Header

Falhas de Internet por volta das mesmas horas, todos os dias


Queria saber se alguém sabe qual seria o motivo de falhas intermitentes de Internet em todos os dispositivos conectados ao meu router, tanto por Wi-Fi como por cabo Ethernet. Normalmente estas falhas ocorrem sempre às mesmas horas (16-17h, 23-00h).

Como podem ver pela imagem anexada, não são problemas de latência mas falhas do próprio sinal.

33 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Há outro tópico sobre isso, aqui.

O ideal é reclamar para ver se eles corrigem isso.
Reputação 7
Crachá +2
Queria saber se alguém sabe qual seria o motivo de falhas intermitentes de Internet em todos os dispositivos conectados ao meu router, tanto por Wi-Fi como por cabo Ethernet. Normalmente estas falhas ocorrem sempre às mesmas horas (16-17h, 23-00h).

Como podem ver pela imagem anexada, não são problemas de latência mas falhas do próprio sinal.


Quando as falham são sistematicamente à mesma hora, e durante o mesmo período de tempo, são intervenções técnicas programadas, e geralmente o apoio a clientes não tem conhecimento delas... Um reporte vai resultar em deslocações técnicas, despistes, etc e tal, para algo que está perfeitamente OK...

É uma pena que a NOS não consiga coordenar as intervenções e informar os clientes que se queixam das falhas que se tratam disso mesmo: Intervenções! Já passei por isso duas vezes, e numa delas mexeram-me em tudo, até garantirem que não era da minha casa... na segunda vez, não deixei ninguém mexer em nada... reclamei apenas, e duas semanas depois tive os serviços da NOS a justificar as falhas com intervenções técnicas na infraestrutura.

O meu conselho é que reclame, mas não aceite mexidas, pelo menos durante uma ou duas semanas... só vai perder tempo...
Então eu já ando há 3 anos a reclamar que a partir das 18:30 19h a internet fica lenta e com falhas ... Andam a fazer interveções sistematicas há 3 anos .. lol

A realidade é que a NOS anda a vender gato por lebre anda a enganar os clientes isso é o que é qual interveção qual quê....

Não têm infraestrutura para manter uma Net decente nos tempos actuais ... a solução é fechar a porta


Queria saber se alguém sabe qual seria o motivo de falhas intermitentes de Internet em todos os dispositivos conectados ao meu router, tanto por Wi-Fi como por cabo Ethernet. Normalmente estas falhas ocorrem sempre às mesmas horas (16-17h, 23-00h).

Como podem ver pela imagem anexada, não são problemas de latência mas falhas do próprio sinal.


Quando as falham são sistematicamente à mesma hora, e durante o mesmo período de tempo, são intervenções técnicas programadas, e geralmente o apoio a clientes não tem conhecimento delas... Um reporte vai resultar em deslocações técnicas, despistes, etc e tal, para algo que está perfeitamente OK...

É uma pena que a NOS não consiga coordenar as intervenções e informar os clientes que se queixam das falhas que se tratam disso mesmo: Intervenções! Já passei por isso duas vezes, e numa delas mexeram-me em tudo, até garantirem que não era da minha casa... na segunda vez, não deixei ninguém mexer em nada... reclamei apenas, e duas semanas depois tive os serviços da NOS a justificar as falhas com intervenções técnicas na infraestrutura.

O meu conselho é que reclame, mas não aceite mexidas, pelo menos durante uma ou duas semanas... só vai perder tempo...
Reputação 7
Crachá +2
Então eu já ando há 3 anos a reclamar que a partir das 18:30 19h a internet fica lenta e com falhas ... Andam a fazer interveções sistematicas há 3 anos .. lol

A realidade é que a NOS anda a vender gato por lebre anda a enganar os clientes isso é o que é qual interveção qual quê....

