Header
Destaque Tutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net


Reputação 7
Crachá +6

As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

 

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net, com:

  • monitorização e otimização das redes Wi-Fi, ou;
  • alteração do canal Wi-Fi manualmente.

Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi em nosnet.pt:

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A monitorização de rede permite ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 

     

  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

     

  3. Selecione a frequência, 2.4GHz ou 5GHz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

     

  4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

     

  5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi. 

     

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Após fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas"; 
  3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal” e escolha o canal que pretende. Para concluir, selecione “Guardar alterações”; 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 


110 Comentários

@Carla Grandao , aumentou o nº de utilizadores nas redondezas e os canais estão mais saturados, especialmente nas horas de ponta.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pedro palas@Jose Rodrigues e @Carla Grandao

@pedro palas, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! O Giga Router efetua automaticamente a procura do melhor canal, não tendo que efetuar o procedimento de otimização de rede. 

@Carla Grandao, para que nos seja possível ajudar, pedimos que os envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular, por mensagem privada, para verificarmos a sua situação. 

Obrigada 

@Carla Grandao , aumentou o nº de utilizadores nas redondezas e os canais estão mais saturados, especialmente nas horas de ponta.

pois…. mas a NOS não me reduziu a mensalidade por agora eu ter menos serviço!
E ainda por cima fez grande publicidade do Power Router na altura da mudança do anterior Router, como aliás ainda consta do site… O problema é que depois do que diz e publicita, basta umas quantas pessoas a mais no prédio e zás… foi-se tudo! 
A NOS não entrega o que promete na publicidade, pelo menos no meu caso:
https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-router.aspx

Desculpe @Adolfo Grandao , mas não entendeu o que eu disse.

Os operadores não são responsáveis pelas crescentes interferências entre sistemas wi-fi vizinhos.

Com mais utilizadores em casa os canais wi-fi estão mais saturados e fica mais difícil aceder à Internet com velocidades decentes. Mas os operadores nada têm a ver com isso. Os seus vizinhos sim.

Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

Caso esteja com dificuldades no acesso à sua internet por Wi-Fi, a dificuldade poderá estar relacionada com o facto de o canal Wi-Fi em que o router se encontra estar congestionado ou com algum tipo de incompatibilidade entre o canal em questão e o seu equipamento. Isto acontece quando routers de vizinhos, por exemplo, estão ligados no mesmo canal, o que afeta a qualidade do sinal. Para ultrapassar esta dificuldade, explicamos-lhe como mudar o canal da sua rede Wi-Fi.

Power Router e GiGA Router:

Através do site aminhanet.nos.pt:

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

3.clique em "Wi-Fi" e selecione "Monitorização de rede"

 

4.escolha a frequência (2.4Ghz ou 5Ghz) em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Na App NOS Net:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar"

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

4.selecione “Wi-Fi

 

5.escolha "Monitorização de rede"

 

6.escolha a frequência em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar Wi-Fi". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Veja aqui outras dicas úteis e conselhos.

Caso tenha alguma dificuldade na mudança de canal Wi-Fi, partilhe connosco. :grinning:

 

Nada disto está disponivel!!!!!

 

Enfim,… todos os dias com o serviço a funcionar de modo…. péssimo!

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @AntonioGoncalves

Não consegue aceder às configurações indicadas? Qual é o seu Router?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Não, não consigo! Power router….

Reputação 7
Crachá +6

@AntonioGoncalves

Mas consegue aceder à sua página interna do Router? 

Olá Ana, não consigo aceder, entretanto liguei para o Apoio que me auxiliou verificando que não tinha o Router configurado para acesso nos 5hz. Está configurado e em "teste", vamos ver.

O acesso às configurações do Router, que já tive e me permitia escolher qual o canal continua a não funcionar, quer pela App, quer ligando o cabo de rede ao portátil, segundo me foi comunicado porque existe outro e-mail da minha conta NOS ( o da minha esposa) registado na área de cliente, que já confirmei não ser o caso... mistério!

Resta esperar de com esta configuração o acesso à Internet fixa melhora.

Muito obrigado.

António

Reputação 7
Crachá +6

@AntonioGoncalves

Agradecemos o seu feedback. Pedimos que verifique nos próximos dias se a nova configuração ajudou na sua situação.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Desculpe @Adolfo Grandao , mas não entendeu o que eu disse.

