Header

Powe Router - Desilusão , Frustração entre outras


Ao ver todos os dias a excelente campanha da NOS enchi-me de coragem e celebrei o contrato. Todo contente e cheio de expectativas Fibra a 100 Mb um Router WIFI 10 X mais rápido ,etc, etc.
Imaginem o meu espanto hoje, quando vejo o técnico chegar com uma bobine de Cabo Coaxial na mão. Completamente espantado pergunto ao Técnico se não se tinha engado pois à mais de 10 anos já a Clix me tinha colocado fibra na casa…
Perante a resposta do técnico que era fibra mas só na rua, dentro do prédio e na minha habitação era em cabo...de imediato tive a vontade de não querer autorizar a instalação no entanto em face de mais alguns argumentos permiti a Instalação.
Para além de outros pormenores que não vale a pena para já relatar finalmente o tal Super Router WIFI foi ligado e não sei se vos diga, se vos conte mas, que não funciona não funciona, pelo menos com os equipamentos que tenho (são norma n) ao que parece e segundo os teste que o técnico fez com a norma AC parece que as coisas funcionam.
Presentemente ainda há poucos clientes que tenham equipamentos(smartphones, tablets ou portáteis com placas wifi) que permitam a utilização dessa norma sendo provavelmente essa a ideia que a NOS quer transmitir pois caso contrário achava grave poderia ser considerado publicidade enganosa, algo que para já não quero querer…
Resumindo, procedi à denuncia de um contrato com outro operador (fibra) por causa deste maravilhoso Router e neste momento a velocidade maxima de download que consigo ter é de 9 Mb quando a ligação não "cai" e estou apenas a +/- 5 metros de distancia do router e não é só este equipamento em todos os outros acontece o mesmo (smartphone, tablet,etc)
Logicamente que vou pedir a denuncia do contrato (com pena minha) pois as espectativas eram as melhores, assim lá vamos nós arranjar mais uma chatice com cartas para aqui depois reclamações no Livro Amarelo, ANACOM e por fim provavelmente acabar no Tribunal Arbitral enfim…
Que esta minha história os leve a pensar duas vezes antes de aderirem com espectativas à fabulosa e bombástica campanha publicitária da Nos

40 Comentários

Reputação 2
de facto e verdade, ando nesta brincadeira a 2 semanas , desde que fiz um novo contrato. nunca tive problemas , tenho um portátil com a norma AC e telemóvel S8 e mais alguns a trabalhar na 5 g e nada nem consigo aceder as paginas da net , tenho que passar para a 2,4 g e se passo nao jogo com o meu filho PS nem vejo Netflix etc porque nem va le a pena falar mais , agora ate a Uma ando com problemas ...

Luis,
Pode haver mais algum problema no router, veja as versões de Firmware/software no meu caso são as seguintes:
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

Eu, optei por dar nomes diferentes aos SSID. Ex: SSID Rede 2,4 Ghz SSID-Rede 5 Ghz, assim, forço os equipamentos a ligarem-se a pontos diferentes, aqueles que só têm norma n 2,4Ghz ligam-se ao SSID 2,4 (Pois nem "vêm" o SSID 5 Ghz) os restantes ligam-se à Rede 5Ghz.


bom dia
obrigado pela ajuda
Mas essa situaçao ja foi feita na sexta -feira tive quase 3 horas com a Nos ao telefone e ficou na mesma ou ainda pior , porque o 5g agora nao apanho em lado nenhum , e as velocidades ainda baixaram mais , este ja e o segundo Router como esta descrito aqui no forum ( https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/novo-contrato-power-router-4-0-vergonha-de-servico-8499 )

quanto a versao Firmware/software esta tudo igual esta actualizado
Reputação 7
Crachá +2

bom dia
obrigado pela ajuda
Mas essa situaçao ja foi feita na sexta -feira tive quase 3 horas com a Nos ao telefone e ficou na mesma ou ainda pior , porque o 5g agora nao apanho em lado nenhum , e as velocidades ainda baixaram mais , este ja e o segundo Router como esta descrito aqui no forum ( https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/novo-contrato-power-router-4-0-vergonha-de-servico-8499 )
quanto a versao Firmware/software esta tudo igual esta actualizado


Claro que quando temos de chegar ao ponto de usar estratégias deste género (Separar SSIDs, e efectuar as configurações com "pézinhos de lã" não vá o router não gostar, dar erro, não as aplicar, entrar em parafuso, etc, algo já está muito errado!)

A verdade é que, piloto ou não, beta firmware ou não, sempre tive problemas com este modem. É um sacrifício fazer um streaming. A NOS não devia instalar este produto em lado algum, simplesmente deveria aceitar que fez uma péssima decisão em adquirir este equipamento e seguir em frente, escolhendo um equipamento DOCSIS 3.1 já preparado para o futuro, com uma WIRELESS de qualidade.

