Destaque

Conheça o novo GiGA router

Reputação 7
Crachá +6
Conheça o GiGA router

Fique a saber tudo sobre o GiGA Router, que marca a aposta continua da NOS na evolução tecnológica. 😀

• Wi-Fi mais rápido, as 4x4 antenas integradas no router permitem atingir velocidades ultrarrápidas
  • Velocidade máxima, velocidade até 1Gbps de download
  • Mais equipamentos ligados, até 50 equipamentos ligados ao mesmo tempo sem perder performance
  • Design premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019
  • Funcionalidades avançadas, com a App NOS Net é possível controlar a Internet do router em qualquer lugar
  • Gaming e Streaming, ideal para os mais exigentes que valorizam Gaming, streaming de vídeos HD e partilha de conteúdos de grandes dimensões
Para os nossos utilizadores mais técnicos, partilhamos também as principais características do novo GiGa Router:
  • DOCSIS 3.1
  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz 802.11 a/n/ac Wave2 MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet)
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado
Tem ainda as seguintes funcionalidades avançadas:
  • Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções.
  • Airtime fairness, garante o mesmo tempo de transmissão a todos os equipamentos ligados por Wi-Fi ao Router, permitindo uma maior performance
  • Beamforming, concentra e dirige o sinal Wi-Fi para onde estão ligados os equipamentos, melhorando o alcance e a velocidade
Saiba aqui mais sobre o novo router.

Já utilizou o GiGA Router? Partilhe connosco a sua experiência! :)

263 Comentários

Reputação 7
Crachá +4
Olá @Migl, 😃

De momento, o GiGA Router apenas está disponível para novas adesões nas velocidades de 400Mbps e 1Gbps.

No entanto, caso surjam novidades divulgaremos através dos meios habituais. 🆒
Cada consumidor escolhe os produtos que achar melhor servirem as suas necessidades de acordo com o grau de conhecimento que possui sobre os mesmos. O que para si é suficiente pode nao o ser para outro consumidor mais exigente.
Queixas todos teremos em qualquer operador e a formna como se prestasm a resolve-las pode variar muito ate no mesmo operador...
A forma como os processos sao implementados é que deixa muito a desejar, especialmente atendendo aos consumidores menos informados e/ou menos atentos.
Acha normal que no post inicial deste topico, seja feita referencia a Porta USB 3.0 sem esclarecer nao ser ainda possivel o cliente usa-la para algo de seu interesse?
Reputação 5
Crachá +1
Espero que tenha muito sucesso já que o 4.0 deixa muito a desejar, muito longe do que promete.
Reputação 6
Crachá +1

Página do Router 5 da NOS
Reputação 1
Crachá
Parece fixe! E para o actuais clientes com 200mb???
Reputação 2
E eu em 2019 que ainda tenho 20 mbps de Upload em FTTH (sim, é mesmo FTTH), quando em dois cafés a 500m-1km da minha casa já têem 200/100 no wi-fi de 5GHz 😂😂 Incrível.

Eu tambem contratei a semana passada 1Gbps\200Mbps e após vários testes por cabo, inclusivé com técnico no local, cabos cat6, portas gigabit em tudo o que é dispositivo.

Todos os sites de speedtest que podem imaginar em qualquer browser resultam sempre em: 300\320\350Mbps de Download e 100\190\220Mbps de Upload.

Se eu fizer o teste no site da NOS, não sei onde mas eles vão buscar uns 145(+/-)Mbps mágicos não sei onde, e o resultado é de 490Mbps Download 230Mbps de Upload.

----

Após uma 2a deslocaçao do técnico, testes de sinal e etc, continuo a aguardar o Gigabit que garantiram que eu podia ter.

Uma vez que nem 50% do serviço de internet tenho a funcionar… Tenho servidores que preciso ligar á rede e etc e não posso andar a fazer testes\resets e etc todos os dias.

Vejo que este problema acontece com vários clientes e não só no router 4.0 mas ao que parece tambem no router 5.0, o que é previsivel pois usam o mesmo ou praticamente o mesmo firmware.

Mais vale me deixarem gerir a minha rede, colocando o meu router entre o ONT e o Router 4.0, de forma a que o GIGABIT chegue ao meu router que depois irá dar sinal ao Router 4.0 da NOS e por sua vez ás box’s. Usando por exemplo a gama 192.168.2.1-254 no meu router e usar a gama 192.168.1.1-254 na mesma no router da NOS. Fazendo como é obvio a configuração das respectivas vLans para os restantes serviços TV e Telefone Fixo funcionarem correctamente.

