Header
Pergunta

Política de Utilização Responsável. Qual o limite?


Boa tarde,

Atualmente, o meu fornecedor de internet tem uma política de utilização responsável de 100Gb que para o meu uso, não é nada favorável. Por essa razão, queria fazer duas perguntas. Qual é o limite estabelecido pela política de utilização responsável nos serviços NOS? Existe cobertura 4G em zonas por satélite?

Cumprimentos,

37 Comentários

Reputação 5
Crachá +1
Eu o ultimo mês fiz uma utilização racional de 200 Gb (não uso muito). A única razão de queixa é utilizadores a mais.... Que faz a internet ficar lenta a noite. Pesquisa primeiro como esta a utilização da antena na tua zona se tiver a funcionar bem noite e fim de semanas é de aproveitar.
Eu o ultimo mês fiz uma utilização racional de 200 Gb (não uso muito). A única razão de queixa é utilizadores a mais.... Que faz a internet ficar lenta a noite. Pesquisa primeiro como esta a utilização da antena na tua zona se tiver a funcionar bem noite e fim de semanas é de aproveitar.

Então a PUR é maior que 200GB? E quanto à cobertura de 4G em zonas por satélite?
Reputação 5
Crachá +1
Isso só sabes com alguém com 93 e com 4G na tua casa para saber.
Boa noite,

Gostaria de saber qual é a POR para o serviço de Internet 4G.

Na Vodafone descemos drasticamente as velocidades, ao ponto de não dar para fazer praticamente nada por serem atingidos 100GB.

É possível me informar quais são os limites aqui?

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +2
Pelo que sei eles não têm um valor definido para isso.
Reputação 5
Crachá +1
Tenho 4G e digo te o único limite é a carga de utilizadores que possam estar a sobrecarregar a antena.
Poderá a Nos me facultar mais informação a respeito deste tópico como por exemplo:

-Qual a restrição de velocidade a adoptar no caso de ter contratado o serviço de internet móvel XL e ter provocado o esgotamento da rede.?

-Quando ou como é que é considerado o esgotamento da capacidade de rede (área de portimão, distrito Faro)?
traduzindo para miudos, depois de gastar 15 gigas de net em 15 dias restringem-me o acesso? e para que velocidade?

è que o vosso serviço de atendimento ao cliente dá respostas que não estão relacionadas com o que vendem, senão vejamos dizem que se ligar multiplos computadoresisso é abusivo e não falam nada em consumos ou tráfego causado por una unica máquina à velocidade oferecida de 150 mbs.
isto só demonstra a vossa falta de habilidade em lidar com os vossos clientes e falta de informação e conhecimentos técnicos dos produtos que vendem
cumprimentos
Reputação 7
Crachá +2
Pelo que sei eles não têm um valor definido para limitar a velocidade. E usares 10 computadores ou usar um, acaba por ir dar ao mesmo uma vez que a velocidade vai dividir por 10 ou por 1.

Acho que ainda não vi aqui ninguém no Fórum a queixar-se da pur.
Reputação 3
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.
Reputação 3
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.
GRANDE LÁTA.
Pelo que sei eles não têm um valor definido para limitar a velocidade. E usares 10 computadores ou usar um, acaba por ir dar ao mesmo uma vez que a velocidade vai dividir por 10 ou por 1.

Acho que ainda não vi aqui ninguém no Fórum a queixar-se da pur.


Aqui está um exemplo... o meu :(

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/hotspot-kanguru-xl-tem-limite-5904/index1.html#post25848
Como sabemos para a rede NOS, embora em Portugal, mas em zonas fronteiriças passamos para a rede Orange e obtemos a mensagem:
Bem-vindo a Espanha .... Para mais informações sobre a politica de utilização responsavel em Roaming e eventuais sobretaxas ....
Alguem sabe o que é politica de utilização responsavel em Roaming?
Temos gratis quantos minutos? Temos gratis quantos Mb de dados por pacote?
Como sabemos para a rede NOS, embora em Portugal, mas em zonas fronteiriças passamos para a rede Orange e obtemos a mensagem:
Bem-vindo a Espanha .... Para mais informações sobre a politica de utilização responsavel em Roaming e eventuais sobretaxas ....
Caso pretenda evitar o registo em redes de Espanha quando ainda em territorio nacional, pode:
- desativar o Roaming, contatando o operador;
ou,
- desativando no seu equipamento a busca automatica de rede e selecionando de forma manual, a rede do operador nacional.
...Alguem sabe o que é politica de utilização responsavel em Roaming?...
Roaming - União Europeia - Condições de utilização
"3) Condições aplicáveis a clientes com residência habitual ou laços estáveis que impliquem uma presença frequente e significativa em Portugal. Assim, a NOS reserva-se o direito de, perante a existência de comportamentos abusivos ou anómalos não relacionados com viagens periódicas, solicitar evidências que demonstrem a existência de um estabelecimento e/ou desenvolvimento de atividades comerciais em Portugal que comprovem uma presença frequente e significativa em território nacional. Valores aplicáveis a cada serviço – voz, SMS e dados - caso exista prevalência do consumo em roaming no EEE, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses. Não é ainda permitida inatividade prolongada de um determinado cartão SIM, associada a uma utilização principal, se não exclusiva, em roaming, assim como a assinatura e utilização sequencial de vários cartões SIM pelo mesmo cliente, quando em roaming."
...Temos gratis quantos minutos? Temos gratis quantos Mb de dados por pacote? A nota 2) das condiçoes, no link acima indicado, contem a formula de calculo...
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @JRVaranda, bem-vindo à comunidade.

