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Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?


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Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

Caso esteja com dificuldades no acesso à sua internet por Wi-Fi, a dificuldade poderá estar relacionada com o facto de o canal Wi-Fi em que o router se encontra estar congestionado ou com algum tipo de incompatibilidade entre o canal em questão e o seu equipamento. Isto acontece quando routers de vizinhos, por exemplo, estão ligados no mesmo canal, o que afeta a qualidade do sinal. Para ultrapassar esta dificuldade, explicamos-lhe como mudar o canal da sua rede Wi-Fi.

Power Router e GiGA Router:

Através do site aminhanet.nos.pt:

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

3.clique em "Wi-Fi" e selecione "Monitorização de rede"

 

4.escolha a frequência (2.4Ghz ou 5Ghz) em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Na App NOS Net:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar"

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

4.selecione “Wi-Fi

 

5.escolha "Monitorização de rede"

 

6.escolha a frequência em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar Wi-Fi". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Veja aqui outras dicas úteis e conselhos.

Caso tenha alguma dificuldade na mudança de canal Wi-Fi, partilhe connosco. :grinning:


76 Comentários

Se a gestão automática dos canais Wi-Fi pelos Routers fosse, em toda e qualquer situação,  a melhor das opções, porquê colocar nos interfaces de configuração, as restantes opções (que afinal parece que nem deviam existir)?

Coloquem o aviso: “A gestão dos canais é automática. Tenha fé e reze para que o seu vizinho tenha um router da concorrência”.

É que só assim será possível organizarem-se no espectro rádio...

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@Tiago C. Mas isso não acontece quando reiniciamos o Router ? O Router quando é reiniciado, procura automaticamente o melhor canal.
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Olá @Jose Rodrigues,



Sim, contudo através destes passos pode alterar o canal sem reiniciar o router.



Ou até mesmo testar a utilização dos equipamentos em determinados canais.

O facto o router gerir o melhor canal é uma situação para quem tem apenas o router.

Eu tenho uma rede doméstica pelo que não posso aceitar que o router me imponha essa gestão. A minha casa tem vários andares e por isso tenho uma powerline com vários PLC para gerir a rede necessito de definir o canal.

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boa noite. ja vi varios topicos aqui mas nenhum responde as questões dos clientes em concreto que é.. Mudar o canal de wi-fi num power router da NOS..

 

de ha dois meses para cá, todo o santo dia apartir das 18 horas a qualidade do wi-fi é má…

Canal Wi-Fi: 4

Qualidade Má (35%) e as vezes pior ainda..

faço atualizar, faço otimizar fica bom durante meia hora e depois volta a mesma coisa..

tenho canais vazios com saturação a 0% mas simplesmente nao consigo alterar para esse canal..

Alguém que consiga ajudar objectivamente ou vou começar a reclamar com a nós todos os dias até me anularem a fidelidade para mudar para outra operadora..?

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@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente. 

se procura o melhor canal então está avariado pois o canal é o mesmo há um ano e quando mudo ele volta ao 4

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Olá @Tiaguh Rodrigues,

Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.

Está a utilizar os passos indicados neste tópico?

sim estou.. como nao resolveu, criei novo tópico

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Mas cada vez que faço isso fica sempre no canal1

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 

@Carla Grandao , apesar das configurações, o envio de mensagens de e-mail com notificações do fórum também tem os seus dias… como qualquer outro serviço, tanto funcionam como no minuto seguinte deixa de funcionar. Acontece frequentemente entrar no forum e verificar actividade recente em tópicos com participações anteriores sem que tenha sido notificado dessa actividade.

Olá!

Já tentei quase tudo, só ainda não tentei ligar por cabo ao router porque não tenho cabo.

Então sim o problema persiste

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Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada)  Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?

a 5g esta a 100% mas eu no 1º andar de casa nao apanho 5G

sempre que mudo para outro canal ele volta ao canal 4. canal 8 9 10 etc têm saturação 0% mudo para esses e ele volta ao 4

@Carla Grandao , em Configurações.