-

Eu percebo que estejam em testes nesses novos firmwares, mas a instabilidade e a fiabilidade do serviço não pode ser posto em causa com versões “beta” de firmware.

Gostaria de obter uma resposta a este meu comentário por parte da NOS. Obrigado.

Reputação 7
Crachá

E pelo que já li também existe uma versão 2 do Router 5.0. Este é a versão 5.0 para FTTH, do @Pedro Rios que lhe foi instalado em fevereiro. 

Reputação 2

Boa Noite Sr Tiago C eu queria fazer parte das discussões que você responde tão profissionalmente. para Cuando um router que permita ser gerido totalmente sim passar por a minhanet.nos.pt como fazem as outras operadoras, e sem limitações nas portas, serviços como Qos activos portas 20 o 23 e outras tantas que permitam as aperturas, etc. eu como empresa com o router 5.0 me vejo totalmente limitado em configurações essenciais para a minha empresa e vendo que solo tenho três equipamentos ligados ao router um és um telefono VOIP outro um servidor que não posso configurar em modo bridge porque o router só aceita uma porta em esse modo e ainda mais o router esta limitado para utilizares VOIP si não és em modo bridge por a porta lan 4 e o outro és o meu computador de trabalho, ainda de não dar as velocidades contratadas pois o meu serviço és de 1Gb y as velocidades alcançadas são muito por debaixo das reais como máximo os 350Mbps rara vez alcanço o giga contratado, os meus equipamentos são equipamentos de mais de 3500 euros e totalmente novos que suportam essas velocidades e mais ainda, os mesmos técnicos enviados por vocês em diferentes ocasiões certificaram os equipamentos. assim que não és dos equipamentos, já foi mudado o router 3 Vezes mais ainda nada. então o que me recomenda fazer al respeito desta situação pois eu não preciso de comprar outro equipamento e ligar-lho para degradar mais o serviço que já esta bastante degradado não acredita. O meu numero de cliente e o C---------------- Fico a espera da sua Opinião Profissional. Obrigado pelo atendimento. ---------------------

Este Foi o mensagem em privado enviado por privado ao Sr Tiago C haver o que responde o numero de cliente e o meu nome real foi eliminado aproposito pois como indiquei o mensagem foi enviado por privado.

Tem a resposta neste mesmo topico neste comentario

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia

Últimamente tem acontecido com este router e com o wifi 5GHz ter que reiniciar todos os dias o router para os aparelhos todos terem acesso à rede. O meu tlm consegui ficar sempre ligado. Mas os restantes tlm de casa, smarttv e outros dispositivos... Ou não se ligam ou ficam ligados e sempre à procura de IP.

Ontem há noite acabei por ler aqui neste tópico para fazer um reset de fábrica.. 

Vamos ver se resolve.

Mas existe pessoal na mesma situação???

Cumprimentos

Há relatos de “tudo” com este Router… :\

Algumas pessoas não têm problemas (aparentemente) outras não conseguem ligar os devices WiFi IoT, outros não conseguem comunicar entre redes WiFi e CABO, outros não conseguem colocar um telefone VOIP a funcionar… (quase nenhum destes problemas acontece no ROUTER 4)

Portanto… é uma mistela de problemas que até agora não levou a conclusão alguma, pelo menos para mim… Não faço ideia quantos firmwares aí andem, não faço ideia se TODOS os routers estão actualizados o firmware mais recente, nem mesmo se existem diversa versões de “hardware”...

Caí na mesma armadilha... Por 3 vezes ao telefone garantiram-me 400/100...

Fiquei com 400/20... Para além de que ficam de ligar e nunca mais ligam.. Vou mandar recolher tudo e cancelar o contrato basicamente porque fui enganado mais que uma vez..

Mas aqui falamos sobre este router... velocidades boas por wifi.. mas não consigo ligar os meus dispositivos da Sonoff ao router.. (São dispositivos wi-fi para controlar as tomadas e as luzes)

Antigamente com a vodafone não tinha qualquer problema, eles só funcionam a 2.4Ghz e o que por norma fazia era desligar o 5Ghz, configurar os aparelhos e depois voltar a ligar.

Com este router já tentei desativando o 5Ghz, já tentei desativar o 2.4Ghz e tentar como rede de Guest... Nada.... Algo no router bloqueia a conexão destes dispositivos.. e visto que tenho uns 10 em "funcionamento"(que neste momento não estão) chateia-me bastante...

