Header

Traffic Shaping


Boas,

Sou cliente da NOS há muitos anos. Tenho NOS desde sensivelmente 2010 e nunca tive razões de queixa.
Até há uns tempos atrás.

Mudei-me para a Zona da Estrela em LX no início do ano. Quando vi a casa verifiquei que tinha tomada coaxial e uns TAPs lá perto pelo que fiquei descansado que teria serviço NOS.
Contactei o serviço para mudança de morada, vieram injetar o sinal e funcionou tudo às mil maravilhas.

Em meados de Abril/Maio o serviço NET começou a falhar, principalmente à noite. Como falhava a ver serviços de streaming como NETFLIX ou App NOS TV e estava ligado por wifi não liguei grande coisa, apesar de estar relativamente perto do Router.

A situação foi piorando até ao ponto de nem o email conseguir abrir. Contactei-os pelo que me indicaram pelo sintoma talvez fosse o interface wifi com problemas e que seria necessário troca de equipamento.
Aceitei a resposta, até porque vi que o sinal wireless estava numa canal que não estava de todo congestionado.

Após a troca ficou tudo na mesma, "não é defeito, é feitio", pensei eu e lá continuei eu com o serviço deficiente....

Só percebi a dimensão da coisa quando tive de começar a tratar de coisas de trabalho cá em casa desde mais ou menos início de Setembro. Trabalho com SQL server pela porta 1433. E foi aí que a coisa começou a correr mal.
Queries muito lentas, muitas vezes com erros de TCP-IP. Ao ponto de, durante o período de maior fluxo, nem conseguir negociar o handshake com servidor para a respetiva autenticação.
Ao fazer ping (ao site da NOS) chego a ter packet loss de 60%.

Falo com o apoio técnico e dizem-me que há um problema na rua (célula congestionada) com prazo até ao final do ano mas porque poderá ser estendido devido ás características logísticas que a resolução carece. (autorizações camarárias, etc...).

Quando lhes digo que não posso ter o serviço assim porque preciso desta porta específica para trabalhar dizem-me que não podem fazer nada porque, e passo a citar "as velocidades contratadas estão disponibilizadas".

Indico que as velocidades é apenas um fator entre muitos que vão garantir a estabilidade do serviço de NET mas infelizmente, as pessoas que estão a atender não conseguem entender esse facto e informam-me que não podem fazer nada porque "as velocidades contratadas estão disponibilizadas".

Há dias consegui falar com um supervisor de um departamento técnico numa das algumas chamadas que fiz, que até agora, foi o único profissional que conseguiu perceber questões técnicas mais basilares sobre serviço NET, que percebeu que tal packet loss torna certos tipos de tráfego praticamente inacessíveis e que infelizmente, teria de esperar pela resolução da "anomalia" exterior que apesar de ter SLA até 31 de Dezembro, tal prazo se poderia estender.

Indicou-me que a NOS não fazia traffic shaping, simplesmente priorizada determinado tipo de tráfego para garantir estabilidade do serviço, que pode ser muito giro de se dizer em português mas em inglês chama-se traffic shaping.

Quando indico que infelizmente não poderia esperar pela resolução e teria de ir para outra operadora, informam-me que (e aqui é que foi a cereja no topo do bolo) teria de pagar período de fidelização porque o serviço está a funcionar bem e o serviço estar a funcionar bem é o nome que a NOS dá a velocidades reais dentro das contratadas.
Quando lhes digo que pela porta 80 está tudo bem mas o problema sou nas outras portas menos prioritárias voltam-me com o discurso das velocidade...

Numa conversa com o operador (penso que da fidelização ou retenção) este indicou que "no geral" o serviço está a funcionar bem e que a minha situação seria muito específica. Tendo essa especificidade, não está englobada no que a NOS considera um serviço de NET normal e teria de pagar pela fidelização

Tudo isto causa-me alguma perplexidade, sempre tive boa imagem da NOS e é uma pena que quando um cliente saia do conceito de cliente normal que usa a NET para browser, mail e torrents, não esteja englobado e todos e quaisquer problemas que possa ter fora dessa esfera sejam marginalizados e tratados de forma diferente.

Ser um fornecedor de serviço a indicar qual o valor que esse mesmo serviço tem para o cliente é pouco ético. Não estou à espera que tomem um Ben-u-Ron quando tiver uma dor de dentes. Mas queria que entendessem que ,se para mim o problema é grave porque me impede de trabalhar, então não devem marginalizar esse cliente e dizer-lhe na cara que "o serviço funciona na normalidade porque as velocidades estão boas". Isso é passar-lhe um atestado de estupidez. E isso é errado.

é uma pena e uma desilusão...

8 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
Como é do conhecimento de todos, Internet não é apenas porta 80.
Quando se contrata um serviço a um ISP queremos ter um serviço que garanta as nossas necessidades e que não lese as nossas expectativas e não há nada no contrato que refira que a qualidade do serviço prestado está limitada à porta 80 ou aquelas que a operadora refere ser prioritária (pelo menos desconheço e tal não é explicado no momento de assinatura do contrato-adesão).

