Header

A descriminação da NOS nas velocidades de UPLOAD!


Reputação 7
Crachá +2
Como parecem ser recorrentes as afirmações sobre o UPGRADE que a NOS está a efectuar aos clientes FTTH (fibra até dentro de casa), aumentando a velocidades de UPLOAD dos 10Mbps contratados para os 100Mbps (vulgarmente fornecidos pela concorrência nos mesmos pacotes de internet) gostaria de perguntar quais as razões da "discriminação" relativamente aos clientes em zonas HFC (fibra + cabo coxial).

Cliente NET 100/10 zona FTTH = NOS efectua UPGRADE do UPLOAD para 100Mbps!
Cliente NET 100/10 zona HFC = NOS mantém a velocidade do UPLOAD em 10Mbps?

O que tem a NOS a dizer sobre esta diferença abismal de velocidades em zonas distintas, quando os clientes têm contratados os MESMOS PACOTES?

É assim tão inviável a NOS fornecer PELO MENOS 20Mbps nas zonas HFC? Não me parece!

Essa velocidade não vai congestionar as zonas HFC! O que é ridículo é a NOS ainda estar fornecer velocidades de upload de 10Mbps, e até mesmo continuar a ESCONDER essa velocidade a todo o custo das campanhas comerciais

NOTAS:

Tópico sobre o UPGRADE das velocidades de UPLOAD nas zonas FTTH: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/upload-desce-de-100mbps-para-10mbps-9394

Reclamação sobre a FALTA DE CLAREZA nas informações prestadas sobre as velocidades de UPLOAD: https://portaldaqueixa.com/internet-movel-e-fixa/nos-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor

34 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá, eles informaram que iam atualizando o upload :)

 

O problema é que não há INFORMAÇÃO OFICIAL de nada!

No meu caso, tenho um pacote NOS3i_100Megas (IRIS)

Na área de cliente nada foi actualizado… NEM mesmo o ROUTER é o correcto (estou a usar ROUTERs 5 há mais e 1 ano!)

É uma desorganização total...

Reputação 6
Crachá

Olá, eles informaram que iam atualizando o upload :)

Reputação 7
Crachá +2

Será que foi por causa da pressão de algum organismo ou foi LIVRE VONTADE DA NOS?

 @Fórum é para ficar??

 

Se for para manter, dou os meus parabéns… :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Reputação 7
Crachá +2

De acordo com um comunicado enviado à Lusa, além de um levantamento da Internet em Portugal, a ACOP, pretende que a Anacom estabeleça velocidades mínimas obrigatórias de serviço de internet “nunca inferiores a 20 megabits [Mbps]“, através das quais as operadoras “garantam a todos os cidadãos, em todas as partes do território nacional, condições de igualdade de acesso a comunicações de internet”.

https://pplware.sapo.pt/internet/portugal-velocidades-de-internet-nunca-inferiores-a-20-mbps/

Reputação 7
Crachá +2

Tecnologias diferentes, a NOS não consegue atribuir esses valores em hfc, eu não considero descriminação, apenas falta capacidade. Essas reclamações obviamente não vão dar em nada.

 

A NOS consegue dar 20Mbits em HFC!!!!

Reputação 7
Crachá +2

Tecnologias diferentes, a NOS não consegue atribuir esses valores em hfc, eu não considero descriminação, apenas falta capacidade. Essas reclamações obviamente não vão dar em nada.

Reputação 7
Crachá +2

A resposta da NOS ao exposto…

Como sempre, fazem o cliente de “burro” :nerd:

Claro que os serviços estão a ser prestados de acordo com o contratado! O TEOR da reclamação não tem NADA a ver com o facto dos serviços estarem ou não a ser prestados de acordo com o contratado, mas sim que DISCRIMINAM clientes com o mesmo pacote de internet!

Subject: ROR00000000000775567.
Date: Thu, 23 Apr 2020 15:04:11 +0000
From: Notificacao LRO <notificacao.lro@nos.pt>
To: marcolopes

[Este endereço não está programado para receber e-mails. Pode contactar-nos através dos meios alternativos em aqui]

Caro Cliente,

Analisámos a reclamação que apresentou no livro e tentámos ligar-lhe para prestar todos os esclarecimentos necessários, mas não conseguimos falar consigo.

O que gostávamos de lhe transmitir é que, os serviços estão a ser prestados de acordo com o contratado.

Apesar disso, gostaríamos de esclarecer que temos disponíveis ofertas alternativas de prestação de serviços. Assim, e para que nos seja possível informá-lo dessas alternativas, precisamos que nos contacte para o número 16990, disponível todos os dias, 24h por dia.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Margarida Proença

Serviço ao Cliente

Reputação 7
Crachá +2

Como até agora não existe qualquer novidade no que toca ao assunto da DISCRIMINAÇÃO das velocidades de UPLOAD (e embora entenda em parte a limitação da tecnologia DOCSIS 3.0, já não entendo a limitação da tecnologia DOCSIS 3.1 - excepto por limitação da qualidade da própria infraestrutura cabo coaxial, mas isso é outra história).

O que eu não aceito é o ABISMO entre velocidades de UPLOAD num MESMO PACOTE de internet FIXA, quando esse mesmo abismo poderia ser muito inferior…

Incito todos os utilizadores que se sintam prejudicados por esta falta de respeito da NOS para com os clientes HFC, para submeterem em:

LIVRO de RECLAMAÇÕES ONLINE https://www.livroreclamacoes.pt/
E também na PROVEDORIA NOS https://provedor.nos.pt/provedoria/

Com o seguinte teor

Como v.exas sabem (ANACOM e NOS) os pacotes de INTERNET são vendidos de forma indiferenciada, sejam a infraestrutura usada FIBRA (FTTH) ou CABO (HFC). O cabo representa a maior percentagem da rede NOS, e inacreditavelmente, a ANACOM PERMITE que este operador (NOS) faça publicidade e venda os seu serviço de INTERNET FIXA como sendo FIBRA, o que é FALSO.

Um serviço FTTH 100Mbits de DOWNLOAD oferece um valor de 100Mbits de UPLOAD!
UM MESMO Cliente, numa zona HFC, terá um serviço 100Mbits de download com APENAS 10Mbits de UPLOAD!
São, em termos COMERCIAIS, o MESMO PACOTE FIBRA!!!

A discriminação é EVIDENTE!!! Pior do que isso... um cliente FIBRA (leia-se CABO!) 100/10, se quiser o máximo de velocidade de UPLOAD que esta tecnologia neste momento permite a REDE HFC da NOS, terá de subscrever um pacote 200/20, PAGANDO MAIS do que um cliente que esteja com um pacote FTTH 100/100!!! É RIDÍCULO!!!

Não faz qualquer sentido nenhum a NOS cobrar exactamente o mesmo a clientes com velocidades 100/100 e 100/10, quando, NO MÍNIMO, poderia fornecer 100/20, diminuindo assim o ABISMO entre estes clientes, que, REPITO, têm o MESMO PACOTE FIBRA 100 contratado!!!

EM RESUMO: a NOS discrimina os clientes com um mesmo pacote, sem que a PUBLICIDADE seja obrigada a distinguir as tecnologias, e mantém esse abismo no máximo valor possível (10 VEZES MENOS VELOCIDADE de upload) quando poderia pelo menos reduzir esse valor para METADE! (5 VEZES menos velocidade de upload).

Estes factos são inaceitáveis, e deveriam ser urgentemente analisados pela ANACOM, pois tal afecta de forma DANOSA e DISCRIMINATÓRIA os clientes da tecnologia HFC da NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Sobre o upgrade da REDE HFC por forma a suportar velocidades simétricas (ex: 100/100), remeto-vos para este post: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/upload-tarifario-1gbps-11683/index2.html#post74528

Reputação 7
Crachá +2

1 ANO DEPOIS, e sem qualquer promessa cumprida para actualização de velocidades de 10 para 100 na rede HFC, pergunto à NOS se vai continuar a sua política de DISCRIMINAÇÃO entre clientes HFC e FTTH, que PAGAM O MESMO?

