Header

Serviço fibra


Reputação 3
Crachá
Boas , também tenho tido alguns problemas com velocidades baixas de Internet fibra , supostamente era para ter os tais 120/8 e oscila muito para valores baixos , o que num serviço de fibra não era para acontecer . Tenho feito bastantes testes tanto no site Speedtest.nos.pt ( onde atinge os valores mais baixos) , como no site speedtest.net (aqui sempre atinge um valor mais alto) . Já falei varias vezes com o apoio técnico e ate ja veio um técnico cá a casa que disse que realmente o sinal estava fraco , agora até tem estado mais ou menos em termos de velocidade , pelo menos quando faço o teste , pois não posso estar fazendo testes a todo o minuto que passa durante 24h e com isto já passaram os 15 dias de experiencia . Eu como uso a internet principalmente para jogar online na ps4 tenho verificado que tenho um ping não muito satisfatorio ,até não é muito alto, mas em compraração com o do meu vizinho que vive por cima da minha casa e com um serviço de adsl acho muito miseravel , posso confirmar que tenho acesso á net dele ( de uma operadora concorrente) por wireless e mesmo estando na minha casa ao fazer um teste consigo obter melhores resultados de ping do que nos testes que faço na minha rede(NOS Fibra) ligado directamente por cabo lan ... Como é que isto é possivel ???? praticamente estamos na mesma morada , a casa dele é por cima da minha , eu ligo me por wireless á rede dele a partir da minha casa e ao fazer um teste de velocidade consigo obter um ping mais baixo do ping que obtenho no teste ligado directamente aomeu router por cabo lan ... e a net dele é adls e a minha é fibra , se fizer um teste por wireless ao meu router nem se fala , obtenho um ping muito superior do que ligado ao router dele (Thomson) ... algumas sugestões ??? Já pensei em mandar trocar o router para ver se melhora ... e os testes que tenho feito são ligados á mesma fonte para poder fazer uma boa comparação ... alguem tem solução ??

21 Comentários

Reputação 3
Pode ser da qualidade do teu Router,.... já tentas-te usar o ADSL dele com a tua PS para comparar?
Reputação 3
Crachá
já , em termos de velocidade é claro que o meu serviço é muito melhor mas em termos de ping , mesmo ligado por wireless á rede do vizinho e com uma certa distancia do router dele consigo obter um ping mais baixo do que ligado ao meu router por cabo lan ... mas como disse as velocidades são diferentes pois eu tenho fibra e ele adsl , mas acho estranho fazendo o mesmo tipo de teste , ao mesmo servidor e a partir do mesmo local ( a casa dele fica por cima da minha) e obter uma diferença de ping e ainda por cima a minha ligação ao router dele é wireless e a ligação ao meu router é por cabo ...
Reputação 3
Crachá
Para jogar online posso até ter 1000 megas de velocidade (e repito o k disseste no outro topico) mas se tiver um ping alto não me vale de nada ter fibra a alta velocidade ...
Reputação 3
Crachá
Alguém tem solução para isto ?? Posso mandar trocar o router(Nos 8750) e fazer o teste para ver se resolve ?? Terei de pagar alguma coisa para isso ?? O técnico esteve cá no outro dia por causa das oscilações de velocidade e eu também falei neste problema(fizemos alguns testes e ele assistiu ás comparações que falei em cima e ficou sem saber explicar a razão), só que parecia estar um pouco com pressa pois tinha outro serviço para instalar e disse me para contactar se continuasse assim pois havia a possibilidade de ser do router e podíamos tentar trocar para ver se resolvia ...