Pois é, só vantagens, muito mais rápido, mais potente etc e tal, e...Vai-se a ver...A net praticamente não passa da sala (onde está instalado o Giga Router). Ou seja, o sinal de wi-fi é fraquissimo...E estamos a falar dum apartamento pequeno...É muito frustrante que eu tinha um router comum de 2.0 que me distribuía sinal pela casa toda (não tinha qualquer razão de queixa), e, ambiciosamente, quis mudar para este porque tudo indicava que ia ter um sinal ainda mais forte e com uma velocidade melhor...Vai-se a ver...Agora sou obrigado a estar sempre na sala, não sou digno de ir comodamente para o meu quarto e muito menos ter youtube na tv do quarto (como sempre tinha antes)...Tinha “um pássaro na mão”, quis “ter dois”...e este foi o resultado.

Já me cansei de reclamar, dizem-me que “a NOS só tem a obrigação de trazer o sinal de net a minha casa (dentro das velocidades contratualizadas), a net chegar ao apartamento todo ou não, é um problema meu”!...Este é o discurso logo após me terem “caçado” como cliente, porque antes o discurso era bem diferente: ”este router seria 5 vezes melhor do que eu tinha (noutra operadora), ia ter muito mais quantidade e qualidade, ia ficar muito mais satisfeito e etc e tal”…

Agora têm a coragem de me falar em extensores de sinal de wi-fi, etc, coisa que eu antes nem sequer precisava saber o que era...E o pior, se mandarem cá um técnico eu tenho de lhe pagar o serviço e tambem pagar o extensor…

Enfim, se ninguem me ajudar terei de partir para a rescisão, e se contratualmente não me derem razão para tal, é certo e sabido que logo que acabe a fidelização, “adeus”! Depois não me venham “dar graxa” e “andar comigo ao colo”, porque aí é tarde demais...Sou implacável nisso, não perdou-o (pois não tenho memória fraca)...Ajudem-me agora, porque depois será tarde demais!

Reputação 2

Boa Noite Sr Tiago C eu queria fazer parte das discussões que você responde tão profissionalmente. para Cuando um router que permita ser gerido totalmente sim passar por a minhanet.nos.pt como fazem as outras operadoras, e sem limitações nas portas, serviços como Qos activos portas 20 o 23 e outras tantas que permitam as aperturas, etc. eu como empresa com o router 5.0 me vejo totalmente limitado em configurações essenciais para a minha empresa e vendo que solo tenho três equipamentos ligados ao router um és um telefono VOIP outro um servidor que não posso configurar em modo bridge porque o router só aceita uma porta em esse modo e ainda mais o router esta limitado para utilizares VOIP si não és em modo bridge por a porta lan 4 e o outro és o meu computador de trabalho, ainda de não dar as velocidades contratadas pois o meu serviço és de 1Gb y as velocidades alcançadas são muito por debaixo das reais como máximo os 350Mbps rara vez alcanço o giga contratado, os meus equipamentos são equipamentos de mais de 3500 euros e totalmente novos que suportam essas velocidades e mais ainda, os mesmos técnicos enviados por vocês em diferentes ocasiões certificaram os equipamentos. assim que não és dos equipamentos, já foi mudado o router 3 Vezes mais ainda nada. então o que me recomenda fazer al respeito desta situação pois eu não preciso de comprar outro equipamento e ligar-lho para degradar mais o serviço que já esta bastante degradado não acredita. O meu numero de cliente e o C---------------- Fico a espera da sua Opinião Profissional. Obrigado pelo atendimento. ---------------------

Este Foi o mensagem em privado enviado por privado ao Sr Tiago C haver o que responde o numero de cliente e o meu nome real foi eliminado aproposito pois como indiquei o mensagem foi enviado por privado.

A resposta facilitada por o senhor Tiago C

Tiago C. Gestor da comunidade

2 horas atrás

Olá Novaitt,
As velocidades são medidas por Wi-Fi ou através de cabo de rede?

Tam profissional e nao sabe leer e interpretar as cosas? si falo de portas lan e de suponer que es por cabo no por wifi e logicamente os testes se facen por cabo.

Reputação 2

Uma EMPRESA jamais deveria contratar os serviços NOS… estaria SEVERAMENTE limitada em muitos aspectos. O serviço empresas NOS não difere em nada do serviço residencial, que como sabemos, tem equipamentos muito limitados, e usa uma tecnologia essencialmente CABO (HFC) com velocidades totalmente castradoras no ambiente empresarial.

Sim pero cuando vas contratar esa inforçaçao não la dan

SIM! Exactamente! A NOS peca por não ser clara nas informações de velocidades, limitações do HARDWARE, etc… Nos reclames é tudo maravilhoso… velocidades fantásticas! REDE FIBRA… mas a realidade é outra… bem diferente.