Estoua considerar mudar brevemente para a Vodafone (tenho fibra na minha morada)
Reputação 2
Depois de tantos problemas com o router 4.0 a respeito de velocidades e quebras da mesma e de passar horas e horas ao telefone com a nos , resolvi en telefonar para a parte comercial para retroceder ao contrato antigo ou colocarem o router antigo ou arranjarem uma solução rapida sem pagar mais nada 
Entao vou ser contactado ate ao dia 20 para que o assunto seja resolvido

Ja nao tinha contrato quando aderi a este pacote ,ao retroceder nao tinha que voltar como estava SEM CONTRATO?
Falei nesta situacao disseram que nao tinha volta porque ja tinha um contrato
Relembrai a eles que tinha telefonado dentro dos 15 dias a falar no retroceder de contrato se o problema nao fosse resolvido
instalaram-me o serviço UMA com power router 4.0 com 200 Mbps ontem dia 1-10-2018 . en substituição do Iris e do anterior power router 3.0 e passei de 100mbps para 200mbps
também eu fique fiquei desiludido , primeiro não consigo velocidades superiores a 85mbps , que era o que eu tinha antes , nem mesmo por cabo dá superior a 90mbps .
Para quê 200 mbps se nem aos 100 mbps chega , para quê tanta publicidade enganosa do router xpto que afinal toda a gente se queixa .
Apenas a Box UMA parece ser boa .
Reputação 7
Crachá +2
instalaram-me o serviço UMA com power router 4.0 com 200 Mbps ontem dia 1-10-2018 . en substituição do Iris e do anterior power router 3.0 e passei de 100mbps para 200mbps
também eu fique fiquei desiludido , primeiro não consigo velocidades superiores a 85mbps , que era o que eu tinha antes , nem mesmo por cabo dá superior a 90mbps .
Para quê 200 mbps se nem aos 100 mbps chega , para quê tanta publicidade enganosa do router xpto que afinal toda a gente se queixa .
Apenas a Box UMA parece ser boa .


Eu tenho avisado... não mudem! Mas toda a gente vai na cantiga da publicidade...
Reputação 7
Crachá +2
O PC onde fazes o teste tem placa gigabyte?
em todos os aparelhos que faço teste Tablet com capacidade de recepção wi-fi 5Ghtz , PS4 , por cabo ou wifi , telemóveis e nos Pc que tenho recente por cabo nunca ultrapassa os 90mbps . não sei se tem essa placa , mas já vou ver .
A unica coisa que tem de melhor em relação ao outro é que tenho sinal melhor na casa . mas em velocidade , esqueçam é igual ou pior que o outro .
Reputação 7
Crachá +2
em todos os aparelhos que faço teste Tablet com capacidade de recepção wi-fi 5Ghtz , PS4 , por cabo ou wifi , telemóveis e nos Pc que tenho recente por cabo nunca ultrapassa os 90mbps . não sei se tem essa placa , mas já vou ver .
A unica coisa que tem de melhor em relação ao outro é que tenho sinal melhor na casa . mas em velocidade , esqueçam é igual ou pior que o outro .


NÃO vai obter maior performance do que 90Mbps em 5Ghz!

Há que distinguir as possibilidades técnicas das ligações, das possibilidades REAIS. No papel é tudo muito bonito, mas na prática são é muito diferente: https://www.speedguide.net/faq/what-is-the-actual-real-life-speed-of-wireless-374

Fiou-se o 10x mais rápido? 😃 :D

Below is a breakdown of the various 802.11 WiFi standards and their corresponding maximum speeds. Theoretical wireless speeds (combined upstream and downstream) are as follows:
802.11b - 11 Mbps (2.4GHz)
802.11a - 54 Mbps (5 GHz)
802.11g - 54 Mbps (2.4GHz)
802.11n - 600 Mbps (2.4GHz and 5 GHz) - 150Mbps typical for network adapters, 300Mbps, 450Mbps, and 600Mbps speeds when bonding channels with some routers
802.11ac - 1300+Mbps (5 GHz) - newer standard that uses wider channels, QAM and spatial streams for higher throughput

Below is a breakdown of actual real-life average speeds you can expect from wireless routers within a reasonable distance, with low interference and small number of simultaneous clients:
802.11b - 2-3 Mbps downstream, up to 5-6 Mbps with some vendor-specific extensions.
802.11g - ~20 Mbps downstream
802.11n - 40-50 Mbps typical, varying greatly depending on configuration, whether it is mixed or N-only network, the number of bonded channels, etc. Specifying a channel, and using 40MHz channels can help achieve 70-80Mbps with some newer routers. Up to 100 Mbps achievable with more expensive commercial equipment with 8x8 arrays, gigabit ports, etc.
802.11ac - 70-100+ Mbps typical, higher speeds (200+ Mbps) possible over short distances without many obstacles, with newer generation 802.11ac routers, and client adapters capable of multiple streams.
E por cabo de ethernet , é igual . Não deveria chegar mais perto dos 200 mgps ? E os testes que já fiz por wi-fi é mesmo a lado do router 4.0 .
Reputação 7
Crachá +2
E por cabo de ethernet , é igual . Não deveria chegar mais perto dos 200 mgps ? E os testes que já fiz por wi-fi é mesmo a lado do router 4.0 .

