Header
Respondido

Maior quebra de segurança num ISP?


Tendo trocado recentemente para o router 4.0 da NOS verifico que além de não ser possível realizar algumas configurações (nomeadamente DNS e portforward, esta última dá parcialmente mas sem a capacidade necessária para utilizadores mais exigentes), as configurações têm de ser realizadas online através duma pagina com acesso com a password do site de cliente da NOS.

EM TERMOS DE SEGURANÇA DE REDE É A MAIOR QUEBRA QUE SE PODE FAZER!!!!

Pensem só na facilidade com que alguém pode "entrar" no vosso router e alterar configurações ou aceder aos vosso dados pessoais!
A única coisa necessária é aceder à vossa página de cliente da NOS!
Então para desligar um serviço é necessário uma autorização em 2 passos, enviando códigos para casa, e para configurações que determinam a segurança e privacidade dos nossos dados o acesso é assim tão livre?

Configurações de router devem ser limitadas a acesso por LAN e a protecção da rede, por mais caseira que seja, a principal preocupação da parte de quem oferece o serviço e de quem o utiliza. Actualizações devem ser no sentido de mais segurança, não de introduzir uma porta escancarada para a nossa vida privada.

Apoio técnico não consegue resolver o problema, contactei 3 vezes e são incapazes.
Contactei a provedoria, já responderam mas mantém-se o problema maior (nesta instalação nada correu bem, desde terem partido 2 caixas na instalação em casa, que não consertaram e que não necessitavam de mexer já que a casa tem cabo coaxial e fibra já passados!!!, a terem instalado no cabo numa zona fibra, a não portarem os serviços que detinha anteriormente, ainda estando com o pacote base de canais).

Se não conseguem resolver o problema vou ter de rescindir contrato e arranjar um ISP que tenha mais cuidado com os clientes porque por igual preço conseguem-se velocidades maiores, com maior upload (para mim o mais fundamental) e com iguais problemas no apoio técnico, mas sem equipamentos básicos e perfeitamente limitados por decisões irresponsáveis da NOS.
icon

Melhor resposta por Oscar7 6 March 2019, 11:02

Ver pergunta inicial

6 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Todas as operadoras caminham no mesmo sentido, permiter configurar o router através da internet. Acaba por fazer sentido porque cada vez temos menos equipamentos ligados por cabo de rede.

O que podes fazer é permitir a ligação apenas através da rede de casa. Vai a página de configurações e em manutenção do router tens uma opção que se chama acesso à página de gestão.
Isso obviamente já fiz. Mas isso não invalida que a configuração se mantém a ser feita através do acesso à internet!!!! Não se configura o router se desligar o cabo coaxial! E a porta mantém-se aberta! Agora já não só para o super utilizador, como na versão 3.0 mas para todos!!!!
Cabos de rede não faltam e se a desculpa é essa então pode-se configurar por Wi-Fi mas nativamente no router, não por um “layer “ que está online!!!!
Em termos de privacidade isto é inadmissível!

É possível atribuir um isp novo, pois o que tenho neste momente alguns jogos online nao acede aos servidores e alguns sites diz error 403 forbbiden

Reputação 7

É possível atribuir um isp novo, pois o que tenho neste momente alguns jogos online nao acede aos servidores e alguns sites diz error 403 forbbiden

 

Boa noite @hytosiava,

Provavelmente queria dizer outro ip address. Se for esse o caso, sugiro que desligue o router durante a noite, quando ligar deverá obter outro sem garantia que também não esteja blacklisted.

Boa sorte

É possível atribuir um isp novo, pois o que tenho neste momente alguns jogos online nao acede aos servidores e alguns sites diz error 403 forbbiden

Para resolver o erro 403, tente estes passos:

https://rockcontent.com/br/blog/erro-403/

Tambem pode tentar mudar o IP:

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/como%2Dmudar%2Dip%2Dexterno%2D100%2Dcom%2Deficacia%2D2435

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @hytosiava.

A comunidade partilhou uma boa ajuda sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário