Header

Router 4.0 - quebras e reinicia - pen usb TP-link?


Olá!
Sou cliente NOS há pouquíssimo tempo mas já perdi algum tempo a tentar resolver problemas de ligação que não tinha anteriormente com outro serviço.

A ligação ao router 4.0 tem muitas quebras ao longo do dia quando estou ligado no telemóvel ou PC. Mas especialmente quando estou ligado ao PC, o router bloqueia e reinicia, chega mesmo a faze-lo de 20 em 20 minutos. Em termos de ligação à net não noto haver problemas, o problema é mesmo na ligação à rede wifi.

O único 'factor' que vejo que poderá ser um problema, por alguma razão, será a pen usb TP-link TL-WN722N que uso para ligar o PC à rede, visto que é o único dispositivo que liga à banda 2.4GHz, os restantes ligam à 5Ghz. Já fiz updates à firmware da mesma e continuo com o mesmo problema.

Entretanto o técnico já veio trocar o router mas o problema persiste.
Agradeço alguma sugestão!

15 Comentários

Reputação 4
Crachá
É o router da nos que perde reinicia, ou a tua ligação perde-se?
Podes sempre tentar forçar um IP fixo no teu PC, para tentar minimizar as quedas
É o router da nos que perde reinicia, ou a tua ligação perde-se?
Podes sempre tentar forçar um IP fixo no teu PC, para tentar minimizar as quedas

É o router da nos que reinicia.
Vou ver acerca do IP fixo, mas como disse, não afecta só o PC, afecta todas as ligações ao router.
Reputação 7
Crachá +1
@vectorsecond a sugestão do @rdguerra funcionou?
@vectorsecond a sugestão do @rdguerra funcionou?
Infelizmente não, continua com o mesmo comportamento 😞
Reputação 7
Crachá +1
É o router da nos que perde reinicia, ou a tua ligação perde-se?
Podes sempre tentar forçar um IP fixo no teu PC, para tentar minimizar as quedas

É o router da nos que reinicia.
Vou ver acerca do IP fixo, mas como disse, não afecta só o PC, afecta todas as ligações ao router.

Verifica se não há outra ligação wifi que esteja a entrar em conflito com a do router 4. Pode ser própria ou exterior - o router 4 entra em parafuso e reinicia a ligação.
Ando a ver o que se passa no meu com sintomas idênticos e não uso essa pen.
Ontem comprei outra pen usb, TP-link AC600, no fundo um update da outra que já tinha, para fazer a experiência no PC. Até agora está a correr bem, o router não reinicia, e a ligação está muito melhor, portanto acho que seria mesmo alguma incompatibilidade na outra pen (TP-link TL-WN722N) que mandava o sistema do router abaixo.
A única diferença óbvia que vejo é a pen nova ligar ao 5G e a antiga ligar ao 2.4G.

Em termos de utilização geral com ainda noto algumas quebras momentâneas.
Reputação 7
Crachá +1
Ontem comprei outra pen usb, TP-link AC600, no fundo um update da outra que já tinha, para fazer a experiência no PC. Até agora está a correr bem, o router não reinicia, e a ligação está muito melhor, portanto acho que seria mesmo alguma incompatibilidade na outra pen (TP-link TL-WN722N) que mandava o sistema do router abaixo.
A única diferença óbvia que vejo é a pen nova ligar ao 5G e a antiga ligar ao 2.4G.

Em termos de utilização geral com ainda noto algumas quebras momentâneas.

Embora a "embalagem" seja idêntica julgo que o chipset será diferente e mesmo tendo a mesma capacidade em 2.4 pode fazer diferença por não usar os mesmos drivers (não posso garantir porque não confirmei). Mas liga na mesma aos 2.4. se não o fizer em automático basta testar desligando os 5G no router.
Em 5G pode usar as normas N 2 AC e vai até 433MHz pelo que tira mais partido das potencialidades do Power Router.

Embora a "embalagem" seja idêntica julgo que o chipset será diferente e mesmo tendo a mesma capacidade em 2.4 pode fazer diferença por não usar os mesmos drivers (não posso garantir porque não confirmei). Mas liga na mesma aos 2.4. se não o fizer em automático basta testar desligando os 5G no router.
Em 5G pode usar as normas N 2 AC e vai até 433MHz pelo que tira mais partido das potencialidades do Power Router.

Sim, de facto parece que fez toda a diferença em termos de qualidade da ligação.
De qualquer maneira é estranho o comportamento do router com a outra pen antiga.

Há maneira de aceder aos logs do router? Não quer dizer que eu saiba interpretar o que poderá lá estar, mas deve ser uma ajuda a quem percebe da coisa, como vocês 😃
Reputação 7
Crachá +1

Embora a "embalagem" seja idêntica julgo que o chipset será diferente e mesmo tendo a mesma capacidade em 2.4 pode fazer diferença por não usar os mesmos drivers (não posso garantir porque não confirmei). Mas liga na mesma aos 2.4. se não o fizer em automático basta testar desligando os 5G no router.
Em 5G pode usar as normas N 2 AC e vai até 433MHz pelo que tira mais partido das potencialidades do Power Router.