Não têm infraestrutura para manter uma Net decente nos tempos actuais ... a solução é fechar a porta


Eu voltei a ter instabilidade nas ligações... isto começou há 6 meses atrás... a cada semana sim, semana não, tenho dias em que a ligação falha.. seja por cabo ou wireless (a culpa é do ROUTER para a frente, não do meu equipamento!). Como medida de despiste, a NOS vai-me trocar o ROUTER... a ver vamos! (nunca gostei deste router 4... mas meti-me nele!!!! 😕 )

Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=14ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=12ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reputação 7
Crachá +2
Tudo na mesma... TODOS os dias é isto:

Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=22ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=11ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=17ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=21ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=25ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: Destination net unreachable.
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=33ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=31ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=10ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=11ms TTL=60

Também tenho a mesma experiência nos dias que decorrem. Tive um problema na zona, foi resolvido e depois disso nunca mais ficou estável.

Na última intervenção técnica foi detectado sinal “a mais” a entrar no Router (por vezes o router reiniciava mesmo) e como tal foi realizada a substituição do Splitter de sinal coax (Net + TV).

A partir daí o router já não reinicia mas continuo a ter perdas constantes de serviço a cada 20min de todas as horas, salvo alguma excepção adicional. Ou seja:

 

[09:49:30] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=11ms TTL=250
[09:49:31] Request Timed Out.
[09:49:33] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=770ms TTL=250

[10:19:29] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=11ms TTL=250
[10:19:31] Request Timed Out.
[10:19:32] Request Timed Out.
[10:19:33] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=14ms TTL=250

[10:35:58] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=10ms TTL=250
[10:35:59] Request Timed Out.
[10:36:00] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=14ms TTL=250

[10:49:29] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=11ms TTL=250
[10:49:31] Request Timed Out.
[10:49:32] Request Timed Out.
[10:49:33] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=11ms TTL=250

[11:19:30] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=10ms TTL=250
[11:19:31] Request Timed Out.
[11:19:33] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=867ms TTL=250

[11:49:29] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=15ms TTL=250
[11:49:31] Request Timed Out.
[11:49:32] Request Timed Out.
[11:49:33] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=11ms TTL=250

[12:19:30] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=11ms TTL=250
[12:19:31] Request Timed Out.
[12:19:33] Request Timed Out.
[12:19:33] Reply from 212.113.164.5: bytes=64 time=11ms TTL=250

 

O último técnico que cá esteve diz que não tinha como resolver. Do lado da NOS “está tudo bem com a saída do sinal do nosso lado”. Pois eu até posso acreditar nisso mas na verdade não está tudo bem no que me chega a casa!

Alguém que ajude a NOS por amor de Deus, pode ser que possam ajudar os clientes depois.

Reputação 7
Crachá +2

Request Timed Out é quase certo que seja devido a um problema de sinal na zona…

Já o meu caso é mesmo o ROUTER 4 que CONGELA…

Quero só acrescentar que após análise por parte da equipa técnica da NOS nada mudou.

Na origem não foram identificados problemas com o envio de sinal e, de acordo com o sistema de monitorização do sinal que chega ao Router, ao qual apenas a NOS tem acesso, não existia falta ou excesso de sinal.

Dito isto, e visto que o mesmo problema ocorria em todas as portas do Router e em equipamentos distintos ligados à rede (cabo ou wireless), só restava confirmar as rotinas que pudessem existir no Router que o pudesse levar a falhar de X em X tempo. Poderia estar relacionado com DHCP? É possível que o Router tenha um algoritmo de verificação dos equipamentos ligados à rede? Faz sentido, e quem sabe talvez alterando o Lease Time o comportamento mude…

E não é que mudou mesmo? Alterando de 60min para 1440min as falhas deixaram de ocorrer de 30 em 30min. Neste momento ainda não me dei ao trabalho se deixar o PC ligado dias a fio para confirmar mas diria que 12h era uma aposta próxima do correcto.

Assim que tiver oportunidade e vontade poderei confirmar se fixando os IPs dos equipamentos os mesmos continuam a ser afetados por este sintoma. Partilharei feedback se assim o fizer.

Se alguém tiver o mesmo dilema, conseguem confirmar se o Lease Time também produz os mesmos resultados?

