Header
Destaque Tutorial

Como configurar um IP manual no equipamento


Reputação 7
Crachá +6

Já ouviu falar em IP manual ou IP Fixo mas não sabe o que é e para que serve?

O endereço IP é um conjunto de números que identifica de forma única, cada equipamento ligado à sua rede. Trata-se de um bilhete de identidade do seu equipamento na sua rede privada.

Todos os routers são pré-configurados para atribuir automaticamente os IP’s aos equipamentos, mas são diversas as vantagens de ter um IP configurado manualmente em certos dispositivos:

  • sempre que liga um equipamento na sua rede privada, ele ficará com o mesmo IP. Pode assim configurar, separar ou agrupar equipamentos dentro de um intervalo de IP’s, por exemplo, os Smartphones podem pertencer ao intervalo 192.169.1.2X, os computadores em 192.168.1.3X, Camaras Web ou equipamentos de domótica no intervalo 192.168.1.4X
  • facilita a configuração e o acesso a serviços ou aplicações que possa ter instaladas em alguns equipamentos a partir do interior da sua rede ou pela internet.
    Por exemplo, se tiver uma camara Web ou um equipamento de domótica que controla as luzes da sua residência, o acesso aos equipamentos é facilitado pela configuração do IP manual em cada um deles.

Neste tópico explicamos passo a passo como configurar um IP manual do seu equipamento nas principais plataformas, Windows, MacOS, iOS e Android.

Antes de iniciar o processo para alterar o IP do seu equipamento, precisa de anotar alguns dados para o fazer corretamente:

  • deve verificar qual o endereço de IP, Gateway e servidores DNS que estão a ser atualmente atribuídos pelo seu router, anote esses dados para serem usados nos passos seguintes.

Windows

 

1.No Windows 10, carregue na “Lupa” e escreva “CMD”. De seguida escreva “ipconfig” e pressione em “Enter”. No estado da ligação de rede selecionada, retire a informação do Gateway predefinido e Servidor DNS


2.Carregue na “Lupa” e escreva “Painel de controle”. Escolha a opção “Redes e Internet”

 

3.Carregue em “Ver Estado das ligações e tarefas”

 

4.Selecione “Alterar as definições do adaptador”

 

5.Escolha o adaptador de rede onde pretende fazer a configuração do IP manual e com o botão do lado direito do rato, selecione a opção “Propriedades”

 

6.No separador “Geral”, escolha “Protocolo de Internet TCP/IP” e carregue em “Propriedades”

 

7.Ative a opção “Utilizar o seguinte endereço IP” e preencha o campo  “Endereço IP” com o ip desejado. Coloque também a “Máscara de sub-rede”,  Gateway Predefinido  e Servidor DNS que obteve anteriormente. Mas atenção, o endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Gateway Predefinido”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X.

 

 

Mac

1.Carregue na “Maça” ->“Preferências do Sistema”-> “Redes” e escolha a ligação de rede onde pretende efetuar a configuração do IP manual.

 

2.No campo “Configurar IPv4”  selecione a opção ”Usar DHCP com endereço manual”

 

3.No campo “Endereço de IP”, escreva o novo endereço de IP pretendido.
O endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Router”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X.

 

 

Android

1.Em “Definições”, escolha o nome da rede Wi-Fi onde pretende configurar o IP manual

 

2.Pressione sobre o nome da rede e escolha a opção “Modificar a rede”. Verifique o  endereço IP que está a ser atribuído ao seu equipamento.

 

3.Ative a opção “Exibir opções avançadas” e altere o campo “Configurações de IP” para “Estático”. No campo “Endereço IP” , escreva o endereço de IP pretendido.
Mas atenção, o endereço de IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Gateway”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X

 

 

iOS

1.No menu das aplicações, carregue em “Ajustes” e escolha a opção “WI-FI”

 

2.Na rede WI-FI onde está ligado, escolha a opção DHCP e confirme: o Endereço IP que está atribuído ao seu equipamento e respetivo endereço do “Roteador”. Selecione a opção “Estático”

 

3.O novo endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Roteador”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X. Escolha a opção “Endereço IP”, e altere para o novo IP pretendido.

 

 

Ficou com dúvidas? Partilhe connosco. :grinning:


37 Comentários

Boa tarde, em servidores DNS devemos alterar também? 

