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Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?


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Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

Caso esteja com dificuldades no acesso à sua internet por Wi-Fi, a dificuldade poderá estar relacionada com o facto de o canal Wi-Fi em que o router se encontra estar congestionado ou com algum tipo de incompatibilidade entre o canal em questão e o seu equipamento. Isto acontece quando routers de vizinhos, por exemplo, estão ligados no mesmo canal, o que afeta a qualidade do sinal. Para ultrapassar esta dificuldade, explicamos-lhe como mudar o canal da sua rede Wi-Fi.

Power Router e GiGA Router:

Através do site aminhanet.nos.pt:

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

3.clique em "Wi-Fi" e selecione "Monitorização de rede"

 

4.escolha a frequência (2.4Ghz ou 5Ghz) em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Na App NOS Net:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar"

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

4.selecione “Wi-Fi

 

5.escolha "Monitorização de rede"

 

6.escolha a frequência em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar Wi-Fi". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Veja aqui outras dicas úteis e conselhos.

Caso tenha alguma dificuldade na mudança de canal Wi-Fi, partilhe connosco. :grinning:


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Bem-vindo ao Fórum NOS @RicRamos02

Lamentamos o transtorno. 

Vamos verificar o que se passa com o serviço de internet. Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, juntamente com o período em que nota uma maior incidência das quebras que reporta, por favor.

Obrigado

Bom dia,

Tenho o Router Wi-Fi 5.0 (Giga Router) e não tenho essa opção de monitorização de rede na página de configurações. Pretendia alterar o canal da rede 5GHz mas não tenho este campo ativo nem aparece a rede selecionada.

Consegui saber através de uma ferramenta externa que a rede 5GHz está no canal 149. O problema é que certos equipamentos não suportam estes canais. Tenho um Android HTC M8 que utilizo para desenvolvimento, onde não consigo ligar-me à rede. Após reiniciar o router é escolhido automaticamente um canal suportado mas algumas horas depois o canal é alterado (sempre 149) e o equipamento perde a ligação. Tentei ligar-me à rede 2.4GHz (que aparece disponível na lista de redes visíveis no equipamento android) mas não faz a ligação e mantém-se apenas como ligação “salva”.

Sabem dizer-me se este router permite a alteração do canal e tenho um bug na página de configuração do router, ou se é sempre automático?

 

 

Boa noite, encontro-me com o mesmo problema que o Pedro aqui citou e passaram meses desde este comentário do Pedro e ainda tudo na mesma, tenho o giga router HFC 5.0 da NOS e desde que foi instalado a rede 5Ghz não aparece em determinados equipamentos da minha casa, antes tinha outro giga router em que tudo funcionava bem. Os aparelhos em questão são compatíveis com as redes 5Ghz, contudo suspeito que seja do canal onde o router se encontra, farto-me de ligar para o 16990 dizem que vão resolver e até agora nada, para além disso por dia o router perde ligação á internet tanto na rede 2.4 como na 5.0 cerca de umas 20 vezes, são perdas temporárias ás vezes 5 segundos outras vezes 1 minuto, mas para quem se encontra em teletrabalho é muito frustrante e por vezes impossibilita o meu trabalho. Agradecia uma resposta e uma resolução visto que estou com problemas desde novembro e até agora nada, caso contrário tenho de cancelar o meu contrato e mudar de operadora pois deixam-me sem alternativa.

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Olá @JVarela,

Para podermos analisar essa questão, envie-nos, por favor, o seu número de cliente por mensagem privada, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Boa noite,

Similarmente ao reportado por Pedro Lopes há 18 dias, o meu Giga Router Hitron deixou de permitir a configuração manual dos canais de 5GHz via browser. Anteriormente, acedia sem qualquer problema em por qualquer browser (Chrome, Edge, Firefox...). Agora a opção para modificar manualmente o canal em 5GHz só está disponível via App - quer em Android, quer em IOS.

No Apoio ao Cliente confirmaram que também não conseguem “ver/gerir” os canais de 5GHz do Hitron e que a solução seria aguardar por uma atualização de firmware.

Pois, como agora parece que há mais utilizadores a “encontrarem” o dito bug, a dita atualização deveria ser providenciada...

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Bem-vindo ao Fórum NOS @pedro_lopes
Para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

Bom dia,

Tenho o Router Wi-Fi 5.0 (Giga Router) e não tenho essa opção de monitorização de rede na página de configurações. Pretendia alterar o canal da rede 5GHz mas não tenho este campo ativo nem aparece a rede selecionada.

Consegui saber através de uma ferramenta externa que a rede 5GHz está no canal 149. O problema é que certos equipamentos não suportam estes canais. Tenho um Android HTC M8 que utilizo para desenvolvimento, onde não consigo ligar-me à rede. Após reiniciar o router é escolhido automaticamente um canal suportado mas algumas horas depois o canal é alterado (sempre 149) e o equipamento perde a ligação. Tentei ligar-me à rede 2.4GHz (que aparece disponível na lista de redes visíveis no equipamento android) mas não faz a ligação e mantém-se apenas como ligação “salva”.

