Destaque

Conheça os GiGA Routers

Reputação 7
Crachá +6

Os GiGA Router marcam a aposta continua da NOS na evolução tecnológica.

Neste tópico mostrámos-lhe algumas informações sobre os equipamentos Routers Wi-Fi 5.0, mas agora chegou a hora de conhecer todos os seus detalhes. Preparado para conhecer ao pormenor cada um dos três equipamentos:grinning:

Principais funcionalidades:

• Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos
  • Possibilidade de desligar o indicador luminoso
  • Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções
  • Design Premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019

Principais características:

• Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

Veja aqui o manual do equipamento e guia de instalação rápida.

• Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

• 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão para ligar/desligar rede Wi-Fi
  • Botão de reset

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

• 2 entradas telefónicas
  • Porta USB para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Botão de reset
  • Botão para emparelhar Wi-Fi (WPS)
  • Conector CATV para ligação do cabo coaxial para serviço TV
  • Conector ótico para ligação à rede FTTH

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo de fibra ótica ao router e à tomada FTTH
  2. Ligue o router à tomada de eletricidade
  3. Ligue o telefone ao router na linha 1, com o cabo de telefone
  4. Ligue o PC à rede Wi-Fi

Estes routers permitem o acesso ao serviço de internet e telefone, que configure e gira funcionalidades, em qualquer lugar, através do site aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net, disponível para Android e iOS.

A versão de GiGA Router a ser instalada depende da morada de instalação e da disponibilidade de stock.

Veja aqui como configurar os equipamentos.

Caso tenha alguma dificuldade, partilhe connosco. :grinning:

167 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na resposta. 

@xMelo, a dificuldade que nos reportou ainda se mantém? 

@fbc, já conseguiu obter a informação que pretendia? Ficamos aguardar o seu feedback. 

@Jose_Carvalho e @Jmps74, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. Vamos verificar vossa situação. 

Obrigada 

Boa tarde.

Tenho pacote UMA com 200mb de internet.

Gostaria de saber se posso trocar o meu router pelo novo Giga e se tem algum custo pela troca.

Pedia também opinião dos já utilizadores deste equipamento de forma a ter uma ideia se compensa a mudança ou não.

Obrigado

Reputação 4

Olá @Jmps74,

Vamos responder à sua mensagem logo que possível.

Pedimos desculpa pela demora.

Obrigada

Obrigado,
Compreendo que com muita gente a trabalhar de casa tenham mais pedidos de suporte do que o habitual.

Tranquilo, não é uma questão urgente.

Cumprimentos,

Jorge

Eu gostava de agradecer o suporte… mas pelo entendi, tratou-se apenas de abrir e fechar um pedido, sem sequer ser dito alguma coisa.

Obrigado por nada…
Cumps,

Jorge

Reputação 1

Alguém me sabe dizer a velocidade máxima de cada porta LAN?

Obrigado

Boa tarde.

Existe possibilidade de troca do meu router atual? Tenho um router antigo, neste caso o myhub. Como tenho de proceder para efetuarem a troca? 

Cumprimentos

Bom dia, tenho o router 5.0 v2 a 2 meses e tenho bastantes problemas... Perto do router fico sem wi-fi ( desliga mesmo) por cabo ao PC tenho muitas falhas, questão de segundos! Alguém com mesmo problema?

Sim, também tive esse problema com o V2. Substituiram-me pelo V1 mas as falhas continuaram, apesar de em menor número. Penso que é mesmo um problema da rede da NOS, enfim...

Reputação 6
Crachá +2

Olá a todos,

@sérgiozelo e @D. Carvalho, para podermos analisar a situação que nos contam, enviem-nos uma mensagem privada com o vosso número de cliente através do perfil @Fórum.

@Jar, respondemos-lhe aqui:

Obrigada

Reputação 6
Crachá +2

Olá @Jar,

Queremos ajudar.

Envie-nos uma mensagem privada através do perfil @Fórum com o seu número de cliente e com a situação dos serviços detalhada.

