Header
Respondido

Packet Loss, como resolver?


Boa noite, desde à 1 semana que a minha internet está com problemas. Em jogos estou sempre a ser disconectado, o meu ping sobe para valores ridiculos (5000) e na linha de comandos aparece varias vezes ''O pedido excedeu o tempo'' quando verifico o ping. Ja reiniciei centenas de vezes o router, ja dei reset no mesmo e ate agora nada. Alguém sabe como resolver isto?
icon

Melhor resposta por Jay6 2 February 2017, 15:00

Ver pergunta inicial

675 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
Até enjoa esses pedidos de telefonemas para o apoio a clientes! A solução é vencer o cliente pelo cansaço...
Reputação 7
Crachá +2
Concordo. A rede está SOBRECARREGADA com clientes, e em muitas zonas os problemas são gritantes.

DOCSIS 3.1 nem vê-lo este ano.
ROUTER 5 em fase ALPHA

A NOS está muito longe da concorrência. No meu caso, deram-me a facada final este fds ao mexerem nas minhas velocidades, que pensei terem sido aumentadas o ano passado por causa dos testes PILOTO.

Acabaram de perder um cliente definitivamente. Estou a aguardar a instalação do serviço com a VERDADEIRA FIBRA da Vodafone (melhor BOX, melhor ROUTER, e velocidades de upload 10X mais rápidas!!!!)
Reputação 1
Boa tarde,

Sou cliente NOS há cerca de 3 meses e tenho-me vindo a deparar com o clássico problema que toda a gente se vêm a queixar neste fórum: a perda de pacotes. Se forem como eu, que utiliza a internet principalmente para jogos Online e assistir a live streams, este problema é o vosso pior pesadelo.

O problema caracteriza-se pela perda de dados entre o servidor remoto e o vosso computador, primariamente causado por congestionamento da rede. Embora as velocidades estejam normais e o valor da latência (ping) dentro do expectável (coisas que a NOS usa para vos dizer que o problema não é deles), a experiência é interrompida por "spikes" de ping para valores absurdos de forma consistente, o que torna impossível jogar ou ver jogar.

Estando afetado pelo mesmo problema, e após 1 mês de desespero a tentar obter algum tipo de apoio útil do serviço ao cliente, tentei procurar uma solução. Utilizando o programa WTFast, um serviço GPN que usa linhas de comunicação de rede privadas para jogadores online, eu reparei à custa de uma subida de 5ms no ping habitual, desapareceram completamente os problemas de perda de pacotes, seja qual fosse o horário que começasse a jogar. Podem experimentar gratuitamente, por 3 dias, neste link: https://www.wtfast.com/pt/ . A forma como este programa funciona é conectando o jogador a um servidor remoto por uma via de tráfego na internet que, além de ter maior largura de banda, é discriminada exclusivamente para gaming.

Se isto resolver os vossos problemas, penso que é seguro tirar duas conclusões:
(1) A NOS não possui infraestrutura suficiente para albergar o número de clientes a quem neste momento dá cobertura, demonstrando uma enorme falta de transparência num enredo de embustes e enganos cuja única motivação final é a carteira do cliente.

(2) Devemos pressionar ao máximo companhias deste calibre para tratar o seu cliente com o devido respeito. É, na minha opinião, um perfeito escândalo o cliente ter de adquirir um serviço secundário PAGO para poder usufruir do mínimo de qualidade do serviço que contratou. Devemos reclamar até que a situação seja corrigida e a NOS ganhe vergonha na cara para investir em criar infraestruturas dignas do serviço pelo que todos nós pagamos mensalmente.

É com tristeza que digo que anseio pelo final do meu período de fidelização.

Por favor, comentem se o programa ajudou e deixei outras sugestões. Obrigado.
Packet loss todos os dias, durante as 18h-24h.
Liga-se para o apoio técnico e o assistente pergunta-me: "O router muda de cor? Não? Fazemos um teste de velocidade. Tudo okay? Então não há avaria nenhuma, não é problema nosso. Podemos é encaminhar para a PCMedic."