Em relação á tv estou contente com o serviço , a velocidade de net parece ter estabilizado , os testes que fiz entretanto todos deram bons resultados de velocidade , a única coisa é o ping estar num valor que acho que pode melhorar muito , tendo em conta os testes que fiz ( e alguns foram feitos na presença do tecnico) .
Reputação 3
nao me parece haver solucao simples, dado que pode ser simples consequencia da infraestrutura da rede do operador na sua zona (que só irá mudar quando houver mais ou menos clientes).

mais facil resolver se calhar mudando mas é de operador 😉 para um menos congestionado ou com o posto local mais proximo (ou com o sinal mais potente - mas isto tambem o tecnico pode fazer).
Reputação 3
Crachá
pois , parece ser tarefa difícil , mas gostaria de tentar trocar o router para ver o efeito ... ja fiz um ping ao próprio router para ver como ele resolvia a questão e o resultado foi bom , por isso até me parece ter capacidade para resolver as tarefas exigidas ... mas mesmo assim gostava de tentar com outro router para ver o resultado , a esperança é a ultima a morrer e já vi acontecer coisas que não tem explicação por isso só mesmo tentando para ver o resultado, e se houver espaço para melhorar só temos que tentar melhorar , é essa a minha opinião, ou então tentar ...

Em relação ao congestionamento acho que a minha linha é a única ligada á caixa que fica aqui a 15 metros(talvez nem isso) pelo menos foi o que o técnico que me instalou o serviço disse , mas mesmo que houvesse mais pessoal ligado não acho que fosse problema , e digo-o pela simples razão de ser um serviço fibra , logo mais rápido e capaz de suportar uma maior quantidade de dados , e pela razão de outro serviço concorrente dominar aqui na minha zona, logo á mais tráfego, com um serviço de adsl e tem latências muito mais baixas...


Outra coisa pode ser mesmo o isp como dizes mas ai não há mesmo nada que eu possa fazer e a única opção era trocar de operador...

Em relação á zona , não acredito que seja esse o problema porque o meu vizinho que mora por cima da minha casa com um serviço de adsl tem um ping muito mais baixo que o meu (e fiz o teste ligado á rede dele por wireless e em comparação com o meu ligado directamente por cabo as latências dele são mais baixas, o que me faz pensar que a diferença possa ser o router)

Eu estava habituado a trabalhar com o adsl e agora tenho fibra , a velocidade superior da fibra, deixa-me muito feliz , mas antes tinha um ping baixo com o adsl e agora tenho um ping um pouco mais alto com um serviço fibra ... e para jogar online o ping é muito importante porque basta haver uma diferença de 10 ou 20ms para estares em desvantagem. E sinceramente chateia me um pouco isso, e o pessoal que joga online sabe bem do que falo , estou farto de estar em desvantagem perante outros jogadores estrangeiros ...( e tambem alguns tugas 🙂 ...) .
Reputação 3
O serviço não é mais rápido por ser fibra. a fibra tem é maior capacidade que o coaxial/dsl mas na pratica posso ter na mesma 10Mbit na fibra e 200Mbit no coaxial/dsl.

problemas de latencia serao sempre culpa do ISP. normalmente congestão (diagnosticavel por diferente comportamento ao longo do dia), má qualidade da fibra instalada (perdas opticas), varios saltos de roteamento (infraestrutura) ou ate alteração de rotas de encaminhamento por diversos motivos. na maior parte dos casos, o operador ou aumenta a capacidade na zona ou aumenta a potencia optica. por questões de custo não vai gostar da primeira e por questões de contratos e capacidade total não vai gostar da segunda. regra geral, o ideal é um operador que é sabido actuar melhor na zona, mas isso também não quer dizer que se mantenha constante para sempre...

pode fazer o teste executando o comando de tracert para um servidor qualquer e ver se o numero de saltos até lá é diferente entre a sua instalação e a do seu vizinho. cada salto vai introduzir latencia.
Reputação 3
Crachá
teste wireless router meo (casa de cima)



teste por cabo lan router nos(casa)



teste wireless router nos(casa)

Reputação 3
Crachá
ia colocar os teste racert mas é melhor não
😃
Reputação 3
Crachá
ia colocar outro teste mas não consigo ...
Reputação 3
Crachá
como disse . estou contente com o resultado de velocidade , mas o ping em relação com o outro é mais alto ...
Reputação 3
a latencia vai reflectir-se na diferença entre pings. muitas vezes o que os jogos apresentam é mesmo isso, um resultado de ping.