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Quero só acrescentar que após análise por parte da equipa técnica da NOS nada mudou.

Na origem não foram identificados problemas com o envio de sinal e, de acordo com o sistema de monitorização do sinal que chega ao Router, ao qual apenas a NOS tem acesso, não existia falta ou excesso de sinal.

Dito isto, e visto que o mesmo problema ocorria em todas as portas do Router e em equipamentos distintos ligados à rede (cabo ou wireless), só restava confirmar as rotinas que pudessem existir no Router que o pudesse levar a falhar de X em X tempo. Poderia estar relacionado com DHCP? É possível que o Router tenha um algoritmo de verificação dos equipamentos ligados à rede? Faz sentido, e quem sabe talvez alterando o Lease Time o comportamento mude…

E não é que mudou mesmo? Alterando de 60min para 1440min as falhas deixaram de ocorrer de 30 em 30min. Neste momento ainda não me dei ao trabalho se deixar o PC ligado dias a fio para confirmar mas diria que 12h era uma aposta próxima do correcto.

Assim que tiver oportunidade e vontade poderei confirmar se fixando os IPs dos equipamentos os mesmos continuam a ser afetados por este sintoma. Partilharei feedback se assim o fizer.

Se alguém tiver o mesmo dilema, conseguem confirmar se o Lease Time também produz os mesmos resultados?

Obrigado 

 

Qual é o ROUTER? HUB? Router WiFi? Power Router (4)? Giga Router (5)?

 

Eu teste o DHCP como possível causa das falhas, mas no meu caso NADA tinha a ver, tanto mais que até coloquei IP’s FIXOs para evitar problemas de DHCP. E mesmo com DHCP nunca detectei problemas… o DHCP poderia eventualmente atribuir novos endereços IP a cada lease time, mas um bom equipamento não deveria interromper a ligação de forma significativa… o PEDIDO DE RENOVAÇÃO é feito ANTECIPADAMENTE pelos devices, e a renovação é feita sem qualquer constrangimento… se o device continuar activo, não é o pedido / renovação que irá causar quebras de ligação. https://www.serverbrain.org/network-services-2003/how-the-dhcp-lease-renewal-process-works-1.html

 

No meu caso, o erro não era REQUEST TIMED OUT, mas sim “Destination net unreachable”, e esse é agora um problema mais que comprovado do ROUTER 4, pois com o ROUTER 5, há várias semanas que não tenho um problema do género.

É o Power Router (Router Wi-Fi 4.0) e compreendo perfeitamente que não deveria quebrar a ligação devido a pedidos de renovação mas a verdade é que quando o valor de Lease Time foi mexido o comportamento do problema mudou.

Poderá ter mexido noutra definição do router não acessível ao utilizador? Talvez.. mas nesse caso não encontro explicação para o sucedido.

Request Timed Out é quase certo que seja devido a um problema de sinal na zona…

Já o meu caso é mesmo o ROUTER 4 que CONGELA…


Visto que este Router parece ter um histórico, é possível que tenham implementado um novo Firmware para tentar corrigir ou amenizar os problemas..

No meu caso, o erro não era REQUEST TIMED OUT, mas sim “Destination net unreachable”, e esse é agora um problema mais que comprovado do ROUTER 4, pois com o ROUTER 5, há várias semanas que não tenho um problema do género.

 

Pois eu também gostaria de poder realizar essa análise mas infelizmente “não podem aplicar o Router 5 no meu actual pack de internet”.

Curioso é que basta estar tudo bem com o sinal do lado da NOS e já não é nada com eles. Se eu tenho um problema na minha residência cabe-me a mim, ou ao parceiro de suporte técnico/informático, analisar e resolver.

Quando a fonte do problema aparenta estar no próprio equipamento mas não está relacionado com o sinal, quem é que consegue despistar e resolver o problema? Existe algum parceiro para este efeito ou temos de contactar o fabricante do Router? Ou do software?

