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Wi-Fi - Dicas & Conselhos


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Agora que compreende melhor o que é o Wi-Fi e de falarmos sobre as normas e bandas queremos partilhar consigo algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi.

  • Coloque o router no melhor lugar possível - escolha um local alto e sem obstáculos. O ideal é pedir aos técnicos que deixem o equipamento no local mais central da casa e numa posição alta, para garantir a melhor cobertura de sinal. Evite esconder o router atrás de móveis, televisões ou aquários.
  • Aumente a segurança da rede - mantenha a palavra passe que bem configurada, ou altere para uma que cumpra todos os requisitos de segurança, para evitar que outras pessoas utilizem a sua rede. Se alterar o padrão de segurança, escolha a opção WPA2 ou WPA.
  • Verifique os acessos à rede - se muitos dispositivos utilizarem a rede, é possível que um deles consuma grande parte da largura de banda disponível. Torrents, jogos online ou streaming de vídeo estão entre os acessos que consomem grande parte da largura de banda. Para saber quem está ligado à sua rede aceda à página aminhanet.nos.pt.
  • Reinicie o router regularmente - tal como o PC, é recomendável reiniciar regularmente o router para que este esteja sempre atualizado e com o melhor desempenho.
  • Utilize equipamentos de reforço - para aumentar a cobertura Wi-Fi em sua casa, pode utilizar repartidores, extensores ou powerlines que, dependendo do que precisa, vão emitir ou reproduzir o sinal Wi-Fi. Conheça a solução Wi-Fi Total e tenha internet em toda a casa.
  • Utilize uma ligação por cabo - sabendo como funciona o Wi-Fi, sabe que existem limitações e interferências. Se precisar de uma ligação com condições ideais de velocidade, ligue o seu equipamento diretamente ao router por cabo de rede (cabo RJ45).
  • Mantenha os equipamentos "limpos" – por vezes, o motivo da velocidade lenta não é da rede, mas do dispositivo utilizado. Se utilizar um computador, faça um scan como seu antivírus de forma a indentificar e eliminar malware. Num telemóvel android, procure por apps que consumam memória RAM e force o encerramento das mesmas através das definições.
  • Procure um canal de transmissão livre – Aceda à página aminhanet.nes.pt e aceda ao menu Wi-fi. Aqui pode escolher um canal Wi-Fi específico para a sua rede. Procure aquele que tem um valor mais próximo de 0dBm, este é aquele canal com menos interferências. Contudo se reiniciar regularmente o router, este fará automaticamente esta pesquisa e atualziação. Saiba como o fazer aqui.
  • Configure as bandas do router - se tiver um equipamento que emita nas duas frequências (2.4GHz e 5GHz), mude o nome das redes para saber sempre a qual se está a ligar. Assim, se estiver perto do router ligue-se à rede de 5Ghz, estando mais longe, escolha a rede 2.4GHz. Saiba como o fazer aqui.
  • Torne o browser mais leve - é normal que ao longo do tempo adicione extensões ao seu browser. Contudo, a certa altura estas ferramentas serão o problema e não uma solução. Veja regularmente se ainda utiliza os add-ons e remova os que não utiliza.

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Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS. 
Fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊


62 Comentários

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Boa tarde já pensaram realmente em rever a velocidade que dizem que teem e que nós pagamos. Mas velocidade nada, tipo carro dos anos 60 a 80 e tem de ser a descer. Pois é tenho 2 contratos com vocês e estou desejoso que acabe a fidelização o que falta pouco tempo. E depois XAU
Bom dia



Eu gostaria de saber porque é que existe uma diferença tão grande a nivel de velocidade wireless para cabo, tenho um serviço com 200mbs, por cabo tenho 170mbs e os vossos serviços dizem que é normal, logo aqui começa mal porque não é isso que estou a pagar, e por wireless tenho apenas 50mbs, já para não falar na qualidade de sinal do router que é uma valente porcaria.

eu não tenho nenhuma lg em casa ,procuro nos dispositivos a transmitir aparecem 3 tv´s lg que não me pertencem

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Boa Tarde

Ultimamente tenho andado com problemas no modem, basta-me sair da divisão onde está e perco logo sinal, quais seriam as melhores configurações para o aparelho.

