Destaque

Conheça a rede NB-IoT


Reputação 7
Crachá +6

 

Enquanto lhe falamos do serviço IoT e dos produtos que temos para si surgiu o conceito “rede NB–IoT” lembra-se? Neste tópico vamos contar-lhe mais sobre esta rede. :sunglasses:

A NOS, pioneira na implementação da tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT) em Portugal, para além de assegurar uma melhor experiência com equipamentos conectados, permite ainda uma otimização do consumo da bateria dos dispositivos, podendo em alguns casos garantir vários meses sem necessidade de recarga.

 

Mas afinal, o que é o NB-IoT?

O NB-IoT (Narrow Band Internet of Things) é uma tecnologia de conectividade que permite obter um elevado número dispositivos e sensores ligados, sem interferências e com maior cobertura. Esta tecnologia permite, ainda, uma otimização do consumo da bateria dos dispositivos, podendo em alguns casos garantir vários sem que precisem de ser recarregados.

 

Esta tecnologia é bastante benéfica pois acompanha a evolução dos objetos inteligentes, ou seja, com a recorrência da sua utilização é necessário responder com um meio de conetividade para mais dispositivos e, por sua vez, com melhor cobertura.

 

É com os tarifários NOS IoT que pode fazer toda a gestão da conectividade através da App NOS, na qual recebe alertas e comunicações de serviço, carrega o saldo ou pagar faturas, entre outras funcionalidades. :hugging:

 

Uma evolução incrível, não é? :heart_eyes:

Gostou da novidade? Partilhe connosco.

Conheça mais sobre o IoT da NOS aqui.


13 Comentários

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 


Olá Ana,
Obrigado pela resposta.


Vou colocar um link com o datasheet deste modulo.

Application notes & Info básica:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Series_TCPIP_Application_Note_V1.02.pdf
Datasheet:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Hardware%20Design_V1.02.pdf

De forma básica consegue comunicar com um operador nas seguintes Bandas:
1/2/3/4/5/8/12/13/17/18/19/20/25/26/28/66/70/71
Penso que a NOS tenha disponíveis atualmente as seguintes:
1      #2100
3      #1800
7      #2600
8      #900
20     #800

O Modulo é um modulo NB-IOT (Narrow Band) que presumo utilizar LTE de baixa  largura de banda (100Kb/s Down 150Kb/s Up).
Se estiverem a utilizar a Band 7 para o módulos IT realmente não deverei conseguir registar na rede, tirando isso deveria ser possível.

O erro que tenho é sempre “network not available”, Quando faço uma pesquisa, aparecem-me disponíveis para ligar as 3 operadoras portuguesas.

Consegues-me ajudar a tentar compreender melhor o que se possa passar?

Reputação 7
Crachá +2

@FRANCISCO_x,

Envie-nos mensagem através do perfil @Fórum. Basta entrar no perfil e clicar em “Enviar mensagem”.

Ficamos a aguardar.

Obrigada

Já enviei os dados por mensagem privada, continua aguardar resposta e que liguem e tratem o assunto ja reclamado na quarta- feira.
já tinha data limite de resolução na sexta feira
agora dizem que é para breve
ja na sexta feira pediram máxima urgência, será que é pro ano???

Já foi enviado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @FRANCISCO_x

Vamos ajudar!

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 

Boa noite,

Depois de ligar todos os santos dias para o 16990, ninguém resolve a situação, pois a única coisa que dizem é que o prazo para resolução do problema ja foi ultrapassado na passada sexta feira e que vai ser para breve a resolução.

Já por vária vezes perguntei qual a data do tal breve e se nao se importavam de colocar como data limite do meu pagamento “BREVE” e eu claro, honraria o compromisso de no tal “breve” prazo fazer o pagamento.

POUCA VERGONHA

Deixo um dos incidentes abertos para identificação

Ninguem respondeu também ao mail enviado na passada quarta feira.

IMC000089300602

Bom dia,

Adquiri um cartão NOS Alarme para poder enviar esporadicamente dados de temperatura de uma estufa por MQTT.
Segui o procedimento que acompanhava o cartão, acedi à APP, NOS, adicionei o novo serviço e esperei a ativação do cartão, que me aparece atualmente como ativo.
Coloquei este cartão num modulo SIM7020G (NB-IOT) e não consigo de forma nenhuma que ele se registe na rede.
Sabem se por algum motivo este modulo não é compatível com o vosso serviço? Ou que tipo de modulo devo utilizar para me conseguir ligar?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @VascoSSilva,

Pode utilizar o NB-IoT em centrais de alarmes domésticos, através de um cartão SIM.

Saiba mais sobre os tarifário IoT aqui

 

Obrigada

Boa tarde, é útil para conexão a uma central de alarme powermax?

Obrigado, aguardarei!

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @sciencefriction:grinning:

O IoT, de momento, ainda não está disponível para o Apple Watch, no entanto, estamos a trabalhar para que, em breve, tenhamos novidades. 

Sugerimos que fique atento.

Obrigado

Boas,

Permite o uso de apple watch?

Obrigado

Comentário