Os operadores não são responsáveis pelas crescentes interferências entre sistemas wi-fi vizinhos.

Com mais utilizadores em casa os canais wi-fi estão mais saturados e fica mais difícil aceder à Internet com velocidades decentes. Mas os operadores nada têm a ver com isso. Os seus vizinhos sim.

É pena que este forum não permita fazer cliques em RISOS em vez de Likes…. seria o caso.
Então a culpa é dos vizinhos?
Quando as coisas falham a NOS não tem mais argumentação?
Já viram o que diz a publicidade do Power Router?
https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-router.aspx
Nota: obviamente que mais gente pendurada em qualquer rede dá engarrafamento.
Isso é uma verdade de La Palice (uma lapalissada...).
O que se espera da NOS é que então aumente a qualidade de serviço de forma a que o cliente tenha o que paga! e que deixe de usar as linhas pequeninas para se eximir à responsabilidade!
No meu caso vivo num apartamento muito pequeno e a mudança para o Power Router foi pela muita insistência da NOS na altura do final do anterior contrato, com o argumento de que como tinha o Beamforming, MIMO 3 x 3, etc…. tudo dirigido ao aparelho, BLÁ BLÁ BLÁ… teríamos Wi-Fi sem problemas  BLÁ BLÁ BLÁ… e depois foi o que se viu.
Por isso a conclusão é óbvia: A NOS É RESPONSÁVEL!
Acresce que na reclamação que a minha esposa deixou, uma das moderadoras escreveu para enviar mensagem privada e depois quis concluir o assunto!! Enviou-se a mensagem privada e…. NADA NADA NADA até hoje!

@Adolfo Grandao , mesmo sem ter lido o comentario todo: NAO FOI A NOS QUE O DISSE. Fui apenas EU, simples utilizador do FORUM.

Talvez chegue a outras palissadas, informando-se melhor sobre o funcionamento do wi-fi. Talvez os vizinhos nao lhe deem tanta vontade de sorrir...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Adolfo Grandao e @C24XXXX201,

@Adolfo Grandao, Lamentamos todo o transtorno causado. Estamos aqui ajudar, todos os nossos clientes. Solicitamos que a sua esposa nos envie o contacto e o melhor horário por mensagem privada para a podermos ajudar da melhor forma.

Obrigada ​​​

Olá @Adolfo Grandao e @C24XXXX201,

@Adolfo Grandao, Lamentamos todo o transtorno causado. Estamos aqui ajudar, todos os nossos clientes. Solicitamos que a sua esposa nos envie o contacto e o melhor horário por mensagem privada para a podermos ajudar da melhor forma.

Obrigada ​​​

Boa Tarde,

Nem sei o que dizer!
Tal como escrevi antes, a minha esposa @Carla Grandao já lhe enviou (20-04-2020) a mensagem privada com todos os contactos, na sequência do seu post mais acima (20-04-2020).
Até hoje vocês nunca lhe responderam ou ligaram!
Cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +5

@Adolfo Grandao Boa tarde, a moderadora @Ana P.  respondeu ontem ao seu comentário, pedido um contacto e um horário que lhe fosse conveniente, para poderem contactar.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Adolfo Grandao e @Jose Rodrigues

@Adolfo Grandao, nós enviamos uma mensagem para a sua esposa há cerca de 2 dias relativamente a essa questão. Ainda não obtivemos resposta :disappointed_relieved:.

Obrigada 

Reputação 3
Crachá

Olá @Adolfo Grandao e @Jose Rodrigues

@Adolfo Grandao, nós enviamos uma mensagem para a sua esposa há cerca de 2 dias relativamente a essa questão. Ainda não obtivemos resposta :disappointed_relieved:.

Obrigada 

Boa Tarde Ana P.,

21-04-2020
Sobre “a questão” que coloquei, a Ana P dizia, num outro tema/post, que já me tinha respondido e dava um link “aqui”.
Como recebo alertas do Forum por mail, pude logo nesse dia responder-lhe que tal não era verdade, que não tinha respondido “à questão”; o que me tinha era pedido os meus contactos/NIF/Nº Cliente por mensagem privada. E isso eu já tinha feito.