Obrigada

ccEstou neste fórum apenas para declarar que a NOS fornece um serviço de má, muito má qualidade. Hoje estive toda a manhã sem internet, fixa e móvel, e passei mais de uma hora ao telefone até ser atendido pelos serviços da NOS. Perdi uma manhã de trabalho porque a NOS é uma empresa incapaz de fornecer com qualidade e com regularidade o serviço pago e contratado 24/24. A NOS não cumpre no serviço, não cumpre na qualidade, não cumpre no atendimento e no respeito pelos clientes.
Esta é a mensagem que vou passar a publicar todos os dias, em todos os fóruns e em toda as redes sociais até a NOS alterar este comportamento majestático e desrespeitador dos direitos dos clientes. Sou cliente desde a TVcabo e posso por isso afirmar que nunca o serviço foi de tão má qualidade.

Estou neste fórum apenas para declarar que a NOS fornece um serviço de má, muito má qualidade. Hoje estive toda a manhã sem internet, fixa e móvel, e passei mais de uma hora ao telefone até ser atendido pelos serviços da NOS. Perdi uma manhã de trabalho porque a NOS é uma empresa incapaz de fornecer com qualidade e com regularidade o serviço pago e contratado 24/24. A NOS não cumpre no serviço, não cumpre na qualidade, não cumpre no atendimento e no respeito pelos clientes.
Esta é a mensagem que vou passar a publicar todos os dias, em todos os fóruns e em toda as redes sociais até a NOS alterar este comportamento majestático e desrespeitador dos direitos dos clientes. Sou cliente desde a TVcabo e posso por isso afirmar que nunca o serviço foi de tão má qualidade.

Bom dia, tenho o router 5.0 v2 a 2 meses e tenho bastantes problemas... Perto do router fico sem wi-fi ( desliga mesmo) por cabo ao PC tenho muitas falhas, questão de segundos! Alguém com mesmo problema?

Reputação 1

Bom dia estou com o mesmo problema um ano para resolverem o problema da porta usb, é uma vergonha quando o produto me foi vendido o mesmo dizia que funcionava, não me interessa se comprando uma nas ou uma impressora por wifi resolvo o problema, eu quero é que a porta fique a funcionar pois foi esse o serviço que pedi e estou a pagar.

Reputação 4

Olá @Jmps74,

Obrigada

Obrigado,
Compreendo que com muita gente a trabalhar de casa tenham mais pedidos de suporte do que o habitual.

Tranquilo, não é uma questão urgente.

Cumprimentos,

Jorge

Reputação 6
Crachá +2

Olá @Jmps74,

Obrigada

Reputação 4

Bom dia, 

Existe alguma possibilidade de o meu router actual (Hitron CVE30360), ser atualizado para um mais recente que permita ter as bandas 2.4Gz e 5Ghz e melhores débitos… especialmente em Wi-fi.

Tendo um serviço de 200Mbps/20Mbps penso que nem sequer possa usufruir na totalidade do mesmo em Wi-fi… dadas as limitações deste equipamento.

Muito Obrigado,

Cumprimentos,

Bom dia, a moderação do Fórum poderá dar a sua ajuda nessa questão, remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum e aguarde ser contactado.

Boa tarde,

Obrigado José, realmente já não me recordava que era esse o processo… 
Já encaminhei!
Obrigado pela ajuda e boa semana.

Cumprimentos,

Jorge

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, 

Existe alguma possibilidade de o meu router actual (Hitron CVE30360), ser atualizado para um mais recente que permita ter as bandas 2.4Gz e 5Ghz e melhores débitos… especialmente em Wi-fi.

Tendo um serviço de 200Mbps/20Mbps penso que nem sequer possa usufruir na totalidade do mesmo em Wi-fi… dadas as limitações deste equipamento.

Muito Obrigado,

Cumprimentos,

Bom dia, a moderação do Fórum poderá dar a sua ajuda nessa questão, remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum e aguarde ser contactado.