Fantástico este "apoio técnico".
Reputação 1
Estou há duas semanas com problemas de net, tenho pacote 120m, não consigo ver qualquer tipo de stream ou videos sem constantes paragens e não consigo jogar seje o que fõr online.
O erro é sempre o mesmo " Packet Loss".
O mais estranho é que por duas vezes contacto o apoio ao cliente e dizem-me que a ligação está completamente normal!!
Alguem está a passar pelo o mesmo ?
De salientar que o pico do problema é entre as 18 e 00:00.
Concordo liguem e paguem mais k os problemas continuam tristeza
De maneira a podermos ajudá-lo com a situação técnica referente ao seu serviço de internet, precisamos que nos pague para não fazermos nada, por favor. Caso já tenha pago, sugerimos que aguarde até se fartar novamente e pagar mais uma vez..
Reputação 6
Crachá +1
Infelizmente uma empresa que supostamente devia marcar a diferença no mercado, foi absorvida por métodos que se traduzem numa prática que em nada dignifica a mesma.
Muito marketing mas depois as pessoas cansam-se do mau serviço prestado.
Compreende-se quando não há alternativas, mas mesmo assim lamento que as pessoas fiquem acomodadas como se a empresa é que decidisse a vida delas.

O investimento foi neste modelo de negócio, consequentemente terão de acarretar as consequências daquilo que é decidido.
É preferível orçamentar e cabimentar milhares de euros em marketing do que investir numa rede de telecomunicações fiável e operacional!!! Tanta exigência numas coisas e tanto desleixo noutras.

Eu não consigo prestar um serviço de qualidade, o meu cliente não tem de ser obrigado a gramar. Por muito que eu queira receber dinheiro sem prestar absolutamente nada.
E jamais crio um fórum só porque sim, e que nem capacidade de resposta tem à semelhança daqueles que foram copiados pela NOS. Copiam e mal.
Passou a ser um depósito de reclamações à semelhança das redes sociais. Por isso nem Twitter têm. Era mais um.
Barraca atrás de barraca, mas não se mancam.

Seja persistente e exigente e não se deixe iludir em tretas.
Reputação 6
Crachá +1
A única solução para resolver estes problemas são os clientes reclamarem e mudarem de operador, porque assim, continuam a pagar e a levar a treta de resposta nas linhas e neste fórum.
Sugiro igualmente que reporte isso através do endereço do Provedor: https://provedor.nos.pt/provedoria/


E avaliar 0 este fórum quando surge a pop-up para ver se implementam novas formas de ajudar as pessoas sem ser pedidos estúpidos de contacto.
Boa noite.
Tem sido constante a velocidade e a latência da Internet fixa da NOS no que toca quando se utiliza a mesma para jogos e não só.
Tenho verificado que quando utilizo o acesso para jogar online o ping chega aos 999 ms e muitas das vezes vai abaixo a ligação, ora eu PAGO por um serviço que não funciona, sim não funciona porque as velocidades que prometem não são reais nem nunca vão ser.
Ora o que eu peço e que a NOS verifique a ligação que faz aos servidores europeus em vez de andar a passear pela Europa toda ate se ligar ao servidor em questão .
Gostava que verificassem as ligações aos servers europeus de maneira a baixar a latência que existe quando tento aceder ao jogo de maneira a que se possa baixar esta perda de pacotes.
Como não posso anexar fotos aqui deixo alguns dados para curiosidade e para testarem as ligações...... por favor não mandem fazer Ping ao servidor da nos nem o test speed da vossa pagina que isso e atirar areia para os olhos de quem não percebe nada disto .
Utilizem o programa Ping Plotter e acedam ao endereço login.p1.worldoftanks.eu e vejam as ligações ate ao servidor e a latência que existe e consequente o paclet loss.