27-04-2020
Após alguns posts/comentários do meu marido, a Ana P. volta a pedir os meus dados para contacto e o melhor horário. O meu marido respondeu-lhe que eu já os tinha dado e citou/colocou o meu link:  @Carla Grandao  para mais fácil identificação. Não lhe indicou o horário, pelo que poderiam ter ligado a qualquer momento - estamos em confinamento em casa.
Nesse mesmo dia (há coincidências curiosas...) a Ana P. respondeu “à questão” mas só por mensagem privada - ora nas mensagens privadas eu não recebo alertas e, face ao que a Ana P. tinha escrito antes, sempre pensei que “o contacto” era para ser contactada. Se queria a mensagem privada com contacto e não contactam, então isso serve para quê?
Parece que o erro será meu.

28-04-2020
Agora vêm todos a correr dizer que já responderam há “cerca” de 2 dias dizendo que enviaram uma mensagem; o meu marido questionou-me e eu respondi-lhe naturalmente: a única mensagem que recebi da NOS foi a dizer que já tinha a Fatura para pagar.
Nunca me passou pela cabeça que quisessem saber o meu contacto e não fosse para me contactarem.. Enfim, estamos sempre a aprender. 
» Já agora: há alguma forma de activar ALERTAS para as mensagens privadas, de forma a evitar estes constrangimentos no futuro?

29-04-2020
Respondi com mensagem privada à sua mensagem privada.
Nota: esta “questão” já tem quase 2 meses e reportada a vós tem cerca de 9 dias.

@Carla Grandao , em Configurações.

 

Artigo muito interessante não fosse o facto da aplicação Nos estar com mensagem de 'indisponível no seu país' o que é ridículo estando em Portugal.

Se não funciona num Samsung com SO Android não sei quem possa usar

Reputação 7
Crachá +2

Deves estar com a store de outro país. Tens de alterar para portugal.

Reputação 3
Crachá

@Carla Grandao , em Configurações.

 

Muito obrigado.
Estavam todos activadas por defeito, mas cliquei em guardar tudo, para reforçar - acho eu.
Em qualquer dos casos agradeço o seu post pois não fazia ideia de onde estavam as Configurações e quais existiam.

@Carla Grandao , apesar das configurações, o envio de mensagens de e-mail com notificações do fórum também tem os seus dias… como qualquer outro serviço, tanto funcionam como no minuto seguinte deixa de funcionar. Acontece frequentemente entrar no forum e verificar actividade recente em tópicos com participações anteriores sem que tenha sido notificado dessa actividade.

Bom dia,

Tenho o Router Wi-Fi 5.0 (Giga Router) e não tenho essa opção de monitorização de rede na página de configurações. Pretendia alterar o canal da rede 5GHz mas não tenho este campo ativo nem aparece a rede selecionada.

Consegui saber através de uma ferramenta externa que a rede 5GHz está no canal 149. O problema é que certos equipamentos não suportam estes canais. Tenho um Android HTC M8 que utilizo para desenvolvimento, onde não consigo ligar-me à rede. Após reiniciar o router é escolhido automaticamente um canal suportado mas algumas horas depois o canal é alterado (sempre 149) e o equipamento perde a ligação. Tentei ligar-me à rede 2.4GHz (que aparece disponível na lista de redes visíveis no equipamento android) mas não faz a ligação e mantém-se apenas como ligação “salva”.

Sabem dizer-me se este router permite a alteração do canal e tenho um bug na página de configuração do router, ou se é sempre automático?

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @pedro_lopes
Para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

Boa noite,

Similarmente ao reportado por Pedro Lopes há 18 dias, o meu Giga Router Hitron deixou de permitir a configuração manual dos canais de 5GHz via browser. Anteriormente, acedia sem qualquer problema em por qualquer browser (Chrome, Edge, Firefox...). Agora a opção para modificar manualmente o canal em 5GHz só está disponível via App - quer em Android, quer em IOS.

No Apoio ao Cliente confirmaram que também não conseguem “ver/gerir” os canais de 5GHz do Hitron e que a solução seria aguardar por uma atualização de firmware.

Pois, como agora parece que há mais utilizadores a “encontrarem” o dito bug, a dita atualização deveria ser providenciada...

Comentário