Cmpts 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Hugo Filipe Sousa Pimentel

 

Sim, poderá fazer as alterações dos DNS utilizando estes:

DNS primário: 212.113.191.130 

DNS secundário: 212.113.191.129 

 

Muito obrigado.

Bem-vindo ao Fórum NOS @Hugo Filipe Sousa Pimentel

 

Sim, poderá fazer as alterações dos DNS utilizando estes:

DNS primário:212.113.191.130 

DNS secundário: 212.113.191.129 

 

Muito obrigado.

 

 

Muito obrigado pela ajuda Mario. Estes DNS´s podem ser aplicados na PS4? 

Reputação 7
Crachá +6

@Hugo Filipe Sousa Pimentel

 

Sim pode. :slight_smile:

 

 

Muito interessante esse tópico, pensei que pudesse resolver meu problema mas não resolveu. A questão é a seguinte: 

 

Tenho duas redes disponíveis em dois locais diferentes (uma por cabo e uma por satélite), em uma delas consigo acessar um dos MacBooks (MacBook 1), através do MacBook 2, via ssh, porém não consigo acessar o MacBook 2 através do MacBook 1.

Na outra rede, me acontece o inverso.

 

Ja tentei de tudo, já resetei as configurações de rede de ambos, fiz tudo, mas o que acontece é que na rede por cabo, apenas o IP local atribuído ao MacBook 1 pinga, e na rede por satélite apenas o IP local atribuído ao MacBook 2 pinga, e em ambos os casos, só consigo acessar o Mac que está com IP local a pingar.

 

Alguém faz alguma ideia de como posso resolver meu problema??

Já ouviu falar em IP manual ou IP Fixo mas não sabe o que é e para que serve?

O endereço IP é um conjunto de números que identifica de forma única, cada equipamento ligado à sua rede. Trata-se de um bilhete de identidade do seu equipamento na sua rede privada.

Todos os routers são pré-configurados para atribuir automaticamente os IP’s aos equipamentos, mas são diversas as vantagens de ter um IP configurado manualmente em certos dispositivos:

  • sempre que liga um equipamento na sua rede privada, ele ficará com o mesmo IP. Pode assim configurar, separar ou agrupar equipamentos dentro de um intervalo de IP’s, por exemplo, os Smartphones podem pertencer ao intervalo 192.169.1.2X, os computadores em 192.168.1.3X, Camaras Web ou equipamentos de domótica no intervalo 192.168.1.4X
  • facilita a configuração e o acesso a serviços ou aplicações que possa ter instaladas em alguns equipamentos a partir do interior da sua rede ou pela internet.
    Por exemplo, se tiver uma camara Web ou um equipamento de domótica que controla as luzes da sua residência, o acesso aos equipamentos é facilitado pela configuração do IP manual em cada um deles.

Neste tópico explicamos passo a passo como configurar um IP manual do seu equipamento nas principais plataformas, Windows, MacOS, iOS e Android.

Antes de iniciar o processo para alterar o IP do seu equipamento, precisa de anotar alguns dados para o fazer corretamente:

  • deve verificar qual o endereço de IP, Gateway e servidores DNS que estão a ser atualmente atribuídos pelo seu router, anote esses dados para serem usados nos passos seguintes.

Windows

 

1.No Windows 10, carregue na “Lupa” e escreva “CMD”. De seguida escreva “ipconfig” e pressione em “Enter”. No estado da ligação de rede selecionada, retire a informação do Gateway predefinido e Servidor DNS


2.Carregue na “Lupa” e escreva “Painel de controle”. Escolha a opção “Redes e Internet”

 

3.Carregue em “Ver Estado das ligações e tarefas”

 

4.Selecione “Alterar as definições do adaptador”

 

5.Escolha o adaptador de rede onde pretende fazer a configuração do IP manual e com o botão do lado direito do rato, selecione a opção “Propriedades”

 

6.No separador “Geral”, escolha “Protocolo de Internet TCP/IP” e carregue em “Propriedades”

 

7.Ative a opção “Utilizar o seguinte endereço IP” e preencha o campo  “Endereço IP” com o ip desejado. Coloque também a “Máscara de sub-rede”,  Gateway Predefinido  e Servidor DNS que obteve anteriormente. Mas atenção, o endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Gateway Predefinido”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X.