O @C24XXXX201 deu uma boa ajuda. 🙂 Também pode consultar, através da sua Área de Cliente, o saldo disponível para utilizar em roaming. Para isso só tem que:
  • clicar em "Telemóvel" e escolher a opção "Saldos"
  • selecionar "Mais informações sobre o seu saldo"
  • se tiver mais que um telemóvel no seu pacote, carregue na seta na opção "Selecionar serviço"
Gostaria de saber qual é o limite da Internet fixa ilimitada "pur", visto que não há nenhuma informação onde conste o valor. Por exemplo qual é o valor no pacote NOS 4?
Reputação 7
Crachá +1
@Ricardojsf penso que no serviço fixo não se aplica da mesma maneira. de qualquer maneira tens a informação, nas condições do serviço, de que podem existir restrições.
Tenho MEO ADSL e, apesar de pagar por 24 Mbps, só tenho net a 10 Mbps. Estou á procura de alternativas, e a NOS disse que está indisponível para acrescentar os 250 metros que faltam para a fibra chegar a minha casa...

Como no Satélite não há gravações automáticas, a alternativa é continuar com o MEO ADSL para a TV, e acrescentar internet de outra operadora.

MNo entanto não consigo escolher, devido à ambiguidade e falta de esclarecimento sobre as ofertas da NOS:


Antes de escolher, quero saber mesmo muito bem, com todo o pormenor, o que é que esta "política de utilização responsável" implica:

1- A partir de quantos GB de tráfego cortam na velocidade? E para que velocidade?

2- Cometem o hediondo crime de violação da neutralidade da internet, dando velocidade total a certos tipos de tráfego, e limitando noutros como por exemplo do tipo P2P?

3- Como posso testar a real velocidade que tenho disponível com a atual cobertura 4G, antes de me amarrar a uma fidelização?
Boa pergunta... *****

Eu também gostaria de saber que treta é essa de "política de utilização responsável", pois tenho um serviço que inclui todo o tráfego e estou a receber a net aos soluços mesmo com valores de download / apload acima do 20 MBps...
comigo é sempre que jogo, muito bom nos 50-54 millisegundos e depois salta sempre para acima dos 300 sem qualquer explicação, só a pressão psicológica está a dar cabo de mim, supostamente deveria dar os 200 mbps no entanto apenas tenho acesso a 36, nem com router ou ap ou nada, estou farto desta porcaria, a única coisa que me prende é o contrato, no entanto eles não cumprem com os valores, como posso fazer queixa?
Reputação 7
Crachá +1
penso que não há valores estipulados na pur, acho que variam. para esclareceres essas duvidas, acho que so ligando para o apoio.
Reputação 2
Nem a brincar....o apoio vai pintar um quadro todo bonito e sem falhas (se estivermos a falar de um suposto novo cliente).
Antes de se comprometerem com a NOS passem os olhos pelos tópicos que existem neste forum e tirem as conclusões. Há muitas queixas de NOVOS clientes e muitas mais de clientes antigos....a Internet é uma desgraça nas velocidades, ou na perda de pacotes ou em ambos...eu tive 10 anos sem problemas. Desde Janeiro de 2018 que os problemas tornaram-se diários...telefonemas para suportes com direito a brinde na fatura tb ja foram mais neste ultimos 3 meses do que em toda a minha vida com serviço de Internet....
(...) tenho um serviço que inclui todo o tráfego e estou a receber a net aos soluços mesmo com valores de download / apload acima do 20 MBps...
Isso é com algum dos tarifários, com net 4G, que indiquei? Se sim, que velocidade lhe dizem no site ter disponível na sua zona? E a que distância aproximada está da antena?

E a tal "net aos soluços" apesar dos "20 Mbps" parece-lhe que é uma limitação artificial da velocidade noutros sites, e que depois, também artificalmente, é elevada só para fazer boa figura nos testes de velocidade, em violação clara da neutralidade da internet?

comigo é sempre que jogo, muito bom nos 50-54 millisegundos e depois salta sempre para acima dos 300 sem qualquer explicação, só a pressão psicológica está a dar cabo de mim, supostamente deveria dar os 200 mbps no entanto apenas tenho acesso a 36
Mas isso será num tarifário com internet incluída num pacote, e através de uma configuração HFC (híbrido fibra/coaxial), ou é num dos produtos de internet 4G, sem pacote, de que falei?

