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Como escolher o melhor canal para minha rede Wi-Fi?


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As dificuldades no acesso à internet por Wi-fi poderão derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada. O congestionamento ou incompatibilidades poderão influenciar o desempenho do seu equipamento.

Neste tópico vamos ajudá-lo a selecionar o canal Auto, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site aminhanet.nos.pt:blush:

Power Router e GiGA Router:

  1. Aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente;

     

  2. Escolha o router que quer gerir;

     

  3. Pressione em "Wi-Fi" e selecione "Configuração Wi-Fi";

     

  4. Selecione a frequência, 2.4Ghz ou 5Ghz, que pretende alterar o canal e, de seguida, clique em “Configuração Avançada”;

     

  5. No caso de efetuar a alteração na frequência 2.4GHz, verifique qual o canal selecionado. Deverá selecionar sempre a opção Auto;

     

  6. Caso selecione a frequência 5.0 GHz, efetue o mesmo procedimento verificando qual o canal selecionado no modo Auto;

     

Verifica que o canal Auto está selecionado e as dificuldades de acesso ao serviço se mantêm?

Efetue uma otimização da sua rede wireless através da monotorização de rede Wi-Fi. Relembre como fazê-lo aqui.

Caso tenha alguma dificuldade partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging:


26 Comentários

Pelo menos comigo  resultou porque no Chrome não conseguia ver partes da página. 

Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

 

Não usem o chrome.

Usem o IE que fica mais facil.

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Olá @Elisabeta P

Pedimos que nos confirme o seu contacto e o melhor horário para lhe ligarmos por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

@Ana P.  e estas velocidades de HOJE?

Já reclamei mas não adianta…..

 

 

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Olá @carmsteixeira e @oTonyStark

@carmsteixeira, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Sim, fica sempre como na foto. 

 

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Olá já reiniciaste o Router e tentaste de novo?

Olá,

Não consigo entrar no site, dá serviço temporariamente indisponível sempre...

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @João Lopes Andrade.

Para analisarmos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Bom dia a todos, é verdade, parece impossível, ainda por cima numa zona com pouca densidade  habitacional. Já tentei instalar o Wi-Fi analyzer, mas não encontro nenhuma versão gratuita para iPhone. 
A app da NOS analisa a rede e dá a saturação por canais, onde apenas aparece a já referida rede do vizinho, com 1 ssdi normal e outro guest.

Acho estranho a rede estar saturada, será que alguma configuração no router influência isto?

Cumprimentos e obrigado a todos.

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3% parece-me impossivel. tem que trocar o router.

@João Lopes Andrade , aconselho a instalar uma aplicação do tipo da “Wi-Fi Analyzer e comparar os dados de qualidade dos canais com os do router NOS.

Apenas outro router na vizinhança e ter os canais todos a 20% ou menos… Há algo que não bate certo nos valores que mostra e a situação que descreve.

Monitorize também a intensidades e os canais em uso pelos dois routers.

Boa noite, tenho o serviço UMA, net 120mb, power router, a Wi-Fi 2.4ghz está sempre com falhas, segui as vossas recomendações e continua igual, aparece a seguinte qualidade de sinal:

 

Vivo numa vivenda, não tenho nenhum outro aparelho emissor de Wi-Fi em casa. Redes que aparecem disponíveis, apenas a Wi-Fi do vizinho do lado. Também da NOS. Após seguir os vossos tutoriais alterei o ssdi para a rede 5ghz e esta funciona bem, a 2.4ghz continua assim, mas tenho os pcs que não apanham rede 5ghz por serem menos atuais as placas Wi-Fi.

Agradeço a vossa ajuda e/ou partilha de situações semelhantes.

Cumprimentos,

João Andrade

 

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Olá @ROBERTA RIGON,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Olá @ROBERTA RIGON e @Jose Rodrigues

@ROBERTA RIGON, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Não consegui e nem irei tão cedo. Pois não tenho cabo para o fazer e ainda sim, recebo o erro “Ocorreu um erro - Serviço temporariamente indisponível. Por favor tente mais tarde.” na aminhanet,nos.pt !! @Jose Rodrigues  obrigada pela ajuda!

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Olá @ROBERTA RIGON e @Jose Rodrigues

@ROBERTA RIGON, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

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Router wi-fi 4.0


Nesse caso será mesmo por aqui aminhanet,nos.pt com as credenciais de entrada da Área de Cliente deve entrar através de um computador ligado por cabo ao Router e utilizar o navegador Google Chrome atualizado e limpo de cookies 

Router wi-fi 4.0

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Sim, tenho! Inclusive antes de comentar, verifiquei os comentários e fui ver se tinha os serviços associados para então escrever aqui!

ótimo, e qual é o Router que tem instalado ? 

Sim, tenho! Inclusive antes de comentar, verifiquei os comentários e fui ver se tinha os serviços associados para então escrever aqui!

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Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

Boa noite, tem os seus serviços registados na sua Área de Cliente ? 

Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

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Olá @Susete Sousa,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Olá, sim tenho!

Não tenho nenhum registo pendente, até na app NOS onde deveria dar para fazer gestão de internet móvel,não me deixa fazer!

 

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Bem-vinda ao Fórum NOS, @Susete Sousa.

Tem os seus serviços associados na Área de Cliente?

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