 

Relembro que a NOS efectua UPGRADES GRATUITOS nas zonas HFC de 10Mbits para 100Mbits (velocidade de UPLOAD), no entanto, nas zonas HFC, nem sequer efectuam um mísero upgrade de 10Mbits para 20Mbits (velocidade que é técnicamente possível e está disponível nos pacotes NOS)

 

Até quando a DISCRIMINAÇÃO entre clientes NOS?

 

Até quando velocidades de UPLOAD DEZ VEZES INFERIORES à VODAFONE e MEO (100% FIBRA)?

@Mário P. Viabilidade de fibra ? lá está a pouca informação que vcs tem Agueda é uma zona exclusiva ftth da nos ! não existe aqui nos HFC qual viabilidade qual carapuça.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jorge Pereira 🙂

Para conseguimos dar algum tipo de informação relativamente a viabilidade de Fibra, é necessário a morada completa e o código postal com os últimos 3 dígitos , pois apenas com a indicação da cidade, não conseguimos verificar se tem viabilidade ou não.

Reforço a necessidade de entrar em contacto connosco. 😃
Reputação 7
Crachá +2
Os vendedores de banha da cobra parecem uns meninos ao pé do apoio ao cliente. Pior ainda para ter estas respostas tem de se pagar pela chamada !

Pagar pela chamada? No dia em que tiver de pagar por uma chamada, seja de apoio, seja de oferta comercial, a NOS para mim morre definitivamente!
@Mário P. zona geografica tá bem especificado no meu post acima que é "AGUEDA"

@marcolopes Pois isso já eu percebi mas o triste é no apoio ao cliente falar com 3 pessoas e ter 3 respostas diferentes desde o existe/não existe e o existe se pagar mais e mudar o equipamento e ter 2 anos de fidelização.

Os vendedores de banha da cobra parecem uns meninos ao pé do apoio ao cliente. Pior ainda para ter estas respostas tem de se pagar pela chamada !

Não vou aqui dizer que troco por outro ou não pois infelizmente tenho outro operador e já tive outros e é tudo farinha do mesmo saco.
Reputação 7
Crachá +2
Boa tarde, estou exactamente como o marcolopes, sou cliente ftth só tenho 10mg de upload, liguei para o apoio ao cliente que muito simpatiamente me disse que devia já ter 100 mas que tinha de passar ao colega da parte tecnica. Ai começa o stress pois na parte tecnica é me informado que não existe 100mg de upload " entre varias barbaridades dita pelo sr. que falou comigo".

Volto a ligar desta vez para a parte de vendas onde me informam de outra novidade, para ter 100 de upload tenho de ter o pacote 200/20 e trocar o router para o zon hub 4.0 e pagar 40 euros pela deslocação do tecnico e ficar de novo fidelizado 2 anos !

Ora infelizmente é pena os operdadores dos call centers serem tão pouco infomados pois o zon hub 3.0 sendo gigabit não deve ter nenhum problema em atingir os 100mg de upload. Mesmo se fosse uma questão de wireless eu não utilizo o zon hub para nada está em modo bridge pois toda a gestão é feita por outro router.

Portanto alguem que me confirme que cliente da zone de agueda como vi acima na fatura que o sr.marcolopes postou tem o pacote 100/100 com 1 zon hub 3.0 era muito bom ter essas provas para puder fazer ver aos operadores que nos atendem a quantidade de barbaridades que dizem.

Cumprimentos


Reina a CONFUSÃO no seio da NOS!

Os clientes estão a obter UPGRADES GRATUITOS de 10 para 100Mbps sem qualquer necessidade de pagamento, deslocação, ou fidelização...

Mas da NOS já tudo espero... a qualquer momento mudam todas as regras... talvez os primeiros clientes a obterem o UPGRADE tenham sido felizardos (cobaias) e agora queiram ganhar $ com isso... por outro lado, e COMO NÃO EXISTE OFERTA COMERCIAL DE 100Mbps de UPLOAD, mesmo com a RESSALVA DE VIABILIDADE TÉCNICA, na PRÁTICA, TODOS OS CLIENTES QUE ESTÃO COM VELOCIDADES ACIMA DO CONTRATADO NÃO TÊM NADA COMO GARANTIDO!

