Header
Destaque Tutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net


Reputação 7
Crachá +6

As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

 

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net, com:

  • monitorização e otimização das redes Wi-Fi, ou;
  • alteração do canal Wi-Fi manualmente.

Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi em nosnet.pt:

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A monitorização de rede permite ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 

     

  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

     

  3. Selecione a frequência, 2.4GHz ou 5GHz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

     

  4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

     

  5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi. 

     

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Após fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas"; 
  3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal” e escolha o canal que pretende. Para concluir, selecione “Guardar alterações”; 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 


110 Comentários

Se a gestão automática dos canais Wi-Fi pelos Routers fosse, em toda e qualquer situação,  a melhor das opções, porquê colocar nos interfaces de configuração, as restantes opções (que afinal parece que nem deviam existir)?

Coloquem o aviso: “A gestão dos canais é automática. Tenha fé e reze para que o seu vizinho tenha um router da concorrência”.

É que só assim será possível organizarem-se no espectro rádio...

Reputação 7
Crachá +5
@Tiago C. Mas isso não acontece quando reiniciamos o Router ? O Router quando é reiniciado, procura automaticamente o melhor canal.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jose Rodrigues,

Sim, contudo através destes passos pode alterar o canal sem reiniciar o router.

Ou até mesmo testar a utilização dos equipamentos em determinados canais.
Reputação 1

O facto o router gerir o melhor canal é uma situação para quem tem apenas o router.

Eu tenho uma rede doméstica pelo que não posso aceitar que o router me imponha essa gestão. A minha casa tem vários andares e por isso tenho uma powerline com vários PLC para gerir a rede necessito de definir o canal.

Reputação 2
Crachá

boa noite. ja vi varios topicos aqui mas nenhum responde as questões dos clientes em concreto que é.. Mudar o canal de wi-fi num power router da NOS..

 

de ha dois meses para cá, todo o santo dia apartir das 18 horas a qualidade do wi-fi é má…

Canal Wi-Fi: 4

Qualidade Má (35%) e as vezes pior ainda..

faço atualizar, faço otimizar fica bom durante meia hora e depois volta a mesma coisa..

tenho canais vazios com saturação a 0% mas simplesmente nao consigo alterar para esse canal..

Alguém que consiga ajudar objectivamente ou vou começar a reclamar com a nós todos os dias até me anularem a fidelidade para mudar para outra operadora..?

Reputação 2
Crachá

@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente. 

se procura o melhor canal então está avariado pois o canal é o mesmo há um ano e quando mudo ele volta ao 4

Reputação 2
Crachá

Olá @Tiaguh Rodrigues,

Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.

Está a utilizar os passos indicados neste tópico?

sim estou.. como nao resolveu, criei novo tópico

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Mas cada vez que faço isso fica sempre no canal1

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 

@Carla Grandao , apesar das configurações, o envio de mensagens de e-mail com notificações do fórum também tem os seus dias… como qualquer outro serviço, tanto funcionam como no minuto seguinte deixa de funcionar. Acontece frequentemente entrar no forum e verificar actividade recente em tópicos com participações anteriores sem que tenha sido notificado dessa actividade.

Olá!

Já tentei quase tudo, só ainda não tentei ligar por cabo ao router porque não tenho cabo.

Então sim o problema persiste

Reputação 2
Crachá

Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada)  Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?

a 5g esta a 100% mas eu no 1º andar de casa nao apanho 5G

sempre que mudo para outro canal ele volta ao canal 4. canal 8 9 10 etc têm saturação 0% mudo para esses e ele volta ao 4

Reputação 7

Boa tarde @José Pereira Reis,

Sugiro que faça o seguinte e partilhe o resultado.

Obrigado

Boa tarde @José Pereira Reis,

Sugiro que faça o seguinte e partilhe o resultado.

Obrigado

Já fiz isso tantas vezes. 😒

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @José Pereira Reis,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

@Carla Grandao , em Configurações.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Judy
Para podermos ajudar, sugerimos que aceda à página interna do equipamento e selecione a rede que pretende e, na roda dentada, do lado direito superior, em “Canal” altere o número de canal e fixe-o num. 

Experimente e, por favor, dê-nos o seu feedback. 

Obrigado

Obrigado, no PC já encontrei essa opção. 

Reputação 3
Crachá

Boa Tarde,

Tenho Power Router e contrato para DL=200Mbps.
Com cabo ethernet tudo funciona na perfeição.
Em Wi-Fi tudo funcionava bem até há cerca de 3 / 4 semanas atrás.
Agora, fora da quarto (pequeno escritório) onde o Router está, nada funciona em Wi-Fi, especialmente de tarde e à noite. De manhã ainda vai funcionando.
Já tentei as “mézinhas” todas que foram recomendadas acima e no post em https://forum.nos.pt/novidades-16/como-escolher-o-melhor-canal-para-minha-rede-wi-fi-17041 , mas nada faz melhorar o sinal de Wi-Fi quer para um PC portátil quer para os 2 Tlms que temos em casa.
Alguém com alguma ideia de como solucionar (não descrita acima) ?
Obrigado.

@Carla Grandao , aumentou o nº de utilizadores nas redondezas e os canais estão mais saturados, especialmente nas horas de ponta.

pois…. mas a NOS não me reduziu a mensalidade por agora eu ter menos serviço!
E ainda por cima fez grande publicidade do Power Router na altura da mudança do anterior Router, como aliás ainda consta do site… O problema é que depois do que diz e publicita, basta umas quantas pessoas a mais no prédio e zás… foi-se tudo! 
A NOS não entrega o que promete na publicidade, pelo menos no meu caso:
https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-router.aspx

Reputação 7
Crachá +2

A tua tv é compatível com a rede 5ghz?

Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

Caso esteja com dificuldades no acesso à sua internet por Wi-Fi, a dificuldade poderá estar relacionada com o facto de o canal Wi-Fi em que o router se encontra estar congestionado ou com algum tipo de incompatibilidade entre o canal em questão e o seu equipamento. Isto acontece quando routers de vizinhos, por exemplo, estão ligados no mesmo canal, o que afeta a qualidade do sinal. Para ultrapassar esta dificuldade, explicamos-lhe como mudar o canal da sua rede Wi-Fi.

Power Router e GiGA Router:

Através do site aminhanet.nos.pt:

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

3.clique em "Wi-Fi" e selecione "Monitorização de rede"

 

4.escolha a frequência (2.4Ghz ou 5Ghz) em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Na App NOS Net:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar"

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

4.selecione “Wi-Fi

 

5.escolha "Monitorização de rede"

 

6.escolha a frequência em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar Wi-Fi". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Veja aqui outras dicas úteis e conselhos.

Caso tenha alguma dificuldade na mudança de canal Wi-Fi, partilhe connosco. :grinning:

 

Nada disto está disponivel!!!!!

 

Enfim,… todos os dias com o serviço a funcionar de modo…. péssimo!

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Azevedo Pinto,

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

O seu número de cliente foi ocultado, para proteger os seus dados.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +6

Olá @AntonioGoncalves

Não consegue aceder às configurações indicadas? Qual é o seu Router?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Boa Tarde,

 

Quando entro na aba monitorização de rede aparece me sempre que as redes wi-fi estão desligadas (mas nunca estiveram desligadas) e encaminha me para a aba de configuração de wi-fi, mesmo desativando as redes wi-fi de cada banda larga e ativando não consigo aceder à monitorização porque aparece sempre que estão desligadas.

Comentário