Espero que consigam solucionar isto pois aconteceu o mesmo com a vodafone mas eles em 1 semana resolveram isto.

Obrigado
Sim já falei com a assistência técnica mas nada fazem pois dizem que isso e devido ao fluxo de tráfego na zona. Ora eu não quero saber se estou 10 , 100 ,ou 1000 a utilizar a Internet, existe um contrato para cumprir e se não o cumprir eles cortam serviço , aplicam sanções e ....... Então esta na hora de a NOS ser responsável e por a funcionar as coisas como devem ser.
Reputação 1
marcolopes, confusão?!!
Não fui eu que a criei! ;)
Reponham o serviço conforme o contratei, sem perda de pacotes, e já não tenho necessidade de ir "à procura" de números de telefone que não são disponibilizados como informação ao cliente "normal"!
Mais... se algumas empresas NÃO divulgam os seus contactos, passa a ser um número privado para amigos... ou vá lá... para clientes privilegiados.
Se optam por divulgar um número reduzido (mesmo que vá "aterrar" noutro convencional ou 80x) como forma aliciante comercial pela facilidade de memorização, e não divulgam tal informação, como é que EU, o posso utilizar?
Mas isto é semântica!

Sei da existência de um número de suporte!
Sei que posso ter custos por causar carga de trabalho desnecessária ou por erro da minha responsabilidade!
NÃO posso aceitar que debitem custos, por exemplo, quando estou a reclamar de uma anomalia de serviço, que... eventualmente e no limite, até pode ser considerado como "estar a trabalhar" para a NOS, pois estou "eventualmente" a lançar um alerta para uma anomalia (ainda) não detectada!

E hoje, alegrem-se, estimados clientes da NOS, que a "avaria" de perda de pacotes continua!
Reputação 2

PS: De salientar que a ajuda via Apoio ao Cliente nada serviu pois o problema persiste

Tal como disse num post anterior e irei, infelizmente repetir aqui. Nenhum telefonema para o Apoio ao Cliente irá corrigir este problema. As pessoas responsáveis por lhe responder pelo telefone e realizarem o diagnóstico sobre perdas de pacotes não têm qualquer ferramenta ao dispor deles. Muitos nem sabem metade do que se passa, porque apenas conseguem ver o que a NOS lhes disponibiliza para detetar → corrigir → agir. Esse “detetar”, convenientemente, não inclui análise de transmissão e receção de pacotes de informação.

 

Ou seja, a NOS não quer dar a cara a este problema. Ponto. Repare que os diagnósticos que eles já fazem nunca abordam a sua perda de pacotes. Apenas a sua velocidade de download, upload e estabilização do sinal que chega a sua casa (não a estabilidade da infraestrutura da rede da NOS, que é o problema). Corrigir o problema implicaria a NOS ter que reformular toda a sua estrutura de rede para aguentar e sustentar a quantidade de clientes que atualmente tem, algo que nunca fizeram. Pior ainda, e só para ter uma ideia, este problema já se alastra há dois anos. E lhe garanto que não é a única pessoa a experênciar este magnifico problema. Eu até fico surpreendido como é que os moderadores deste forum respondem a este tipo de problema como se fosse a primeira vez que o tivessem visto. Ou, melhor ainda, questionarem qual o seu router. Como se o problema estivesse no router - O seu diagnóstico é perfeito para certificar que o router não é a causa disso. Vão mandar técnico atrás de técnico a sua casa (após a quarentena terminar) para mexer em 1 ou 2 cabos e o problema vai continuar lá.

 

Se lhe mandarem ligar para o Apoio ao Cliente, simplesmente não passe bola. Não funciona. E aqui só lhe vão dizer para ligar para lá e falar com uma pessoa que muito pouco sabe sobre isto. Só para ter uma ideia, um técnico (por serviço telefónico) da NOS teve o luxo de me dizer que 11% de perda de pacotes não é algo grave. Prova a incompetência que rege esta empresa e a razão pela qual este problema continua a ser ignorado. 