Sabem dizer-me se este router permite a alteração do canal e tenho um bug na página de configuração do router, ou se é sempre automático?

 

 

@Carla Grandao , apesar das configurações, o envio de mensagens de e-mail com notificações do fórum também tem os seus dias… como qualquer outro serviço, tanto funcionam como no minuto seguinte deixa de funcionar. Acontece frequentemente entrar no forum e verificar actividade recente em tópicos com participações anteriores sem que tenha sido notificado dessa actividade.

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@Carla Grandao , em Configurações.

 

Muito obrigado.
Estavam todos activadas por defeito, mas cliquei em guardar tudo, para reforçar - acho eu.
Em qualquer dos casos agradeço o seu post pois não fazia ideia de onde estavam as Configurações e quais existiam.

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Deves estar com a store de outro país. Tens de alterar para portugal.

Artigo muito interessante não fosse o facto da aplicação Nos estar com mensagem de 'indisponível no seu país' o que é ridículo estando em Portugal.

Se não funciona num Samsung com SO Android não sei quem possa usar

@Carla Grandao , em Configurações.

 

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Olá @Adolfo Grandao e @Jose Rodrigues

@Adolfo Grandao, nós enviamos uma mensagem para a sua esposa há cerca de 2 dias relativamente a essa questão. Ainda não obtivemos resposta :disappointed_relieved:.

Obrigada 

Boa Tarde Ana P.,

21-04-2020
Sobre “a questão” que coloquei, a Ana P dizia, num outro tema/post, que já me tinha respondido e dava um link “aqui”.
Como recebo alertas do Forum por mail, pude logo nesse dia responder-lhe que tal não era verdade, que não tinha respondido “à questão”; o que me tinha era pedido os meus contactos/NIF/Nº Cliente por mensagem privada. E isso eu já tinha feito.

27-04-2020
Após alguns posts/comentários do meu marido, a Ana P. volta a pedir os meus dados para contacto e o melhor horário. O meu marido respondeu-lhe que eu já os tinha dado e citou/colocou o meu link:  @Carla Grandao  para mais fácil identificação. Não lhe indicou o horário, pelo que poderiam ter ligado a qualquer momento - estamos em confinamento em casa.
Nesse mesmo dia (há coincidências curiosas...) a Ana P. respondeu “à questão” mas só por mensagem privada - ora nas mensagens privadas eu não recebo alertas e, face ao que a Ana P. tinha escrito antes, sempre pensei que “o contacto” era para ser contactada. Se queria a mensagem privada com contacto e não contactam, então isso serve para quê?
Parece que o erro será meu.

28-04-2020
Agora vêm todos a correr dizer que já responderam há “cerca” de 2 dias dizendo que enviaram uma mensagem; o meu marido questionou-me e eu respondi-lhe naturalmente: a única mensagem que recebi da NOS foi a dizer que já tinha a Fatura para pagar.
Nunca me passou pela cabeça que quisessem saber o meu contacto e não fosse para me contactarem.. Enfim, estamos sempre a aprender. 
» Já agora: há alguma forma de activar ALERTAS para as mensagens privadas, de forma a evitar estes constrangimentos no futuro?

29-04-2020
Respondi com mensagem privada à sua mensagem privada.
Nota: esta “questão” já tem quase 2 meses e reportada a vós tem cerca de 9 dias.

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Crachá +6

Olá @Adolfo Grandao e @Jose Rodrigues

@Adolfo Grandao, nós enviamos uma mensagem para a sua esposa há cerca de 2 dias relativamente a essa questão. Ainda não obtivemos resposta :disappointed_relieved:.

Obrigada 

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@Adolfo Grandao Boa tarde, a moderadora @Ana P.  respondeu ontem ao seu comentário, pedido um contacto e um horário que lhe fosse conveniente, para poderem contactar.

Olá @Adolfo Grandao e @C24XXXX201,

@Adolfo Grandao, Lamentamos todo o transtorno causado. Estamos aqui ajudar, todos os nossos clientes. Solicitamos que a sua esposa nos envie o contacto e o melhor horário por mensagem privada para a podermos ajudar da melhor forma.

Obrigada ​​​

Boa Tarde,

Nem sei o que dizer!
Tal como escrevi antes, a minha esposa @Carla Grandao já lhe enviou (20-04-2020) a mensagem privada com todos os contactos, na sequência do seu post mais acima (20-04-2020).
Até hoje vocês nunca lhe responderam ou ligaram!
Cumprimentos.