Reputação 4

Bom dia, 

Muito Obrigado,

Cumprimentos,

Reputação 7
Crachá +2

Apenas para informar que pedi a troca do V2 pelo V1. É praticamente impossível estar em teletrabalho com o V2, pois a ligação com a VPN da empresa cai constantemente e as reuniões via Teams ou outra plataforma perdem o som, a imagem ou ambos, várias vezes. Ao usar uma ferramenta de monitorização da rede, é absolutamente ridículo o número de perdas de pacotes neste router. E sim, estava ligado por cabo.

Conclusão, depois de 3 dias com o V1, a ligação está estável e sem problemas de maior. O V2 pode ser melhor em muita coisa, mas se não cumpre no mais importante que é a estabilidade da ligação, então não vale a pena. Até aparecer um novo firmware que resolva esses problemas de estabilidade, vou manter o V1.

OBRIGADO! Finalmente tenho alguém que corrobora as minhas conclusões sobre o V2!!!

ROUTER 5 v2 (HITRON)

RESOLVE uma série de problemas do ROUTER 5 v1 (ASKEY)? Sim, resolve… mas… ENGASGA por todo o lado quando o fluxo de dados (packets) aumenta (NÃO CONFUNDIR com saturação da LARGURA de BANDA, nada a ver com isso, tenho a largura de banda controlada para não estrangular a rede) causando uma severa perda de performance da rede. Portanto, sofre de problemas GRAVES de gestão de recursos.

Decidi “viver” com este router? SIM… estava saturado de “anos” de problemas com o ROUTER 4 e 5 v1… reverter o 5 v2 para o 5 v1 seria mais um calvário, e traria os problemas chatos do 5 v1. Todos os dias o v2 engasga? sim… dependendo da HORA, TS aplicado pela NOS, etc etc… mas a severidade não é assim tão grande que chegue a “congelar” os serviços de rede, como tal, vou mantendo este equipamento.

do meu lado, ainda aguardo resposta ao ticket que enviei, não recebi qualquer contato por parte da NOS.

Se fosse um cliente a expirar contrato, provavelmente já me tinham respondido, é preciso entender que a manutenção de clientes nas contas tem muito a ver com o acompanhamento que se faz ao mesmo.

Apenas para informar que pedi a troca do V2 pelo V1. É praticamente impossível estar em teletrabalho com o V2, pois a ligação com a VPN da empresa cai constantemente e as reuniões via Teams ou outra plataforma perdem o som, a imagem ou ambos, várias vezes. Ao usar uma ferramenta de monitorização da rede, é absolutamente ridículo o número de perdas de pacotes neste router. E sim, estava ligado por cabo.

Conclusão, depois de 3 dias com o V1, a ligação está estável e sem problemas de maior. O V2 pode ser melhor em muita coisa, mas se não cumpre no mais importante que é a estabilidade da ligação, então não vale a pena. Até aparecer um novo firmware que resolva esses problemas de estabilidade, vou manter o V1.

Olá pessoal.
Recentemente renovei contrato e para o serviço 500/100 Mbps. Trocaram equipamentos e o Router que me atribuíram foi o Router Wi-Fi 5.0, no 1º post desta thread é o segundo router…

creio que seja HITRON CHITA HUB5

Tenho um PC antigo com entrada ethernet 1 Gbps, um PC novo com entrada ethernet 2.5 Gbps e um NAS 1 Gbps.

Estou a considerar comprar um novo NAS 2.5 Gbps, e para atingir essas velocidades, a questão de dos cabos Cat. 6 ou 6a não será problema.

Segundo info no site do fabricante, e mais especificamente no Datasheet em https://www.hitrontech.com/wp-content/uploads/2019/02/a8ffabd87eb81a1168da874e051056ac.pdf descobri que este Router só tem portas 1Gbps.

Sem mais informações sobre Máximo de pacotes TCP/IP e Máximo de memória para Routing IPs … gostaria de saber se a NOS tem algum Router moderno?

E se não, qual a solução para atingir o máximo do potencial dos equipamentos, a fim de mais rápidamente poder manipular ficheiros grandes?