 

Vai-me perguntar qual a solução … Bem aqui tem. Ou paga 20€ por um programa que o faz utilizar uma estrutura de rede costumizada e adaptada para cada tipo de jogo (Haste, por exemplo, mas este programa só funciona nos EUA). Ou simplesmente aguarda pelo término do contacto, poupa esses 20 euros, e arrange um contrato melhor com outra operadora. Não perde muito em sair da NOS, sinceramente. Começa com o facto de que se você tem “FIBRA” associado ao seu pacote, então está a ser enganado, porque o seu cabo é um coaxial. O que vou dizer é duro … Mas a NOS está-se a “c*gar” para se 5-8% da quantidade de clientes sofre este problema. Isto incluí você, eu e muitos outros colegas. E repare que isto está cada vez pior. Um colega meu que nunca experenciou picos de pings está agora a ter exatamente os mesmos problemas.

 

PS: Toda a informação acima assume que você está a usar um E-Thernet cable em vez de Wi-fi. Mas pelos report que lista, isto é mesmo da estrutura de rede da NOS do que uma mera falha de sinal dentro de sua casa.

Reputação 1
EU não ligo números "pagos"!! Que me liguem eles!

Correctissímo!
É o que eu faço (ou tento fazer)
Pena que no caso da NOS (e muitos outros centros de atendimento) nos presenteiem, por vezes, com surpresas das que relatei.
E por isso, é nosso dever reclamar... como fiz.
É lamentável.

Andei com o mesmo problema há coisa de três meses atrás. Na altura estaria relacionado com o excesso de tráfego na zona. Supostamente tinha-se resolvido, mas agora estou a passar pelo mesmo problema. Com a diferença que desta vez, as velocidades da internet estão completamente normais.

A partir das 18h e até às 23h tornasse impossível utilizar a playstation para jogar o que quer que seja online.

Se tentar voltar a entrar em contacto e me voltarem a dizer que está tudo estabilizado com a minha rede vou cessar contrato no final do mês.
Reputação 7
Crachá +2
marcolopes, em tempos, eu também fui proprietário (Sócio Gerente) de uma empresa, e sempre evitei a reclamação no Livro de Reclamações.
Entendo que reclamar num Livro de Reclamações é (quase) a última opção como cliente e baixa muito a cotação do fornecedor.
Mais ainda, quando o fornecedor "diz" que tem uma linha de atendimento de assistência.
Em resumo... por norma não reclamo a outras entidades que não a que presta o serviço ou fornece a mercadoria.
Quando o assunto é resolvido a contento de ambos, o litígio encerra e "ficamos todos contentes"!

Neste caso, depois de ponderar o assunto e a minha maneira de estar na vida... aterrorizado pelo prazo indicado para a resolução da avaria (relembro 31/12/208 às 9h:24m), segui o seu conselho e abri uma reclamação online.

Para a NOS, confesso que muito me desagrada esta minha acção, mas não vejo alternativa!

Resta-me esperar e verificar se neste país, ainda existe algum respeito pelo cliente!


Posso-lhe dizer que a NOS enviou um técnico à minha residência por causa da perda de pacotes e quebras de ligação, e eu aceitei porque caso não o fizesse estaria a RECUSAR uma tentativa de resolução do problema. Claro que, tal como esperava, o técnico nada fez porque nada poderia fazer! Tivemos uma boa conversa sobre a qualidade (ou FALTA DELA) do router 4 (como eu constato ao longo de mais de 12 meses) e o resto... fica como estava, pois o sinal que chega aqui é de qualidade.

A quantidade de quebras que tenho "melhorou" um pouco, MAS logo a seguir as velocidades da ligação foram reduzidas a 1/4!

