Header

Desempenho, alcance e velocidade wireless!!


Sei que ja existe um novo router 4.0 que permite operar em duas bandas 2.4 e 5Ghz e prometem que o mesmo oferece melhor cobertura, alcance e velocidades em rede wireless.
Algo que sempre me queixei foi do fraco desempenho de velocidade e alcance em wireless no meu actual router 3.0.
Ja liguei para a linha de apoio a solicitar a troca para o novo router mas informam que só para clientes com acessos superiores a 200Mb ou clientes UMA... dizem que este novo router nao funciona com net inferior a 200Mb.... enfim...
Quero instalar um sistema de videovigilancia e as cameras sao wireless e operam nas 2 bandas de 2.4 e 5 Ghs e classe AC.. algo que o router atual 3.0 nao dipoem...e com este fraco desempenho do router 3.0 fica comprometido o sistema de alarme para que funcione em pleno.
Expliquei que pretendia o novo router por estes motivos... nada feito. Solucoes?
Sei que posso colocar este router em modo bridge e adquirir um novo router com estas tecnologias e melhorias tecnologicas que o atual router nos 3.0 nao tem. O problema? É que se usar o router nos em modo bridge e usar outro router como acesso, a aplicacao nos tv, ja nao permite usar as funcionalidades de retroceder 7 dias... a aplicacao nos tv assume que estamos a aceder como.que se estivessemos conectados fora de casa numa rede diferente das nos!

Para quando solucoes Nos????

7 Comentários

Pedro Carvalho96, eu já consegui trocar o router 3.0 pelo novo 4.0.
Paguei os 40 euros pela troca.
Ja o uso ha alguns meses e ja posso deixar aqui o meu feedback.
Após vários testes, confirma-se que qd se acede ao mesmo na mesma divisão onde se encontra o router, ou seja, em linha de vista com o router, consegue-se de facto obter a velocidade contratada de 200mb dowload e 20mb de upload mesmo em modo wireless em 2.4Ghz e 5Ghz.
Agora estando em divisões da casa diferentes da do router, tenho a leve sensação de que o alcance consegue por vezes ser inferior ao anterior router 3.0.
De salientar que obviamente a banda dos 5Ghz em alcance não é para se usar, mas é algo normal nesta banda pois este sinal nao penetra facilmente por paredes e obstáculos.
Conclusões... novo router consegue-se de facto ter boas velocidades via wireless mas em linha de vista com o router... agora alcance do sinal para usar em outras divisões da casa, sinceramente não consigo ver melhorias substanciais. E volto a repetir, que é triste ver que não vejo melhorias na velocidade de upload... continuam a anunciar velocidade de download mas esquecem-se que o upload é 5x menor... algo lamentável para quem precisa de ter um sistema de vigilância vídeo em casa.... com esta rede de "pseudo-fibra", a Nos enquanto não disponibilizar a fibra FFTH (Fibra até à tomada de casa) não iremos ver velocidades de upload iguais ao download.... ja para não falar na latência que existe em certas alturas do dia... muito mau. Aguardemos melhorias... ou não.
Reputação 2
O router 4 também não faz milagres, têm melhor rede em 2,4Ghz que o 3 mas o meu router de 20€ têm melhor ainda...
A rede 5Ghz a nivel de alcance deixa muito, mas mesmo muito a desejar...
Eu tenho o pacote de 200Mb e mesmo assim apesar de diversos pedidos para me fazerem a alteração para o router 4.0 a resposta basicamente foi " quer ter o novo router paga 40€ e nos iremos trocar " eu neste momento tenho este tipo de velocidades através da rede wi-fi
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Ravex.

Em relação à cobertura por Wi-Fi, sugerimos que veja este tópico.

O router Wi-Fi 4.0 está a ser disponibilizado de forma gradual a atuais clientes. Para perceber se já é possível alterar o router na sua instalação, pedimos que nos ligue, por favor.

Saiba aqui para onde ligar.


As vossas respostas parecem ser sempre um copy paste... favor ler com mais atencao o que foi postado.
Obrigado
Como referi anteriormente... ja liguei! Solucoes sao zero!
Basta lerem com atencao o que aqui postei!
Nao me importo de pagar por um equipamento mais eficiente mas sem as limitacoes que a Nos impoe só porque uso um router de outra marca usando o da Nos em modo bridge...
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Ravex.

Em relação à cobertura por Wi-Fi, sugerimos que veja este tópico.

O router Wi-Fi 4.0 está a ser disponibilizado de forma gradual a atuais clientes. Para perceber se já é possível alterar o router na sua instalação, pedimos que nos ligue, por favor.

Saiba aqui para onde ligar.
Existem solucoes, a falta de vontade por parte da Nos é que não ajuda... a verdade seja dita... o router 3.0 e inclusivé até o novo router 4.0 que continua sem dispor de antenas externas... será com certeza melhor que este atual mas duvido que a nivel de alcance consiga estar a par de outros existentes no mercado.... mas como referi antes... nao queria perder as funcionalidades da app nos tv (7 dias para tras) algo que a minha esposa muito utiliza em casa... se usar outro router até isto fico impossibilitado de usar... enfim... acho que nao é pedir muito visto que os clientes fazem fidelizacoes de 24 meses...
Só para terminar... saliento que na época que usei adsl, o router disponibilzado pela clix... ja tinha antenas exteriores e garantidamente a nivel de alcance de sinal batia este atual router 3.0 que tenho... e era apenas a norma a,b se nao estou em erro.

Comentário