Header

Configurar um DNS. Como fazer?


Reputação 3
  • Gigabyte
  • 35 comentários
Para proteger melhor a minha rede gostava de configurar o DNS que os clientes usam ou o DNS que o router usa. Não consigo encontrar esse opção, tal como se pode encontrar em outros routers.



Alguém sabe como é que se faz isso?

23 Comentários

Reputação 3
Crachá
Sem comprar um router novo e se tiveres um raspberry pi podes fazer o mesmo que eu:

1- instala um servidor de DHCP no raspberry pi.
2- Configura o servidor de DHCP no raspberrypi com os DNS que queres usar (aconselho OPENDNS ou Google).
3- Desabilita o servidor de DHCP no router da NOS.

Atenção: Não dá para fazer o disable do servidor de DHCP da NOS sem "truque". A forma como se pode fazer isso é ir à parte em que definimos as leases (inicial e final) e colocar ambas com o mesmo valor igual ao IP do router (normalmente 192.168.1.1).

Com isto não precisas andar máquina a máquina a fazer alterações.
Reputação 4
Eu sinto-me quase analfabeta com algumas coisas que leio (não as percebo) contudo eu mudei os DNS no meu computador e desde essa altura entro em todas as páginas que estavam bloqueadas...
Agora só me falta descobrir como mudar os DNS no telemóvel Android...
Infelizmente essa opção encontra-se bloqueada nos routers da NOS.
A única maneira, é ir ás configurações da placa de rede do windows, e configurar os servidores DNS manualmente.

https://www.oficinadanet.com.br/post/14315-como-configurar-trocar-o-dns-no-windows-81
Reputação 3
Obrigado pela resposta.

Entretanto nas minhas buscas encontrei algo que talvez ajude. A opção "Configuração de sub-rede adicionais" visivel com o utilizador "home_admin" parece que permite a configuração de DNSs alternativos, mas depois não percebo bem como é feita a distribuição de IPs dessa sub-net pelo DHCP do router.

Convenhamos que mudar manualmente os DNS de dezenas de máquinas não é a solução ideal. Ou o DNS do router na interface WAN seria manualmente configurado, ou o DHCP do router distribuia um DNS alternativo aos clientes internos da LAN... mudar isto em todos os clientes não é a melhor opção e seria lamentavel ser a unica.
Muito se deve ao fato de, em Portugal, existirem vários sites bloqueados, por isso é que não permitem tal mudança. O que podes sempre tentar é criar um dhcp pool no router para uma outra gama de ip's e assim atribuir todos os equipamentos nessa rede, por norma ai já vais conseguir trocar os dns.
Reputação 3
Crachá
Usas uma aplicação para o efeito.

Usa este tutorial:
http://www.noveldevices.co.uk/rp-dhcp-server
Reputação 3
Crachá
Olá LPC,

Conseguiste configurar? Era porreiro era partilhares os passos :D

Abc
Reputação 5
Crachá +1
Usas uma aplicação para o efeito.
Reputação 4
Usas uma aplicação para o efeito.
E podes dizer-me qual?
Reputação 5
Crachá +1
é só escreveres dns na loja de aplicações e escolher uma. Experimentas e escolhe a muitas lá.
Reputação 5
Crachá +1
tens aqui a minha super internet a noite.
Moro ao lado da antena 4 _G
Reputação 4
Usas uma aplicação para o efeito.

Usa este tutorial:
http://www.noveldevices.co.uk/rp-dhcp-server


Obg😁
Reputação 7
Crachá +2
Muito se deve ao fato de, em Portugal, existirem vários sites bloqueados, por isso é que não permitem tal mudança. O que podes sempre tentar é criar um dhcp pool no router para uma outra gama de ip's e assim atribuir todos os equipamentos nessa rede, por norma ai já vais conseguir trocar os dns.

O sites bloqueados contornam-se definindo o DNS nas propriedades da ligação de rede do computador em questão... não será por isso que a NOS bloqueia a configuração do DNS no Router, digo eu!
Reputação 2
Compre um router, configure-o com os DNS desejados, coloque o router nos em modo bridge, e ligue o novo router ao da nos. Problema resolvido, seja por wifi ou cabo, no pc ou no telemóvel.
Reputação 3
Não consegui. Não existe documentação nenhuma, e depois da criação dessa subnet, vejo que há tráfego de uma subnet para a outra "nativa" do router... Talvez seja necessário configurar um DHCP diferente para essa subnet, no entanto não vejo uma forma de parar o DHCP nativo do router.

Por outra palavras, sem instruções tem de se ir experimentando. O mais fácil é termos um outro router diferente, estou a começar a acreditar que é a unica forma.

Não sei exactamente a razão de ser destas restrições da NOS, e suspeito que nunca vão dizer aos clientes qual é.
Tornar o meu computador servidor de DNS. Preciso de tornar o meu computador um servidor de DNS mas não consigo porque ja tenho o servidor de DNS o router da NOS. O motivo de querer o meu computador um servidor de dns é porque quero aceder ao meu servidor web com nomes de domínio.
Ex:
Servidor apache no PC em localhost.localdomain queria digitar no telemovel http://localhost.localdomain e aparecer a pagina de configuração do apache.
Reputação 7
Crachá +1
@Sérgio Manuel Freitas Araújo vê se este tópico te ajuda: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/configurar-um-dns-como-fazer-1179
Eu sinto-me quase analfabeta com algumas coisas que leio (não as percebo) contudo eu mudei os DNS no meu computador e desde essa altura entro em todas as páginas que estavam bloqueadas...
Agora só me falta descobrir como mudar os DNS no telemóvel Android...


https://youtu.be/GmWaHdBxDRE
Para proteger melhor a minha rede gostava de configurar o DNS que os clientes usam ou o DNS que o router usa. Não consigo encontrar esse opção, tal como se pode encontrar em outros routers.

Alguém sabe como é que se faz isso?


Isso depende sistema operativo usas.
Reputação 1
Crachá

Qual é o melhor router qualidade preço? E de preferência opewrt compatível…

Obrigado

Pagamos para ter estas restrições da fava para nao dizer outra coisa, cambada de inuteis.

Reputação 6
Crachá

Olá, pode sempre contactar a PC Médic, já tentou?

Para proteger melhor a minha rede gostava de configurar o DNS que os clientes usam ou o DNS que o router usa. Não consigo encontrar esse opção, tal como se pode encontrar em outros routers.

Alguém sabe como é que se faz isso?

 

Sendo breve, supostamente o Router NOS está configurado ao DNS da NOS como não tens mudança no Router no Router ficas DNS NOS do teu lado na tua máquina podes selecionar que DNS queres a resolver na Placa de Rede mas por hierarquias de rede o Router NOS e NOS DNS manda se nada for mudado.

Outra forma que a NOS possibilita é comprares o teu Router e pores “modo bridge” no Router da NOS daí a resolução passa a estar no DNS meteres no teu Router ou no teu OS e Placa de Rede. 

Agora existem apartes, caso uses uma VPN e não não recomendo coisas compradas mas tu mesmo configurares um servidor VPS ou algo a VPN server e tu do teu lado seres VPN Client ou caso uses serviços terceiros como TOR (legalmente).

 

Comentário