Volto a dizer que algo de grave se passa na infraestrutura da NOS desde há umas boas semanas, pelo menos na minha zona...
Reputação 1
Sou uma nódoa como informático de profissão!!!
Saiu-me um "operador de caixa de supermercado" que fez um teste à minha rede local (!!!) via wireless!!!
Mais... depois de me pedir para reiniciar o router, pediu para ligar um diapositivo via wi-fi para poder fazer testes... perguntei-lhe se não seria preferível fazer a um pc ligado por cabo... disse que não...
Como já estou por tudo... até por barbaridades, acedi... liguei o tablet e informei o "operador de caixa de super mercado"...
Efectuou os testes e disse-me que não havia perda de ligação (!!!)... estive mais de meia hora ao telemóvel!
Quando chego ao pc, verifiquei que o "operador de caixa de supermercado" esteve ligado ao router a fazer ping´s à minha televisão antiga que só liga por cabo!!!!
A cada dia que passa, estou mais... M A R A V I L H A D O com o vosso serviço!!!
Ainda me aconselhou a ligar para a PC Medic que só eles me podiam ajudar nesta avaria!!!
Eu tenho exatamente o mesmo problema reportado pelo Paulo Figueiredo. Moro em Viseu e estou extremamente descontente com o serviço nestes últimos meses.
Cheguei a abrir inclusive um post parecido pois não tinha ainda encontrado este.

Isto já dura à demasiado tempo. Já tiveram mais que tempo para resolver ou dar uma justificação técnica.

Ligarei sim, mas só se para falar com alguém que saiba do que está a falar e me possa dizer algo útil pois o factos estão à vista.

Entendo que um forúm publico não seja a melhor forma de expor estas situações.
Mas se é assim não entendo porque não disponibilizam um contato de e-mail para estes casos.

Como poderíamos transmitir este tipo de informação via telefone?

30% perdas para a Internet, sem perdas até à NOS

Reputação 6
Crachá +1
Também é bom desta forma, não resolve tal como não resolve nada por telefone com eles, mas assim as outras pessoas ficam a saber o péssimo serviço que é prestado e optam pela concorrência porque aqui só há Marketing, serviço de qualidade nada.
Reputação 1
Fiquei a saber agora que não vale a pena ligar para o 16990 por causa da perda de pacotes!!!!
No suporte do 16990 só testam "A NOSSA REDE"!
O que é que me interessa saber que não tenho perda de pacotes entre o router e o meu tablet?!!!
Disseram-me que, no 16990, não têm meios para diagnosticar a rede da NOS...
Para testar a rede da NOS, é preciso ligar para o 16991!!!
Mas depois, não se esqueçam de ligar para o 16990 para reclamar o débito que vai aparecer na vossa factura!!!
E até 31/12/2018 às 9:24h... vou estar assim!!!
Incrível!!!
Indescritível!!!
E a facturazinha na totalidade como se tudo estivesse como deve ser!!!
Cada dia que passa mais do mesmo ... penso que ainda me falta uns 7 ou 8 meses de contrato... alguem sabe como efetuar a rescisão?