Obrigado.
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Se compraste o router há pouco tempo em principio está desbloqueado.
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Boas,



Tenho um ZonHub 3.0, e atualmente existe um comportamento que continua a não me fazer sentido:



- existe demasiados equipamentos Wifi a utilizar o mesmo Canal / Banda (já está optimizado com o apoio técnico da NOS, Obrigado),

- tenho nos meus dispositivos móveis a AP da Nos Wifi, que permite utilizar a ZON-FON;

- tenho o meu Hub a rede ZON-FON ativa;



Quando chego a casa, e apesar ter como opção dar prioridade às redes privadas e guardadas, muitas das vezes liga-se a ZON-FON, porque não encontra a rede NOS do ZonHub. Até eu desligar e forçar nova procura de redes (e lá ela aparece).



Alguma Dica?
Boa Tarde

Ultimamente tenho andado com problemas no modem, basta-me sair da divisão onde está e perco logo sinal, quais seriam as melhores configurações para o aparelho.

Obrigado.




Tem me acontecido exactamente o mesmo... há uma semana que não tenho wi-fi nas outras partes da casa quando sempre tive. E o que me sugerem por telefone é adquirir hardware que permita ter internet em outras partes da casa... Alguém sabe de outra solução?

Congestionamentos Wi-Fi





Estabelecer entre vizinhos um plano informal de utilização de canais, parece ser o procedimento mais eficaz para a melhoria das condições de utilização do Wi-Fi nas regiões mais densamente povoadas.



No espectro rádio, a região alocada para o uso de Wi-Fi (2,4 GHz), é dividida em canais de 20 a 22 MHz de largura. Embora possa parecer que o seu router Wi-Fi tem 11 ou mais canais, apenas alguns desses canais podem ser usados ao mesmo tempo sem potencialmente interferir uns nos outros.



Quando se procuram redes disponíveis num telefone ou computador e se encontram mais de três routers de 2,4 GHz (um cenário provável para quem não vive num ambiente rural), ou se encontrar apenas três, mas qualquer um deles não está no canal 1, 6 ou 11, existirá interferência certamente.



Temos assim um número definido de canais que não interferem.

À medida que mais e mais routers são colocados on-line e mais e mais dispositivos se ligam a eles, a interferência torna-se a norma.

No mundo Wi-Fi, quando duas conversas colidem, todos os dispositivos ficam em silêncio e, em seguida, tentam conversar novamente mais tarde. A quantidade de tempo que eles esperam é determinada por um atraso de tempo exponencialmente crescente, conhecido como backoff. Com mais colisões, o backoff aumenta e o Wi-Fi fica mais lento e menos confiável.



Hoje, o congestionamento em muitas regiões é tal que praticamente impossibilita o uso da banda de 2,4 GHz para transferência de dados a taxas elevadas.



Portanto, temos um número limitado de faixas na auto-estrada Wi-Fi em que os sinais podem viajar sem diminuir o tráfego geral. Mas não são apenas os dispositivos que contribuem para o congestionamento. São as próprias redes.



Mover as comunicações Wi-Fi de 2,4 GHz para 5 GHz, inicialmente ajudou no congestionamento, mas sacrificou a cobertura. Então, muitos consumidores recorreram a soluções simples, como extensores de alcance de rede ou redes mesh, para obter Wi-Fi em todos os cômodos das suas residências. Esses extensores ou redes mesh são colocados nos limites de alcance de um router, onde os sinais de transmissão desaparecem. Esses dispositivos ouvem todas as transmissões e depois retransmitem-nas num nível de potência mais alto, às vezes num canal diferente. Assim, acabamos todos com mais sinais Wi-Fi sobrepostos nas mesmas faixas de frequência.



Há muito que reina a anarquia nos 2,4 Ghz, com os mais diversos equipamentos a usarem canais muito próximos ou sobrepostos (telemóveis, routers, câmaras, consolas de jogo, TV's, portáteis, ratos, impressoras, micro-ondas e até mesmo microfones sem fios).



No mundo do aeromodelismo, onde também se usam os 2,4 Ghz para RC, perder o controlo por interferência de sinais, pode resultar na perda total do modelo. Aqui, é elementar adotar procedimentos que garantam a separação suficiente de canais nos casos em que se verifiquem voos em simultâneo.



