok, todos os problemas e o próprio técnico não os conseguiu identificar, são dos plumes. Tendo o técnico sido o mais profissional possível, notei claramente que situações como a minha são correntes. A eficácia do serviço é péssima. 

Solução: Ir a uma loja trocar os atuais 4 plumes, por outros, porque eventualmente algum deles estará mal configurado, e/ou avariado. 

Depois logo se vê.

Atendendo à situação, ao que já havia sido reportado, às dificuldades que o apoio técnico teve aquando do contacto que fiz com eles, a visita do técnico, no mínimo deveria ter sido preparada de forma a que, aqui chegado, em caso de problema dos aparelhos, deveria estar apto a substituir de imediato os mesmos. Não me parece boa política deixar o cliente com o problema pendente de solução.

 

Estou cada vez mais desagradado com o serviço. Esta situação para além do tempo que já me fez perder, várias horas, continua a ser um entrave, tenho muitas dificuldades em fazer uma simples videochamada de trabalho.

Fica a minha experiência para outros incautos que estejam a pensar nesta solução, a estudem bem, antes de optar por ela, e negociarem pacotes de fidelização. Testem primeiro.

 

O técnico falou-me noutra solução que seria preferível e mais fiável, também fornecida pela NOS, o sistema DECO da TPLink. Não encontro informação sobre isso. Ainda há?


tplink deco já não há.

Eu tentaria desligar todos os pods e ver se a flutuação persiste.

Obrigado @Guimas .

O que sugere já foi feito várias vezes, por mim, acompanhado ao telefone pela AT, e pelo técnico que veio cá a casa, inclusivamente mudando os pods de local. O técnico reinicializou o router, experimentou ligar um pod de cada vez, e mesmo só com o central ligado (por cabo), existe flutuação. Naturalmente ligando os 4, o problema aumenta. Menos sinal, mais flutuação. No Pod mais afastado do router, há pouco (1 hora) medi 26 Mbps, agora 9,69 Mbps.

Espero que a substituição dos pods resolva (lá terei que me deslocar a uma loja). Caso contrário este serviço não me serve, terei que arranjar alternativa.

Reputação 1

O router 5.0 versão V2 tem esse comportamento com os plumes. 

Obrigado @RuiMLuz .

Julgo que o meu é esse.

Curiosamente o técnico disse ser o melhor router em termos de compatibilidade com os plumes. Os outros, nomeadamente o arredondado, que parece uma coluna, é para esquecer.

Mas, se de facto esse for o problema, como sugere, seria de bom tom da NOS, após a deteção do problema, trocar o equipamento, e não deixar a questão prolongar-se sem solução. 

Estamos a falar de equipamento novo, supostamente a tecnologia mais moderna do mercado (or so they say).

Reputação 2

Jorge mas foi auto instalação ou foi um técnico ao local?  Sem dúvida que a melhor seriam os Decos. No entanto os mesmos estão descontinuados tal como indicado. 

Reputação 1

@RuiMLuz veio o técnico. Na instalação inicial, e posteriormente um segundo técnico para verificar o motivo das falhas.

Vou substituir os plumes, dar-me a mais esse trabalho, e logo vejo como corre.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jorgemcs73, @RuiMLuz e @Guimas

Desde já, pedimos desculpa pela demora na resposta. :sweat:

@Jorgemcs73, lamentamos todo o transtorno causado. A dificuldade que nos reportou ainda se mantém? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Reputação 1

Boa tarde @Ana P. 

A situação mantém-se.

Aguardo a entrega do quinto pod amanhã, mas não acredito que resolva o problema, atendendo a que mesmo junto ao pod ligado ao router a flutuação é constante e extrema.

No Pod mais afastado, hoje medi velocidades entre os 1,10Mbps e os 46 Mbps. 

Infelizmente, só daqui a 15 dias poderei deslocar-me a uma loja para trocar estes pods. Na mesma não acredito que resolva.

Se não resolver terei que cancelar o serviço power wifi, e eventualmente denunciar o contrato. Assim o serviço não me serve.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jorgemcs73

Agradecemos o seu feedback. Pedimos que aguarde pela chegada do pod amanhã e teste. Dê-nos o seu feedback para que nos seja possível ajudar da melhor forma. 

Se a dificuldade se mantiver, partilhe connosco por mensagem privada o seu número de cliente NOS, através do @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 5
Crachá

Boa tarde @Ana P. 

A situação mantém-se.

Aguardo a entrega do quinto pod amanhã, mas não acredito que resolva o problema, atendendo a que mesmo junto ao pod ligado ao router a flutuação é constante e extrema.