 

 

Mac

1.Carregue na “Maça” ->“Preferências do Sistema”-> “Redes” e escolha a ligação de rede onde pretende efetuar a configuração do IP manual.

 

2.No campo “Configurar IPv4”  selecione a opção ”Usar DHCP com endereço manual”

 

3.No campo “Endereço de IP”, escreva o novo endereço de IP pretendido.
O endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Router”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X.

 

 

Android

1.Em “Definições”, escolha o nome da rede Wi-Fi onde pretende configurar o IP manual

 

2.Pressione sobre o nome da rede e escolha a opção “Modificar a rede”. Verifique o  endereço IP que está a ser atribuído ao seu equipamento.

 

3.Ative a opção “Exibir opções avançadas” e altere o campo “Configurações de IP” para “Estático”. No campo “Endereço IP” , escreva o endereço de IP pretendido.
Mas atenção, o endereço de IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Gateway”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X

 

 

iOS

1.No menu das aplicações, carregue em “Ajustes” e escolha a opção “WI-FI”

 

2.Na rede WI-FI onde está ligado, escolha a opção DHCP e confirme: o Endereço IP que está atribuído ao seu equipamento e respetivo endereço do “Roteador”. Selecione a opção “Estático”

 

3.O novo endereço IP tem de pertencer à mesma gama de IP’s configurada no campo “Roteador”, por exemplo 192.168.0.X ou 192.168.1.X. Escolha a opção “Endereço IP”, e altere para o novo IP pretendido.

 

 

Ficou com dúvidas? Partilhe connosco. :grinning:

 

Quando faço essas alterações no MAC eu não consigo mais ter acesso à internet (quando conectado a um Extender NOS).

Quando direciono diretamente ao router, conecta, porém quando acesso via extender fico sem acesso nenhum!!
 

Poderia me ajudar?

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @AlexandreRocha.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

How do I find my External IP address to view my security cameras using Aminhanet ?

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configurados com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configurados com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!


O técnico não tem obrigação de lhe fazer configurações no router. Isso fica á sua responsabilidade.

O apoio técnico também não faz configurações nem presta apoio ás mesmas. Só através do 16991 que é de microinformática.

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configuraos com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!


O técnico não tem obrigação de lhe fazer configurações no router. Isso fica á sua responsabilidade.

O apoio técnico também não faz configurações nem presta apoio ás mesmas. Só através do 16991 que é de microinformática.

Guimas,

1 - Leia o que eu escrevi, não disse que queria que fizessem  a configuração do router ou que configurassem fosse o que fosse, na minha opinião quando um cliente muda de outro operador para a NOS esta devia, no mínimo, dizer aos novos clientes “se tem equipamentos com IP fixo deve, na configuração destes, atualizar o default gateway”.

2 - Quando fiz um contrato com a empresa NOS, o vendedor garantiu que após a mudança todos os equipamentos continuavam a funcionar como estavam anteriormente e não ficaram, LAMENTO que a NOS não tenha cumprido o que ficou contratado.

3 - Dizer que os serviços técnicos podem dizer, publicamente, que  recusam fazer os serviços que a NOS vendeu ao cliente é não perceber o modelo de negócio da NOS (os técnicos da NOS são pagos pelas receitas dos contratos que o departamento de vendas faz, não é muito difícil para a NOS subcontratar os serviços técnicos noutro lado).

 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

Mudei da MEO para a NOS e na aplicação, do telemóvel, para o Videoporteiro e as Câmara de Videovigilância deixei de ter acesso, necessitei de alterar o default gateway de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 este equipamentos estão configuraos com IP fixo.

O que é desagradável é na loja me foi garantido que o técnico, na instalação, deixava tudo a trabalhar e não ficou… quando liguei para o apoio técnico recusaram a ajudar dizendo que tinha de ligar para uma empresa externa com chamadas pagas!


O técnico não tem obrigação de lhe fazer configurações no router. Isso fica á sua responsabilidade.

O apoio técnico também não faz configurações nem presta apoio ás mesmas. Só através do 16991 que é de microinformática.

Guimas,

1 - Leia o que eu escrevi, não disse que queria que fizessem  a configuração do router ou que configurassem fosse o que fosse, na minha opinião quando um cliente muda de outro operador para a NOS esta devia, no mínimo, dizer aos novos clientes “se tem equipamentos com IP fixo deve, na configuração destes, atualizar o default gateway”.