Melhor do que o seu ISP, seja ele qual for, os seus vizinhos são quem o podem ajudar a estabelecer uma zona livre de interferências em redor das vossas habitações.
Eu tenho muitos problemas com a conexão do wi-fi na minha moradia, principalmente a noite tem momentos que até desisto de acessar algum site.
Olá @Tiago C. EU experimentei sim, não obtive sucesso. Porém o técnico da NOS esteve aqui na minha moradia e resolveu o problema. Na verdade o problema estava na instalação que foi feita mal feita e ainda por cima a minha rede não tinha identificação, pois o técnico que instalou não o fez 😒. Quanto a questão da conexão ficar oscilando esse técnico que fez o reparo hoje me falou que estaria resolvido. Vamos ver no decorrer do dia 😊. Ele também deu-me a sugestão de por um repetidor de sinal para que o sinal do wi-fi chegue em condições até os quartos. Enfim agradeço a todos pela ajuda.
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Boa tarde, provavelmente está numa zona saturada, é possível que tenha necessidade de instalar um aparelho para reforçar o sinal, há vários modelos, deve ligar o 16990 assistência técnica, tecla 3 chamada gratuita da rede NOS e um técnico procederá a despistes e aconselhará a melhor alternativa.
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Olá @maiamelo

Lamentamos o transtorno causado:disappointed_relieved:
Pedimos que aguarde pela intervenção técnica para que a possamos ajudar da melhor forma. 

Obrigada 

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sim está agendada  para segunda 

mas estamos na luta estou a cinco metros do Reuters e tenho de utilizar a internet móvel 

tristeza de serviço e vergonha 

só me apetece desistir da n☹️☹️☹️☹️


Então??? Resolveram o problema?

 

Boa noite não sei se alguém me sabe ajudar, eu tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb é normal haver uma diferença assim tão grande desde já o meu obrigado a tds


Estou na mesma situação
tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb

boa noite fórum

está por ai alguem que me possa dizer como desconectar smart tv lg do meu vizinho

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boa noite fórum

está por ai alguem que me possa dizer como descnectar smart tv lg do meu vizinho

 

:grinning:

Também me deparo com a mesma situação!

Sistematicamente, aparece um DEVICE listado na REDE do windows como “WebOS TV”

 

NÃO TENHO nem nunca tive qualquer TV com WebOS (LG)!

Aliás, neste momento não tenho qualquer TV ligada na REDE, e é esta a listagem de DEVICES!

Presumo que seja um BUG dos ROUTERS da NOS…

É este o mesmo DEVICE que lhe aparece listado?

Qual é o ROUTER que tem?

router wifi 84948cef e o dispositivo tambem é lg

 

nos cpe device

 

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router wifi 84948cef e o dispositivo tambem é lg

 

 

Qual é esse router? Router WiFi? Router 4? Router 5 v1 ou v2?

Onde é que está a detectar o DEVICE?

Eu apenas o detecto via sistema operativo (windows). Não aparece listado no Interface de configuração do ROUTER.

na app da nos é esse o nome que aparece, mas no windows já é diferente, já é nos cef device

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na app da nos é esse o nome que aparece, mas no windows já é diferente, já é nos cef device

 

Raramente uso a APP da NOS, mas uso o interface https://aminhanet.nos.pt, e nesse caso não aparece.

Por acaso estive a tentar perceber qual a razão deste device aparecer (também cheguei a pensar que pudesse ser um vizinho ligado à minha rede WiFi!!! Mas tal não faz qualquer sentido… a rede está devidamente protegida)

frustante é um gajo chamar os serviços e eles não darem explicações sobre tal coisa. e são logo 3 tv´s, é complicado 

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frustante é um gajo chamar os serviços e eles não darem explicações sobre tal coisa. e são logo 3 tv´s, é complicado 

 

Como assim, 3 TV’s???

hub 3.0, estava difícil

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eu não tenho nenhuma lg em casa ,procuro nos dispositivos a transmitir aparecem 3 tv´s lg que não me pertencem

 

Isso é deveras estranho!

Reputação 6
Crachá

Olá, desculpe, eu não percebi muito bem essa questão do Hub com a TV, explique melhor

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