Dentro de minutos aparecem aqui pseudo-moderadores com as mensagens copy-paste para ligar para o apoio técnico quando refere que já os contactou inúmeras vezes.

Aqui não há nada a fazer a não ser mudar de operador para um ISP que tenha fibra onde reside.
O que a NOS vai fazer em todos esses contactos é descer ao limiar do ridículo e continuar a dar respostas dessa natureza para o "prender" ao serviço e continuar a pagar a fatura mensalmente alegando a fidelização e "qualidade" débil do serviço que dizem prestar.
Eles sabem as limitações e a fraca qualidade do serviço coaxial. Sabem que o cliente tem razão mas a mensagem roça o absurdo.

Reporte isso para o Provedor para cancelar o serviço e não pague nada de custos porque eles não lhe garantem a prestação de um serviço de Internet de qualidade.
Reporte isso para a DECO mesmo se não for associado e reporte também para a ANACOM.
Mas foque a mensagem no departamento de gestão de reclamações e seja firme no cancelamento e não pagamento de qualquer indemnização porque a falta de serviço não o pode obrigar a tal. Nem vale a pena chatear-se com chamadas para o apoio técnico.

Isso não vai melhorar no dia 31/12 e continuar nessa aberração, será ter mais dores de cabeça e frustração e apelido claramente de masoquismo.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @jviegas6.

Lamentamos a situação que nos conta. 😞

Contudo, uma vez é uma dificuldade específica do serviço, apenas o conseguimos ajudar através das nossas linhas de apoio. Caso o assunto esteja em tratamento, sugerimos que aguarde pelo nosso contacto.
Reputação 6
Crachá +1
Bem-vindo ao Fórum NOS, @jviegas6.

Lamentamos a situação que nos conta. 😞

Contudo, uma vez é uma dificuldade específica do serviço, apenas o conseguimos ajudar através das nossas linhas de apoio. Caso o assunto esteja em tratamento, sugerimos que aguarde pelo nosso contacto.


Se o cliente já diz: " Quando lhes digo que não posso ter o serviço assim porque preciso desta porta específica para trabalhar dizem-me que não podem fazer nada porque, e passo a citar "as velocidades contratadas estão disponibilizadas" porque raio vocês respondem essa bosta de texto... porra!
Resolvam as coisas às pessoas! Se o serviço não funcionam deixem a pessoa sair sem complicações e escolher um serviço que funcione seja qual for o ISP!!! É de mais!!!
Não comem nem deixam comer e depois dão este tipo de resposta obrigatória, mas a culpa é de quem define essa porcaria de resposta, que devia ter um serviço nas mesmas condições para saber...


@jviegas6
Como pode confirmar, aí tem a magnífica resposta de uma empresa que está a borrifar-se para o seu problema porque sabe a porcaria de ligação que lhe oferece. Isso não vai alterar.
O mesmo problema estou eu. Serviço mau demais para ser vetdade. Utilizei o router durante 10 dias depois nem netflix consigo ver telefono para o apoio técnico explico a situação que preciso net para trabalho dizem me compre um hotspot nunca mais vai ter problema funcionou 7 dias. So cliente desde o dia 13/12 ainda nao recebi nenhuma fatura (75€) mas acho que nao vou pagar por um pessimo serviço. Ja fiz queixa no provefor a mais de 1 semana e nem resposta tenho
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @LUIS ROMEIRA.

Lamentamos a demora na resposta. :(

Como nos indica que o assunto já se encontra em tratamento, e é especifico do seu serviço, pedimos que aguarde pelo nosso contacto, por favor.
Mas qual tratamento ninguém faz nada querem que continou a pagar por um serviço ilimitado que e mais que limitado e ninguém me sabe dizet quantos megas e que posso utilizar para nao ter a restrição responsável mas quem e que decide o que e a utilização responsável? Sao vocês mas que paga e o cliente. O € que eu ja perdi pelo serviço de xxxx quem me paga? Pior serviço internet que ja conheci e ja utilizei a net por toda a europa. E depois ainda me dizem que a restrição vai continuar sempre. Como posso eu ter restrição se tenho velocidades de net menores que 2 megas quando o serviço que estou a pagar e de 40megas
E isso que eu gostava de saber

Serviço fraquinho mas o pagamento é como se fosse um serviço de excelência.

Reputação 7
Crachá +2

O TS é aplicado À discrição do operador para manter a “qualidade da rede” :grinning:

Sou cliente há 8 anos, e nunca tive TS… até há uma semana atrás, quando a NOS aumentou o UPLOAD de 10 para uns FANTÁSTICOS 20Mbits, e decidiu que, ao invés de me deixar usar pelo menos os 10Mbits à vontade como até agora, até às 2 da manhã bloqueia certos serviços a 6 Mbits!!

 

Portanto, em certos aspectos ainda fiquei mais prejudicado! :grinning:

 

Já nem ligo… foi mesmo para partilhar que as coisas são como o operador quiser… sinceramente, neste momento já me dou por contente por PODER USAR A INTERNET, mesmo com serviços a falhar e quebras na ligação…

 

Comentário