Concordo totalmente, e eso mesmo, para comenzar não e fibra ao 100% e coaxial so algumas vilas e que tem fibra 100% mais elles continuam a venderte fibra. as velocidades são sempre limitadas, a utiliçaçao e egal mais cuando asignas um cotrato con os dois anos estas completamente fodido

Depende do que diz o contrato! Qual é velocidade contratada? TEM de lá estar tudo bem estipulado!

100/10? 200/20? 100/100? 200/100?

Até há bem pouco tempo a NOS apenas fazia constar a velocidade de DOWNLOAD… mas depois e muita pressão, passou a informar a velocidade de UPLOAD. Os consumidores têm de estar atentos!

Quanto ao Hardware, como é o caso do Router 5, uma LIMITAÇÃO como esta é para mim razão de NULIDADE de contrato…

Se o HARDWARE não suporta uma coisa tão simples como DEIXAR PASSAR o tráfego de um telefone VOIP, não é hardware que sirva para uma utilização NORMAL e esperada…

Não faltam tópicos na NET, até mesmo da propria DECO (defesa do consumidor) a aconselhar e informar como ligar aparelhos VOIP directamente aos ROUTERS: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/tarifarios-tv-net-telefone/dicas/voip-6-solucoes-para-instalar-em-casa

Tem “piada” um utilizador gastar 200 euros num TELEFONE VOIP, que se pode ligar a uma qualquer PORTA de REDE do Router, e este não funcionar!!!!!

É inaceitável!!!!!

pois e eso mesmo a velocidad contratada e 1 gb mais a velocidade real alcanzada con un I9 so conectado por cabo e wifi desligado e ningum outro aparelho conectado ao router da 350 mb maximo eu intentte cancelar o contrato mais me piden 1800 euros por no respeitar os dos anos ja fice quexa na anacom e tenho metida a nos em justicia

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Oliveira5.

O novo router está disponível para pacotes com serviços de internet com 400Mbps e 1Gbps de velocidade de internet.

não esta correcto  , foi trocado power router do meu vizinho pelo novo que fez um upgrade de velocidade 100/10Mbps para 200/20Mbps

Reputação 7
Crachá +4
E resta saber se o docsis 3.1 já está implementado em todo o lado para suportar esses pacotes de 400mb e 1gb.
Até à bem pouco tempo isso ainda não era possível pacotes de 1gb só em FTTH.
Reputação 7
Crachá +2

@marcolopes Bom dia, é possível no Giga Router 5.0 conforme consta no manual a Possibilidade de desligar o indicador luminoso.? 

Boa pergunta! Deve ser algo que previam implementar mas nunca chegou a ir para a frente… Não existe qualquer opção no interface de configuração, e não me parece que seja opção configurável por “hardware”…

Reputação 1

ATENÇÃO,

Tenham cuidado porque com este GIGA ROUTER perdem acesso aos dispositivos ligados por wireless.

Este router vem com “AP ISOLATION” ativado e sem possibilidade de desativar.

Quem quer usar dispositivos em rede NÃO OPTE POR ESTE ROUTER.

Simplesmente perdem comunicação entre todos os dispositivos, sejam eles Smart TV’s, Impressoras Wireless, Camaras de vigilancia, tomadas Inteligentes, NAS, ETC...

Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta @no_ping :disappointed_relieved:.
Quanto à sua questão, a largura de banda representa a capacidade máxima de transferência de dados por canal Wi-Fi. Sendo que na banda dos 2.4 GHz a largura de banda do canal Wi-Fi pode ser 20 MHz ou 40 MHz. Apesar dos 40 MHz suportar uma maior capacidade no que toca às velocidades, estão sujeitos a um número maior de interferências e congestionamento na rede. 
Esta realidade pode 
comprometer o desempenho e confiabilidade da rede e, consequentemente, velocidades mais baixas de transmissão. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Ou seja, o cliente até pode viver no meio de nenhures, sem quaisquer vizinhos ou quaisquer outros equipamentos na vizinhança que possam interferir na banda…e mesmo assim está limitado a usar apenas os 20… Como eu adoro estas protecções...

Ao fim de 18 dias(!), a resposta podia ser diferente de “porque sim”

Reputação 7
Crachá +6
Olá @Pedro Rios,

Infelizmente o equipamento não está disponível em zonas FTTH.

Caro Tiago,

Já que pede opiniões sobre a utilização do Giga Router, aqui vai:

É Pessima.