A solução é comprar um HUB para a rede caseira para ter VELOCIDADES de REDE dentro dos parâmetros que deseja.

O problema de hoje em dia é que os clientes acabam por usar os equipamentos do operador que, ao invés de um MODEM, se tornaram:

• ROUTERS
  • ACCESS POINTS (pontos de acesso WiFi)
  • HUBS de rede!!!

Querer tudo isto num equipamento vem com um custo… a cada evolução tecnológica (Protocolo de comunicação de MODEM, funcionalidades do ROUTER, protocolos WiFi e velocidades do HUB) é preciso um equipamento NOVO!!!

Portanto, no seu caso, deixaria o ROUTER em paz a fazer o que faz menos mal (comunicação, ROUTING e PONTO de acesso WiFi) e comprava um HUB de qualidade para ter na rede de casa (o HUB estaria, claro está, ligado a uma porta do MODEM/ROUTER/AP/HUB da NOS)

Hub ao que me parece é coisa do passado.
Suponho que tenha sugerido um Switch 2.5 Gbps.
Já considerei comprar um, tipo o  QNAP QSW-1105-5T.
Mas na verdade é que cá em Portugal ninguém vende. :(
Alguma tem uma sugestão efectiva para resolver este problema ?

Reputação 7
Crachá +2

Olá pessoal.
Recentemente renovei contrato e para o serviço 500/100 Mbps. Trocaram equipamentos e o Router que me atribuíram foi o Router Wi-Fi 5.0, no 1º post desta thread é o segundo router…

Tenho um PC antigo com entrada ethernet 1 Gbps, um PC novo com entrada ethernet 2.5 Gbps e um NAS 1 Gbps.

Estou a considerar comprar um novo NAS 2.5 Gbps, e para atingir essas velocidades, a questão de dos cabos Cat. 6 ou 6a não será problema.

Segundo info no site do fabricante, e mais especificamente no Datasheet em https://www.hitrontech.com/wp-content/uploads/2019/02/a8ffabd87eb81a1168da874e051056ac.pdf descobri que este Router só tem portas 1Gbps.

Sem mais informações sobre Máximo de pacotes TCP/IP e Máximo de memória para Routing IPs … gostaria de saber se a NOS tem algum Router moderno?

E se não, qual a solução para atingir o máximo do potencial dos equipamentos, a fim de mais rápidamente poder manipular ficheiros grandes?

A solução é comprar um HUB para a rede caseira para ter VELOCIDADES de REDE dentro dos parâmetros que deseja.

O problema de hoje em dia é que os clientes acabam por usar os equipamentos do operador que, ao invés de um MODEM, se tornaram:

• ROUTERS
  • ACCESS POINTS (pontos de acesso WiFi)
  • HUBS de rede!!!

Querer tudo isto num equipamento vem com um custo… a cada evolução tecnológica (Protocolo de comunicação de MODEM, funcionalidades do ROUTER, protocolos WiFi e velocidades do HUB) é preciso um equipamento NOVO!!!

Portanto, no seu caso, deixaria o ROUTER em paz a fazer o que faz menos mal (comunicação, ROUTING e PONTO de acesso WiFi) e comprava um HUB de qualidade para ter na rede de casa (o HUB estaria, claro está, ligado a uma porta do MODEM/ROUTER/AP/HUB da NOS)

Olá pessoal.

entretanto ja fiz um pedido á NOS via Internet para reverem esse tema do router, espero que façam analise da mesma e testemos com a nova solução

Colocaram-me ontem o Giga Router 5.0 v1 (com a forma cilíndrica). Até ver estou satisfeito. Com o anterior o Wi-Fi 4.0 a ligação tinha quedas com alguma frequência. Um amigo meu tem também o 5.0 v1 e disse-me maravilhas dele. O técnico que aqui veio disse-me que o Giga Router 5.0 v2 ainda é melhor. Tudo depende do nível de sinal que chega no coaxial a nossa casa. Segundo ele o v1 precisa de ter um nível de 34. O v2 admite níveis menores. Vamos ver...

Comentário