Ao lado do router, na rede 5Ghz, com um equipamento recente, tenho 90Mbps! Não vai obter mais do que isso!

Por cabo, depende como está ligado! A sua placa de rede tem de ser de 1Gbps, caso seja mais antiga, de 100Mbps, também não vai obter mais do que isso!

Pode é fazer o teste ao mesmo tempo em ambos os equipamentos e ver o resultado! se obtiver 90 em cada é sinónimo que a sua NET está oferecer uma boa largura de banda, e no fundo é isso que importa: que ao acederem diversos equipamentos, todos eles partilhem a largura da banda TOTAL.

Mais importante é ainda o UPLOAD... veja se tem os 20Mbps. Esses sim, terão de ser obtidos em qualquer um dos testes (seja por cabo ou wireless). A concorrência oferece 200Mbps! No mínimo 100Mbps... a NOS é uma desgraça em upload. Eu estou com 10Mbps de UPLOAD e não consigo fazer absolutamente nada de jeito com esta velocidade. É uma vergonha. A própria NOS ESCONDE as informações do UPLOAD porque tem vergonha... veja comparativos na revista ou site da Worten, por exemplo. A NOS é o único operador que não revela as velocidades de UPLOAD.
Em upload tenho quase sempre os 18/19/20 , por acaso nos testes todos que fiz deu-me sempre resultados de upload muito idênticos . Vá lá nem tudo é mau 😁😁😁😁
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @PEDROFERREIRA1973.

A comunidade tem dado uma boa ajuda.

Caso a dificuldade se mantenha, como se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @PEDROFERREIRA1973.

A comunidade tem dado uma boa ajuda.

Caso a dificuldade se mantenha, como se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.


E que tal voces me ligarem a mim ? é que cada vez que eu vos ligo gasto 1€ . para uma empresa que fornece serviços de telecomunicações estão a esticar-se um bocado .
reuni 2 aparelhos a apanhar largura de banda 5 ghz e fiz o teste ao mesmo tempo , para ver se dava na mesma velocidades entre 80/90 , para cada um deles . cheguei a conclusão o que eu já suspeitava , dividiu o mal pelas aldeias . +- 45Mbps de download para cada um e +-10 Mbps de upload para cada um.
Agora mais difícil ainda . os mesmo 2 para a banda de 5Ghz e 1 para a banda de 2,4Ghz . os mesmos resultados para o download em 5ghz e 40 mbps para a banda de 2.4ghz , no entanto o UPLOAD foi dividido pelos 3 +- 6Mbps .
Mais difícil ainda . 2 para 5ghz e 2 para 2.4 ghz . resultados 40 mbps para cada um de 5ghz , e 20mbpz para a banda de 2.4 , e o upload de 5mbps para cada um dos aparelhos .

Resumindo isto tudo junto nunca passa dos 120 mbps de download e de 20mbps de upload .

Aqui a questão é que o contrato é de 200 Mbps :?:?:?:?:?
paga-se aquilo que não se tem
Reputação 7
Crachá +2
reuni 2 aparelhos a apanhar largura de banda 5 ghz e fiz o teste ao mesmo tempo , para ver se dava na mesma velocidades entre 80/90 , para cada um deles . cheguei a conclusão o que eu já suspeitava , dividiu o mal pelas aldeias . +- 45Mbps de download para cada um e +-10 Mbps de upload para cada um.
Agora mais difícil ainda . os mesmo 2 para a banda de 5Ghz e 1 para a banda de 2,4Ghz . os mesmos resultados para o download em 5ghz e 40 mbps para a banda de 2.4ghz , no entanto o UPLOAD foi dividido pelos 3 +- 6Mbps .
Mais difícil ainda . 2 para 5ghz e 2 para 2.4 ghz . resultados 40 mbps para cada um de 5ghz , e 20mbpz para a banda de 2.4 , e o upload de 5mbps para cada um dos aparelhos .

Resumindo isto tudo junto nunca passa dos 120 mbps de download e de 20mbps de upload .

Aqui a questão é que o contrato é de 200 Mbps :?:?:?:?:?
paga-se aquilo que não se tem


Realmente é estranho não ter os 200Mbps de download (e ainda bem que tem os 20Mbps de UPLOAD!). Geralmente a NOS não tem grandes problemas com a largura de banda de download...

Use 2 serviços diferentes tipo:
http://speedtest.googlefiber.net/
http://www.speedtest.net

um em cada equipamento

Comentário