Sim, de facto parece que fez toda a diferença em termos de qualidade da ligação.
De qualquer maneira é estranho o comportamento do router com a outra pen antiga.

Há maneira de aceder aos logs do router? Não quer dizer que eu saiba interpretar o que poderá lá estar, mas deve ser uma ajuda a quem percebe da coisa, como vocês :D

Bem, falando por mim, só arranho umas coisas e ainda falta muito para perceber da coisa... Dou uns toques, como antes se dizia no futebol...

Sobre o comportamento, é possível haver incompatibilidades com os drivers ou outros. Tenho aqui uma situação e com hardware mais sofisticado, mas o wifi tem muitas variáveis e podendo parecer espectacular pode ser influenciado/perturbado por muitas delas ou até por todas em conjunto. Para despistar só limitando mesmo as redes existentes e os equipamentos ligados para verificar a fonte de problemas. Mas isso é uma regra básica de despiste.

Muitos não gostam destas respostas, mas quem experimentar um pouco sabe que é assim

Não, não há logs disponíveis no Power Router, só alguma informação básica que podes encontrar na manutenção do router. Como lidamos com ele vamos tirando umas pelas outras... Já pedi mais acesso, mas não me levanto da cadeira...
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @vectorsecond.

A comunidade tem dado boas ajudas. 🙂

Caso a dificuldade se mantenha, uma vez que se trata de uma situação específica do serviço, pedimos que nos ligue para fazermos alguns despistes técnicos, por favor. Saiba aqui para onde ligar.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @vectorsecond.

A comunidade tem dado boas ajudas. 🙂

Caso a dificuldade se mantenha, uma vez que se trata de uma situação específica do serviço, pedimos que nos ligue para fazermos alguns despistes técnicos, por favor. Saiba aqui para onde ligar.


Sim, a comunidade aqui tem sido muito prestável :D

Eu comuniquei convosco a dificuldade por telefone por duas vezes e a única coisa que disseram foi que estava tudo bem com a ligação do vosso lado, e enviar o técnico que, na altura, apesar de eu ter explicado a dificuldade novamente, a única coisa que fez foi literalmente ter trocado o router em 10 mins, sem testar. Como eu não posso ficar sem serviço porque trabalho diariamente com a internet, resolvi por mãos à obra e fazer eu próprio o despiste.

Eu percebo como os 'apoios' técnicos destes serviços funcionam, por isso o meu post aqui nem foi para chamar-vos à atenção, como às vezes acontece, foi mesmo para tentar ter alguma sugestão da comunidade.

Nota: Sou vosso cliente há 29 dias.
Reputação 7
Crachá +2
Ontem comprei outra pen usb, TP-link AC600, no fundo um update da outra que já tinha, para fazer a experiência no PC. Até agora está a correr bem, o router não reinicia, e a ligação está muito melhor, portanto acho que seria mesmo alguma incompatibilidade na outra pen (TP-link TL-WN722N) que mandava o sistema do router abaixo.
A única diferença óbvia que vejo é a pen nova ligar ao 5G e a antiga ligar ao 2.4G.

Em termos de utilização geral com ainda noto algumas quebras momentâneas.


Se fosse HOJE não teria aderido ao router 4.0.

Também tive recentemente (depois de meses, o que é estranho...) um problema que deixou o router com quebras (Destination net unreachable.) que aparentemente, se deve ao meu WIFI EXTENDER 2 da XIAOMI...

Ora bem, se o router é assim tão "sensível" a certo equipamento na rede interna, então estamos muito mal!!

PIOR AINDA: este é um POWER router!! Se uma casa com 100mt2 com "duas paredes" não tem cobertura WIFI seja por 2.4Ghz e muito menos por 5Ghz, o que dizer??? Se tivesse não seriam necessários repeaters.
Reputação 2
https://aminhanet.nos.pt/#/router/gateway-info

Isto é um link direto para https://aminhanet.nos.pt/ opção Manutenção do router e opção Informação.

Se o teu software for inferior a este liga para lá e pede para atualizar, tambem tive esse problemas com uma versão 6.4.60.x.x.

Versão SW:
6.4.69.1.4
https://aminhanet.nos.pt/#/router/gateway-info

Isto é um link direto para https://aminhanet.nos.pt/ opção Manutenção do router e opção Informação.

Se o teu software for inferior a este liga para lá e pede para atualizar, tambem tive esse problemas com uma versão 6.4.60.x.x.

Versão SW:
6.4.69.1.4


Obrigado, vou fazer isso!
Reputação 7
Crachá +2
https://aminhanet.nos.pt/#/router/gateway-info

Isto é um link direto para https://aminhanet.nos.pt/ opção Manutenção do router e opção Informação.

Se o teu software for inferior a este liga para lá e pede para atualizar, tambem tive esse problemas com uma versão 6.4.60.x.x.

Versão SW:
6.4.69.1.4


Eu tive problemas e estou com a versão 6.4.69.1.4

Comentário