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Olá @Adolfo Grandao e @C24XXXX201,

@Adolfo Grandao, Lamentamos todo o transtorno causado. Estamos aqui ajudar, todos os nossos clientes. Solicitamos que a sua esposa nos envie o contacto e o melhor horário por mensagem privada para a podermos ajudar da melhor forma.

Obrigada ​​​

@Adolfo Grandao , mesmo sem ter lido o comentario todo: NAO FOI A NOS QUE O DISSE. Fui apenas EU, simples utilizador do FORUM.

Talvez chegue a outras palissadas, informando-se melhor sobre o funcionamento do wi-fi. Talvez os vizinhos nao lhe deem tanta vontade de sorrir...

Desculpe @Adolfo Grandao , mas não entendeu o que eu disse.

Os operadores não são responsáveis pelas crescentes interferências entre sistemas wi-fi vizinhos.

Com mais utilizadores em casa os canais wi-fi estão mais saturados e fica mais difícil aceder à Internet com velocidades decentes. Mas os operadores nada têm a ver com isso. Os seus vizinhos sim.

É pena que este forum não permita fazer cliques em RISOS em vez de Likes…. seria o caso.
Então a culpa é dos vizinhos?
Quando as coisas falham a NOS não tem mais argumentação?
Já viram o que diz a publicidade do Power Router?
https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-router.aspx
Nota: obviamente que mais gente pendurada em qualquer rede dá engarrafamento.
Isso é uma verdade de La Palice (uma lapalissada...).
O que se espera da NOS é que então aumente a qualidade de serviço de forma a que o cliente tenha o que paga! e que deixe de usar as linhas pequeninas para se eximir à responsabilidade!
No meu caso vivo num apartamento muito pequeno e a mudança para o Power Router foi pela muita insistência da NOS na altura do final do anterior contrato, com o argumento de que como tinha o Beamforming, MIMO 3 x 3, etc…. tudo dirigido ao aparelho, BLÁ BLÁ BLÁ… teríamos Wi-Fi sem problemas  BLÁ BLÁ BLÁ… e depois foi o que se viu.
Por isso a conclusão é óbvia: A NOS É RESPONSÁVEL!
Acresce que na reclamação que a minha esposa deixou, uma das moderadoras escreveu para enviar mensagem privada e depois quis concluir o assunto!! Enviou-se a mensagem privada e…. NADA NADA NADA até hoje!

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@AntonioGoncalves

Agradecemos o seu feedback. Pedimos que verifique nos próximos dias se a nova configuração ajudou na sua situação.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Olá Ana, não consigo aceder, entretanto liguei para o Apoio que me auxiliou verificando que não tinha o Router configurado para acesso nos 5hz. Está configurado e em "teste", vamos ver.

O acesso às configurações do Router, que já tive e me permitia escolher qual o canal continua a não funcionar, quer pela App, quer ligando o cabo de rede ao portátil, segundo me foi comunicado porque existe outro e-mail da minha conta NOS ( o da minha esposa) registado na área de cliente, que já confirmei não ser o caso... mistério!

Resta esperar de com esta configuração o acesso à Internet fixa melhora.

Muito obrigado.

António

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@AntonioGoncalves

Mas consegue aceder à sua página interna do Router? 

Não, não consigo! Power router….

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Olá @AntonioGoncalves

Não consegue aceder às configurações indicadas? Qual é o seu Router?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

Caso esteja com dificuldades no acesso à sua internet por Wi-Fi, a dificuldade poderá estar relacionada com o facto de o canal Wi-Fi em que o router se encontra estar congestionado ou com algum tipo de incompatibilidade entre o canal em questão e o seu equipamento. Isto acontece quando routers de vizinhos, por exemplo, estão ligados no mesmo canal, o que afeta a qualidade do sinal. Para ultrapassar esta dificuldade, explicamos-lhe como mudar o canal da sua rede Wi-Fi.

Power Router e GiGA Router:

Através do site aminhanet.nos.pt:

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

3.clique em "Wi-Fi" e selecione "Monitorização de rede"

 

4.escolha a frequência (2.4Ghz ou 5Ghz) em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Na App NOS Net:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar"

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

4.selecione “Wi-Fi

 

5.escolha "Monitorização de rede"

 

6.escolha a frequência em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar Wi-Fi". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Veja aqui outras dicas úteis e conselhos.

Caso tenha alguma dificuldade na mudança de canal Wi-Fi, partilhe connosco. :grinning:

 

Nada disto está disponivel!!!!!

 

Enfim,… todos os dias com o serviço a funcionar de modo…. péssimo!

 

Desculpe @Adolfo Grandao , mas não entendeu o que eu disse.

Os operadores não são responsáveis pelas crescentes interferências entre sistemas wi-fi vizinhos.

Com mais utilizadores em casa os canais wi-fi estão mais saturados e fica mais difícil aceder à Internet com velocidades decentes. Mas os operadores nada têm a ver com isso. Os seus vizinhos sim.

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