No Pod mais afastado, hoje medi velocidades entre os 1,10Mbps e os 46 Mbps. 

Infelizmente, só daqui a 15 dias poderei deslocar-me a uma loja para trocar estes pods. Na mesma não acredito que resolva.

Se não resolver terei que cancelar o serviço power wifi, e eventualmente denunciar o contrato. Assim o serviço não me serve.

Obrigado.

 

Ora vamos lá tentar ajudar, primeiro de tudo, os Pods não fornecem mais de 350mbps de velocidade, isto é informação prestada pela Plume que é a “fabricante” dos mesmos, embora o hardware seja da Sagemcom.

 

Outro problema que os mesmos apresentam é serem dual band, ou seja têm 1 banda 5Ghz e 1 banda 2,4Ghz o que significa que, em boas condições de comunicação vão usar a mesma banda para o cliente (os nossos equipamentos) e para comunicar entre si. Se a instalação estiver em cascata (Pod1 - Pod 2 - Pod3 - Pod4) , ou seja, uns ligados aos outros em série vai sentir uma diminuição brutal na velocidade no Pod final derivado exactamente do facto de não existir uma banda de comunicação de tráfego separada. Pode confirmar isto na aplicação HomePass no botão no canto inferior esquerdo que parece um Y.

O sinal excelente é entre o nosso equipamento e o Pod e não entre Pods e muito menos ao inicial, no caso de ligações em cascata, onde se pode perder e muito no sinal e velocidade.

O ideal seria todos os Pods se ligarem ao Pod1 e assim minimizar diminuições de velocidade.

 

Quanto a instabilidade a mesma dependerá das redes de vizinhos e mesmo de materiais como vidro ou espelhos que afectam o sinal wifi, mas os Plume sofrem de um problema de penetração de sinal pelo seu reduzido tamanho, daí terem adicionado um Pod para tentar culmatar este problema.

 

Como utilizador de Plumes também notei que sessões intensivas que os puxem ao máximo geram essas mesmas oscilações o que poderá, no seu caso, estar exarcebado pela possível ligação em cascata.

 

Aconselho por isso verificar se existe a questão de estarem ligados em cascata e  tentar dispor os mesmos de forma a que consigam comunicar bem entre si e com bom sinal e velocidade, mesmo que signifique ficar com um sinal “normal” entre o equipamento e o Pod.

Reputação 1

Obrigado pela ajuda @Ricardo Card 

De facto, o sistema de inteligente não tem nada, perdoe-me a expressão, é burro que nem uma porta.

No meu caso, os pods têm que estar ligados em cascata, dada a disposição do apartamento.

A minha preocupação não se prende com um Sinal sempre excelente, na parte mais afastada da casa, mais afastada do router. Bastar-me-ia, dez por cento da velocidade contratada, mas que fossem constantes, de forma que conseguisse fazer uma videochamada sem interrupções, o que não é o caso. 

Já recebi o 5º pod (qualquer dia não tenho tomadas disponíveis cá em casa, e nem faço ideia quais os consumos desta, novamente perdoem a expressão, treta), e não serve de nada. Mesmo após várias tentativas de ligar em tomadas diferentes, com o quinto pod, o sistema “ignora” a cascata, ou seja, os pods mais distantes não vão buscar o sinal por proximidade, vão aleatoriamente buscar sinal a outros pods, mais distantes.

Ainda assim, consigo mais estabilidade com quatro pods, do que com cinco.

Evitei tudo o que refere, espelhos, azulejos, mobiliário, e na mesma, na parte mais afastada da casa, estou com velocidades de 7Mbps.

Não me parece que este serviço, no meu caso funcione. Pode ser muito bom, em casas pequenas, quadradas, aqui, até prova em contrário, é das piores experiências que estou a ter com este prestador de serviços.

No que refere da velocidade máxima dos pods, olhe que, junto ao Pod principal, o que está ligado por cabo ao router, o técnico e eu, em equipamentos diferentes medimos 391Mbps em wifi. Assim chegasse 1/8 disto ao ponto mais afastado da casa, e não estávamos aqui a perder tempo. 

@Ana P. vou então enviar mensagem, com os meus dados como refere. Agradeço resposta rápida, os transtornos estão a ser imensos.

Obrigado a todos.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ricardo Card e @Jorgemcs73

Pedimos desculpa pela demora. :sweat:

@Jorgemcs73, vamos responder-lhe o mais breve possível. 

Obrigada 

Reputação 1

@Ana P. , agradeço. A flutuação permanece. Hoje está particularmente difícil ter rede.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jorgemcs73

Lamentamos o transtorno. 

Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum. Vamos verificar a sua situação.

Obrigada

Reputação 1

Olá @Jorgemcs73

Lamentamos o transtorno. 

Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum. Vamos verificar a sua situação.

Obrigada

@Ana P. considero inacreditável que me esteja a solicitar, novamente, o número de Cliente, quando já o fiz anteriormente. Aliás, em mensagem privada informaram que iria ser contactado a semana que passou, o que não veio a acontecer.

A ideia que transmitem é que, de facto, a NOS não tem resposta para justificar aos Clientes um serviço que é…. péssimo.

Acabei de desligar a voltar a ligar todos os pods, porque sem qualquer motivo que o justifique, perdem o sinal uns com os outros. Estou com internet, na ponta mais distante da casa a 30 Mbps, e no minuto seguinte, deixo de ter sinal.

Inacreditável.

Reputação 7
Crachá

Olá @Jorgemcs73

Eu tive esse problema pelo motivo de não estarem todos os Pods actualizados com o mesmo firmware. 

Todos os Pods têm o firmware actualizado para o mais recente? 

É que se não tiver, eles simplesmente se desligam ao fim de umas horas. 

Reputação 1

Obrigado @Pedro Rios .

Estão todos com o mesmo firmware, acabei de confirmar na app Homepass.

Reputação 7
Crachá

Obrigado @Pedro Rios .

Estão todos com o mesmo firmware, acabei de confirmar na app Homepass.

Já agora verifique se tem a versão mais actual: 3.0.1-36-g65b0106-prod

Reputação 1

Obrigado @Pedro Rios .

Estão todos com o mesmo firmware, acabei de confirmar na app Homepass.

Já agora verifique se tem a versão mais actual: 3.0.1-36-g65b0106-prod

Bom dia.

Obrigado @Pedro Rios 

É essa mesmo.

 

Reputação 1

E, 20 minutos ao telefone com o Apoio Técnico da NOS, liga pod, desliga pod, conclusão….. tem que enviar, novamente, um técnico.

Brilhante!

Reputação 7
Crachá

E, 20 minutos ao telefone com o Apoio Técnico da NOS, liga pod, desliga pod, conclusão….. tem que enviar, novamente, um técnico.

Brilhante!

Olá ☺️, 

Não sei se será dos Pods, poderá ser do próprio router. 

Mas aguarde a intervenção técnica, depois deixe cá o feedback. 

 

Obrigado 

Reputação 1

E, 20 minutos ao telefone com o Apoio Técnico da NOS, liga pod, desliga pod, conclusão….. tem que enviar, novamente, um técnico.

Brilhante!

Olá ☺️, 

Não sei se será dos Pods, poderá ser do próprio router. 

Mas aguarde a intervenção técnica, depois deixe cá o feedback. 

 

Obrigado 

Pois @Pedro Rios , já não digo nada. 

Na verdade o router já foi testado, aquando da instalação e posteriormente na primeira visita do técnico. 

Estava ok.

Vamos ver.

Darei feedback.

Reputação 1

Venho deixar atualização do ponto de situação, @Ana P. , @Pedro Rios.

De facto, depois da visita de mais um técnico, o sistema estabilizou um bocadinho. Solução encontrada, a meio da casa colocar dois pods, muito próximos um do outro, “puxando” mais sinal. Está melhor, não está bom, nem me parece que vá ficar.

A pedido do técnico (impecável, e conhecedor), apesar de mais uma vez o router ter sido testado (sem problemas), tenho pontualmente ativado a rede wifi do próprio router, para fazer testes de medição, ver se flutua e comparar com a leitura do pod ligado por cabo ao router.

Noto que o próprio wifi, junto ao router, com este ligado, flutua bastante. Tenho dias de ter leituras a rondar os 300 Mbps, e outros que não passa dos 50, 60 Mbps.

Comparando com a leitura, no plume, a deste é sempre mais baixa (o que não surpreende), mas ainda assim, com alguma disparidade. Por exemplo, ontem, o Wifi do Router dava 191 Mbps, e o do Plume 70Mbps (é facto que a diferença não costuma ser assim tão significativa). Claro que, na ponta mais distante da casa, neste momento, estava sem sinal. Demorou 5 minutos, e “normalizou”, plume 160 Mbps, e na ponta da casa, 27 Mbps.

Enfim, não me parece que vá melhorar, pelo menos para já. Espero que o sistema vá evoluindo

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Jorgemcs73,

Agradecemos o seu feedback.

Pedimos que vá testando o serviço, caso precisa da nossa ajuda, continuamos disponíveis.

Obrigada

Comentário