É isto que tenho vindo a dizer, mas who cares???

Eu tive 20Mbps de Upload durante 1 ano... e agora tenho 10 novamente! Posso reclamar? NÃO!!!!!!! Se me tivessem "dado" 100Mbps de upload, podia reclamar ao passarem novamente para 10? NÃO!!!! O meu tarifário é 100/10, como tal, enquanto nada for oficializado, tudo isto não passa de uma brincadeira da NOS, que faz o que lhe apetece, AUMENTANDO, REDUZINDO, cobrando valores aos clientes quando lhes apetece, SEM DAR QUALQUER GARANTIA DE VELOCIDADES, uma vez que não EXISTEM OFERTAS COMERCIAIS COMPATÍVEIS!

Merece uma reclamação formal à ANACOM...
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jorge Pereira 🙂

Nós através do Fórum, não iremos conseguir garantir essa mesma informação. 😞
É necessário verificar a sua zona geográfica especifica, pedimos que entre em contacto connosco.

Saiba como aqui.
Não tenho contratado nenhum tarifário com 100mg de upload,pois se procurar no site da nos tal não existe. O que vem a publico é que os clientes em zonas ftth estão a ter upgrades para 100mg de upload sem nenhuma alteração ao tarifário .

Ora ou apenas onde tem o serviço partilhado com a vodafone é que conseguem dar esses uploads "visto a vodafone conseguir" ou então não entendo a vossa elegibilidade técnica.

Dai a querer saber se na minha zona Águeda que a nos só tem serviço próprio em ftth é possível ou não, fazer o teste por wireless ou por rj45 é completamente indiferente no meu caso pois com o mesmo pc ligado ao router da vdf por wireless tb consigo os 100/100 que tenho contratados pela vdf, mas para lhe fazer o gosto fiz o teste por cabo e adivinhe a velocidade é a mesmíssima 110 de down 10 de up.

Se vir num dos post mais acima do user marcolopes tem lá uma fatura com 1 pacote 120 mg em fibra com 1 upload de 100mg e parece-me ser da minha zona inclusive. gosttava apenas de ter o que aquele cliente tem. nada mais.

Obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Jorge Pereira :)

Queremos ajudá-lo.

A NOS disponibiliza serviços com 100 Mbps de Upload nos tarifários em que a elegibilidade técnica o permita.

Por aquilo que indica, deve ter os 100 Mbps de Upload contratados, aquilo que nós sugerimos, é que desligue e volte a ligar novamente o nosso Router da corrente eléctrica, e efectue um teste de velocidades por cabo Ethernet (RJ45) ligado do seu computador ao nosso Router.
Boa tarde, estou exactamente como o marcolopes, sou cliente ftth só tenho 10mg de upload, liguei para o apoio ao cliente que muito simpatiamente me disse que devia já ter 100 mas que tinha de passar ao colega da parte tecnica. Ai começa o stress pois na parte tecnica é me informado que não existe 100mg de upload " entre varias barbaridades dita pelo sr. que falou comigo".

Volto a ligar desta vez para a parte de vendas onde me informam de outra novidade, para ter 100 de upload tenho de ter o pacote 200/20 e trocar o router para o zon hub 4.0 e pagar 40 euros pela deslocação do tecnico e ficar de novo fidelizado 2 anos !

Ora infelizmente é pena os operdadores dos call centers serem tão pouco infomados pois o zon hub 3.0 sendo gigabit não deve ter nenhum problema em atingir os 100mg de upload. Mesmo se fosse uma questão de wireless eu não utilizo o zon hub para nada está em modo bridge pois toda a gestão é feita por outro router.

Portanto alguem que me confirme que cliente da zone de agueda como vi acima na fatura que o sr.marcolopes postou tem o pacote 100/100 com 1 zon hub 3.0 era muito bom ter essas provas para puder fazer ver aos operadores que nos atendem a quantidade de barbaridades que dizem.

Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +5
Olá @David Santos e @marcolopes.

Sabemos que existem temas que podem ser mais sensíveis para alguns utilizadores, no entanto, em qualquer situação, pedimos, por favor, que mantenham a cordialidade e que respeitem as Boas Práticas que caracterizam o Fórum NOS.
Reputação 7
Crachá +2
Pareces-me uma pessoa muito perturbada... (ficará ao cargo da moderação a continuação desta tua "palhaçada").
Não estou a tentar enforcar uma táctica de 'sealioning', mas onde estão essas provas?

https://en.wikipedia.org/wiki/Sealioning

Já te disse para tirares um screenshot das tuas velocidades com o speedtest.net.

https://www.speedtest.net/
https://getsharex.com/

Nem vou começar um argumento na internet com um estranho que não conheço de lado nenhum.

https://en.wikipedia.org/wiki/Flaming_(Internet)

Mas permite-me dizer te algo através de um método que talvez possas entender.



Quanto às suspeições amalucadas, tens remédio.



Muita atenção ao 'sockpuppeting'.

https://en.wikipedia.org/wiki/Sockpuppet_(Internet)

Basta uma análise estilométrica para perceber quem é quem.

https://en.wikipedia.org/wiki/Stylometry

Depois queixam-se que os moderadores não são diligentes o suficiente. Com esta quantidade de trolls, ninguém tem paciência. Não visitei o fórum das outras operadoras, mas dois podem jogar este jogo.

Não me tivesses citado, com o intuito de distorcer o meu comentário de natureza meramente jocular, dando a impressão de que faço parte da tua troupe de palhaços, eu nem te teria respondido. Espero que estejamos conversados.

Age como uma homem, não uma criança. Queres brincar com a situação dentro de certos limites, tudo bem. Agora andar aqui a fazer astroturfing é que não. Não és o primeiro, nem o último a fazer este teatro, sempre mencionando a Vodafone.
Reputação 7
Crachá +2
Além de mais, são acusações sérias. Não sei é crime, mas deveria ser. Tens um problema, resolves pessoalmente, não vens incitar pessoas que não conheces. Tanto quanto eu sei tu podes até nem ter nenhum problema e estar a usar tácticas de manipulação social ao expor uma questão que sabes que X pessoas se vão identificar, por motivos que não me atrevo a especular.

Deves ter sido contratado pela NOS para tentar minar os tópicos que são criados com toda uma fundamentação. Limitas-te a desconfiar dos factos (eu constato-os, com provas) e a levantar suspeitas sobre toda e qualquer intenção dos utilizadores e clientes. Se não tens nada a dizer relativamente ao assunto em questão, então mais valia estares calado.
Estás a tentar torcer o braço a uma empresa desta dimensão em um fórum com pouca visibilidade? É como um mosquito tentando molestar um rinoceronte. Não vais conseguir criar um efeito avalanche. Estás a tentar incitar as pessoas impressionáveis, sem qualquer tipo de prova e isso eu não posso aprovar, nem ficar indiferente.

Quem me conhece, sabe que eu gosto de ser brincalhão, mas quando a situação exige seriedade eu sou sóbrio de raciocínio. Quando fores eleito para o quadro executivo deles, então aí podes expressar a tua opinião e ter possibilidades legítimas de ser ouvido. Aqui estás a perder o teu tempo e só estás a denegrir a tua imagem com esse comportamento de spammer obsessivo.

Além de mais, são acusações sérias. Não sei é crime, mas deveria ser. Tens um problema, resolves pessoalmente, não vens incitar pessoas que não conheces. Tanto quanto eu sei tu podes até nem ter nenhum problema e estar a usar tácticas de manipulação social ao expor uma questão que sabes que X pessoas se vão identificar, por motivos que não me atrevo a especular.
Reputação 7
Crachá +2
Eu só estou interessado em uma coisa...



Exactamente... a NOS sabe que inevitavelmente VAI PERDER CLIENTES (pelo menos os mais bem informados e que dão prioridade à utilização da NET) em zonas onde estão 5 a 10 VEZES abaixo da concorrência no que toca ao UPLOAD.

Como tal, estão a efectuar UPGRADES GRATUITOS para 100Mbps na velocidade a determinados clientes.

Clientes com o mesmo PACOTE (mesmo PREÇO) velocidades 10x mais rápidas = DISCRIMINAÇÃO!

Comentário