Não aguento isto.... simplesmente nao estou a usufruir daquilo que estou a pagar. As unicas horas que posso estar na internet sao precisamente as horas é que se torna impossivel.
Reputação 1
Lamentavelmente, a avaria numa das moradas de onde sou cliente NOS, relacionada com perda de pacotes, e mesmo após substituição de router, mantém-se!
Neste momento e após segunda chamada para a linha 16991 (PC Medic), estou a aguardar um contacto por parte da NOS de modo a resolverem a situação!
Mas... mais lamentável é o nível de atendimento da linha 16990 que parecem "meninas de caixa de supermercado"!
Uma das chamadas fui presenteado com uma resposta... para ser cortês... hilariante!
"Sabe, (dizia-me a operador de caixa de supermercado) eu até percebo o que é um ping, mas não tenho formação para poder diagnosticar o seu problema"... como?!!! Então o que está a rapariga a fazer numa linha de atendimento?
HOJE... ou melhor, ontem que já passa das 24h, fui atendido, desta vez por UM, e não uma, operador de caixa de supermercado, que me afiançava que a minha ligação estava com todos os níveis como deve ser e sem qualquer anomalia... apesar de eu insistir que tinha aberto uma "Linha de comandos" e estava a executar um PINg NOS.PT -T e estava a ver "ao vivo" perda de pacotes!
De seguida liguei para a PC Medic que reportou (internamente) a necessidade de a NOS efectuar uma verificação à ligação no exterior porque a perda de pacotes ocorre depois do router... ou seja, na REDE da NOS!
Anexo 2 imagens a comprovar o que estou a afirmar!
Em resumo, se a VODAFONE disponibiliza-se fibra nesta morada, EU já tinha resolvido este assunto há muito tempo!!!


Reputação 6
Crachá +1
Pelo que se lê, encaminham as pessoas para uma linha de apoio que está sobrecarregada, e onde as situação críticas não são resolvidas.
Telefonemas, horas ao telefone, visitas de técnicos e zero.
Reputação 2
Na mesma página informa:
Atenção! A expressão "tráfego ilimitado" só pode ser usada pelos operadores quando as ofertas em questão não tenham limites nem restrições ao longo de todo o período de duração do contrato. Nas ofertas ilimitadas, a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de Internet só é admissível em circunstâncias excecionais e por um período limitado, devendo a normalidade ser reposta logo que possível.

Se o operador não resolve a situação o ciente não é obrigado a cumprir com a sua parte no contrato, e sim metade da velocidade deve ser garantida, caso não o seja, existe quebra de contrato por parte da operadora.
Não vale a pena vir defende-los quando eles não têm qualquer razão!
Ora boa noite, venho por este meio dar a conhecer aos demais, o problema que tenho em mãos há bastante tempo, mas, à medida que o tempo vai passando, a intensidade do problema intensifica-se e já sem pachorra decidi protestar.

Sou cliente da NOS há imenso tempo, cerca de 20 anos, e de há uns meses para cá tornou-se impossível jogar on-line a partir das 18h nos dias de semana, ou seja, ou mesmo problema que certamente milhares de pessoas terão. Falo especificamente no jogo " PUBG ", mas sei de amigos que o problema é igual noutros jogos.

Diariamente tiro uma printscreen ao teste que faço para medir a resposta entre o meu router e o servidor NOS, por norma são enviados 100 pacotes onde no mínimo perco entre 30 a 60 o que perfaz uma média de 50% de LOSS.

Ontem -já cansado e sabendo através de experiências de outros usuários aqui deste fórum-, finalmente enchi o peito de ar e preparei-me para uma esperada missão hercúlea. Das duas uma, ou apanhava alguém minimamente competente à primeira e consigo fazer-me entender quanto ao problema que tenho, ou então vou andar a viajar na maionese. Calhou-me a fava, BURRA que doía !!!! Enfim... não vos vou moer com a lenga lenga, mas acredito que percebem o que quero dizer.

Passado uma hora, entre transferências de chamadas, lá apanhei um ser humano ao telefone. Tal como esperava a minha zona apresenta um " Stress" de velocidade, o problema está identificado e o mesmo está PREVISTO ser resolvido até dia 31/12/2018.

Uma equipa ficou de fazer testes à Internet na minha zona e vão me ligar, com a finalidade de constatar o facto atrás mencionado. Após confirmação aí sim, poderei pedir para ser ressarcido até a situação estar resolvida.

No entanto, vou tentar a rescisão do contrato, sabendo de antemão que é uma missão quase impossível pois tenho contrato de longa duração com a NOS.

Vou mantendo o post atualizado à medida que houver novidades.

Abraços.

Comentário