No caso dos jogos, muitas vezes está associado a servidores deficientes da parte dos próprios jogos, ou do caminho usado para o sinal chegar ao servidor do jogo, ou de usares configurações do jogo que afectam o desempenho, o antivírus, a firewall do windows, etc, e que aumentam o ping mesmo sem haver problemas na tua net.

Experimenta um dos vários programas que existem para te ajudar a ter a certeza que o problema do ping não está do teu lado.

penso que não há valores estipulados na pur, acho que variam. para esclareceres essas duvidas, acho que so ligando para o apoio.
Por alguma razão preferia uma resposta de comunidade, com exemplos e experiência prática da coisa. A Maria respondeu por mim:

Nem a brincar....o apoio vai pintar um quadro todo bonito e sem falhas (se estivermos a falar de um suposto novo cliente).
Antes de se comprometerem com a NOS passem os olhos pelos tópicos que existem neste forum e tirem as conclusões.
descobri que me restringiram o aceso de Internet por uso excessivo ,agora a minha pergunta é como saber o limite de gb por mes,mas o engraçado é que quando contratamos o serviço nao falam nada disso e dizem que é ilimitado, o powerouter esta numa zona rural com pouca rede e poucas antenas e agora tenho a velocidade afectada e estou a mesma a pagar por 40mb de velocidade ,como contornar esta situação?
Reputação 7
Crachá +2
Não há um valor definido. Depende do número de utilizadores na zona, da quantidade de tráfego que esses utilizadores geram, etc.
boa noite,
venho apenas lamentar mais uma vez o mau serviço e caro que a NOS presta ao seu cliente...sou cliente da NOS ha 7 anos e tenho um serviço satelite de 40 megas desde o inicio do contrato sempre reclamei a pouca velocidade de internet que obtinha ou seja menos de 8 megas de noite melhora um pouco pudera esta tudo a dormir...sobra mais um pouco claro...recebi por parte da NOS todo o tipo de desculpas a fibra vai chegar,redes congestionadas,necessidade de mais antenas etc...com o passar dos anos pensei que esta situação se fosse resolver mas ate agora nada...inclusivé a NOS deu- me um bónus de dados moveis nos telemoveis uma vez que na minha casa se ligar os mesmos a rede wifi á quebras no serviço ou seja sou obrigado a gastar dados moveis quando na verdade podia ligar ao wifi de casa...cansei- me e optei por fazer uma reclamação na anacom como não obtive resposta liguei para a linha de apoio da anacom e expliquei a minha situação actual do serviço contratado com a NOS fiquei então a saber que nos termos de qualidade de serviço a NOS é obrigada a garantir 50% do serviço contratado ou seja mediante o meu contrato deveria ter sempre 20megas de velocidade constante sendo que ao longo do dia este valor deve ainda ser superior...no caso de haver alguma restrição na velocidade a NOS pode aplicar esta medida a titulo excecional e reposta assim que possivel conforme texto da anacom que aqui colo...Atenção! A expressão "tráfego ilimitado" só pode ser usada pelos operadores quando as ofertas em questão não tenham limites nem restrições ao longo de todo o período de duração do contrato. Nas ofertas ilimitadas, a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de Internet só é admissível em circunstâncias excecionais e por um período limitado, devendo a normalidade ser reposta logo que possível.Contudo tenho feito algumas chamadas para o apoio tecnico da NOS a fim de resolver esta situação da melhor maneira possivel...a resposta e sempre a mesma quando confrontados com a lei e os direitos do consumidor a NOS resguarda-se sempre com a informação que tenho um consumo excessivo de internet e que estou restringido na utilização de internet...consciente que faço uma utilização responsavel do serviço de internet perguntei quantos gigas posso gastar por mes a fim de evitar mais restriçoes no futuro não me souberam informar...perguntei tb quando vou saber que não estou restringido e aqui o tecnico deu resposta disse-me que ao utilizar a internet se estiver rapida e a funcionar bem não estou restringido...ou seja fiquei a perceber que quando houver bom sinal de internet a NOS diz que o cliente não esta restringido e pode utilizar o serviço...se estiver muito trafego dizemos ao cliente que esta restringido...assim a NOS fica sempre a ganhar...
Para finalizar informo que esta reclamação serve especificamente para a empresa NOS a qual tenho contrato...mas tambem vai ser copiada e enviada a empresa ANACOM na esperança que algo seja feito...
Cumprimentos,
Helder Barata
Cliente NOS-C16xxxxxxx NIF-2xxxxxxx

Comentário