Header
Pergunta

Características técnicas do Router NOS (3.0 - CVE-30360 ZON) - LANs suportam 1000 Mbps?


Reputação 2
Crachá

Olá todos,
Onde posso obter as сaracterísticas técnicas deste router 3.0 (CVE-30360 ZON) e 4.0 (Power) em detalhes?
Estou interessado na velocidade das portas (4x LAN RJ45) - 10/100 ou também suportam 1000 Mbps?😅


11 Comentários

Retirado do manual do Router Wi-Fi

"…

O Router wi-fi permite o acesso à internet a uma velocidade até 200 Megas 
através do cabo de rede Ethernet CAT5e ou CAT6. Dotado de tecnologia 
Wireless N (802.11n) alcança velocidades 3 a 4 vezes superiores à tradicional 
norma G (802.11g).

...

5. Aceso quando a porta de rede Ethernet está a ser utilizada. A piscar 
quando se verifica tráfego de dados. Nota: A luz verde indica que o 
equipamento ligado ao Router wi-fi possui uma placa de rede até 
100Mbps e a azul que a placa de rede tem capacidade para 1000Mbps

..."

Reputação 2
Crachá

Olá @C24XXXX201,

Eu li este manual,
Na minha versão do router sem "12 LEDs".
Não há descrição clara por tipo: WAN CAT5e ou CAT6; 4x LAN RJ45 10/100/1000; banda única 2.4GHz; etc.
Então você afirma que existem portas "gigabit ethernet" (1000Mbps) nesta router wi-fi 3.0 (CVE-30360 ZON)?

Nao afirmei nada disso.

Limitei-me a reproduzir o que esta no manual…

Mas tambem nao é isso o que o manual diz! Ler com atençao!

"...equipamento ligado ao Router wi-fi possui uma placa de rede até 
100Mbps ... a placa de rede (do equipamento ligado ao router) tem capacidade para 1000Mbps"

Reputação 7
Crachá +6

Olá @HA3IK,

Nos pacotes de 1Gbps são instalados outros equipamentos. 

Reputação 2
Crachá

Olá @C24XXXX201,

Estranho, mas apesar das informações horríveis dados no manual sobre as сaracterísticas técnicas do router 3.0 (CVE-30360 ZON)!..
A conexão direta através de qualquer uma das quatro saídas LAN deu os seguintes resultados:

Screenshot #1 - "speedtest" 120Mbps - ie mais do que os 100Mbps indicados no manual;

Screenshot #2 - os dados da LAN ("local network") do próprio router indicam que a conexão é de 1000Mbps (gigabit)

 

O que é estranho @HA3IK ?

Volto o transcrever do manual …

"O Router wi-fi permite o acesso à internet a uma velocidade até 200 Megas 

através do cabo de rede Ethernet CAT5e ou CAT6..."

Ja agora @HA3IK aproveito para lhe perguntar se tem feito uso da porta USB deste router, para partilha de ficheiros na rede? Sem grandes dificuldades?

Reputação 2
Crachá

Olá @Tiago C. 

Posso mudar o router 3.0 para o router 4.0 ou 5.0, se tiver um pacote "NOS5i_100Megas_Móvel 5GB_Roaming_BLM 7GB"?
Meu router atual (3.0) já não puxa todo o meu equipamento, problemas constantes com o sinal wifi (fica no meio do apartamento).
Anexo o screenshot de "speedtest" diretamente acima do router 3.0 (CVE-30360 ZON)!

 

Reputação 7
Crachá +2

Esse speedtest não é recomendado. Faça no site da NOS e se possivel por cabo para se ver realmente quanta velocidade o router está a receber : https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

  • por wifi junto do router deverá ter 30mbps. +-

As condições de troca de router são: 40€ deslocação técnico e 1,99€ mensalidade ou troca de um pacote para UMA(24 meses fidelização) e é incluido só o aluguer 1,99€ sem pagar deslocação.

Router 5.0 só em pacotes com 400mbps pelo menos o que implica nova fidelização e um pacote praí 10€ mais caro ou a volta disso.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @HA3IK,

Pelo que indica, as velocidades estão abaixo do contratado apenas por Wi-Fi. Sugerimos que siga as sugestões que temos neste tópico, por favor.

 

Reputação 2
Crachá

Ja agora @HA3IK aproveito para lhe perguntar se tem feito uso da porta USB deste router, para partilha de ficheiros na rede? Sem grandes dificuldades?

Olá @C24XXXX201, novamente,
Sim, houve algumas dificuldades em todos os PCs com Windows 10.
Foi resolvido com a ativação do protocolo SMBv1.

 

Comentário