Header
Respondido

Cartão de dados não faz roaming?


Reputação 2

Com os telemoveis, talvez por possuirem um processador e serem espertos, nunca tive problemas com os dados em roaming.

Mas com o cartão de dados acontece o oposto. NUNCA funcionou em roaming.

Não é directo nem transparente no site da NOS o APN correcto. Mas pesquisando nos foruns consegui pôr o router portatil TPLink 4G LTE a funcionar correctamente em Portugal.

Mas a grande dúvida é -- em roaming devo usar o APN que uso em Portugal ou o APN da rede estrangeira a que ele se liga?

Já liguei várias vezes para o apoio da NOS e depois de me passarem por vários operadores dizem sempre que me vão ligar com a solução. Nunca aconteceu. Ninguém lá sabe responder a esta grande duvida...

icon

Melhor resposta por Tiago C. 14 July 2020, 11:21

Ver pergunta inicial

16 Comentários

Trata-se de um tarifário com fatura, certo @pftavares ?

Reputação 2

Sim, o cartão de dados é um dos elementos de um vasto pacote.

 

@pftavares , veja nas Perguntas frequentes, a resposta a Como posso ativar o Roaming? 

Reputação 2

Já tentei. NÃO funciona.

 

Reputação 2

 

Reputação 2

Como parece que ninguém da NOS que perceba alguma coisa monitoriza este forum, vou continuar a responder a mim próprio e a relatar o que vou descobrindo por tentativa e erro.

Criei um novo APN:

-- Profile Name - internet
-- PDP type - IPv4 & IPv6 (opções ou só um ou só o outro)
-- APN type - Dynamic (opções ou Static)
-- Authentication type - None ( opções ou PAP ou CHAP)

Com isto consigo ligar-me à Yoigo e à Orange.
À Vodafone e à Moviestar recusa a ligação, embora apareçam como possibilidades no site da NOS.
Já agora a Yoigo não aparece...

A velocidade da Orange é miserável, embora diga ser 4G.
Mas é a esta operadora que o estupido do router se liga por defeito em modo automático.
Tenho que ir para modo manual e escolher a Yoigo.

Finalmente assim consegui ligação à tal página da http://www.nos.pt
No Firefox e no Chrome a página aparece toda desformatada e só com a Opera é que consegui ver o que se pretendia -- que eu carregasse num botão.
Botão esse que só apareceu passados uns bons 5 minutos depois do texto a mandar carregar.
Depois apareceu um pop-up a dizer-me para desligar e voltar a ligar a ligação à Internet.
Que quereria dizer? Desconectar o Computador do Router? Desligar e voltar a ligar o Router? Bem podiam ser mais especificos...
Por via das dúvidas desliguei tudo e voltei a ligar.

Tenho Internet sim, lenta mas presente.
Terei feito tudo bem?
Mudando alguma coisa na APN conseguiria melhores resultados?
O que é uma APN dinamica ou estática?
O que é PAP ou CHAP?

Tudo mistérios que deveriam estar bem explicadinhos no site da NOS.
Continuo convicto de que a NOS não quer que usemos o cartão de dados em roaming.
Nos telemoveis que toda a gente tem, tiveram que se submeter à legislação europeia e não refilar.
Routers portateis que poucos têm, tentam que não funcionem em roaming e criam dificuldades.
Nenhum funcionário das linhas de apoio percebe nada disto e praticamente nada está explicado no site.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @pftavares.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

Reputação 2

Feito!

Mas porquê privado?

As configurações da APN são secretas?...

Reputação 2

Os dias passam, as minhas férias no estrangeiro quase a acabar e das configurações da APN… nada.

Comprei por 10 euros um cartão 4G/5G da Vodafone com 15GB de dados, meti-o no dual sim do telemovel, defini-o como fonte dos dados e abri um hotspot no telemovel. Toda a familia tem net nos telemoveis e eu tenho no computador. E bem rápida!

As configurações da APN foram prontamente fornecidas pelo linha de apoio:

Name: Vodafone

APN: airtelwap.es

Username: wap@wap

Password: wap125

PDP type: IPv4 &IPv6

APN type Static

Authentication Type: CHAP

 

Cartão de dados da NOS? Arrumado e sem gastar roaming que é o que a NOS quer.

Ao diabo com a NOS. Viva a Vodafone espanhola que me salvou as férias!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pftavares

Lamentamos o transtorno causado. Vamos resolver esta situação.

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Estamos a analisar a sua questão. Assim que tivermos uma resposta, entraremos em contacto consigo.

Muito obrigado,

Reputação 2

Claro que vão resolver! Quando em regressar de férias vão dizer que o assunto foi bem resolvido. E eu não vou poder desmentir-vos porque já não estarei no estrangeiro! ROFL!

Entretanto já gastei 17GB da Vodafone, para o que (ultrapassar os 15GB) tive apenas que fazer um pequeno carregamento online com o PayPal.

Vejam só o que já pouparam com o secretismo da APN não me proporcionando o que a legislação europeia vos obriga!

Vodafone rules!

Reputação 2

Já lá vão CINCO dias e ninguém da NOS coloca aqui a configuração correcta da APN!

Note-se que isto foi um pedido de ajuda de alguém que está uns dias no estrangeiro e precisa de se desenrascar rapidamente!

Querem mas não sabem? Não acredito.

Sabem mas não querem? É infelizmente a única conclusão a tirar...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pftavares

Desde já, lamentamos todo o transtorno causado. :sweat:
Já solicitamos um contacto com a máxima urgência para que a sua situação seja resolvida o mais breve possível. 

Obrigada  

 

Reputação 2

Já passaram OITO dias!

Coloquem aqui claramente, publicamente, as configurações TODAS da APN para toda a gente aprender!

É pedir muito?

É “estática” ou “dinâmica”?

É “IPv4” ou “IPv6” ou as duas?

Autentica-se com “PAP”, “CHAP” ou coisa nenhuma?

Existe “username” e “password” ou não?

Bolas que isto tudo deve ser um grande segredo!

 

Boa colega . Se passa o mesmo comigo é um martírio conseguir internet em roaming da NOS. Penso mesmo que isso é propositadamente . Basta saltar para Espanha é horrível e miserável. Sou cliente empresas com o mesmo equipamento mini router é cartao de dados ilimitado em Portugal. Com 11.7 GB em roaming 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ORTIZLX

Já lhe respondemos aqui

Obrigada

Comentário