Reputação 7
Crachá +2

No meu caso o SINAL também estava bom… mas eu estive mais de 1 ANO com quebras que eram provocadas pelo ROUTER 4. E tive 4 deles… https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

 

O seu problema pode ser outro…  REQUEST TIMED OUT é diferente de Destination net unreachable

Geralmente o Requested Timed Out está relacionado com a perda de conectividade…

Tenho tido a dois meses para cá falhas na inthernet, como já é conhecimento das outra operadora que me tem ligado por coincidencia a reportar o problema da nos e a temtar fazer contratro com os mesmos, esquesito e coincidencia com tanta falha no sistema, já  fiz os procedimentos todos mas comtinua a lagar, coincidencia que as outras operadoras sabem do problema concreto e estão a oferecer vantagens melhores

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ivo rosas,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Nif 2xxxxxxx, a outra operadora concorrente sabe das falhas, oferece mais gigas e chamadas no telemovel e caixas para 2 televisões com netflix, achei muito estranho, mas o sinal cada vez esta pior, como a tv por vezes tem paragens, é muito estranho nunca tive tantos problemas desde os contactos da operadora mais concorrente a Nos, ja agora pode dizer como posso ser acesso aos 10 g gratis, o numero nao sei, deixo o nif, dizem que a o problema é da net de fibra não vir até o interior da habitação,  e compreendo esse facto, mas estamos a falar de perdas de 80/ 120 que pouca diferença fãs porque o que a velocidade conta é para tranferencias em menos tempo ou donwloads, que é uma perda isignificativa, já as falhas fazem diferença.....

Reputação 7
Crachá +5

@ivo rosas Para ter acesso aos 10 GB deverá instalar a app NOS no seu telemovel e ter o registo dos seus serviços feito na sua Área de Cliente, veja aqui:  https://forum.nos.pt/novidades-16/juntamo-nos-para-lhe-dar-10gb-de-dados-16089  relativamente aos problemas com a box e router deve enviar o seu numero de cliente NOS mas por mensagem privada à moderação do Fórum @Ana P. ou @Mário P. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ivo rosas e @Jose Rodrigues

@ivo rosas, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Pedimos que nos envie os seus dados por mensagem privada pois, só dessa forma, conseguimos salvaguardar os mesmos. 

Obrigada 

E o pior é que a principal concorrente sabe do problema, como o sabe identificar, coincidencia, sou cliente da Nos desde a tv cabo, e as condições que oferecem são bem melhores, fora dos pacotes que tenhem nos sites, com mais net movel, fibra até dentro de casa, e muito mais por muito menos, engraçado saberem ao detalhe os problemas, mas é bem feito para não andarem com os preços concertados, já existe net de 1000 G por satelite barata, as empresas que comecem a olhar por próprias sem concentração ou o povo começa a ir buscar a net diretamente ao satélite sem passar por empresas e a torna gratis, que é o futuro, por isso comecem a olhar pelos clientes.ok 

Reputação 7
Crachá +2

satélite? 1000gb? Eles não sabem do problema, eles falam o que o senhor quer ouvir, são comerciais e que eu me aperceba a NOS é a que tem melhores preços.

Boa tarde.

Pelos visto não sou o único a ter este tipo de problema. É uma vergonha. Sempre a pensar que de hora em hora posso ter o meu trabalho estragado.

 

Reputação 6
Crachá

boa tarde, mas qual é o seu Router?

 

Reputação 6
Crachá

Não tem nenhuma regra de eco wifi ativa? Ou quando desliga não ter a ver com atualizações nem nada?

 

Não tem nenhuma regra de eco wifi ativa? Ou quando desliga não ter a ver com atualizações nem nada?

 

Quem eu saiba não.Tenho me queixado à NOS e a solução que me apresentam é a de desligar e voltar a ligar o router.

 

Reputação 6
Crachá

Acredito que possa estar relacionado com quebras de rede. A nível de televisão, o serviço está ok?

Acredito que possa estar relacionado com quebras de rede. A nível de televisão, o serviço está ok?

A TV está normal. O pior é que está situação provoca transtorno e pago por ter uma internet em condições. A NOS não faz nenhum desconto.

Comentário