É lamentável que após a instalação (21/11/2019) deste Giga Router, e após ter alterado as password e os nomes das redes não mais consegui aceder ao separador “Configurações WIFI”. Portanto não consigo voltar visualizar/trocar as password nem os nomes de rede. Desde dia 23 ou 24 de Novembro 2019 que peço para que me resolvam o problema (7 ou 8 telefonemas) ao que me respondem que é uma avaria geral e que no dia seguinte a partir das 16, ou das 18, depende… o problema fica resolvido. NÂO FICA NADA. 

Também não me parece que seja uma avaria geral pois um familiar com NOS e com este Giga Router consegue alterar as configurações de WIFI sem qualquer dificuldade. Estamos na presença de uma avaria seletiva? ou é um problema do meu equipamento? è possível estarem quase há um mês para resolver esta suposta avaria que apenas afeta alguns clientes?

Comprei um serviço e não posso utilizá-lo como pretendo

ALERTO TODOS AQUELES QUE ESTEJAM A PENSAR ADQUIRIR ESTE ROUTER PARA A AVARIA QUE ESTÁ ASSOCIADA À PAGINA DE CONFIGURAÇÃO DO ROUTER 

Vou ter que repensar na manutenção deste serviço

Obrigado

Tenho este router e está sempre a perder a configuração de Rede que eu defino, que significa que toda a rede da casa deixa de ter acesso a internet…

Na configuration da Net defino a rede 192.168.0.1 em vez da 192.168.1.1

Quando tenho uma falha de energia o router mantém o IP, mas no DHCP muda para a valor por defeito da rede 192.168.1.2..255

Sera que conseguem corrigir este problema ou tenho de mudar para o V4 para isto não acontecer ?

Não sei como mas as vezes até consigo alterar… 

Reputação 1

Caro Tiago,

Já que pede opiniões sobre a utilização do Giga Router, aqui vai:

É Pessima.

É lamentável que após a instalação (21/11/2019) deste Giga Router, e após ter alterado as password e os nomes das redes não mais consegui aceder ao separador “Configurações WIFI”. Portanto não consigo voltar visualizar/trocar as password nem os nomes de rede. Desde dia 23 ou 24 de Novembro 2019 que peço para que me resolvam o problema (7 ou 8 telefonemas) ao que me respondem que é uma avaria geral e que no dia seguinte a partir das 16, ou das 18, depende… o problema fica resolvido. NÂO FICA NADA. 

Também não me parece que seja uma avaria geral pois um familiar com NOS e com este Giga Router consegue alterar as configurações de WIFI sem qualquer dificuldade. Estamos na presença de uma avaria seletiva? ou é um problema do meu equipamento? è possível estarem quase há um mês para resolver esta suposta avaria que apenas afeta alguns clientes?

Comprei um serviço e não posso utilizá-lo como pretendo

ALERTO TODOS AQUELES QUE ESTEJAM A PENSAR ADQUIRIR ESTE ROUTER PARA A AVARIA QUE ESTÁ ASSOCIADA À PAGINA DE CONFIGURAÇÃO DO ROUTER 

Vou ter que repensar na manutenção deste serviço

Obrigado

Um RESET por HARDWARE não resolve? (existe um “botão” para RESET, acessível com um “clip”). Se não revolver é pedir a TROCA do ROUTER, pois é provavelmente uma avaria no ROUTER, tão simples quanto isso! (não aceder à página de configuração é uma coisa… NÃO aceder a UMA opção é outra completamente diferente, digo eu! mas com esta salgalhada de configuração REMOTA, tudo é possível :\)

Era bom que fosse isso. O problema reside no firmware e é transversal a todos os Giga Router. A funcionalidade “AP Isolation, Wireless Isolation ou Station Isolation” (consoante o nome que o fabricante dá) está ativada erradamente no firmware e como não temos acesso às configurações de origem do router, nada podemos fazer.

Parece mentira não é, mas é verdade.

Obrigado pelas ajudas.

Relembro que um familiar meu consegue aceder  ao tab das configurações WIFI sem qualquer dificuldade, logo tenho duvidas que nao seja um problema do firmware do meu router. Não fiz o reset ao router porque considero que não me interessa voltar as configuracoes iniciais e assim ter que voltar a configurar os dispositivos ligados.

Faria o reset se me dissessem que com essa ação ficava com o problema resolvido. O que me dizem do suporte relefonico é que é uma avaria que está a ser resolvida pela NOS. 

O que acho incrivel é nao terem ainda resolvido o problema

Se nao me resolverem este problema vou ter que pedir para desistir deste servico

Obrigado

Comentário