a vantagem do tracert é ver se há algum salto em particular que está a prejudicar primariamente o tempo total.

pelas imagens o seu ping é o dobro daquele da casa de cima. apesar de ser já bastante baixo por si só, é uma diferença grande comparativamente.
Reputação 3
Crachá
ele não é muito alto , mas a diferença é muita e se desse para melhorar é isso mesmo que pretendia . por vezes até podia ser momentâneo mas o que é certo é que nunca tive um ping abaixo dos 20 como na outra linha e como estamos praticamente no mesmo local , acho estranho ... e se ele tem ping de 13 na mesma localização que eu, porque é que o meu é o dobro ??

uso a internet para jogar online e essa diferença nota-se ... principalmente em jogos fps , tipo COD .

isp ???
Reputação 3
a localização é a mesma mas a rede de transmissão de dados não é.
a topologia pode (e é com certeza) totalmente diferente, cada operador instala a sua.
Reputação 3
Crachá
trocando por um router mais poderoso não haverá uma boa possibilidade de baixar o ping ?
Reputação 3
duvido muito.
o atraso está no resto da rede.
Reputação 3
Crachá
Lembro me do técnico dizer que estava habituado a fazer os testes e ver pings mais baixos , e eles têm andado aqui na zona ... até pode ter sido só conversa ... fiquei com o numero dele e liguei-lhe para passar aqui em minha casa , ele na ultima vez que cá esteve disse que se o ping continuasse alto para lhe ligar que ele passava aqui , na ultima vez não conseguio fazer nada e até parecia estar um pouco á pressa porque tinha outra instalação por fazer , mas eu liquei-lhe (ele disse que passava aqui , até hoje estou á espera) e ele falou me em trocar o canal na pagina do router por um com melhor recepção, mas os únicos canais que encontro são para rede wireless e eu tenho este ping alto mesmo por cabo , será que se trocar o canal lá nesse separador irá afectar a ligação por cabo ??
Reputação 4
Crachá +2
Trocar o canal no router só vai afectar a ligação wireless e não por cabo. Tipicamente quando existem várias redes deve se evitar usar os mesmos porque pode causar ligações inconstantes. Mas nada disso afecta por cabo, aí o problema só pode ser ou no router ou no sinal que vem da operadora

Boas eu tenho um pacote Uma que fiz fidelização ,quando o fiz foi-me dito que na 1ª oportunidade trocavam o cabo que vem do poste para minha casa e o que fosse necessário no interior da casa isto porque tenho problemas no sinal, está a dár e de repente pára fica cheio de quadrados e segue depois isto é constante,o ultimo técnico aconselhou-me um amplificador de rede enquanto não fosse fibra comprei ele montou mas o problema continua, faz 11 dias liguei a 1º vez para me trocarem para fibra,disseram que me diziam qualquer coisa em 3 dias e nada voltei a ligar mais uma promessa nada depois liguei na sexta-feira novamente disse-me em 3 dias uteis me diziam alguma coisa ate hoje nada,preciso saber se fazem ou não,ou um conselho do que posso fazer porque ver tv assim não é possivel

@pauloneves32 , dizem os entendidos que quem tem Fibra HFC pode esperar sentado pela Fibra FTTH, porque a "...1ª oportunidade..." é uma locomotiva da linha do Oeste (da para sair em andamento, ir as uvas e voltar).

Se quizer manter-se cliente, solicite pelo menos uma avaliaçao no local da instalaçao, das condiçoes de prestaçao do serviço (veriicaçao da intensidade/qualidade dos sinais, etc).

Dizem tambem alguns entendidos, que os sintomas descritos ("...problemas no sinal, está a dár e de repente pára fica cheio de quadrados e segue depois isto é constante,...") nao se resolvem mudando para FTTH... porque, dizem os entendidos, o ONT tambem pode avariar :hushed: :hushed: ​​​​​​:thinking:

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pauloneves32,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

Comentário