 

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Boa Tarde,

Tenho Power Router e contrato para DL=200Mbps.
Com cabo ethernet tudo funciona na perfeição.
Em Wi-Fi tudo funcionava bem até há cerca de 3 / 4 semanas atrás.
Agora, fora da quarto (pequeno escritório) onde o Router está, nada funciona em Wi-Fi, especialmente de tarde e à noite. De manhã ainda vai funcionando.
Já tentei as “mézinhas” todas que foram recomendadas acima e no post em https://forum.nos.pt/novidades-16/como-escolher-o-melhor-canal-para-minha-rede-wi-fi-17041 , mas nada faz melhorar o sinal de Wi-Fi quer para um PC portátil quer para os 2 Tlms que temos em casa.
Alguém com alguma ideia de como solucionar (não descrita acima) ?
Obrigado.

@Carla Grandao , aumentou o nº de utilizadores nas redondezas e os canais estão mais saturados, especialmente nas horas de ponta.

pois…. mas a NOS não me reduziu a mensalidade por agora eu ter menos serviço!
E ainda por cima fez grande publicidade do Power Router na altura da mudança do anterior Router, como aliás ainda consta do site… O problema é que depois do que diz e publicita, basta umas quantas pessoas a mais no prédio e zás… foi-se tudo! 
A NOS não entrega o que promete na publicidade, pelo menos no meu caso:
https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-router.aspx

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A tua tv é compatível com a rede 5ghz?

Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

Caso esteja com dificuldades no acesso à sua internet por Wi-Fi, a dificuldade poderá estar relacionada com o facto de o canal Wi-Fi em que o router se encontra estar congestionado ou com algum tipo de incompatibilidade entre o canal em questão e o seu equipamento. Isto acontece quando routers de vizinhos, por exemplo, estão ligados no mesmo canal, o que afeta a qualidade do sinal. Para ultrapassar esta dificuldade, explicamos-lhe como mudar o canal da sua rede Wi-Fi.

Power Router e GiGA Router:

Através do site aminhanet.nos.pt:

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

3.clique em "Wi-Fi" e selecione "Monitorização de rede"

 

4.escolha a frequência (2.4Ghz ou 5Ghz) em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Na App NOS Net:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar"

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

4.selecione “Wi-Fi

 

5.escolha "Monitorização de rede"

 

6.escolha a frequência em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar Wi-Fi". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Veja aqui outras dicas úteis e conselhos.

Caso tenha alguma dificuldade na mudança de canal Wi-Fi, partilhe connosco. :grinning:

 

Nada disto está disponivel!!!!!

 

Enfim,… todos os dias com o serviço a funcionar de modo…. péssimo!

 

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Olá @AntonioGoncalves

Não consegue aceder às configurações indicadas? Qual é o seu Router?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

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Olá @Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

Não, não consigo! Power router….

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@AntonioGoncalves

Mas consegue aceder à sua página interna do Router? 

Olá Ana, não consigo aceder, entretanto liguei para o Apoio que me auxiliou verificando que não tinha o Router configurado para acesso nos 5hz. Está configurado e em "teste", vamos ver.

O acesso às configurações do Router, que já tive e me permitia escolher qual o canal continua a não funcionar, quer pela App, quer ligando o cabo de rede ao portátil, segundo me foi comunicado porque existe outro e-mail da minha conta NOS ( o da minha esposa) registado na área de cliente, que já confirmei não ser o caso... mistério!

Resta esperar de com esta configuração o acesso à Internet fixa melhora.

Muito obrigado.

António

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@AntonioGoncalves

Agradecemos o seu feedback. Pedimos que verifique nos próximos dias se a nova configuração ajudou na sua situação.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Vou repetir-me porque ha quem nao saiba...



Quando os routers determinam qual o melhor canal (o mais livre de interferencias) a usar, fazem-no para a sua localizaçao. Dessa forma, o canal escolhido (em auomatico) em cada instante pode nao ser o canal mais livre de interferencias na localizaçao dos equipamentos que se preternde usar.

A melhor escolha sera usar sempre o modo manual, escolhendo o utilizador o canal a usar em funçao das avaliaçoes efetuadas nos varios locais e horarios de utilizaçao.

E se nao quizerem alterar constantemente o canal a usar, passem a usar equipamentos com a banda 5 Ghz.
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Atenção que a página interna do power router ou router 4.0 está indisponivel para ftth no momento. Não sei se será mesmo todos.

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