Header

Alcatel MW40V (router 4g NOS)


Aqui segue uma pergunta/discussão aberta para os Clientes e os Srs funcionários da NOS.... Eu há varios meses aderi á internet movel da NOS comprei um router 4G o Alcatel MW40V visto este ser o unico equipamento disponibilizado para venda juntamento com o serviço pela NOS, ou seja não há grande escolha. Comprei utilizei e recentemente fiquei super curioso em como mudar a opção de "tipo de rede" devido ao facto de a area onde me encontro ter PESSIMA cobertura 4G contudo o 3G funciona maravilhosamente bem. Pois fiz o que qualquer pessoal mais ou menos dentro do assunto faria, entrei na pagina do router fui ás opções e reparo que a opção se encontra BLOQUEADA.... Li uns quantos foruns sobre o equipamento e todos confirmaram que DÁ para mudar esta opção, muito confuso decidi ligar ao apoio tecnico que a NOS disponibiliza onde um jovem colaborador me garantio que neste equipamento é impossivel fazer isso. Agora metoesta questão a todos os Cliente e qualquer responsavel da NOS que possa ler este topico, por favor expliquem me o porquê de o software que a NOS instala neste equipamento bloquea esta opção? Outros routers de outras empresas permitem fazer essa escolha, outros router que Vós mesmo já venderam também o permitiam, não entendo o porquê deste equipamento estar limitado desta maneira, e muito menos o porquê desse detalhe não ser mencionado no acto da venda do mesmo!!!

A conclusão a que chego é que não me resta solução a não ser cancelar o serviço e ficar á espera de conseguir vender ou trocar o VOSSO router a alguem que não se importe com este problema, isto tudo acompanhado de uma queixa á DECO.

11 Comentários

Não vou comentar a parte que diz respeito à cobertura de rede em 4G e das suas performances.

Relativamente à possibilidade de se alterar o tipo de rede nas configurações, o bloqueio dessa opção não estará relacionado com o tipo de serviço contratualizado?
Apesar do manual do fabricante referir como opções desse parâmetro
Network mode: Auto, 2G only, 3G only, 4G only modes in draw down list.”
o manual disponibilizado pela NOS refere-se ao mesmo equipamento como um “Hotspot Kanguru 4G”.
Penso que a NOS comercializou o equipamento associado a um serviço que permite apenas o acesso por 4G. De outra forma não faria sentido apelida-lo como tal…
Nem imagino as razões para tal… é apenas a minha opinião…

Já agora, sabe se após ativar a filtragem MAC nesse equipamento, é possível a criação de regras de acesso?
A questão em causa não é o serviço contratualizado até porque de momento encontro-me a utilizar um cartão da MEO no router, a minha quetão é que não existe serviço perfeito há demasiadas areas com falhas de cobertura em todas as operadoras, só não entendo é o porquê da opção estar bloqueada em auto, enquanto outras empresas mundo fora que venderam o mesmo produto (mw40v) não o fizeram só posso deduzir que foi feito por escolha e não por incapacidade do produto em causa. Quanto á sua questão não faço a minima ideia, sou apenas um utilizador banal como grande parte da população e como tal apenas sei utilizar as configurações mais basicas. Contudo a pergunta foge ao ponto de o porquê de uma simples opção que está incorporada no software da própria NOS estar bloqueada aos seu utilizadores.
...a pergunta foge ao ponto de o porquê de uma simples opção que está incorporada no software da própria NOS estar bloqueada aos seu utilizadores.
Obviamente que a minha pergunta foi "off-topic", tratou-se apenas de uma curiosidade minha em relaçao a esse tipo de equipamento (hotspot)...

Ja em relaçao a
A questão em causa não é o serviço contratualizado...
meu caro, na minha humilde opiniao a questao e exatamente essa!
O operador tera associado a comercializaçao desse equipamento a um determinado serviço que permite apenas o acesso por 4G (vai-se la saber porque...), tendo inclusivamente batizado o equipamento de "Hotspot Kanguru 4G" em detrimento do nome de origem "ALCATEL LINKZONE".
Mas, se o equipamento esta pago e caso nao exista nenhuma fidelizaçao do serviço contratado, nao ha razao para que o operador nao desbloquei completamente o equipamento conforme legalmente previsto.