2 - Quando fiz um contrato com a empresa NOS, o vendedor garantiu que após a mudança todos os equipamentos continuavam a funcionar como estavam anteriormente e não ficaram, LAMENTO que a NOS não tenha cumprido o que ficou contratado.

3 - Dizer que os serviços técnicos podem dizer, publicamente, que  recusam fazer os serviços que a NOS vendeu ao cliente é não perceber o modelo de negócio da NOS (os técnicos da NOS são pagos pelas receitas dos contratos que o departamento de vendas faz, não é muito difícil para a NOS subcontratar os serviços técnicos noutro lado).

 


1 - errado. isso nunca vai acontecer.

2- sem sentido. Não tem nada a ver com o contratado.

3-Recusam fazer? Eles vendem-lhe o acesso a um serviço, dão-he o acesso a uma página de configuração e a partir daí o senhor escolhe como quer mudar.

Reputação 1

Os routers da NOS deveriam suportar a definição de IPs estáticos por MAC address.
É pouco prático andar a definir IPs estáticos em portáteis que se conectam a redes diferentes ou em redes com um número significativo de máquinas.
Também não se compreende a ausência de uma firewall nem a de uma white list de MAC adresses que se podem conectar às redes wireless.
Em termos de segurança estes routers estão completamente escancarados, o que é uma pena porque até são rápidos.
Estou-me a referir ao 5.0 V2.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Sophisma,

Pode fazer algumas configurações em http://aminhanet.nos.pt

Se tiver questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Boa tarde,

Solicito instruções de como configurar um IP manual num equipamento com Arch Linux.

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Solicito instruções de como configurar um IP manual num equipamento com Arch Linux.

 

Obrigado.

se precisar de ajuda informática tem 16991 - 34,9cents/m

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Acácio Martins e @Guimas

@Acácio Martins, o @Guimas deu uma boa ajuda! 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

hello all

I have my IP Camera but i am unable to connect with NOS wifi.

i started camera configuration process but whan camera start configuring with wifi, suddenly error message comes as : Connecting to network time out, connection error check network and retry.

same camera is working on my friend's home perfectly but not on my wifi.

can any one tell me what setting needs to be changed in wifi?

Reputação 7
Crachá +6

Hello @Odyssey Story, LDA

We've already answered you, here.

Thank you 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 

Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 
Obrigado

Boa tarde,

 

hoje instalaram-me a UMA com o GIGA 6, se necessitava alterar o IP fixo do router, o que tentei por diversas vezes, mas sempre que altero fico sem net (com e sem alteração manual do spool de DHCP). Deixo de conseguir aceder aminhanet.no.pt (visto que fico sem net) mas tenho rede interna e consigo aceder ao router através do IP interno, mas não sei as credenciais através deste método.

Alguém pode dar-me uma dica ou os dados de acesso à administração do router para ver o que se passa?

 

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +2

Fui procurar pelos dados de acesso mas indicaram-me ser só para acesso pelos técnicos na instalação. O resto ser pelo aminhanet.nos.pt.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @anntistes
O ​​@Guimas deu uma boa ajuda.

Nos equipamentos NOS, em regra, a atribuição de IP é dinâmica. 

Obrigado

 

Bom dia @anntistes
O ​​@Guimas deu uma boa ajuda.

Nos equipamentos NOS, em regra, a atribuição de IP é dinâmica. 

Obrigado

 

Boa tarde, 

eu estou a falar da configuração do IP interno do router que por defeito é 192.168.1.1 o que me causa  conflitos com a VPN que uso. Só necessito alterar este IP para algo diferente (i.e. 192.168.10.1) assim como o pool de DHCP, mas como referi ao alterar o IP da lan do router fico sem internet, o que não deixa de ser uma situação caricata.

Boas, 

hoje finalmente tive tempo para me dedicar ao assunto e já percebi o que correu mal e fica aqui a resolução para quem se deparar com esta situação.

Quando se altera o IP do router e também o spool de endereços de DHCP só o IP é que efetivamente alterado, o spool de DHCP fica com os valores originais, é necessário voltar novamente à página de configurações e alterar o spool.

 

Comentário