EDITADO: A NOS vende este mesmo equipamento, com a etiqueta "DESBLOQUEADO", disponivel no site em Loja online de Equipamentos onde o mesmo surge com a indicaçao "Tecnologia 4G, 3G"
Preço loja €59,90
Preço online €49,90
Na adesão a um tarifário Kanguru com fatura ou a um pacote NOS 5, com 12 meses de fidelização €29,90 (no entanto, aqui ja nao tem a etiqueta "DESBLOQUEADO"...)
O eqpuipamento foi comprado após Agosto do ano passado por sua vez veio automáticamente desbloqueado segundo a promoção que a nós fazia na altura. EU, pessoalmente nunca tinha visto um router/hotstop ou até pen com opçoes bloqueadas ao utilizador, SE comprei o equipamento se é desbloqueado o porquê da empresa NOS bloquear essa opção (ou outras que eu não faço ideia) aos utilizadores parece me um pouco desleal e até talvez ilegal! Mas quem sou eu.... Amanhã sigo para a loja com o equipamento e ver o que me dizem....Aposto que vai ser as normais linhas (aqui não podemos fazer nada, ou não nos cabe a nós ou entao ficar umas duas semanas enquanto o router segue para apoio tecnico mas duvido...
Apenas para compreender um pouco melhor este assunto...
Se utiliza o equipamento com cartoes de outros operadores, definitivamente é DESBLOQUEADO.
Quando o utiliza com cartoes de outros operadores, a opção de selecionar o "tipo de rede" tambem se encontra bloqueada ou apenas acontece com o cartao Kanguru?
Sim, peço desculpa pelo mal entendido. O equipamento é desbloqueado e funciona com qualquer rede, a opção "modo de rede" onde se deveria poder escolher o tipo de rede (4g ou 3g) encontra-se bloqueada independetemente do cartão inserido. Deduzo que esteja bloqueada a nivel de software que a NOS mete no router, o equipamento com software de fábrica (original alcatel) permite essa funcionabilidade. Gostava de saber o porquê da NOS fazer isso e se é legal venderem um router sem especeficarem esse detalhe.
...Deduzo que esteja bloqueada a nivel de software que a NOS mete no router...

É provavel... mas tambem podera ser anomalia. Tem conhecimento de outros equipamentos NOS no mesmo estado? Ou de equipamentos NOS sem esse bloqueio?
Estranho nao surgirem outros utilizadores / moderadores a comentarem...
Sim, peço desculpa pelo mal entendido. O equipamento é desbloqueado e funciona com qualquer rede, a opção "modo de rede" onde se deveria poder escolher o tipo de rede (4g ou 3g) encontra-se bloqueada independetemente do cartão inserido. Deduzo que esteja bloqueada a nivel de software que a NOS mete no router, o equipamento com software de fábrica (original alcatel) permite essa funcionabilidade. Gostava de saber o porquê da NOS fazer isso e se é legal venderem um router sem especeficarem esse detalhe.

Porque nao tenta contactar o suporte da Alcatel, para ter a certeza de onde parte esse bloqueio, e se existe maneira de desbloqueá-lo?

Portugal
210 608 026
Segunda a Sexta, das 11 horas ás 15 horas.

http://www.alcatel-mobile.com/pt/linha-de-apoio-ao-cliente-e-centros-de-reparacao/
Reputação 7
Crachá +1
@Tiago Barreto já conseguiste resolver? se não, podes enviar prints dos passos que segues para alterar a rede?
Bom dia! Eu tenho utilizado o mesmo hotspot e tive os mesmos problemas em utilizar a rede 4g.
Para mudar o tipo de rede de 4g para 3g, tem que se certificar que na página a que se refere a ligação (página de configurações do router no browser) o router se encontra desligado. A partir do momento que "desliga" o router, as opções de mudar o tipo de rede já devem estar desbloqueadas. Experimente agora ir à secção das "Definições" e de seguida clique em modo de rede e depois indique que só pretende ter ligações do tipo 3G. Agora sim, "ligue" de novo o router da mesma forma que o "desligou" anteriormente. NÂO FECHE A PÁGINA ANTES DE LIGAR O ROUTER
Espero ter ajudado!!!! João Tinoco
Eu também estava com o problema de estar a utilizar o meu Router NOS com um cartão MEO e solucionei utilizando a seguinte informação:

Tem que ser desligado o router na pagina principal das configurações. Depois temos que ir a perfis e criar um novo perfil. Criar um novo perfil só é possível se o router estiver "desligado".

Os dados para por a funcionar com a rede Meo são:

Nome do perfil : tmn internet
Marcar Numero: *99#
APN : internet
Nome do utilizador : APN
Palavra passe : (deixar este espaço em branco)
Protocolo : (deixar este espaço em branco)

Definir como pre-definido

Comentário